O Corvo e outras histórias

O Corvo e outras histórias Edgar Allan Poe

Resenhas - O Corvo e Outras Histórias

Julia 18/11/2022

Demorei um pouco pra conseguir pegar ritmo nessa leitura,minha primeira experiência com contos e gostei bastante

Cafeína 16/11/2022

Primeiro contato com o incrível poe
Ó céus, como esse homem escreve bem! Não só na estética belíssima, mas como ele cosegue conduzir a história e criar suspense.
Os contos são bem distintos em si, a gente vê variar facetas da contrução do terror, sem que se deixe levar para o lado sobrenatural da coisa, desde algo mais explícito à pura atmosfera, todos com uma pegada psicológica, o que em muito me agradou. Também ajuda a manter o ritmo que os narradores de cada conto dêem um impressão particular a cada um; hora mais cômico, hora trágico, hora até épico. Como qualquer ontologia ele sofre com alguns baixos, que não chegam a ser baixos em si, apenas algumas histórias mais aquém, mas, pessoalmente, não houve alguma que não tenha deixado uma sensação minima de "uhmm, interessante".
Baita livro, estou louco para consumir mais coisa do autor. Agora, citando alguns pontos altos em particular:

Interro prematuro - atacou minha claustrofobia

A máscara rubra da morte(ou algo próximo disso) - adorei a premissa, a narração é ótima e que final!

A queda da casa de urshe - vai te emergir na vibe (me lembrou bastante a atmosfera de família decadente de hereditário (sou meio suspeito a falar, sendo meu filme de terror favorito))

Os meus favoritos; os assassinos da rua morgue - que narrativa perfeita! Toda a investigação do dupan, o clima e a condução do Poe são perfeitos! Apesar de tudo, não me agradou tanto o final...
Gato preto - um choque incial... Seguido de uns outros 3. Uma história sobre culpa mais do que sobre qualquer outra coisa.

ensaiodelivros 07/11/2022

Edição perfeita, contos legais
Essa edição da Pandorga é muito linda, comprei uns meses atrás e fiquei apaixonado: capa dura, bem diagramado, fontes, capa e a tradução, tudo simplesmente perfeito. O livro possui vários contos do Poe e por fim o poema mais famoso dele "O corvo".

Raphaela.Bonaretti 06/11/2022

As premissas do horror moderno e da investigação policial
Sobre o livro no geral, é uma leitura interessante para conhecer as origens da literatura e artes afins modernas e contemporâneas.
Poe foi o precursor do horror e das estórias de investigação policial, para quem gosta do gênero, vale a pena conhecer sua origem.
Apesar do livro ser curto, levei quase 1 ano para ler. Um conto por vez, em pequenas doses. Primeiro devido a linguagem rebuscada da época e segundo por ser muito distinto da literatura atual, então me encontrei fora da minha zona de conforto.
A escrita característica da época apesar de bastante elaborada e floreada também é capaz de transportar o leitor para o passado, para época em que foi escrito.
O ponto alto desse livro pra mim foram os contos ?O Assassinato da Rua Morgue?, ?O Gato Preto? e o poema ?O corvo?.
Os contos de Poe marcaram minha infância, cresci assombrada por vários deles, os quais lembro de pontos principais das narrativas até hoje.
Apesar de ter sido uma experiência menos assombrosa dessa vez, ainda foi interessante. Puder ter uma outra visão através dessa leitura.
A edição é bonita e as ilustrações dispensam comentários.

Annalu 08/12/2022

Os textos de Edgar são sempre muito bons. "O poço e o pêndulo" foi angustiante e "Morella" foi profundo, mas o poema "O Corvo" foi o melhor.

Nath @biscoito.esperto 22/10/2022

Resenha dupla para os livros "Contos de Suspense e Terror" e "O Corvo e outras histórias".
Como todo mundo sabe, no mês de outubro só é permitido ler livros de terror. Sendo assim, decidi fazer um pequeno projeto de leitura destas duas edições de contos do Edgar Allan Poe.

Sou leitora calejada do Poe e este projeto foi, em grande parte, uma coleção de releituras. Inclusive, confesso que estou surpresa com o quão bem eu me lembrava de algumas histórias. Mas havia alguns contos que eu não havia lido antes, e foi muito prazeroso ainda me surpreender com coisas novas do Poe.

Eu amo o Poe. Para quem não sabe, meu primeiro conto publicado na Amazon foi uma homenagem a várias histórias do Poe (o conto se chama "Quem matou Edgar Fortunato?", e foi inspirado em "Os Assassinatos da Rua Morgue", "O Barril de Amontillado" e "O Gato Preto").

