Suíte Tóquio (eBook)

Suíte Tóquio (eBook) Giovana Madalosso

Resenhas - Suíte Tóquio

Erica.Barone 07/11/2023

O livro é bem envolvente e consegue transmitir a enorme solidão das duas narradoras, Maju e Fernanda. Ambas, de classes sociais e crenças diversas, metem os pés pelas mãos, sem saber o que estão fazendo da vida. Um livro triste, com momentos até engraçados, e final apaziguador.

Luana 06/11/2023

Amei
Eu amo quando há mais de um narrador na história. Nessa em questão, conseguimos oscilar entre gostar e não gostar das duas. O que eu amo na literatura contemporânea é exatamente o uso/ criação de personagens extremamente reais e que possuem inúmeros problemas.

only..mariaa 05/11/2023

Minha avaliação de Suite Toquio
Eu achei um livro bom para quem gosta de literatura brasileira pois é bem brasileiro mesmo, contando a história de uma babá domestica que saiu do interior pra ter uma vida na cidade e que decide sequestrar a menina da qual ela toma conta e levá-la para sua cidade natal, e contando também a historia da mãe dessa menina, que tem muitos problemas com sua família, não é presente o suficiente na vida de sua filha e está apaixonada por uma mulher. A única critica que eu tenho a fazer sobre esse livro, que foi uma coisa que me incomodou bastante, é que não tem marcação de fala, quando os personagens dizem algo a fala fica simplismente jogada no meio do texto, mas fora isso, tudo foi ótimo.

Natascha 03/11/2023

Maravilhoso! Perceber no final do livro em qual espaço de tempo se passa a história me fez sorrir. É intenso, divertido e agoniante ao mesmo tempo. Aborda sutilmente questões profundas sobre o ser humano e o que estamos fazendo de nossas vidas. Xinguei mentalmente a Giovana no final do livro (desculpa aí) porque fiquei querendo mais, hahahaha.

cmvies 31/10/2023

Adorei
Comecei o audiobook sem muitas expectativas e acabei adorando. É uma história que te apresenta vários personagens mas que foca em duas mulheres que carregam pouquíssimas semelhanças.
Um bom livro para refletir sobre maternidade, trabalho, casamento e essa relação de empregado/empregador. Tive raiva da Fernanda em inúmeros momentos.

Bárbara 30/10/2023

Maravilsoo
Comecei o livro sem nenhuma pretenção, mas a narrativa te pega de um jeito que você não consegue largar o livro. A começar pela capa. Maravilhosa.

AngelaS.DiasNagami 16/10/2023

Indigesto e real
Daqueles livros que você pega ódio de uma personagem por as vezes se identificar demais com ela. Fernanda beira ser insuportável justamente por ser tão próxima de personalidade com muitas pessoas que a gente conheça. Incomoda saber que ela é tão real e, ao mesmo tempo faz que você fique torcendo para que Cora e Maju deem certo.

Ao mesmo tempo que você fica: Maju, sua lesa, porque inventou isso? E também, você entende a sua dor e suas motivações por serem tão reais.

O livro acabou, ?repentinamente? por assim dizer e você fica com várias questões a serem respondidas na sua própria reflexão pós livro. Que raiva. Amei. Kakakakaka
Jordaann 16/10/2023minha estante
?Que raiva, amei? KKKKKKK

Jordaann 16/10/2023minha estante
Adoro livros que deixam essa sensação

AngelaS.DiasNagami 16/10/2023minha estante
Tirei meia estrela só pelo final que não dá final , mas que na real , nem precisaria sabe? Bem Carla Madeira em Tudo é Rio sabe? Você pensa aí no que acha que pode ter rolado! ?

Talita | @gosteilogoindico 13/10/2023

Minhas impressões de leitura
Uau, que leitura viciante!
Personagens fortes, com histórias distintas e uma trama muito bem construída.
Não ?tomei partido? por nenhum personagem, mas gostei de todos.
O final me deixou ?de boca aberta?.
Apenas leiam!

jsscmaria 11/10/2023

Que livro maravilhoso
Já sabia que o livro seria bom pelas resenhas e comentários das pessoas mas não esperava que iria gostar tanto. Foi meu primeiro audiobook e me surpreendi como consegui entrar na estória completamente. Um dos melhores livros do ano. Maravilhoso!

Nanat 08/10/2023

Intrigante e doloroso
Passei boa parte do livro tentando entender o motivo pelo qual Maju estava fazendo aquilo e quando eu entendi que não era apenas um motivo, eu senti dor por maju.
maju veio da humildade, nunca se permitiu amar, não teve uma educação sexual adequada, perdeu mãe e vó, o marido a deixou, seu sonho não se realizou e tantas outras coisas que a fizeram passar por situações nem um pouco agradável.
a autora inverteu o papel dos pais de Cora, na sociedade em que vivemos, fernanda facilmente seria um homem e Cacá a esposa. Achei interessante. fernanda é uma personagem intrigante e difícil, tem uma mente, como maju, que pensa demais.
(spoiler)
gostei da história, mas queria um final onde tudo ficasse mais claro sobre como os personagens terminam.

Bruna 05/10/2023

Fiquei muito pensativa sobre que nota dar, porque na verdade não sei definir bem.
Esse é um livro que te faz sentir empatia por uma sequestradora de crianças, por exemplo.
Ao mesmo tempo que o livro desperta diversas emoções e levanta pensamentos para reflexão, existe uma linha da qual ele não ultrapassa. Alguns personagens nunca crescem e se desenvolvem, algumas cenas parece que não tinham propósito, outras trouxeram mais perguntas do que adicionaram sentido à trama.
A questão de como uma parcela da sociedade ainda encara as empregadas domésticas, quase de forma escravocrata é levantada, mas ao mesmo tempo não debatida. Tanto por Maju, que de certa forma não enxerga a gravidade da forma que vive, mesmo sem abrir mão da folga quinzenal, e de Fernanda, que não vê problema nenhum nas próprias atitudes em relação à Maju.
Não gosto dessa onda de finais abertos que tenho pego em alguns livros. Eu gosto é de desfecho e isso me deixa um pouco desanimada.
Ainda acho que vale a leitura.

Vitor 29/09/2023

Encantamento?
Suite Tóquio estava na estante há alguns anos. Ficou ali, me esperando e, finalmente, chegou as minhas mãos.

Madalosso nos envolve de uma forma única. Em poucas páginas somos inseridos em diversos cenários e passagens. Uma viagem ao passado, ao presente e, em alguns momentos, as possibilidades.

Com duas personagens centrais, cada qual fica de um lado de um jogo de tabuleiro. São as damas numa mesa onde fazem suas jogadas de maneira sublime.

Analisam, ou não, qual caminho seguir. São intempestivas, por vezes erram, tentam voltar? Mas, mesmo sendo opostas, há grandes semelhanças.

Um livro cinematográfico. Onde cada passagem vira cena da cabeça do leitor atento que mergulha nessa trama.

Gabriel369 28/09/2023

Que viagem.
Que viagem, hein? Com certeza fui a mais lugares no mundo lendo o livro do que provavelmente vou em toda minha vida. Quando Maju entra em contradição para mim é o grande momento, fico com dó de toda sua história e de seu plano mirabolante que ufa, ainda bem que não deu certo. A mãe de cora (que esqueci o nome agora) precisa de um curso sobre como ser mãe. E Cacá, bom é o Cacá né. Gostei muito do livro.