Feras e belas

Feras e belas Soman Chainani

Resenhas - Feras e Belas: Contos Perigosos

Nyx5 23/01/2022

Feras e Belas
Em busca de cobre, encontrei ouro!!!

Fui positivamente surpreendida por releituras de contos de fadas que abordam discussões da nossa atualidade, problemas da sociedade e afins. Olhando com calma podemos ver referências a temas como: relacionamento homoafetivo, sororidade, racismo, abandono familiar, intolerância religiosa, egocentrismo, assim como outras pautas.

O livro trás 12 contos, dos quais não buscam a foco do "felizes para sempre" mas sim o percusso e a necessidade de amor, o quanto o amor é necessário seja ele fraterno, amoroso ou amigo, mas também o quanto em excesso ele pode fazer mal.

Meus contos prediletos foram: Chapeuzinho vermelho, branca de neve, João e Maria, e sem via de dúvidas a cereja do bolo: Peter pan.

Todas as releituras nos trazem reflexões, Cinderela e a força de uma amizade verdadeira, wendy e a força de um amor forte e recíproco, rapunzel e seu desejo pela liberdade, chapeuzinho vermelho e sua astúcia e sororidade, branca de neve e a sua beleza única e independente, João e Maria o poder do amor materno, temas importantes que são trabalhados de forma delicada e sútil.

Os contos são extremamente gostosos de ler, atiçam a curiosidade e a imaginação.

Foi sem dúvida uma ótima leitura (sou apaixonada por releituras de contos de fadas e definitivamente entrou para lista das minhas favoritas)!
Aryta 27/01/2022minha estante
Tão bom quando isso acontece!!!

Tanii 19/01/2022

Leitura rápida e cativante!
Ter um outro ponto de vista de contos tão conhecidos é bem interessante.

Bela e Feras apesar de não ter foco no "Felizes Para Sempre" convencional nos mostra que todos nós estamos em busca do amor verdadeiro, seja ele romântico, familiar, fraterno ou laços de amizade.

Os contos foram trazidos para explorar o contexto da sociedade atual, com uma leitura calma e dedicada podemos perceber referências ao relacionamento homoafetivo, feminismo, narcisismo, abuso doméstico e pedofilia. O autor foi genial até mesmo em racializar alguns personagens que foram descritos como brancos.

Para mim, os melhores contos foram:
- Branca de Neve
- João e o Pé de Feijão
- João e Maria

E o melhor conto do livro: PETER PAN!

Leitura fluída e rápida por ser um livro curtinho.

Isabelly 17/01/2022

Que livro impecável
Mds esse livro é extremamente perfeito, só tem dois contos q eu achei meio enrolação, mas o último MDS ele é perfeito, principalmente para quem já leu ?a escola do bem e do mal?, além das histórias maravilhosas, ele tbm tem umas ilustrações que eu nem tenho palavras para elogiar, tudo mto incrível

Bia | @psicosedelivros 15/01/2022

Contos de fada como ninguém nunca viu antes.
» Feras e Belas traz 12 contos clássicos conhecidos, e você deve estar pensando: "tá, eu já conheço ou já ouvi falar?, não da forma como é narrada nesse livro, aqui as histórias tem novos elementos e diferenças dos contos originais.

E se a chapeuzinho fosse a mais bela e inteligente de todas? E se a branca de neve não tivesse a pele branca como a neve? E se a bela adormecida fosse na verdade um cavalheiro? E se rapunzel só quisesse ser um espírito livre? E se João não encontrasse um gigante, mas sim algo bem diferente ao subir no pé de feijão? E se a bruxa de João e Maria não fosse a verdadeira essência do mal?

E se a Bela na verdade não fosse quem todos pensam que é, e se o final é tão inesperado quanto chocante? E se o barba azul tivesse interesses diferentes do conto original, e um menino corajoso ousasse desafiá-lo? E se a fada madrinha da Cinderela fosse algo totalmente diferente? E se a pequena sereia aprendesse uma lição com a bruxa do mar? E se Rumpelstichen fosse enganado por quem menos se espera? E se Peter Pan, Wendy e Sininho protagonizassem uma história bem diferente, e um certo pirata tivesse um destaque especial?

