O Homem do Terno Marrom

O Homem do Terno Marrom Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Homem do Terno Marrom

Sabrina Mauriz 15/12/2021

Encanto dos vilões e fase romântica
Quem diria, que, na verdade, a Agatha iria me fazer gostar do vilão?! Pois veio aí kkkkk
Essa fase romântica, foi muito interessante de se ver. Shippei Anne e Harry, pela vibe enemies to lovers. Também acabei shippando com o Race no final, pq ele foi muito fofo com ela. Queria muito um trisal kkkkkkkk
Entretanto, achei que algumas coisas com relação ao romance, aconteceram bem rápido e não deu muito tempo de irem se desenvolvendo como deveriam, em outras oportunidades futuras.
Enfim, apesar disso, esse livro tem uma mistura muito boa e prende muito bem a atenção. Só vim desconfiar do grande assassino quando a pista foi jogada na minha cara. A Agatha, mais uma vez, fez um trabalho inédito e maravilhoso.

Lucas Garcia 25/11/2021

Bem "meh".
Não curti muito não. Tem um romance forçado, e não fui muito com a cara da protagonista, e os outros personagens não são grande coisa.
O mistério é legal até, mas não sustenta o livro todo sozinho, achei enrolado demais.

Pra quem está lendo Agatha Christie em ordem original, talvez seja melhor pular esse aqui, pois não tem o Poirot ou outros personagens recorrentes, é um "Standalone", ou se for ler tenha paciência.

Ariel B 18/11/2021

Passou longe de entrar na lista dos favoritos
Por diversas vezes eu pensei em desistir, não achei a premissa dessa história interessante... E também pouco original, já que podemos encontrar algo parecido em outras histórias da Agatha.
Definitivamente não seria um livro que eu recomendaria pra alguém que está começando nessa jornada da rainha do crime.

Aline.Sacramento 10/11/2021

A história é interessante e até me surpreendeu um pouco, mas achei um tanto chato e longo. Não é um dos melhores da rainha, mas é bom ver como ela evoluiu em outros livros.

Biel 09/09/2021

Não criei expectativas para não começar com nenhum pré julgamento.
O início e o desenvolver da história me prenderam e me cativaram apesar de algumas incongruências. Entretanto, o final foi corrido e não me agradou muito. Vale a leitura por ser uma vertente levemente diferente dos demais títulos da Ágatha mas está longe de ser um dos meus favoritos.

Gabi 09/09/2021

Depois de ter lido mais de 30 livros da Agatha, decidi ler em ordem de lançamento os que faltam. Foi assim que comecei esse livro, porque honestamente, dentre os livros dela tem outros que a premissa me empolgava mais. Algumas partes da história ficaram um pouco lentas, vi muitas reclamações quanto ao romance e isso não me incomodou tanto, mas também não me cativou. A pior parte pra mim foram alguns comentários racistas, não me lembro disso nos livros dela que já tinha lido até hoje. Deixando isso de lado, o mistério é bem legal. Não é um dos melhores da Agatha, não recomendaria para alguém que quer começar a ler os trabalhos dela, mas pra quem já conhece e ama as obras da autora é uma boa experiência de leitura.

Coruja 03/09/2021

Publicado pela primeira vez em 1924, O Homem do Terno Marrom começou como uma serialização no The Evening News sob o título Anna, a Aventureira. Sob certos aspectos, o enredo faz lembrar o plot de O Adversário Secreto, mas, cá entre nós, não tem a mesma graça e energia da dupla formada por Tommy e Tuppence.

Anne Beddingfeld acaba de perder o pai, um antropólogo renomado, mas sem muita cabeça para as coisas práticas da vida. Depois de uma vida inteira na monotonia, Anne decide que é hora de agitar um pouco as coisas e tomar as rédeas da vida em suas mãos. Assim é que, mesmo com pouquíssimos recursos, Anne vai para Londres, por pura curiosidade se mete numa investigação de assassinato, e logo investe todos os recursos que possui numa passagem só de ida para a África.

