Suíte Tóquio (eBook)

Suíte Tóquio (eBook) Giovana Madalosso

Resenhas - Suíte Tóquio

GiuBeretta 09/05/2024minha estante
Ps: havia erros de digitação, foram corrigidos e eu repostei

toriviane 09/05/2024

Suíte tóquio
Sinto que esse livro foi muito mais sobre a maju do que sobre a fernanda, queria que tivesse um epílogo pra esclarecer poucas coisas, mas gostei do final.

esse livro não é nada do que eu esperava, a temática dele é sobre o que é ser mãe num país fragmentado, onde existem pessoas que são capazes de TUDO por puro benefício.

gostei de como a autora abordou temas delicados
e infelizmente frequentes no brasil - pobreza, misoginia, ped0 e muitos outros -, ela soube apresentar isso num cenário que quebra a romantização da maternidade e mostra como ser mãe é uma coisa única e absurdamente diferente pra cada pessoa, e tudo que uma mãe pode fazer pra ficar com seu filho. é emocionante!

sophibbm 08/05/2024

Escrita fluida e hipnotizante!
Ele é contado em 1a pessoa (o que eu AMO!) do ponto de vista das duas protagonistas. Ambas mostrando seu lado da história. O mais curioso é ver que existe bizarrice de ambas as partes. São situações que parecem esdrúxulas, principalmente com o desenrolar dos acontecimentos, mas que deve acontecer aos montes nesse Brasil afora. Dá pra sentir ranço das duas. Fica bem explícito o privilégio de uma e a escassez da outra, bem no estilo ?A solitária?, de Eliana Alves Cruz. Amo a forma que Maju se comunica. Inclusive, foram nas partes dela que mais dei risada. Muitas vezes do absurdo. O pobre não tem filtro, porque não precisa. O final me surpreendeu pela esperteza e cuidado, com a narradora e com a menina.

Camila.Mendonca 06/05/2024

Um retrato social do Brasil
Não esperava gostar tanto desse livro!!!! Tava com ele parado aqui há quase um ano e peguei de forma super despretensiosa. Mas que surpresa!

Um retrato muito forte da realidade social do Brasil e da luta que é ser mulher nos tempos atuais. A maternidade, a culpa, a autocobrança. Achei incrível a forma como tudo foi abordado.

Uma narrativa muuuito fluida e que prende demais! Os capítulos finais me tiraram o fôlego!!!

Gostei muito, muito mesmo.

"Olha pra mim dançando. Olha pra mim pulando do sofá. Olha. Olha. Olha. Olha pra mim, mãe."

Patricia 05/05/2024

Final aberto
Eu amei o livro todo, até perceber que ele tinha acabado sem "ter um final".
Não gosto de finais abertos e pontas soltas.
Mas não posso negar que o livro traz inúmeras situações que nos fazem refletir muito. E a esceita da autora é bem envolvente.

ElisaCazorla 02/05/2024

Leitura de entretenimento
Quando leio um livro que é muito comentado, editora importante, livro caro e, chego aqui, e encontro várias resenhas positivas, me sinto na obrigação de deixar aqui um aviso porque alguns leitores podem se frustrar.
Eu não recomendo esse livro para leitores mais exigentes, como eu. Não gosto de literatura de entretenimento, best sellers, livros que estão na moda, e coisas afins.
A princípio, o design da capa já me deu a impressão que seria um livrinho mais para entretenimento e deixei de lado imediatamente. Mas ouvi muitas coisas positivas e acabei participando de um evento com a autora que é uma pessoa muito agradável e interessante e acabei colocando esse livro de volta pra lista.
Enfim, não é uma leitura RUIM. Ela escreve bem, mas nada que chame a atenção. Os debates que podem ser suscitados pela leitura são bem rasos e, na minha opinião, podemos encontrar livros bem melhores que tratam do mesmo tema.
As personagens são insuportáveis e não vi qualquer diferença nas vozes das duas narradoras mal humoradas e intragáveis.
É um livro bem simples e fácil de ler, composto por capítulos bem curtos. Só por isso fui até o final.
Achei bem simplório e sem qualquer intenção de ser uma leitura mais aprofundada sobre qualquer coisa. Isso para mim é um ponto muito negativo. Mas sei que alguns leitores preferem esse tipo de livro. E está tudo bem.
Não lerei outro livro dela porque seu estilo não é para mim.
gabriela.varga 02/05/2024minha estante
resumiu tudo!!!

