Suíte Tóquio (eBook)

Suíte Tóquio (eBook) Giovana Madalosso

Resenhas - Suíte Tóquio

Ju 13/01/2024

Um bom livro!
Já estava com esse livro há um tempo na minha TBR por conta do desafio do Bookster de 2022. Foi uma leitura muito rápida, ouvi boa parte em áudio (não amei a narração, mas acho que o estilo de narrar escolhido deve ter sido parte da proposta do livro). A escrita é fluida, algumas passagens me deixaram especialmente pensativa e alguns pontos me lembraram de um livro que favoritei uns anos atrás (A Pediatra). Não achei especialmente marcante mas recomendo!

Yasmin1403 13/01/2024

Este livro é uma obra de arte
Giovana Madalosso tem o dom da escrita. Consegue alternar as narrativas com uma naturalidade surpreendente, caracterizando perfeitamente as personagens e suas crises existenciais através da linguagem.

Foi, definitivamente, o melhor livro que li em muito tempo. De forma simples e singela aprofunda em conflitos internos complexos, tratando da maternidade sem romantizações excessivas, com muito realismo.

Amei e quero ler todos os outros da autora. Nota mil!!!

Bianca.Talarico 12/01/2024

Suíte Tóquio traz a realidade de duas mulheres que apesar de viverem sobre o mesmo tempo, tem vidas completamente opostas. O livro em si é bem agradável de ler, fluido e rápido, com capítulos devoráveis, você quer sempre mais. O que me deixou mais consternada durante a leitura foi me pegar em um lugar de julgamento, eu que me considero feminista, de sentir um antipatia gigante pelo abandono de uma mae que escolheu sua vida ao invés da maternidade e a família. Me mostra que os emaranhados do patriarcado estão em raizes muito profundas em todos nos. Apesar de Fernanda ser um pouco desprezível. Gostei bastante da leitura.. nao amei o final.

Maria.Farnochi 11/01/2024

Um livro dinâmico de se ler e preciso nas críticas sociais que faz é a diferença de realidades que pontua. As histórias são conduzidas com muita verdade e cada uma das personagens tem a sua linguagem super bem trabalhada e característica. Um trabalho bonito de se ver e emocionante de se acompanhar.
Medeia.Miron 11/01/2024minha estante
Tô amando ler ele

Gabriela3492 11/01/2024

Mais do mesmo da literatura brasileira
Esperava mais. Apesar do livro ser bem escrito, achei fraco. Quer oferecer uma crítica à sociedade atual, abordando assuntos como maternidade, homossexualismo, empoderamento feminino, mas eu achei tudo meio misturado e sem muita conexão. Sem falar na falta de desfecho.

Rose 11/01/2024

Ana Cora
Maju no seu desespero prestes a fazer uma grande besteira. Até onde o amor e as vezes o egoísmo pode levar você a loucura?
Esse livro mostra a vida de duas mulheres, uma que é mãe e que as vezes sem perceber deixou de fazer seu papel de mãe, pensando só no bem material e deixando a babá responsável por coisas que nem são para o cargo. A outra, a babá, se apegando e deixando o amor virar algo a mais em sua função, babá não é mãe, mas o sentimento, o cuidado, o amor faz a pessoa se sentir no direito de mãe.
Amores, amar, o amor as vezes ajuda, ele é essencial... Mas pode levar você a fazer coisas que só depois você verá a conseguencia!

Roberta.Justel 10/01/2024

Suíte Tóquio (02/2024)
Mais uma autora brasileira contemporânea que me conquista com sua escrita. Personagens complexas, ambivalentes, nos levam do amor ao ódio e nos trazem de volta várias vezes?O desaparecimento de Cora e Maju desvela relacionamentos fracassados, a maternidade desejada (ou compulsória?), a busca por algum novo sentido ao ?embarcar? em um novo relacionamento/aventura/vida? uma trama bem escrita e um final aberto - mostrando que a beleza está no processo!

raquelrocha 10/01/2024

Não vou fazer um resumo sobre a obra, mas que decepção. Eu não esperava nada da história, e ela me entregou desgosto. Achei a história má escrita, passou tanto tempo em algumas tramas, para ter um final super corrido, alguns buracos na narrativa. Além de cenas, totalmente desnecessárias, que se fossem retiradas da história não fariam falta. Não conhecia à escritora, e agora, não tenho mais pretensões em ler nada dela.

