Suíte Tóquio

Suíte Tóquio Giovana Madalosso

Resenhas - Suíte Tóquio

Maria Amélia 02/11/2021

Essa história de roer as unhas é narrada alternadamente pela mãe da criança e pela babá, que sequestra a menina já na primeira linha. A autora consegue nos fazer pensar nos mais diversos temas relacionados à maternidade de maneira nada clichê e ainda trazer um final perfeito; e o leitor que lute com a sua imaginação!

"Para compensar, transformei aquele quarto de empregada num lugar claro, descolado e dotado de amenidades como tevê e frigobar, um quarto que poderia muito bem ser a suíte de um hotel japonês. E por isso, e para me sentir menos escravocrata, batizei o cômodo de Suíte Tóquio."

lipelimma 08/02/2024

⭐⭐⭐ Elemento Surpresa ou Plot Twist ou Final
⭐⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

Lara 10/04/2022

Descobrir esse livro e essa autora foi uma grata surpresa deste ano.

Um livro muito bem escrito e bem construído do início ao fim, a escrita extremamente fluida, por vezes o leitor pode sentir que está assistindo um filme - e seria ótimo ver esse livro sendo adaptado para o cinema! -, além de conseguir construir uma empatia com todos os personagens presentes na obra.

A autora teve um cuidado de apresentar uma narrativa em dois pontos de vista, o da empregada e o da patroa, o da Maju e o da Fernanda, sempre com uma consciência de classe muito latente, além de apresentar questões como a maternidade, casamento, trabalho e sexualidade.

A literatura nacional é bastante rica e conhecer ela cada dia mais é incrível. Super recomendo esse livro e com certeza irei ler outras obras da Giovana.

@jana450 24/04/2021

Angústia e Alívio
Eu senti medo diversas vezes do que pudesse vir acontecer, mas agradeci por esse final.

Bella 07/03/2024

É apenas um livro
A autora tinha o enredo perfeito pra trazer ótimas reflexões e análises. Mas entregou uma história arrastada e corrida em sentidos completamente opostos.

É rápido de se ler, mas não por envolvimento e sim por quantidade de paginas. Os personagens tinham potenciais altos, mas ficaram baixos por boa parte do enredo.

Terminei o livro da mesma forma que comecei. A única coisa boa é que agora entendo mais sobre jacaré.
NathDuda 07/03/2024minha estante
Kkkkkkkk resenha genuína demais

Elle 07/03/2024minha estante
Essa resenha kkkkkkkk

Natalia Oliveira 14/02/2024

Uma leitura gostosinha... Com páginas suficientes e que contaram a história sem enrolação... Isso é muito bacana para mim....

AdemarSilveira 03/04/2021

Suíte Tóquio - Giovana Madalosso
Quando você procura saber um pouco da sinopse do livro fica encantado com a história onde uma babá sequestra a criança da patroa e você fica fascinado querendo ler o livro.

Um livro que traz uma linguagem fluida, com temáticas que vem sendo amplamente discutidas, como livre amor, dificuldades da maternidade, ascensão profissional da mulher, erotismo, dificuldades do casamento, drogas, estratificação social, trazendo também algumas poucas reflexões críticas. Entretanto, ao abordar tantos vieses, tudo fica meio raso.

E é um livro escrito por uma mulher, brasileira, que tem muito potencial para ser uma excelente escritora. Porém não gostei de como a história foi contada intercalando um capitulo na visão dos pais e outro na da ?seqüestradora? Achei que o livro deixou muito a desejar.

Apesar de uma leitura rápida, não recomendo.
Maria Eduarda 17/05/2021minha estante
Você conseguiu com esse comentário dizer algo que senti com o livro, mas não sabia expressar. Foram tantos temas abordados de forma superficial, que o livro por si só se tornou superficial. E a mistura da superficialidade dos temas com a fluidez da escrita me fez ler o livro em um dia só.

Thiago 21/04/2021

Livro encantador, com personagens bem construídos e cativante. Como biologo fiquei encantado pela personagem Yara e suas histórias. Excelente leitura.

Victor Hugo 27/12/2020

O estilo de escrita faz querer ler outros títulos da autora, mas nada me tira da cabeça que esse romance poderia ser resumido num conto. Da metade pra frente, então...

Se o intuito era fazer odiar a personagem da mãe e seus white people problems, ela conseguiu

anselmo.pessoal 11/10/2020

Que livro gostoso de ler!
Uma leitura deliciosa que mistura estória e reflexões muito interessantes.
Só para dar um gostinho: ?Talvez paixões sejam avassaladoras também por isso, por que se apaixonar por outro é se apaixonar por uma nova possibilidade de si mesmo .?.
Se depois de ler esse trechinho você não ficar com vontade de ler é ruim da cabeça ou doente do pé ?.

samuca 10/02/2022

Que loucura gostosa!
Uma história que parecia cotidiana se transforma numa louca jornada! A babá que sequestra uma criança. E aí, o que vem por aí? Como os pais percebem isso? (Eles perceberam)

Um quarto que ganhou o mundo!

Andressa 25/09/2022

Giovana Madalosso tem aquela escrita incrível que eu só consigo encontrar em autores brasileiros. A história te envolve e te faz vivenciar todas as emoções das personagens. A narrativa alterna entre a visão de Fernanda, a mãe, e a de Maju, a baba de Cora. O livro traz muitas discussões e muitas pautas sociais, daquele tipo que, numa leitura coletiva, traria um debate rico e dinâmico. Gostei bastante e fiquei curiosa em conhecer as outras obras da autora.

