A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes Suzanne Collins

Resenhas - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

Manu 22/08/2023

Nunca ajude um f*dido pq um dia ele vai f*der você!!!!!
Segundo livro que eu leio esse ano, pois ando uma mulher de poucos papos e poucas leituras. Escolhi esse não só porque ganhei de presente, mas porque gosto muito na franquia de jogos vorazes e fiquei ansiosa pelo filme que vai sair fim do ano. Agora só me resta esperar que o filme seja tão fiel a história. Mas o que eu posso dizer sobre o livro? O passado do Snow, caminhando pelo declínio financeiro da família, mais conhecido como pobreza, e a extrema alienação dele provando que ele é um bananão da Capital. No meio do livro você até se compadece com ele, que passa fome, que se apaixona pela Lucy Gray, que come o pão que o diabo amassou por causa dos amigos estúpidos e ricos dele. Você até entende porque ele odeia os rebeldes, o pai, os amigos estúpidos e ricos. Cara dá até pra gostar dele em uns momentos, mas aí acontece que você nota que está gostando do Mussolini de Panem, então vc para, pensa e diz: tá, vai acontecer uma merda aqui. E ACONTECE. Então assim, graças a deus o Snow morreu nas mãos do povo, assim como o Mussolini kkkkkkkkk PQ OLHA esse cara mereceu todo o fim dele. Mas enfim, tirando o Snow, o livro é marcado por personagens que são uns queridos. Lucy Gray é uma heroína na minha visão, e não mereceu esse fim que eu considerei até meio anticlimático, ou eu só não entendi mesmo. Sejanus, nosso camarada comunista, infelizmente teve uma história com um fim muito trágico, mas que era necessário pra fechar o arco. E pra mim Tigris, que vai ser interpretada pela maravilhosa da Hunter Schafer se destaca como o doce dos mais doces de pessoa. Há outros personagens que pra mim tomam atitudes fantásticas, como Reaper. A história vale e espero que valha meu ingresso em novembro também. Ela é bem contada, bem pensada e gera uma coisa que alimenta a minha vida: ÓDIO A HOMENS BRANCOS.

Eduarda1436 18/10/2023

O final me deixou maluca a ponto de terminar o livro em pé, meu corpo não aguentava mais a angústia. A Suzanne escreve com maestria e nos deixa uma lição fundamental: a natureza humana é BONDOSA, e é exatamente por isso que passamos toda a história esperando que as coisas dêem certo para o Snow. Creio que é porque faríamos isso com qualquer pessoa, desejar o bem, ao menos inconscientemente. Entretanto, meu juízo moral precisava aparecer constantemente para me lembrar da psicopatia do personagem, foi realmente um embate durante toda a leitura. Amo a Collins por isso.

Andreza 29/11/2023

Snow
Adorei conhecer mais sobre o passado do Snow e ver como os jogos vorazes eram diferentes. Agora estou pronta pra assistir o filme e ver a Lucy Gray cantando.
lulu 29/11/2023minha estante
O FILME É SURREAL DE BOM

Yaya 12/07/2020

O livro é uma surpresa perto das críticas que recebia
Snow é um personagem extremamente bem formulado, esperto, mas muito egoísta, muitas vezes nos faz pensar que a forma como pensa é a melhor ou a correta (típico de sociopata). A história em si não é nada parecida com JV, neste prelúdio os jogos são ainda mais desunamos, trazendo diversas vezes para o livro o debate: até onde vamos para nos mantermos vivos? Quanto do caos cada um de nós carrega, e como mantê-lo sob controle pra que não nos destruirmos?
O livro é extremamente inteligente e sagaz, e mesmo tendo momentos em que me pegava incomodada com a forma como a história era tecida, e como personagens secundários não era tão bem explorados, não é algo que realmente incomode, ou faça a leitura não ser tão bem apreciada.
Vale sim a pena ler o livro, apenas diria pra ter um pouco de paciência, e prestar atenção nos detalhes que a leitura fica cada vez melhor.
JessMo - @livratario 12/07/2020minha estante
Menina.. to me sentindo assim também hahaha

Joy 16/11/2020

Não merece as críticas negativas
Esse é um livro que não tem a intenção de mostrar mais uma edição dos jogos vorazes. O objetivo é mostrar, mais detalhadamente, como tudo começou e, principalmente, mostrar a história do presidente Snow e seu - mau - caráter. É um livro mt bem escrito, cheio de musicalidade, conflitos, críticas políticas... Eu, particularmente, amei demais essa leitura. Espero que Suzanne Collins faça um livro que tenha o foco em Lucy Gray.

