Suíte Tóquio

Suíte Tóquio Giovana Madalosso

Resenhas - Suíte Tóquio

Alan kleber 19/02/2022

O amor sempre cobra um preço tão alto
Um romance vertiginoso e tragicômico que fala daquele lugar tênue entre o que as pessoas querem ser e o que de fato são.

É uma manhã qualquer quando Maju atravessa a praça ao lado de Cora. Puxando a garota pelo braço, ela passa sorrateiramente pelo exército branco, sobe a avenida, pega um ônibus e desaparece. Exército branco foi o nome que Fernanda, mãe de Cora, deu às babás que todos os dias lotam a praça daquele bairro de classe alta com as crianças de seus patrões. Nos últimos tempos, no entanto, a babá e a filha parecem tão anônimas para Fernanda quanto as outras. Afundada numa crise pessoal, ela demora a perceber que Maju e Cora sumiram sem dar notícias. Ao longo do dia, tudo vai desabando.
Enquanto isso, Maju vai até a rodoviária e desaparece num ônibus com Cora. Em meio a motéis imundos e paradas insólitas, põe em ação seu plano, que imediatamente sai do controle. O sequestro de Cora abala as engrenagens do passado e do presente, do desejo e do ressentimento, e a procura desesperada que se segue é também um doloroso acerto de contas com a vida e as expectativas que construímos.

Cris 16/10/2021

Malu x Fernanda = empatia por ambas, até certo ponto
Tava agoniada pra terminar o livro e saber se todos os personagens estariam em segurança. Uma mistura de sentimentos de pena, empatia, repreensão/advertência, vontade de puxar a orelha?

Suíte Tóquio mostra a abusiva relação da classe média alta paulistana (brasileira) com as babás de seus filhos. A terceirização da criação dos filhos. E o nome do livro é um apelido para o pequeno quarto da babá, onde ela mora com direito a apenas uma folga mensal.

Maria.Farnochi 11/01/2024

Um livro dinâmico de se ler e preciso nas críticas sociais que faz é a diferença de realidades que pontua. As histórias são conduzidas com muita verdade e cada uma das personagens tem a sua linguagem super bem trabalhada e característica. Um trabalho bonito de se ver e emocionante de se acompanhar.
Medeia.Miron 11/01/2024minha estante
Tô amando ler ele

Alessandra.Adams 03/04/2024

"Talvez paixões sejam avassaladoras também por isso, porque se apaixonar por outro é se apaixonar por uma nova possibilidade de si mesmo."

Vivi 13/12/2022

O livro desenvolve duas histórias paralelas de maneira alternada. A história principal é o sequestro de uma criança pela sua babá, chamada Maju. Maju tem o sonho de ser mãe, e desenvolve um amor materno pela menina. A outra história é sobre a mãe da criança, uma mulher workaholic e que não gosta da maternidade, terceirizando os cuidados da sua filha à babá. Nunca tinha lido nada da autora, acabei gostando bastante do estilo de escrita. As personalidades das personagens principais do livro, mãe e babá, são bastante complexas e muito bem descritas. A história é levemente caótica, dando um ritmo bem acelerado ao livro. No entanto, não consegui parar de ler. Achei o final bem interessante e nem um pouco clichê, queria que tivesse continuado... ???
comprido 31/01/2023minha estante
Sua resenha ,foi a melhor, com certeza agora quero ler.

Wania Cris 31/10/2022

Voltas demais pra não sair do lugar...
A sinopse conta quase todo o livro, deixando de fora apenas pequenos detalhes. Detalhes esses que não fazem muita diferença...

Apesar de ser curto, a leitura se arrastou pra mim. Muita situação paralela que depois se mostrou desnecessária para a trama, servindo apenas para render páginas.

Nenhuma personagem é cativante. Fernanda é fútil, Cacá é apático, Maju é chata. Cora é mal apresentada sendo apenas um nome citado lá e cá, mas, também, apenas quatro anos, né?

O desfecho faz tudo, menos desfechar... achei apressado e mal elaborado, dava pra fazer coisa melhor.

É ruim de ler? Não, a escrita é boa, fluída e os outros livros da autora devem ter mais qualidade. Esse eu achei superestimado... mas pode ser erro meu, sim.

Jackie! 01/12/2023

Invisibilidade do trabalho feminino!
Os vestibulandos estariam feitos se tivessem essa leitura no "repertório".

Eu não sabia absolutamente nada sobre esse livro e não poderia ter tido uma experiência mais positiva quanto a isso.

Mais uma história que reflete o quão duro é ser mulher! Não só pelo lado da babá, que abdica de tantas coisas na vida, pela criança de outra pessoa (por dinheiro também, vamos ser sinceros - mas tal dinheiro que garante sua sobrevivência*). Como também pelo lado de uma mulher que se sente presa a uma maternidade que não lhe cabe!

Escutei o livro pelo Audible e fiquei maravilhada com a narrativa. Um história que prende demais e te faz querer saber, com urgência, como tudo irá acabar.

Jéssica 12/06/2021

Ambicioso
Giovana Madalosso conta a história de um sequestro de criança com as vozes da babá sequestradora e da mãe.

A autora constrói as personagens a partir das lembranças, o que é interessante.

Mas, muitas dessas passagens descrevem situações que não se ligam ao sequestro da criança, parecendo memórias aleatórias.
E é nesses trechos que ela busca discutir vários temas importantes, como desigualdade social, papéis de gênero, maternidade, violência contra mulher, exploração do trabalhador.
Como essas situações são tratadas de forma breve e muitas vezes não se conectam ao enredo, o debate dos temas acaba se tornando superficial.

