Violetas na Janela

Violetas na Janela Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho

Resenhas - Violetas na Janela

Patricia Peres 19/01/2009

Foi o primeiro livro espírita que li. Como sou simpatizante da doutrina, gostei do livro e achei que me esclareceu alguns pontos que desconhecia. Por isso, recomendo a leitura para aqueles que estão começando no espiritismo e que não têm muitos conhecimentos ainda.
Roselaine 21/07/2012minha estante
Isso mesmo, Patrícia! Como fala d algo que não sabemos? Aprendendo e a leitura é o caminho.A curiosidade fez com que eu lesse, agora já estou no 3º espírita, muito bom!

diane 06/03/2013minha estante
Esse foi o segundo livro espírita que li, mas concordo contigo que foi muito esclarecedor!!

Camila 17/03/2014minha estante
Acabei de terminar a leitura do livro. Assim como muitos, foi o primeiro livro espírita que li. Sou espírita por influência de minha mãe, que segue a doutrina. Ela me recomendou este livro, no qual me esclareceu muitas coisas. Sem dúvida, um ótimo livro. Rápido e fácil de ler. Esclarecedor.

Juliana 23/03/2016minha estante
Também foi o primeiro livro espírita que eu li! Gostei do livro, também sou simpatizante dessa doutrina, recomendo para quem tem curiosidade e interesse em conhecer o espiritismo.

Lolly 04/11/2016minha estante
Também foi o primeiro livro espírita que eu li ...amei, e a partir desse livro, já li muitos outros.

Sandra 21/06/2020minha estante
Eu Tb em foi o primeiro que li e amei

Paula 27/07/2020minha estante
Eu tbem,amo muito livro espírita.. Nos ensinam muito..

Paula 27/07/2020minha estante
O meu primeiro que eu li,foi violetas na janela,e amei muito e não parei de ler então.

j.alcalde 15/04/2021minha estante
Também foi meu primeiro livro espírita! Desde então, não parei mais de ler e aprender sobre a doutrina!

Yasmin Santana 29/04/2021minha estante
Não foi o meu primeiro livro!! Não sei se tem algo a ver, mas achei o livro muito parado... infelizmente acabei abandonando!!

Jack 22/07/2021minha estante
Como faz pra ler

@carletogabriel 24/08/2021

Patrícia
Vida após a morte de Patrícia, uma réplica de Nosso Lar com tom feminino, deixa algumas lacunas abertas sobre a vida pós morte dela que confesso que estou curioso, tipo quem foi Frederico no passado e qual sua ligação com Patricia.
Suely.Fernandes 24/08/2021minha estante
Quero muito ler esse livro!

@carletogabriel 25/08/2021minha estante
Adorei, explica muitas coisas de uma forma meiga que é o jeito de Patrícia.

Pablito 09/10/2021minha estante
Simmm, tenho teorias que pode ter sido um amigo muito querido ou ela pode ter tido um romance com ele, Aiai, amo

@carletogabriel 09/10/2021minha estante
Ouvi falar q tem um livro q é continuação, mas ainda nem procurei saber direito

Ayhecha 24/11/2021minha estante
Sim.
Já o segundo "vivendo no mundo dos espíritos" é muito bom. Frederico conheceu alguns erros cometidos por ela.

Joice.Chaves 08/12/2021minha estante
Alguém me ajuda , acabei de baixar e não sei como faço pra lê

Ayhecha 10/12/2021minha estante
@joice.chaves
Você não vai ler.
Você vai registrar percepção de sua leitura.
Pegar indicação.

Nicolle.RosArio 18/04/2024minha estante
Eu amei muito esse livro. Me senti muito bem lendo ele, pareceu um lugar muito lindo a colônia onde Patrícia estava

giovanna 07/09/2021

LINDO LINDO!!!!
Aí gente eu adorei esse livro. É perfeito pra quem é espírita kardecista ou tem curiosidade pela religião, aprendi muito com esse livro!

Adorei a Patrícia e me identifiquei muito com ela, ela é incrível!! Recomendo
Angelica.Shihara 07/09/2021minha estante
É lindo mesmo ?

sofia! 07/09/2021minha estante
morro de vontade de aprender mais sobre isso, tu acha que é um bom livro pra começar??

giovanna 07/09/2021minha estante
acho simm!!

Maria 07/09/2021minha estante
também acho!! queria ler os outros da patrícia

Angelica.Shihara 07/09/2021minha estante
Sofia, esse livro é a base de todo o ensinamento espírita (eu acho, rs)!

sofia! 07/09/2021minha estante
vou comprar então!! obrigada, gente

Marcia.Cristina 07/09/2021minha estante
Li em 1990. Curiosa sobre tudo no ensino médio...Foi um presente de uma amiga muito querida. Quem lê, ama, não tem outro jeito...