Nathalia 18/10/2020

Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo
O livro não é um Em Chamas da vida, mas não é ruim sabe, tem seus momentos parados mas tem pontos muito interessantes que valem a leitura. Acho que um dos pontos altos foi que a autora não tentou exatamente humanizar o Snow, na verdade ela mostra que ele desde sempre teve traços que fazem com que enxerguemos o Presidente Snow que ele um dia vem a se tornar. Outro ponto muito positivo é que é interessante ver as coisas de outro ponto de vista, como a Guerra foi para os cidadãos da capital e como os Jogos Vorazes surgiram e se tornaram aqueles que a gente conhece tão bem.
Nathy 18/10/2020minha estante
Gostei também do livro, a gente acha que vai tentar entender o snow, mas a verdade é que a gente só odeia mais mesmo.

Ariel Juhny 13/07/2020

Cansativo mas necessário
De início, parece que não tem porque esse livro existir, mas ao adentrar a história você entende diversos pontos e de como a coisa toda foi criada até chegar no que conhecemos da trilogia. A minha parte favorita foi a dos jogos e confesso que achei bem chata e demorei a entender porque existia a parte 3. Mas no final tudo fez sentido e me fez entender como Snow se tornou o que se tornou, não justifica mas explica.

Eduardo Ogalves 06/02/2022

Interessante como a vida dos vilões sempre são interessantes
Um livro que de início não esperava muito, com o meio monótono para um final surpreendente. Surpreendente para os desavisados, pois o tempo todo se tratava de Snow.
E o mais surpreendente de tudo é a base que inspirou a história tanto essa quanto a trilogia dos Jogos Vorases. Neste a autora deixou bem claro sua base dentre tantos filósofos em destaque Jean Jaches Rousseau um dos meus filósofos favoritos apesar da sua vida nada exemplar.
Cantiga de pássaros e serpentes, vai além do entretenimento, vai além um livro esperado por fãs, se torna um livro necessário para aqueles que além de ler associam com a vida em sociedade em que vivem.

" O homem nasce livre, e por toda parte está acorrentado "

Rousseau, Contrato Social
Vanusa.Costa 28/09/2023minha estante
As amarras invisíveis da vida. Acabei agora e gostei muito dessa história, me deixou feliz??

Deza 30/08/2021

Os sentimentos desse livro
*Suave como um vulcão, tranquilo como um vulcão, se joga no vulcão, não
*Tiro porrada e bomba
*A lua me traiu, acreditei que era para valer
*She knows that I know

Isso sim é resenha KKKKK

Rodrigo 30/08/2021minha estante
MDs ????kkkkkk

Let 11/06/2021

Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo.
opiniões gerais~Uma palavra que defina esse livro, interessante? interessante. Não sei se vocês sabem, mas meus livros favoritos são os jogos vorazes, então pra mim, entrar nessa experiência de ver o passado dos jogos, da capital, saber mais sobre a guerra e pós-guerra é bem legal. Sei que muita gente não gosta do Snow, nem eu, ele fez muitas coisas ruins para toda Panem e nossa querida Katniss, mas sempre o achei um personagem muito intrigante e misterioso e tanto saber mais sobre ele, como ler um livro com um protagonista tão sombrio e diferente, confesso que gostei bastante.
pontos fortes~A escrita de Suzanne Collins nunca falha pra mim, sempre acabando capítulos com frases de impacto nos deixando cada vez mais investidos na história! eu já tinha visto protagonistas diferentes, a Katniss é um exemplo de um que sai do padrão, mas Coriolanus Snow e seus pensamentos e ações, me deixavam intrigada e chocada pode-se dizer.
Muitas pessoas reclamam e julgam os significados dados a algumas músicas da saga no livro, mas eu achei demais. Adorei vermos os significados por trás delas, como as músicas são referências tanto ao próprio livro, quanto para o resto da triologia. Também amei algumas das referências, como quando Lucy Gray encontra uma katniss, deixou meu coração quentinho hahaha!
pontos fracos~Confesso que houve alguns pontos que me entediaram e me deixaram desanimada, mas isso não tira a beleza do livro. Apesar de eu achar Snow um personagem fascinantemente bem construído, muitas pessoas podem não gostar dele como de outros personagens que realmente, são poucos os carismáticos que atraem nossa atenção, também achei algumas coisas ralas e senti uma leve forçada para ligar alguns fatos com o passado, ou com a triologia original.

Foi isso gente!! Tirem suas próprias conclusões, boa leitura

.Ju 27/04/2021

que final!
Ao longo dessa leitura mudei de opinião várias vezes. O livro começa interessante, vai te prendendo aos poucos e te deixando cada vez mais curioso sobre a história de Coriolanus Snow, o conhecido vilão de jogos vorazes.
É um livro denso e por isso, em um certo ponto começou a ficar monótono. Os acontecimentos não chamavam tanta atenção e o leitor fica esperando alguma coisa acontecer...

