Suíte Tóquio (eBook)

Suíte Tóquio (eBook) Giovana Madalosso

Resenhas - Suíte Tóquio

Mirele 01/05/2024

Esse livro trás uma discussão muito legal sobre maternidade e sobre ser mulher. E sobre escolhas também, tem muita coisa sobre o que escolhemos ser com aquilo que temos. É muito bonito, mas meio triste.

Livia 26/04/2024

Diferente, de um jeito bom
Achei muito interessante tanto a ideia da autora para essa história, quanto a execução. Gostei muito da escrita, da forma realista com que as personagens são retratadas, expostas em suas fragilidades, erros, medos e desespero. O livro é narrado por duas mulheres totalmente diferentes, e com realidades díspares. A autora consegue nos fazer imaginar cada cenário e entender a personalidade dessas mulheres, de forma que conseguimos sentir raiva e, ao mesmo tempo, empatia por ambas. Fiquei envolvida na narrativa a maior parte do tempo. Porém, tenho algumas ressalvas que justificam minha nota. Geralmente não gosto de finais abertos, e esse me deixou com muitas perguntas. Gostaria que tivesse pelo menos um epílogo com um desfecho. Além disso, as motivações da Maju para fazer o que fez não me convenceram. Eu tinha em mente uma motivação muito mais urgente, mais desperadora, mais condizente com uma medida tão extrema. Senti falta de mais desenvolvimento. Por mim, esse livro poderia ter mais algumas páginas, para que as pontas ficassem mais amarradas. Mas, no geral, foi uma boa experiência de leitura e fiquei interessada em conhecer outros títulos da autora.

Nalu 25/04/2024

Fazia tempo que eu queria ler esse livro, mas sempre enrolava, gostei bastante principalmente até os 50% do livro, o resto até os 75% meio arrastado sabe, nada acontecia de muito novo e até os pensamentos delas meio chatos sabe, mas a reta final foi com tudo e eu gostei bastante até, mas o final eu to meio em dúvida ainda, achei interessante mas esperava outra coisa.
Além disso, as personagem Fernanda e Maju não tiveram muito uma ?redenção? ou evolução nada do tipo, elas tem bastante camadas e profundidades, mas o lado mais humano da Fernanda me incomodou um pouco principalmente no final, e a maju do faz bosta, apesar da coragem faltou. Mas ainda é super legal

Bia 14/04/2024

?...o tempo todo vivendo em desnível, ansioso pelo trabalho ou exaurida por ele, faminta ou empanturrada pela gula, sedentário ou transtornada pela bebida, e sempre tão difícil em equilíbrio, a plenitude pairando sobre uma navalha sempre tenta a cortá-la ao meio.?

Andrea141 11/04/2024

Uma caca atrás da outra
Sabe quando você procura redenção em um personagem para começar a gostar dele e, no fim, não acha? Ou quando procurar algo de justificável nas condutas dele e também não acha? Foi assim com a Fernanda e a Maju. Uma não quer ser mãe (e deixa isso bem claro até o fim) e a outra não consegue definir os rumos da própria vida e só faz burrada.

Mari 08/04/2024

Final brochante
A história é muito boa, teve tanto. Uma narrativa ótima, personagens interessante, desenvolvimento que gera curiosidade, animação pensando no que acontecerá, mas no final... esperava mais dele. Foi tãoooo....simples. Ai me deixou na sensação "impossível ter acabado!"

Li depois de ver o vídeo do Paulo Ratz, do Livraria em Casa.

PPSS 07/04/2024

Um livro que prende a atenção do leitor, muito bem escrito, deixa a pessoa apreensiva pelo que vem depois.
Só não gostei do final aberto e por ter sido um livro curto. Mas recomendo a leitura.

Naiara Paixao 07/04/2024

O melhor da literatura nacional
Esse livro é uma obra prima! Apesar de ter um final aberto, que pode incomodar algumas pessoas, é uma história de devorar em uma sentada. Toca em assuntos importantes como a maternidade, não romantizada, sobre as babás que se tornam praticamente mães das crianças. Sobre como o subemprego é indigesto, que o trabalhador é tão facilmente substituído como se fosse uma mercadoria, só serve enquanto estiver trazendo algum benefício e depois pode ser facilmente descartado. É a realidade brasileira nua e crua. Também toca num ponto importante de vender sua alma para o emprego, e mostra como isso acontece independente da classe social, por diversos motivos diferentes. Eu amei muito e a Maju está no meu coração ??
ElisaCazorla 01/05/2024minha estante
O melhor da literatura nacional?? Acho que até a autora vai concordar comigo que você exagerou um pouquinho ?

Mandi 05/04/2024

Muito bom!
Livro extremamente rápido, por ser muito gostoso de consumir. Me perdi demais na escrita da autora e em todos os fluxos de consciência das personagens. Senti aflição, incerteza, raiva, acho que de tudo um pouco.

Gostaria que tivesse mais páginas, não pela forma como termina, mas sim porque poderia ler mais dessa história, muito mais! Mesmo assim, não posso reclamar da quantidade de informações e sentimentos despejados nas curtíssimas 208 páginas. Me arrependi um pouco de ler por audiobook, pois se estivesse com o livro físico teria feito várias anotações, uma vez que a escrita poética e realista é muito apaixonante.

Mais uma obra nacional que mostra como a nossa literatura é rica e indispensável!
Bruna.Gabrille 13/04/2024minha estante
Já me recomendaram tanto esse título! Depois desse review, vou ter que ler

Alessandra.Adams 03/04/2024

"Talvez paixões sejam avassaladoras também por isso, porque se apaixonar por outro é se apaixonar por uma nova possibilidade de si mesmo."

Gabriella.Gardin 03/04/2024

Eu amo todos os devaneios, descargas de consciência (ou falta dela) e pensamentos soltos que os personagens compartilham com a gente. acho que dá pra se identificar com todo e qualquer narrador escrito por Giovana pois a gata humaniza total pelas palavras. mesmo assim, achei esse um pouquinho arrastado.

bela 02/04/2024

Se eu soubesse que teria partes sensíveis, não teria lido. Não sei que necessidade é essa de inserir sofrimento animal.

tavim 30/03/2024

Suíte Tóquio, de Giovana Madalosso
Considerar ser sinal e mudar seu sentido segue pela fé ou pelo pessimismo; pariformes, a consciência de ser pego alterna a rota até aquele ato. convergentes, são libertos da sombra que projetavam sobre si mesmos. afinal, particulares são os caminhos de um mal a outro maior. o que se sobressalta é a redenção: a um, a alma; ao outro, o corpo. se, livres, seguem até a nova chance de outro mal, outro sinal. a vida é para pular barreiras, ou então se esbarrar nelas.

as duas protagonistas de giovana madalosso provam do amor e do medo num mesmo mundinho que, de tão próximo, se choca: vira suíte. de lados completamente opostos, a vida segue igual aos detalhes porque mutuamente se precisam, na equivalente medida que desejariam se manter distantes. mas, na distância, ficam ainda mais perto. entre elas há uma trena esticada ao máximo, e cada ponta corresponde os extremos entre amor e o dever de amar. tanto se força a fita métrica que estoura, com ambas já não sabendo mais em que respectivo lado estão.
______________________________________________

No Instagram, publico mais resenhas e ilustro todas as capas dos livros que leio.
Acesse @tavim para ver.
tavim.com.br

site: https://www.instagram.com/tavim/

Beea 25/03/2024

Bom, gostei demais da escrita desse livro e o plot é muito interessante, mas não me apeguei nem um pouco aos personagens.