Falando dessas edições:

? O Corvo e Outras Histórias: esta edição é ótima para um leitor que nunca leu nada do Poe e que gostaria de conhecer seus contos mais famosos. O livro traz uma breve apresentação sobre o autor e algumas curiosidades sobre o poema "O Corvo", que está presente apenas na tradução do Fernando Pessoa (eu, pessoalmente, prefiro a tradução do Machado de Assis). A edição também apresenta as ilustrações do Gustave Doré para "O Corvo".

"Ele não percebeu que meu sorriso agora era causado pela ideia de sua imolação".

? Contos de Suspense e Terror: a tradução desta edição certamente é seu diferencial, pois Eliane e Kátia fizeram um trabalho incrível ao trazer os maneirismos, aliterações e peculiaridades do texto original para a língua portuguesa. A apresentação e o posfácio desta edição são textos primorosos. Com certeza recomendaria este livro para leitores que já conhecem o Poe e que querem mergulhar mais profundamente nas trevas de sua literatura.

"Mas, ai de mim, de que vale a vigilância contra o Destino de um homem?".

site: www.nathlambert.blogspot.com

Rute31 09/10/2022

O Corvo & Outras Histórias
Eu tinha lido pouca coisa de Poe até agora, mas leio muita gente que ama esse autor, como a Laura Lippmann e o meu amado Ray Bradbury, por exemplo. Eu gostei muito desse livro!
Poe tem uma narrativa que exige muito da nossa atenção, cada detalhe importa, mas a recompensa é sempre boa.

Essa edição possui 9 contos e o poema que dá o título. Deles eu só conhecia Os Assassinatos da Rua Morgue e Morella. Agora favoritei O Gato Preto (meu deus, que final!!!!), o Coração Delator e as Máscara da Morte Vermelha.

Vale muito a leitura!

Yoshida 27/09/2022

O bom e velho Poe
Sempre quis ler Poe, mas nunca tive realmente coragem. E agora que finalmente conclui a leitura de algumas de suas obras, ouso dizer que ele realmente era um homem extraordinário quando se tratava de seu trabalho. Mas ainda assim, há momentos em que sua escrita me parece eloquente. Mas em outros te envolve. Independente, acho que todos deveriam ler Poe ao menos uma vez na vida.

maria.geromel 20/09/2022

curto muito os contos do edgar sempre tem um plot muito bom sempre msm, a escrita é incrível mas meio complicada o q torna a leitura meio meh sl

Bella 13/09/2022

Eu amei!
Eu nunca tinha lido nada do Poe, e gostei bastante dessas traduções dele, é um livro bem curtinhos, com alguns de seus contos e todos são se arrepiar!
Escrita leve, de época, livro fluído, fonte boa e contos curtos .
10/10

psJay 12/09/2022

De fato, muito bom.
Iniciou e fechou com chave de ouro. Para mim, "O gato preto" e "Os assassinatos da Rua Morgue" são os melhores contos. As escritas são perfeitas, não tem enrolação, são marcantes ("O poço e o pêndulo" é outro marcante), incríveis.
Apenas não dou 5 estrelas pois em alguns contos o início é arrastado, o excesso de narração (que as vezes é desnecessário), faz com que fique chato e ruim de ler. Mas vale a pena.

Felipe 01/09/2022

Resenha "O corvo e outros contos".
Decidi experimentar sair da minha zona de conforto e conhecer novos autores, um deles foi o Edgar Allan Poe.

Contos/Poemas lidos:

- O gato preto
- A máscara da morte vermelha
- O poço e o pêndulo
- A queda da casa Usher
- O barril de Amontillado
- O coração do delator
- Morella
- O enterro prematuro
- Os assassinatos da rua Morgue
- O Corvo

Poe é considerado o "pai do terror", suas obras inspiraram diversos autores famosos, e seu nome é mencionado em muitos lugares.
Eu achei que fosse ter uma leitura árdua, porém, por mais que algumas obras realmente necessitem de um foco maior para leitura, no geral, eu tive uma experiência bem tranquila.
Dentre as obras lidas, a que eu mais gostei foi: "O poço e o pêndulo", ainda que eu tenha gostado bastante de outras como a "Máscara da morte vermelha" e o próprio "O corvo".
É uma ótima porta de entrada pra conhecer um dos autores mais importantes da literatura gótica, vale muito a recomendação.