Robtavares 05/11/2022

Gostei não...
"É uma manhã qualquer quando Maju atravessa a praça ao lado de Cora. Puxando a garota pelo braço, ela passa sorrateiramente pelo exército branco, sobe a avenida, pega um ônibus e desaparece. Exército branco foi o nome que Fernanda, mãe de Cora, deu às babás que todos os dias lotam a praça daquele bairro de classe alta com as crianças de seus patrões. Nos últimos tempos, no entanto, a babá e a filha parecem tão anônimas para Fernanda quanto as outras. Afundada numa crise pessoal, ela demora a perceber que Maju e Cora sumiram sem dar notícias. Ao longo do dia, tudo vai desabando. De um lado, Fernanda lida com o fracasso de seu casamento. Apaixonada por uma diretora com quem trabalhou num projeto cinematográfico, ela deixa a relação com o marido definhar. Quer distância de Cacá, mas conforme os primeiros telefonemas aflitos para a babá vão se transformando em desespero, se vê de novo afundando naquele universo. Enquanto isso, Maju vai até a rodoviária e desaparece num ônibus com Cora. Em meio a motéis imundos e paradas insólitas, põe em ação seu plano, que imediatamente sai do controle. Neste romance pé na estrada, Giovana Madalosso coloca para girar, com força e fluidez, a vida dessas personagens que parecem eternamente em busca ? de ternura, redenção, sexo, qualquer coisa que possa movê-las de onde estão. O sequestro de Cora abala as engrenagens do passado e do presente, do desejo e do ressentimento, e a procura desesperada que se segue é também um doloroso acerto de contas com a vida e as expectativas que construímos. Suíte Tóquio é um romance vertiginoso e tragicômico que fala daquele lugar tênue entre o que as pessoas querem ser e o que de fato são."

Mary Manzolli 30/03/2022

Uma análise despretensiosa sobre a vida moderna.
Após uma sequencia de leituras mais densas, finalmente, algo mais levinho e despretensioso.

Majú faz parte do, denominado por sua patroa, "exército branco" , formado por babás, empregados e funcionários cuja função social é auxiliar na vida e rotina de pessoas de classe média. Ela é babá de Cora e responsável por cuidar, alimentar, levar ao clube, à escola, à pracinha, aos aniversários de amiguinhos; dorme no emprego, e se encontra sempre à disposição, inclusive quando, nas madrugadas, Cora foge do seu quarto para dormir no quarto de Majú.

Fernanda, a mãe de Cora, é uma produtora de cinema, bem sucedida, que vive numa rotina (ou falta dela) que lhe impede de assumir responsabilidades e compromissos com a filha, uma vez que trabalha num fuso horário bem atrapalhado, além de manter um relacionamento extra conjugal com Yara e, por tudo isso, conta com Majú, para administrar os cuidados com a criação da menina.

Um dia Majú sai de casa com Cora carregando uma mala grande, sem causar estranheza em ninguém, e parte com a garota na intenção de viverem juntas, num lugar distante, com outra identidade. Fernanda e seu marido Cacá, apesar da demora em entenderem o que se passa, iniciam as buscas por Cora e Majú.

A partir daí a autora intercala as narrativas de Majú e Fernanda e também de tempos narrativos (entre presente e flashbacks) e, desta forma, as vidas de cada uma vão se desenrolando, permitindo ao leitor conhecer óticas distintas de uma mesma estória.

Com uma linguagem fácil, ágil e direta, a estória conduz as protagonistas, cada qual do seu modo, para além do seu mundo habitual e abre um leque de possibilidades ao leitor, de enxergar às várias nuances que compõem o abismo entre as classes. Uma delas já se expõe no próprio título do livro, uma vez que Suíte Tóquio é o nome dado por Fernanda, ao quarto de empregada onde dorme Majú, um cômodo muito confortável e cheio de regalias, que mais parece uma suíte de hotel e que funciona como uma espécie de redenção psicológica para Fernanda à exploração a qual submete a empregada.

Um dos pontos mais interessantes do livro é que não há julgamentos nas ações das personagens e ambas as protagonistas são colocadas na situação de seres imperfeitos que buscam preencher o vazio de suas existências. Uma se agarrando ao dinheiro e à carreira, a outra buscando um sentido para as faltas de opções, na religiosidade.

Enfim, uma leitura de narrativa fácil, que vai agradar a todos, de contextualização simples e sem muitos mistérios, porém não sem deixar a marca de críticas sociais e análises pertinentes sobre a vida moderna.

Luana Terra 22/01/2024

Suíte Tóquio - Giovana Madalosso
Uma leitura bem dinâmica e rápida que percorre a relação de Fernanda com Cora, sua filha e da Cora com a Maju, sua babá.

Enquanto Fernanda se divide entre a carreira/ascensão profissional, sua relação com a filha fica cada vez mais em segundo plano.
Vemos o despertar de desejos, conflitos e sentimentos que se misturam e se intensificam na mesma proporção.

Em paralelo observamos a relação de Cora com Maju, enquanto descobrimos toda a carga e as dores dessa mulher forte, que tem uma fé inabalável em Nossa Senhora Aparecida e acredita que todos os seus erros/omissões a levaram até aquele momento.