Suíte Tóquio (eBook)

Suíte Tóquio (eBook) Giovana Madalosso

Resenhas - Suíte Tóquio

Bianca Martins 31/01/2024

A capa me incomoda
Essa capa me incomoda, para mim não dá a noção da beleza que é este livro, não que a capa seja feia, não é isso, é só que sei lá, não dá a profundidade que a história merecia, me parece genérica, modelo capas de todos os livros em 2020.

Dito isso, que livro incrível. Foi o meu primeiro contato com a autora e já espero ler mais coisas dela. A escrita é bem fluída, personagens cativantes, motivações mais do que válidas e pertinentes, final satisfatório e mais perto da realidade, temas profundos e reflexivos sem serem pedantes.

Vale demais a leitura.

Biblioteca Álvaro Guerra 30/01/2024

A babá planejou cada passo do sequestro : a rota , a autorização de viagem , os suprimentos. Quando sai com Cora pela manhã , não há como imaginar que ele está prestes a embarcar num ônibus e desaparecer com a criança . È apenas com o passar do dia que Fernanda e Cacá vão percebendo , pouco a pouco, que a filha sumiu e, em meio a uma crise conjugal , se veem obrigados a juntar forças para encontrá-la Em Suíte Tóquio , Giovana Madalosso , um dos grandes nomes da literatura brasileira , percorre estradas ermas e cantos obscuros de metrópole para narrar , com humor, drama e ternura , a história de um dia terrível na vida dessas pessoas e as consequências inesperadas que cada decisão pode trazer.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786556920634

luni 28/01/2024

É incrível como uma historia pode abordar tantos tipos de amores e de culpas, e ainda assim não deixar de lado o que move todas as decisões, dinheiro.
Culpa e dor constante, que quando vem de uma mãe, significam amor.

Escrita impecável, personagens falhos e incríveis, não me contento com o final, mas não saberia fazer melhor.

Li_alves 25/01/2024

Mulher/mãe
Acabei agora e achei ótimo! Escutei como audiobook e não gostei tanto da narração, então acho que pode ter atrapalhado um pouco a experiência.

De qualquer forma, é um livro sobre maternidade. Mais que isso, é sobre ser mulher além de ser mãe, mas conseguir existir nos dois papéis. É sobre o gigante gap social no Brasil e todos os preconceitos que ele traz. É sobre amor. É sobre adultos olhando as próprias dores e não vendo as crianças, por mais que achem que vêem.

São tantas camadas que ainda não digeri todas. Um bom livro.

Michele 23/01/2024

A vida se consumindo
Gosto muito da escrita da autora e da ambientação de seus livros. Esse traz reflexões sobre como cada um, a partir de sua própria história, toma decisões e cria seus caminhos. Fala de possibilidades e escolhas.

Luana Terra 22/01/2024

Suíte Tóquio - Giovana Madalosso
Uma leitura bem dinâmica e rápida que percorre a relação de Fernanda com Cora, sua filha e da Cora com a Maju, sua babá.

Enquanto Fernanda se divide entre a carreira/ascensão profissional, sua relação com a filha fica cada vez mais em segundo plano.
Vemos o despertar de desejos, conflitos e sentimentos que se misturam e se intensificam na mesma proporção.

Em paralelo observamos a relação de Cora com Maju, enquanto descobrimos toda a carga e as dores dessa mulher forte, que tem uma fé inabalável em Nossa Senhora Aparecida e acredita que todos os seus erros/omissões a levaram até aquele momento.

Grey.reads 21/01/2024

Entre a perspectiva de mundo das duas, há um abismo.
Fernanda, porque, em sua bolha privilegiada, só tem olhos para o próprio desejo e negligencia sua filha. Nesse ponto, não interessa, ao meu ver, o relacionamento com o Caco, adultos que se resolvam sozinhos, mas no que a criança tem culpa? Por que não sobra amor pra ela?
Maju negligencia sua própria vida, em razão do trabalho e das crianças que cuida, é agonizante perceber sua falta de voz, as oportunidades perdidas na vida, a solidão que carrega no peito, metade da sua vida passou e ela abandonou perspectivas e felicidades.

mirela 21/01/2024

Daria 2,5 se desse
Eu achei a escrita boa e, até certo ponto, o ritmo do livro fluido, porém percebi que a autora começou a encher de narrativas que não acrescentaram em nada na história e ainda deixou o final completamente corrido e sem graça. Chegou uma hora que eu não aguentava mais a maju e o drama da fernanda, tipo, tá tudo bem escrever um livro raso mas pelas resenhas que li me parecia que ele abordaria pelo menos questão da maternidade, das diferenças de classe social, e etc mas no final nada foi aprofundado.