ElisaCazorla 02/05/2024minha estante
Obrigada pela leitura, Gabriela :)

Mirele 01/05/2024

Esse livro trás uma discussão muito legal sobre maternidade e sobre ser mulher. E sobre escolhas também, tem muita coisa sobre o que escolhemos ser com aquilo que temos. É muito bonito, mas meio triste.

Livia 26/04/2024

Diferente, de um jeito bom
Achei muito interessante tanto a ideia da autora para essa história, quanto a execução. Gostei muito da escrita, da forma realista com que as personagens são retratadas, expostas em suas fragilidades, erros, medos e desespero. O livro é narrado por duas mulheres totalmente diferentes, e com realidades díspares. A autora consegue nos fazer imaginar cada cenário e entender a personalidade dessas mulheres, de forma que conseguimos sentir raiva e, ao mesmo tempo, empatia por ambas. Fiquei envolvida na narrativa a maior parte do tempo. Porém, tenho algumas ressalvas que justificam minha nota. Geralmente não gosto de finais abertos, e esse me deixou com muitas perguntas. Gostaria que tivesse pelo menos um epílogo com um desfecho. Além disso, as motivações da Maju para fazer o que fez não me convenceram. Eu tinha em mente uma motivação muito mais urgente, mais desperadora, mais condizente com uma medida tão extrema. Senti falta de mais desenvolvimento. Por mim, esse livro poderia ter mais algumas páginas, para que as pontas ficassem mais amarradas. Mas, no geral, foi uma boa experiência de leitura e fiquei interessada em conhecer outros títulos da autora.

Nalu 25/04/2024

Fazia tempo que eu queria ler esse livro, mas sempre enrolava, gostei bastante principalmente até os 50% do livro, o resto até os 75% meio arrastado sabe, nada acontecia de muito novo e até os pensamentos delas meio chatos sabe, mas a reta final foi com tudo e eu gostei bastante até, mas o final eu to meio em dúvida ainda, achei interessante mas esperava outra coisa.
Além disso, as personagem Fernanda e Maju não tiveram muito uma ?redenção? ou evolução nada do tipo, elas tem bastante camadas e profundidades, mas o lado mais humano da Fernanda me incomodou um pouco principalmente no final, e a maju do faz bosta, apesar da coragem faltou. Mas ainda é super legal

Bia 14/04/2024

?...o tempo todo vivendo em desnível, ansioso pelo trabalho ou exaurida por ele, faminta ou empanturrada pela gula, sedentário ou transtornada pela bebida, e sempre tão difícil em equilíbrio, a plenitude pairando sobre uma navalha sempre tenta a cortá-la ao meio.?

Andrea141 11/04/2024

Uma caca atrás da outra
Sabe quando você procura redenção em um personagem para começar a gostar dele e, no fim, não acha? Ou quando procurar algo de justificável nas condutas dele e também não acha? Foi assim com a Fernanda e a Maju. Uma não quer ser mãe (e deixa isso bem claro até o fim) e a outra não consegue definir os rumos da própria vida e só faz burrada.

Mari 08/04/2024

Final brochante
A história é muito boa, teve tanto. Uma narrativa ótima, personagens interessante, desenvolvimento que gera curiosidade, animação pensando no que acontecerá, mas no final... esperava mais dele. Foi tãoooo....simples. Ai me deixou na sensação "impossível ter acabado!"

Li depois de ver o vídeo do Paulo Ratz, do Livraria em Casa.

PPSS 07/04/2024

Um livro que prende a atenção do leitor, muito bem escrito, deixa a pessoa apreensiva pelo que vem depois.
Só não gostei do final aberto e por ter sido um livro curto. Mas recomendo a leitura.

Naiara Paixao 07/04/2024

O melhor da literatura nacional
Esse livro é uma obra prima! Apesar de ter um final aberto, que pode incomodar algumas pessoas, é uma história de devorar em uma sentada. Toca em assuntos importantes como a maternidade, não romantizada, sobre as babás que se tornam praticamente mães das crianças. Sobre como o subemprego é indigesto, que o trabalhador é tão facilmente substituído como se fosse uma mercadoria, só serve enquanto estiver trazendo algum benefício e depois pode ser facilmente descartado. É a realidade brasileira nua e crua. Também toca num ponto importante de vender sua alma para o emprego, e mostra como isso acontece independente da classe social, por diversos motivos diferentes. Eu amei muito e a Maju está no meu coração ??
ElisaCazorla 01/05/2024minha estante
O melhor da literatura nacional?? Acho que até a autora vai concordar comigo que você exagerou um pouquinho ?