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Cansativo
Eu achei cansativo e entediante demais me deu mais sono do que coragem de terminar de ler muito chato mesmo

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0
Isabela623 30/05/2023minha estante
Pq vc deu 5 estrelas ??

jennibel 30/05/2023minha estante
Então KJKK

Tatiane.Nogueira 30/05/2023minha estante
Viajei e esqueci e dei cinco estrelas obrigada por avisar

Isabela623 02/06/2023minha estante
Ata

Bru 08/07/2023minha estante
Eu tô achando chato dms tbm :(

Aelita Lear 12/04/2021

Tão doce...
Esse livro foi uma surpresa. Já tinha curiosidade de ler, pois outros espíritas eu achei fascinante, embora eles tenham sido mais para a ficção. Este aqui tem outro viés, e fiquei impressionada como a história é doce e incrível. Não sou espírita, embora depois de ter terminado, não paro de pensar que talvez essa religião consiga me conquistar. Mas digo isso pois vejo que este livro pode ser "bobinho" para quem já conhece a doutrina, mas para mim, que era uma leiga, ele me ensinou demais e me deixou absurdamente curiosa... Amei demais e recomendo a leitura!
Ricarda Caiafa 12/04/2021minha estante
Leia os outros livros da Patrícia, são lindos e cheios de ensinamentos como esse!

Aelita Lear 12/04/2021minha estante
Eu imagino... vou procurar todos mesmo para ler. Amei demais.

Tania 12/04/2021minha estante
Esse livro é muito bom, com muitos ensinamentos e de uma doçura que aquece nossos corações....?

Aline Michele 12/04/2021minha estante
Eu gosto desse, adoraria conhecer essa Colônia

Aelita Lear 10/05/2021minha estante
Eu tbm Ale...

Taaahhh 18/10/2012

Fraco
Entre os livros espiritas que li achei este fraco, com um enredo um tanto fantasioso demais. Respeito o espiritismo e até acredito que haja vida após a morte, mas essa idéia de colonias e etc me parece extremamente fictícia. Não é uma leitura maçante, chega a ser interessante e rapido de ler... quem gosta do genero não perde nada lendo, mas não espere uma leitura surpreendente.
Taaahhh 13/01/2013minha estante
Obrigada pela sua "aula" de espiritismo, ainda bem que eu nunca disse que era especialista no assunto né? hahaha mas entendi perfeitamente o que quis dizer, mas isso não muda minha opinião sobre o livro..

MarcSant 06/03/2013minha estante
Na minha opinião, isso é uma cópia de "Nosso Lar". As semelhanças são muito grandes.

Tiele.Iglesias 06/06/2013minha estante
Concordo plenamente com vc Taaahhh, gosto muito de ler romances espiritas, mas esse foi um que não me acrescentou nada e na minha opinião copiou tanto nosso lar tentando ter algo de diferente que ficou muito fantasioso e massante, não consegui nem terminar de ler.

Eduardo 09/01/2010

Pra quem é espírita (ou pelo menos simpatiza com a religião) o livro deve ter algum proveito.

Pra quem não é, vai ler um monte de coisas que não acredita, e provavelmente vai achar um livro nadavê.

Eu sou bastante incrédulo quando se trata de reencarnação e essas coisas, portanto não tive vontade de ler até o fim.
Marcele 22/01/2010minha estante
Eu só li até o final pq detesto abandonar qualquer coisa, mesmo ela sendo chata.

Carlos Augusto 26/07/2011minha estante
Mesmo quem não é espírita é capaz de entender os argumentos do livro. Pode-se não acreditar, mas se ler de mente aberta, entenderá o ponto de vista do Espiritismo - mesmo sendo uma abordagem rasa da vida espiritual - , e dificilmente achará "nadavê".

Eduardo 26/07/2011minha estante
não tomo como argumento qualquer tipo de devaneio ou delírio sem nenhuma base material. porque daí não é argumento, é dogma.

Allan 10/10/2016minha estante
Veja videos de psicografias no youtube. Vc vai se arrepiar com a riqueza de detalhes

Vivi.Montarde 01/06/2018

Narrativa simples, fácil e cativante
Neste livro a autora Vera Lúcia psicografa uma história contada pelo espírito Patrícia, que quando viva era sua sobrinha. Patrícia desencarnou jovem, com 19 anos, e passa a residir na colônia de São Sebastião. Ela nos mostra neste livro suas impressões do Plano Espiritual, ela narra, por exemplo, a respeito de necessidades de se alimentar, ir ao banheiro, fazer higiene, trocar de roupa, entre outras dúvidas que costumamos ter sobre o que podemos encontrar no Plano Espiritual. Ela nos descreve que lá não há ociosidade, que se trabalha e estuda bastante. Muitos recebem bônus-horas como prêmio pelo seu trabalho e que tais bônus podem ser usados para ir ao teatro, por exemplo. Há bibliotecas e escolas nas colônias, onde se pode estudar. Existem cursos e instrutores que ensinam sobre diversos assuntos, com dias e horários definidos, assim como há horários para turnos de trabalho, tudo é muito organizado.