São histórias sombrias, assustadoras (porém não tanto), mas também trazem uma moral importante, com personagens inteligentes, elementos que fogem do óbvio, mulheres fortes e vibrantes, reis e príncipes cruéis e plots surpreendentes.

Cada conto traz uma reflexão que podemos transformar em lição e aprendizado, por meio de suas palavras, o autor nos brinda com histórias de amizade, amor, coragem, e algumas tragédias, até um pouco tristes.

Alguns contos me marcaram, outros foram desperdiçados, e alguns outros eu amei, é natural quando se trata de livros nesse estilo. Eu amei, foi um experiência de leitura maravilhosa, que me surpreendeu em vários sentidos. Sem contar que a edição conta com ilustrações belíssimas.

?o sol de põe com arroubos furiosos, uma chama agarrada por um punho. Os lobos uivam na floresta. É a primeira vez que a menina sente medo.?

Thai 09/01/2022

Inusitado.
Inusitado é a primeira palavra que me vem a mente ao pensar sobre esse livro, mesmo que eu consiga visualizar novas histórias e versões dos contos as versões do autor continuam sendo surpreendentes, trazendo emoção, empatia com os personagens, as vezes até raiva. Reviravoltas impecáveis que me trouxeram lágrimas e risadas, experiência única, estou apaixonada.

Juliane.Teixeixa 03/01/2022

É diferente do que eu esperava. Não amei, mas também não é horrível.

Alguns contos são muito longos e chegou um momento que a narrativa ficou super arrastado, eu só queria acabar de ler logo.
L 06/01/2022minha estante
Puts, pior coisa pra nós leitores é quando nos encontramos nessa situação de só querer que o livro acabe haha. Tô bem nessa com minha atual leitura. Não é horrível, mas é arrastada!

Ingrid 23/12/2021

Para ficar triste e sem esperanças...tem gente que gosta
O conto que eu mais gostei foi João e Maria, alguns contos da pra sentir que o vilão se repete de certa forma.
Eu acho que vale a leitura mas eu não gostei da maioria pela sensação que eu tive no final dos contos.

Bia Mazzucchelli 23/12/2021

Como não se apaixonar
A evolução de escrita do autor é incrível, e nossa que imaginação maravilhosa pra criar versões perfeitas

marieamuro 20/12/2021

Duas faces de um mesmo espelho
Fiquei durante muito tempo me perguntando que nota daria para este livro.
Não gosto de contos pois sinto falta do trabalho em cima do personagem, do ambiente, saber mais sobre seu passado e oq fez ele ser o que é. porém contos, ainda mais de fadas, são narrativas rápidas que passam apenas aquilo e isso deve compensar para você. Devo dizer que, neste sentido, o autor entrega com perfeição
As histórias se bastam por elas mesmas com finais em abertos ou começos incertos.
A escrita do autor é divina, eu com toda certeza irei ler mais obras do mesmo, que além de ter uma forma muito poética e lúdica de escrever, fez um livro muito colorido de etnias, sexualidade e diversos gêneros. Muita gente fica com receio de soar "forçado" representatividade, mas ele faz isso com muito respeito e ótima adaptação.
meus favoritos dessa coletânea foram da Bela Adormecida, A Bela e A Fera e A Pequena Sereia.

Cristina 19/12/2021

Bem interessantes esta releitura dos contos de fadas, uma outra abordagem, mas crua e com reflexões sobre valores, costumes e preconceitos.

neusmon 17/12/2021

Perfeito
Perfeição em forma de livro.
Extremamente bem escrito e trata de assunto sérios dos contos de fada de maneira fluida que te fazem refletir sobre o que realmente os clássicos querem passar.

Adry 14/12/2021

Muito bem escrito!
Eu esperava por contos simples e recebi muito mais! Me emocionei lendo alguns e acabei chorando enquanto lia o último. Essa leitura foi muito valiosa e eu vou recomendar sempre para meus amigos.