Suíte Tóquio

Suíte Tóquio Giovana Madalosso

Resenhas - Suíte Tóquio

Nathalie.Murcia 15/09/2020

Atual, ácido e irreverente
Romance pitoresco e inusitado. Aborda, com leveza e acidez irônica, situações da vida contemporânea citadina. Uma mãe workoolic, arrimo de família, que passa pouco tempo com a filha de quatro anos, a qual, por sua vez, é bastante afeiçoada à babá e ao pai de manias nada convencionais. Este último, contudo, exerce com tranquilidade o papel de "dono de casa".

A alienação em relação às atividades da filha é tanta, que Fernanda demora a perceber o sumiço da criança e da babá, marco inicial da história. Fernanda se torna ainda mais dispersa após se envolver em uma paixonite, engatilhada por anos de marasmo de casamento e namoro. À medida que a história se desenvolve, alternando capítulos cujo enfoque narrativo se dá sob o prisma da babá e da mãe, percebemos a diferença na visão de mundo de ambas, marcando o abismo social que paira entre pessoas ao mesmo tempo tão próximas e tão distantes. A babá que tudo sabe da vida e da rotina dos patrões, mas estes sequer sabem o sobrenome da mulher que dorme sob o mesmo teto e se encarrega da pequena.

Achei muito interessante algumas curiosidades mencionadas no livro, relacionadas aos animais, tais como a prática da hoka hoka entre as macacas bonomos, entre outras. Recomendo!!!! Livro divertido e que desperta muitas reflexões a respeito da vida moderna, maternidade, relacionamentos e prioridades.
Heloisa.Agibert 15/12/2021minha estante
Uma história de superação e coragem para relatar tudo o que passou.

Bookster Pedro Pacifico 02/03/2023

Suíte Tóquio, de Giovana Madalosso
Publicado em 2020, “Suíte Tóquio” é um livro que retrata contrastes extremamente atuais, com os quais nos deparamos diariamente. De um lado, temos Fernanda, mãe de uma menina e uma profissional bem sucedida – embora sobrecarregada. De outro, temos a realidade de Maju, que trabalha na casa de Fernanda como babá da sua filha, Cora. No dia a dia, Fernanda relega os cuidados da filha para Maju, que não só desenvolve uma forte relação de afeto com a menina, mas que também sonha em ser mãe.

É a partir de capítulos alternando a perspectiva de duas mulheres com vidas distintas que a narrativa cativante construída pela autora se desenrola. E o que prende o leitor logo nos primeiros capítulos é o sumiço de Cora, que teria sido sequestrada pela babá. A mãe, que demora várias horas para concluir pelo sumiço da filha, começa a buscar pistas do que poderia ter acontecido com Cora. Junto com uma sensação de desespero, que é compartilhada com o leitor, Fernanda reflete sobre suas falhas na maternidade, ao mesmo tempo que vive novas descobertas sobre a própria identidade.

Fica difícil de contar mais sobre o enredo sem deixar spoilers, as motivações para o possível sequestro da menina são relevados aos poucos. A realidade sobre a vida de Maju vai revelando sua personalidade e as razões que a levaram a desenvolver uma espécie de obsessão com a menina. E enquanto conhece o passado da babá, o leitor acompanha os problema enfrentados pelo plano arquitetado pela babá para conseguir levar Cora para sua nova vida.

São várias as reflexões que encontramos no texto de Giovana, que vão desde as dificuldades – e até um possível arrependimento – com a maternidade, até temas como desigualdade social e relacionamentos em decadência. A escrita da autora é fluída, com toques de um humor ácido. Por outro lado, confesso que não consegui me envolver tanto com as personagens que, na minha opinião, são um pouco previsíveis. É uma boa leitura, daquelas que pendem o leitor, confirmando a autora como um dos grandes nomes da nossa literatura contemporânea!
Nota 7,5/10

Para mais resenhas, siga o @books.ter no instagram.

site: https://www.instagram.com/book.ster/

Lubs 25/03/2024

Único defeito: tinha que ter mais!
Gente esse livro é tu-do! Simplesmente engoli.

Ja começa com plot-twist. Os capítulos são pequenos na medida perfeita. Capítulos alternados entre perspectivas de duas personagens diferentes. Personagens complexas (amava e odiava tudo ao mesmo tempo).

Único defeito: tinha que ter mais!
Eduardo 25/03/2024minha estante
Muito bom realmente! ???

GiuBeretta 09/05/2024minha estante
Nossa muito eu, devorei em uma tarde!

Mirele 01/05/2024

Esse livro trás uma discussão muito legal sobre maternidade e sobre ser mulher. E sobre escolhas também, tem muita coisa sobre o que escolhemos ser com aquilo que temos. É muito bonito, mas meio triste.

Faluz 18/02/2022

SUITE TOQUIO - GIOVANNA MADALOSSO
A descrição de um dia na vida de uma família com uma babá. Esse dia, deságua os acontecimentos vividos nos últimos três anos. Como os acontecimentos se encadeiam de modo a culminar nessa dia específico.
Fruto desse nosso tempo opressivo, diante da necessidade de trabalhar, ter sucesso e ainda ser feliz. Questões para meditarmos sobre o que queremos.

M. S. Rossetti 18/04/2022

Nova Literatura Brasileira
Finalista do Prêmio Jabuti 2021 na categoria romance. As novas autoras nacionais têm me surpreendido positivamente. Trama emocionante sobre um tema controverso. Vale a pena conferir.