“Não importa se estamos encarnados ou desencarnados, temos que crescer, progredir, pôr em prática o que se aprende (p.53)”.

Patrícia também ressalta que os desencarnados sentem o desespero e a revolta dos encarnados com a partida deles, e se perturbam com isso. Nos mostra a importância de nos conformarmos com a vontade de Deus, que não devemos chamar nem pedir nada aos desencarnados, pois não se sabe se eles podem ou não ajudar, não podendo eles se sentem infelizes. Mesmo se pudessem, eles não podem realizar a lição que nos cabe e nem tomar nosso lugar nos bancos de provas. A morte é algo natural e não devemos fazer dela uma tragédia. Os encarnados devem pensar que os desencarnados estão felizes e lhes desejar alegria, eles recebem nossas orações.

“Não podemos separar nossa vida, ela é um todo, estar encarnada ou desencarnada são fases. Recebia muito, compreendi também que somos heranças de nós mesmos. A reação é conforme a ação (p.44)”.

“Devemos compreender sem ilusão o que realmente somos e não o que pensamos ser e com coragem realizar nossa transformação. Ser agora no presente. O futuro é uma consequência vivida do presente e não fruto de aspirações de uma mente ociosa que deixa sempre esta transformação para depois. É nossa obrigação passar de necessitado a útil (p.89)”.
Janaina Edwiges 02/03/2020minha estante
Ótima resenha! Estou com muita vontade de ler este livro. Comprei o e-book hoje. Muito obrigada pelas indicações :)

Vivi.Montarde 02/03/2020minha estante
Espero que goste, Jana. A tranquila é bem tranquila e fácil. E tudo muito bem escrito e com muitas informações importantes.

Vivi.Montarde 02/03/2020minha estante
Espero que goste, Jana. A leitura é bem tranquila e fácil. E o livro tem muitas informações importantes.

Janaina Edwiges 02/03/2020minha estante
Com certeza vou gostar e aprender bastante :)

Janaina Edwiges 28/03/2020

Mas o que é a morte senão uma nova etapa da vida?
Violetas na janela fala sobre o desencarne de Patrícia, uma jovem de 19 anos, que nos revela o funcionamento e suas impressões do Plano Espiritual. Este é o primeiro livro espírita que finalizo e grande parte das informações retratadas são novidades para mim. Foi uma leitura inspiradora e de muito aprendizado.
Vivi.Montarde 28/03/2020minha estante
Que bom que gostou, Jana :)
O livro é muito tranquilo e gostoso de ler né.

Janaina Edwiges 29/03/2020minha estante
Gostei e aprendi bastante, Vivi. Marquei muitos trechos com informações novas. Foi bem o que você tinha me falado, uma narrativa mais simples,de fácil compreensão. Com certeza irei ler o outros 3 livros da série da Patrícia. Depois gostaria de ler "Nosso Lar".

Vivi.Montarde 29/03/2020minha estante
Nosso lar é excelente! É um médico que desencarna e relata como é o mundo espiritual, só que ele não era espírita quando encarnado, então tudo é novidade pra ele.
Depois que vc ler poder ver o filme :)

Janaina Edwiges 30/03/2020minha estante
Bom saber que você recomenda! Depois que ler o livro, quero ver o filme também.

Jackie Sabino 11/01/2012

Interessante...
É um livro com uma linguagem muito simples... confesso que isso me incomodou um pouco. Mas, como não foi o primeiro livro que li, então dei-lhe crédito pela história. Para quem quer saber mais, certamente, Nosso Lar é a indicação correta. Foi o primeiro que li, e, por isso, acho que estranhei a linguagem de Violetas na janela...
Valfloripa 28/01/2012minha estante
Oi Jack, realmente em relação a leituras desse gênero o Livros de André Luiz, são sim um ótimo ponto de referencias e muitos outros como livros de Francisco Cândido Chavier. Violetas na Janela também me decepcionou!
Um livro que você irá gostar de ler (Quando o passado não passa ? Elisa Masselli).
Beijos... Obrigada!

Lilian 02/04/2015minha estante
A linguagem simples de uma moça de 19 anos ,não acha? Certamente para o seu gosto de escritas são outros talvez ... 50 tons pois sua nota foi melhor...