natiimartinello 05/01/2024

Não sei explicar
Terminei essa leitura sem saber muito bem o que achar. Até metade do livro eu estava totalmente presa à trama, entretanto, foram passando as páginas e tive a sensação de que a história não estava indo pra nenhum lugar, só tinha um monte de loucura acontecendo e quando o livro terminou, fiquei com a sensação de que faltavam alguns capítulos ainda. Mesmo assim, foi um livro que me divertiu bastante e abordou sutilmente uma realidade pouco falada e muito comum no Brasil: a vulnerabilidade da criança, em como a sua inocência a deixa uma presa fácil.
No geral, achei um livro bom.

Ina 01/01/2024

É muito bem escrito, e você entra muito fundo nas personagens. O livro não é sobre a história que se desenrola, é sobre duas mulheres e suas angústias medos e desejos, mas nossa, como pode as duas serem tão irritantes? Acho que era esse o objetivo? Vivenciar esses sentimentos com elas a ponto de sentir raiva pelas decisões que são tomadas como se fosse você mesmo fazendo elas. Afinal quando a gente olha pra nós mesmos, nem sempre gostamos do que vemos também.

bibioslivrosecia 31/12/2023

Contraste de classes e final aberto, além da grande diferença de como cada narradora vê a vida e o mundo.

Izamara Ferreira 28/12/2023

Devorei...
"Suíte Tóquio", da autora Giovana Madalosso, é um romance envolvente que mergulha nas complexidades da vida contemporânea, explorando temas como relações familiares, crises pessoais e a busca incessante por identidade. A trama se desenrola a partir do desaparecimento repentino de Maju e Cora, a babá, desencadeando uma série de eventos que expõem as fragilidades e os conflitos enterrados no âmago de cada personagem.

Tess. 28/12/2023

Tecendo realidades
A obra aborda a constante angústia e solidão associadas à feminilidade. Gostei da abordagem, que apresentou as perspectivas das duas personagens, gerando uma sensação semelhante à que experimentei ao ler outros livros que retratam pessoas reais sem romantização, evitando finais felizes que redimem todo o passado, refletindo a complexidade da vida real.

anaclvtt 26/12/2023

"Todo amor é um sacrifício"
Me tirou do eixo quando li, tantas coisas sobre a vida cotidiana. Me apaixonei mais ainda quando escutei o podcast da Giovana com a Marcela Ceribelli no Bom dia, Obvious (#183 Amores contraditórios). Foi tão gostoso saber de toda a pesquisa literária da autora em ter vivido e percorrido o caminho que as personagens fazem no livro, também na parte mais profunda no que diz respeito ao sotaque dos personagens. Incrível!

"[...] que ser uma mãe frustrada era um péssimo negócio, porque eu acabaria transferindo todo o meu amargor para minha filha"

"Toquei o ombro da Yara, me posicionem entre ela e uma senhora, no começo me achando meio ridícula, cantando e cirandando como uma criança, mas logo percebendo que o problema não era cirandar, e sim julgar a ciranda. Julgar tudo, o tempo todo"

"Tudo girava em torno de enfrentar o medo, algo que achei fascinante, porque fui educada para suprimi-lo. Seja corajosa, ouvi a vida toda, não tenha medo. E naquele momento me perguntava: é possível não ter? Claro que não, daí a sensação de impotência que eu experimentava, porque o medo sempre seguirá voltando e repaginado. Pensei que a partir de então iria dizer para Cora: vá apesar do medo"

"Talvez paixões avassaladoras também por isso, porque se apaixonar por outro é se apaixonar por uma nova possibilidade de si mesmo"

"Como alguém disse uma vez, a fome vem ao comer. Quem sabe o amor também venha ao amar"

"Ter um filho era uma porrada tão forte que atirava cada uma num canto do ringue, com estrelas rodando em torno da cabeça. Sem saber mais quem eram, resvalavam em extremos. Ou se anulavam sexualmente ou seu desejo recrudescia. Ou mergulhavam no trabalho ou não sabiam mais o que fazer da vida, largando a carreira para tentar outros negócios ou viver crises existenciais que podiam durar anos"

"[...] não há nada mais distante da vida do que a idealização da vida."