O ponto é que quando cheguei no final me surpreendi muito! O livro pode acabar perdendo a emoção no meio, mas todas as informações trabalhadas tiveram sua devida importância no desfecho.

O livro me abalou, me senti completamente enganada e impressionada com a capacidade da autora!
Não preciso nem comentar sobre a genialidade envolvida na história da música da árvore forca e do poema de Lucy Gray.

Com certeza um livro muito interessante e bem trabalhado! Não me arrependo de ler, foi incrível me apaixonar novamente pela escrita da Suzanne Collins. Recomendo muuuito!

?Música que me lembra a história
(Além das citadas no livro)

I should've known
I'd leave alone
Just goes to show
That the blood you bleed
Is just the blood you owe

Was I stupid to love you?
Was I reckless to help?
Was it obvious to everybody else

That I'd fallen for a lie?
You were never on my side
Fool me once, fool me twice
Are you death or paradise?
Now you'll never see me cry
There's just no time to die
(No time to die - Billie Elish)
andreia.crislainy 27/04/2021minha estante
Um dia vou me prepara pra ler

Bianchi 27/04/2021minha estante
Terminei recentemente A esperança. E tô querendo pegar esse pra ler. Espero gostar tbm. Só que tô lotada de leituras e começando outras kkk

.Ju 27/04/2021minha estante
Entendoo, tomara que consigam ler!vale muito a pena

Bianchi 27/04/2021minha estante
Espero ler esse ano ainda. Pq não era de ler livros de TRILOGIAS e séries, mas agora tô viciada ?

eu também amoo?

Paula 27/04/2021minha estante
Suzanne n decepciona nuncaaa

Bianchi 27/04/2021minha estante
Da trilogia meu favorito foi Em chamas

.Ju 27/04/2021minha estante
realmentee, a escrita dela é perfeita!

.Ju 27/04/2021minha estante
o meu tbmm, em chamas é maravilhoso demais

Julia 17/05/2021

a origem de the hanging tree
Eu li esse livro já faz mais de um mês e quando eu penso nele eu ainda fico abismada. Tinha muito medo de ler ele pois diversas vezes vi pessoas falando que foi uma amenizada na história do Snow, o que eu discordo totalmente. Primeiro tem que se entender que o Snow tem 18 anos aqui, obviamente ele ainda não era tão maldoso, ele ainda é um adolescente tentando se afirmar no mundo. Mas ele é bom? Nem de longe, e não só nos momentos finais, ele é ruim desde o início mas de forma mais sútil. Por mais que o livro seja em terceira pessoa ainda é dos sentimentos e ideias do Snow que estamos vendo tudo, e ele tenta se convencer o tempo todo de que tudo que ele faz é bom. É fácil se deixar enganar e se ver do lado dele as vezes, mas então se percebe tudo que tem pros trás das atitudes de "bem" que é ganância e uma ânsia para ser melhor que todos, mesmo na situação que ele se encontra.

É um livro que agrega muito no universo dos jogos vorazes, pois se entende como foi criado o pão e circo pra eles, na trilogia original fomos apresentados a pessoas que achavam aceitável tudo que era feito, aqui vemos o processo que foi criar algo tão absurdo e tão desumano e ainda fazer as pessoas aceitarem isso. Saber da vida pessoal do Snow também fez com que muitas coisas fizessem mais sentido e agregassem na história.

Com certeza é um livro que vale a pena ser lido, temos personagens incríveis e cativantes e muitas peças novas no quebra cabeça dessa história.

SPOILER

Eu amei tanto cada referência, cada nova descoberta, saber que Tigris era prima do Snow, que a Lucy foi quem escreveu The hanging tree e como Snow sempre odiou tordos pra no fim morrer por causa de um. Adorei saber mais sobre a guerra, sobre o pós guerra, sobre o começo dos jogos, saber da formação dos distritos e ter uma visão diferente de tudo.

Não tenho palavras pro final desse livro. Ele me destruiu de muitas formas, não perdemos só um mas dois personagens queridos, Lucy Gray Bird e Sejanus me ganharam desde o primeiro momento.

Anna 16/01/2024

"Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo."
Esse livro me surpreendeu muito, estava com receio da leitura pois a trilogia de Jogos Vorazes é muito bem feita e muito bem fechadinha. Mas, assim, bato palmas para a Collins, superou minhas expectativas.