Jackie Sabino 07/05/2015minha estante
Querida Lilian,
Por favor, leia o porque da minha nota em 50 tons, livro que não terminei de ler a franquia. E também pesquise sobre os demais livros na minha estante e você entenderá meu gosto de leitura e linguagem.

Beijos!

Thiago Pires 05/04/2019minha estante
Kkkk ?dá vontade de desencarnar? kkkk

Thiago Pires 05/04/2019minha estante
Amei

Dani 20/04/2019minha estante
Eu já tinha vontade antes de ler, hahaha
Quem vê até pensa q eu não vou primeiro p umbral

Bruna.Saczk 08/09/2012

Maçante.
Violetas na Janela é um romance espírita teoricamente ditado por Patrícia, uma jovem que desencarnou aos 19 anos, vítima de uma Acidente Vascular Cerebral. O enredo se resume em contar a vida dos desencarnados, bem como da adaptação de Patrícia na Colônia São Sebastião.
Por mais que o tema seja interessante, o livro é fantasioso e repetitivo fazendo com que fique de difícil leitura. Sem falar que não foi escrito como uma história em si, mas sim como memórias.
Pra quem não acredita em reencarnação, como eu, o livro é maçante. Não recomendo.
Patty 26/09/2012minha estante
Desculpe-me, mas para que leu se não acredita em o espiritismo? Porque maçante não é. Por sinal, é muito bem escrito.

Bruna.Saczk 26/09/2012minha estante
Porque queria saber sobre. E cultura nunca é o bastante. E na minha opinião é sim. E muito repetitivo até por sinal.

LaBelleDeNuit 12/03/2022

Confesso que adorei ler relatos de uma pessoa, que em vida era kardecista, e assim que desencarnou, foi para uma colônia.
Algumas coisas são diferentes daquilo que acredito, mas acrescentou muito em meus estudos sobre o espiritismo.
Larissa F 12/03/2022minha estante
Eu gosto de livros espíritas, mas nunca li esse.

LaBelleDeNuit 12/03/2022minha estante
Recomendo, viu? ??

Larissa F 12/03/2022minha estante
Já vai pra minha lista ?

Lanna Sanches 08/02/2019

Patrícia no país das maravilhas
Há 7 anos eu tentei ler o livro ?Violetas na Janela?, mas parei por diversas vezes na metade por achar meio ilusório, fantasioso demais.

Este ano prometi a mim mesma que finalizaria esta leitura: comprei o livro e, demoradamente, o li.

A história poderia ter me prendido, surpreendido, fazendo com que eu pagasse com a minha língua, no entanto, isto não aconteceu, e terminar a leitura me atestou isso.

Patrícia narra sua história após seu desencarne e conta como foi parar numa colônia sem passar pelo Umbral, simplesmente porque ela se dizia especial. Ora, sua tia transcreve sua história, a mim - e somente a mim - parece-me uma puxação de sardinha.

Outra coisa que não me agradou nem um pouco e que deve ser revisada nas próximas edições é a autora se referir a um desencarnado pelo termo de ?macumbeiro?. Ela como ?conhecedora? da doutrina espírita poderia tomar mais cuidado ao intitular esse vocabulário a alguém que ?fazia bruxaria?, como ela mesma cita.

Por fim, o livro não me agradou, é fraco, fantasioso (como imaginei há 7 anos) e preconceituoso. Não recomendo.
Leka 07/09/2019minha estante
O termo "macumbeiro" também me incomodou...

Leiturando em páginas 09/01/2020minha estante
Não finalizei, mas também estou achando muito "Patrícia no país das maravilhas". Extremamente descritivo e isso tem me cansado um pouco.
Já li outros romances espíritas que me cativaram bem mais.

Vivi Iannicelli 30/01/2020minha estante
Estou com esse mesmo problema, não consigo finalizar de jeito nenhum! A expressão que usou é perfeita pra esse livro "Patrícia no país das maravilhas" se encaixa muitoooo bem.

Diego Piu 26/05/2016

Decepção
Todos que eu conheço e leram essa livros me disseram que choraram muito e tal. Sou de câncer e fui procurar essa sensação... Achei muitoooo fracoooooo!
Nathália 22/11/2016minha estante
Realmente! Não acho que seja uma leitura para chorar, só ajuda a entender melhor o que acontece e explica bem as colônias. Acho ótimo para quem está tendo os primeiros contatos com o espiritismo

Diego Piu 04/02/2019minha estante
Pra quem lê André Luiz e Kardec... esse livro cheira até a psicografia fake! ... foi o sentimento que tive quando li! Não quero afirmar nada, mas eu fiquei meio desconfiado...