A utilização de duas narradoras personagens também é um bom recurso.

Mas, as narrativas da babá e da mãe não se conectam. Parecem dois livros diferentes.
A babá conta a história e algumas passagens da sua vida, numa forma de explicar os motivos que a levaram a sequestrar a criança. Já a mãe está perdida no passado em memórias aleatórias e é surpreendida no final com o desaparecimento da filha.
Acho que esse formato não seria um problema se as lembranças da mãe fossem conectadas ao sequestro ou se as narrativas se encontrassem em algum momento, o que não acontece.

A autora tem uma escrita muito fluida, que se encaixa muito bem nas partes mais dinâmicas da obra, especialmente na narrativa do sequestro.

Mas, essa fluidez acaba atrapalhando o aprofundamento dos temas abordados e a construção dos personagens. Acabei não me envolvendo nas discussões propostas e não consegui ter simpatia por nenhum dos personagens, nem pelas narradoras.

Enfim, é um livro ambicioso, que se propõe a levantar vários debates importantes em um formato interessante, mas, que, infelizmente, acaba não conseguindo cumprir seu papel.

Não recomendo.

Lilia Halas 19/11/2023

Quem é você por tras dos seus sonhos?
Nesse livro acompanhamos a história de uma baba dedicada e que se viu imersa numa rotina de cuidado e dedicação ao seu trabalho por meio dos desdobramentos de uma vida não sonhada, esse livro me fez refletir o quanto nós nos deixamos levar pelos acasos da vida e quantos sonhos vivem dentro de nós esperando para eclodir numa vida em que a cada dia vamos postergando escolhas e vivendo aquilo que as outras pessoas entendem que é melhor para nós.... Conhecemos Fernanda uma mãe que vive alheia a maternidade, dividida entre a idealização de uma carreira que todos sonham e a chance de descobrir o amor em um ligar não esperado.

Maria Amélia 02/11/2021

Essa história de roer as unhas é narrada alternadamente pela mãe da criança e pela babá, que sequestra a menina já na primeira linha. A autora consegue nos fazer pensar nos mais diversos temas relacionados à maternidade de maneira nada clichê e ainda trazer um final perfeito; e o leitor que lute com a sua imaginação!

"Para compensar, transformei aquele quarto de empregada num lugar claro, descolado e dotado de amenidades como tevê e frigobar, um quarto que poderia muito bem ser a suíte de um hotel japonês. E por isso, e para me sentir menos escravocrata, batizei o cômodo de Suíte Tóquio."

Tiago.Pelegrineti 14/01/2021

Um livro fluido
A escrita da Giovana é muito boa. A forma como a narração se mistura com as falas dá agilidade à história. O livro se baseia muito nos personagens, na construção de cada um e nas suas características. O enredo serve mais como base pra isso, mas ainda assim é bom, e começa a acelerar e deixar o leitor agitado mais pro 1/4 final do livro. O final acaba como deveria.

Camila.Mendonca 06/05/2024

Um retrato social do Brasil
Não esperava gostar tanto desse livro!!!! Tava com ele parado aqui há quase um ano e peguei de forma super despretensiosa. Mas que surpresa!

Um retrato muito forte da realidade social do Brasil e da luta que é ser mulher nos tempos atuais. A maternidade, a culpa, a autocobrança. Achei incrível a forma como tudo foi abordado.

Uma narrativa muuuito fluida e que prende demais! Os capítulos finais me tiraram o fôlego!!!

Gostei muito, muito mesmo.

"Olha pra mim dançando. Olha pra mim pulando do sofá. Olha. Olha. Olha. Olha pra mim, mãe."

Luly @projetocabeceira 17/02/2022

Perfeito
Apenas incrível a história, a narrativa, a forma de escrever. Fiquei com raiva da mãe e ao mesmo tempo compadecida e empática; do mesmo jeito semti compaixão pela Maju e ao mesmo tempo raiva. Um mix de sentimentos.
Lú Ribeiro 29/03/2022minha estante
Eu tb. Fiquei com raiva das duas, mas depois, senti compaixão... Muito bom né?

@limakarla 08/12/2022

O livro começa de uma maneira extremamente interessante, daqueles que você não quer parar de ler por um só instante de tão envolvido que fica. Aqui temos duas narradoras em primeira pessoa, cada capítulo é uma das duas narrando. Uma mãe que não sabe lidar muito bem com a maternidade e está mais focada em outras coisas da sua vida; e a babá da criança que é um pouco deixada de segundo plano pelos pais.

A mãe narra alguns acontecimentos da sua vida e que são importantes para o desdobramento da história, enquanto acompanhamos a babá que aparentemente sequestrou a criança. Não nos é comunicado quais seriam as motivações, como as coisas chegaram nesse ponto e como é a relação entre todos os personagens. Todo esse mistério de deixa absolutamente preso, querendo ler em desespero para compreender o que aconteceu.

Em algum momento ali no meio, isso acaba se tornando um pouco cansativo e as duas protagonistas são pessoas péssimas, o que acabou me deixando alguns dias sem paciência para ler, mas quando achei que não tinha mais como ser resgatada pela leitura, a autora conseguiu mais uma vez criar um clima de tensão que só crescia e rapidinho eu concluí a leitura!

No geral, é um ótimo livro pra quem está de ressaca literária!
Renato Carvalho 28/12/2022minha estante
Ótima resenha. Também fiquei com impressão semelhante.