A leitura é muito fluída e os acontecimentos muito instigantes, os personagens são bem feitos, os diálogos bem estruturados, da para perceber que a autora estudou bastante para fazê-lo. Li em uma semana. O livro é realmente muito bom.

A saga Jogos Vorazes é uma crítica ao exagero do Capitalismo, á sociedade capitalista, uma distopia sobre a luta de classes. Na trilogia vemos o lado de quem está nos distritos, já nesse livro vemos o lado oposto, de um morador da Capital. Esse fato faz o livro ser interessantíssimo, entrar na cabeça do Snow, um egocêntrico e narcisista em busca de poder. O mais doido é ver como a sociedade e o meio em que vivemos moldam nosso caráter. Como as pessoas que moram na Capital também são manipuladas pelo governo, a pensarem de determinada maneira, como a guerra afetou suas perspectivas, e como é ensinado a eles que os distritos são feitos para suprir a Capital e isso é tudo que eles sabem. Eles os tratam como animais porque eles foram ensinados a pensar assim.

Achei muito interessante também, a autora mostrar como os Jogos saíram de ninguém querer assistir, para o espetáculo que vemos na trilogia. Porque no início dos Jogos, ninguém queria assistir, afinal, qual o motivo das pessoas quererem ver uma as outras se matando? É legal ver também que todos tem uma ideia sobre as pessoas dos distritos, mas a medida que os conhecem essa barreira da falta de conhecimento vai diminuindo e vão (alguns) entendendo que se trata de pessoas e não animais.

"Se tivesse permissão para manter contato com estrangeiros, descobriria que são criaturas semelhantes a ele, e que quase tudo o que lhe disseram sobre essas pessoas é mentira. O mundo lacrado seria aberto, e o medo, o ódio e a presunção sobre os quais se apoia sua disposição para a luta poderiam evaporar-se." - 1984, George Orwell.

__________

"- Mas você não pode estar comparando nossas crianças às deles - observou Lucky. - Basta dar uma olhada para vermos que as nossas são de uma raça superior.
- Uma olhada mostra que as nossas tiveram mais comida, roupas melhores e cuidado dental melhor - disse o reitor Highbottom. - Supor qualquer coisa mais, seria uma superioridade física, mental ou principalmente moral, seria um erro. Esse tipo de arrogância quase representou nosso fim na guerra."
Leda Marun 16/01/2024minha estante
Muito bom!

mari 20/01/2021

CANTIGA DOS PÁSSAROS E SERPENTES
Amei esse livro.
Li a coleção de jogos vorazes a mais tempo, e a Suzanne, esclareceu várias dúvidas que me apareceram na época.
A história é fluida e bem contada, a descrição dos personagens mais rasa em quesito físico, mas, é possível imaginar e conviver com a personalidade de cada um. O romance não demora a dar as caras, alguns flertes e cenas passam sem aquela pegada forte, mas depois, fica claro a química entre alguns personagens. O ambiente, a Capital, é muito bem descrito, coisa que não foi feita tão bem nos livros anteriores,e é possível identificar os erros cometidos pela geração, que causaram os conflitos dos livros anteriores. Dá pra entender a crítica social de uma forma mais profunda, o ódio por alguns personagens é forte, a raiva, e a indignação também, e cada vez mais, você sente vontade de entrar naquela realidade, e fazer os personagens repensarem cada escolha e decisão, e por isso eu gosto tanto dos livros da Suzanne, ela consegue fazer a gente pensar em como uma simples escolha, pode virar um desastre. Personagens muito bem descritos, com personalidades fortes, e que você duvida o tempo todo de suas reais intenções, uma mistura de suspense, romance esse livro é incrível, pra quem gosta da coleção e da realidade distópica de Jogos vorazes.
Recomendo demais, nota 9/10! ?
CamiBrito 20/01/2021minha estante
Nossa eu amo a trilogia mas não ia ler esse pq achava que ja tinha finalizado e esse seria só pra conseguir dinheiro, mas com esse teu comentário agora vou ter que ler

Aline 31/05/2021

Logo que foi lançado esse livro não me chamou atenção, por se tratar da história do vilão da saga a que se refere.
Mas depois de um tempo fiquei curiosa... E acabei lendo. Não posso dizer que não gostei, Suzanne Collins tem uma escrita envolvente, e a história em si surpreende por mostrar um lado humano de Snow, um início digamos humano, os percalços para que ele se tornassem o presidente de Panem.
Me peguei refletindo nessa humanidade nossa ainda frágil no quesito moral e em como muitos vezes podemos nos deixar levar a fazer algo errado sendo condencendente conosco mudando o prisma a nosso favor...
Achei bem escrito e interessante.