Ariele.Carvalho 18/01/2024

Incômodo
Esse livro me incomodou durante toda a leitura, me senti desconfortável, por ser cutucada constantemente por uma realidade cruel. A exploração das empregadas domésticas, a miséria, a tristeza da vida... Não são coisas confortáveis para se ler. Eu me senti angustiada com tudo aquilo.
O incômodo do livro é, pra mim, uma das suas qualidades. Um dos objetivos da literatura também é esse: cutucar, incomodar.
Enquanto torcia para Maju, não fui capaz de ter empatia por Fernanda. Talvez em uma única cena. Ela no viaduto, gritando por Cora, "mamãe está aqui".
De resto, talvez eu sinta algum rancor. Ela é rica. Ela tem um emprego de sucesso e numa área que é o sonho de muita gente, ela é casada, tem uma filha. É o sonho "padrão". Mas ela é infeliz. Não estou julgando-a por não ter o sonho da família margarida, estou julgando-a porque ela tem todas as chances (dinheiro) para ter uma vida feliz e ainda assim ela não tem e isso me enerva.
Eu sei que rico pode ser triste, blá, blá, blá. Mas, ah, mona, com todo respeito? Me poupe.
Ela tem alguma consciência de classe, ela percebe as coisas, mas não aplica.
A sugestão para a Maju de visita íntima, ela estar disposta a pagar o quíntuplo do salário antigo da Maju, mas não ter oferecido e ter aceitado a oferta menor. E ainda enche a boca para falar que a Maju tem um salário bom.
Achei que a Madalosso teceu uma excelente crítica sobre classes mostrando o contraponto entre Maju e Fernanda.
Nas vinte ou dez últimas páginas, o livro entra em um frenesi gostoso. Faz você não querer parar até terminar.
Sobre o final: sigo torcendo pela Maju, que ela reconstrua sua vida em outro lugar, longe de patroas abusivas.

Carol1349 17/01/2024

Achei que é um romance muito bem escrito, e com personagens muito estruturados. A autora traz críticas sociais pertinentes, senti falta de um final mais bem elaborado, achei que o destino dos personagens ficou meio solto, isso me incomoda um pouco. No mais, a leitura é bem agradável.

Myllene Felix 17/01/2024

360 graus
Tenho a impressão que o livro girou girou e parou no mesmo lugar. O que foi isso? Kkk
Veja bem, a escrita achei bastante agradável, poética em muitos momentos. O livro é bem fluido e os acontecimentos prendem o leitor, o grande problema é: a falta de propósito.
Pessoalmente gosto de ler obras que me trazem uma reflexão, uma lição, sei lá, alguma coisa que me faça pensar, mas esse aqui foram só fatos descritos. Eu diria que é uma grande fofoca, mas no final não dá em nada, porque ele não tem uma conclusão. Ficam muitas coisas no ar, ao mesmo tempo que não desenvolveu nada do ocorrido.
Pra quem busca só um entretenimento, não vejo problema em ler, mas se você quer uma reflexão, melhor passar para o próximo.

luh 16/01/2024

Adorei principalmente a escrita do livro, achei muito imersiva e envolvente. Gostei da diferença dos dois pontos de vista e devo dizer que os da Fernanda me chamaram muito mais atenção do que os da Maju.
Achei os temas abordados no livro bem sutis mas mesmo assim bem desenvolvidos pro contexto da história, no geral adorei a experiência

Ju 13/01/2024

Um bom livro!
Já estava com esse livro há um tempo na minha TBR por conta do desafio do Bookster de 2022. Foi uma leitura muito rápida, ouvi boa parte em áudio (não amei a narração, mas acho que o estilo de narrar escolhido deve ter sido parte da proposta do livro). A escrita é fluida, algumas passagens me deixaram especialmente pensativa e alguns pontos me lembraram de um livro que favoritei uns anos atrás (A Pediatra). Não achei especialmente marcante mas recomendo!