Marci 21/03/2021

Comecei a ler esse livro com poucas expectativas, mas me surpreendi com o enredo. Até a metade do livro não me envolvi tanto, mas quando estava faltando 100 páginas para o final não consegui parar de ler. Valeu a pena!

Cristiane 27/05/2022

Suíte Tókio
Contraponto entre duas mulheres, entre duas realidades...
Enquanto Fernanda se vê mergulhada em trabalho, frustração e um amor extraconjugal vai perdendo contato com sua própria filha.
Maju é a babá que mora no trabalho e está a três anos com Fernanda. Sabe mais sobre a menina do que a própria mãe.
Um dia, depois de tanta dedicação, e de um NÃO para a patroa, ela ouve que será demita e isto fará que fique longe da pequena Cora.
Ela decide ir embora daquela cidade com a menina.
Aí a aventura começa.
O choque de realidades é estampado no rosto do leitor.
Narrado sob dois pontos de vista ( o da mãe e da babá) o leitor conhecer um pouco da história destas duas mulheres.
E as mulheres se identificarão com ambas .
Excelente história.

oiamandah 24/06/2022

Gente. Como esse livro me surpreendeu... Tem trechos com sarcasmo, críticas sociais e descrições de sentimentos belíssimos.
A escrita é muito leve e desenrola super fácil pra história em si.

Nesse livro iremos acompanhar a vida de Maju (uma babá) e de seus patrões da classe média. Interessante notarmos como as preocupações das duas partes destoam e como as decisões partem de locais completamente diferentes e, o que mais influencia isso, é a posição social que cada personagem ocupa.

Fiquei triste com o final, mas fui surpreendida. Vale super a leitura!

Marcianeysa 27/11/2022

Maravilhoso
Amei a escrita, a história, os personagens...o livro suscita tantas questões, que mesmo depois do final ainda ficamos pensando e digerindo.

Barbara.Luiza 24/06/2021

Quanto tempo até os pais perceberem que sua filha foi sequestrada? O que leva uma babá a tentar algo do tipo?

Nesse romance de Madalosso acompanhamos as duas narrativas: de um lado a babá subjugada por toda a vida, a ponto de perder seu parceiro, individualidade e a possibilidade de ter seus próprios filhos. Do outro uma mulher independente e provedora de sua família que sofre as exigências da maternidade tradicional.

Ainda que a relação entre mãe e babá seja bastante complicada (expondo as intersecções opressivas dentro do próprio universo feminino do romance) é a leveza com que o arco do sequestro se desenrola que permite uma quebra de tensão do leitor, que volta seus olhos para o desenvolvimento da história da mãe.

Assim como em “Tudo pode ser roubado” a autora complexifica as relações entre suas personagens sem pesar no drama da narrativa e nos apresenta essa personagem bissexual que, independente de sua sexualidade, tem qualidades e defeitos (e é disso que eu falo quando falo sobre representatividade).

Fernanda descobre depois de estar casada e ter uma filha que também se atrai por mulheres. Ela quer aproveitar seu tempo com Yara, na mesma medida em que se sente culpada pela ausência em casa.

Maju sequer tem com quem sair em suas folgas, o regime opressivo decorado em uma Suíte Tóquio pela culpa burguesa de Fernanda sufocou até mesmo seu último relacionamento.

Mulheres com desejos diferentes s diferentes modos de alcançá-los são colocadas lado a lado durante a narrativa. Não existe moralidade que justifique ou condene nenhuma das duas dentro de sua complexidade. Não existe arco redentor pra essas mulheres que se compreendem sozinhas, resolvem suas vidas sozinhas. Ao menos na ficção elas tem o direito de existir assim, sem pedir desculpas.

🧩🧩🧩

Debora 21/12/2021

O livro intercala capítulos que tratam, no centro, de duas personagens. Já no 1º capítulo, Maju, a babá de Cora, resolve fugir com a menina. No capítulo posterior, vemos Fernanda, a mãe, descobrindo um novo amor no meio de muito trabalho. E a vontade de ir lendo para conhecer melhor aquela história só aumenta, para entendermos que solução será dada.
Interessante perceber, contado de forma sutil pela autora, o abismo social entre a babá e a mãe. A 1ª, órfã desde criança, aceita condições de trabalho que beiram a escravidão por um bom (??) salário... (nem a própria Fernanda acha que é muito. Por isso faz a Suíte Tóquio para a babá, para compensar sua culpa). Fernanda, workaholic e provedora da família, por sua vez, não conhece a rotina da filha e não sabe nada sobre esta mulher que mora sob seu teto.
Achei o enredo muito bom, bem construído. A leitura é fluida. E o final me agradou. Recomendo.

Ana Selva 02/03/2024

Envolvente
Esse livro é delicioso, leitura leve e envolvente!

A autora foi perfeita na troca de personagens e também traz curiosidades muito interessantes.

Esse livro me tirou da ressaca literária :D

Grace.Souza 28/12/2021

Um paralelo de classes
Nesse romance acompanhamos Fernanda e Maju, com suas vidas, classes, anseios e visões em capítulos distintos.

A leitura desperta muita curiosidade com tantos eventos inusitados.

Mari Pereira 12/05/2022

Um livro delicioso de ler, daqueles que senti que ia gostar logo na primeira linha.
Uma mãe de classe alta, uma babá pobre, uma criança. São as 24 horas mais decisivas na vida dessas pessoas. O pano de fundo é o Brasil das profundas desigualdades sociais. E a mistura de tudo isso é um livro eletrizante, com um ótimo senso de humor e excelentes reflexões sobre a maternidade.
Recomendadíssimo!