Pelo meio do caminho ela encontrará uma confraria de criminosos, aliados, outros tantos inimigos, sofrerá algumas tentativas de assassinato, salvará rapazes aleatórios e depois será igualmente resgatada por eles e, de uma maneira geral, procederá com pouquíssimo rigor científico em suas investigações.

Embora comece como um mistério típico - quem matou a moça na casa de sir Eustace Pedler? -, o enredo se desenvolve num thriller internacional com direito a cenas em meio a um país em revolução e vai até uma aventura que me fez lembrar (acredite se quiser) de Tarzan na versão Disney. No final, a história está mais interessada em costurar um romance para Anne do que que descobrir o grande criminoso por trás de um rol imenso de crimes - que vão do roubo de diamantes ao tráfico de armas.

O livro é divertido nas idas e vindas, na jornada pitoresca e no elenco de personagens que, tenho de dizer, é muito sem noção. Sir Eustace - que tem capítulos dedicados ao seu diário -, o secretário Pagett, a entediada Suzanne, Miss Pettigrew e o reverendo Chichester, Harry, até o Coronel Race (supostamente um investigador para o MI5) têm atitudes francamente ridículas. Quanto à protagonista, Anne é impulsiva, cai em armadilhas óbvias, perde o foco mais de uma vez - embora seja capaz, ao final, de desvendar a verdade. Considerando que cresceu no interior, só com o pai, que era um daqueles tipos gênio inepto, até posso engolir um pouco da ingenuidade romântica dela. Mas só até certo ponto.

A decisão de Anne de simplesmente partir para África do Sul, sem qualquer plano para o que fazer quando chegar lá, com pouquíssimos recursos (que ela não tenta economizar em nenhum momento), e sem conhecer ninguém no caminho, não é simplesmente impulsiva: é estúpida. E isso tudo para… seguir atrás de alguém que ela sabe que não teve escrúpulos de matar uma mulher antes? E então se apaixonar à primeira vista por um homem que aparece sangrando em sua cabine, que é, potencialmente, o assassino, e que não demonstra qualquer cortesia para com ela? E cujo flerte, mais tarde, envolve ameaças de violência? Sério, mesmo?

Confesso que normalmente não sou fã de romances em que o casal se apaixona à primeira vista, mas a situação aqui é ainda mais inexplicável do que o normal desse gênero. Quando quer, Christie sabe escrever romances convincentes - lembro-me dos já citados Tommy e Tuppence -, mas eu não consegui acreditar na paixão repentina de Anne e Harry. Talvez até pelo fato de boa parte da narração ser feita em primeira pessoa por Anne, eu não consegui nem entender qual era o fascínio que a moça conseguia exercer em praticamente todos os homens com quem cruza ao longo de sua jornada.

Achei mais fácil acreditar no desenvolvimento da amizade de Anne e Suzanne que no resto dos relacionamentos.

Há problemas típicos de narrativas do período - tiradas sexistas e referências que podem ser lidas como racistas. O mistério, em si, não tem muito da complexidade que é marca registrada em seus enredos mais detetivescos. Achei que era meio óbvio quem estava por trás de tudo e acertei de primeira dessa vez. O que ainda prende é o cenário - Christie sabe nos fazer embarcar em suas jornadas, de navio, de trem, por planícies quentes, rios repletos de crocodilos - e o humor autodepreciativo que é bem típico em personagens britânicos.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/09/projeto-agatha-christie-o-homem-do.html

Sara Férrer 19/08/2021

Esse livro foi feito pra mim.
EU SIMPLESMENTE ESTOU APAIXONADA POR ESSE LIVRO. A personagem principal, o casal, os amigos, tudo. A narrativa, o mistério, tudo foi maravilhoso, tem cenas de ação, romance, aventura, suspense. Me arrepiei, chorei e ri. Vale super a pena. UM DOS MEUS FAVORITOS DA ESCRITORA.

Inhazinha 15/08/2021

surpreendente
Eu amei a estrutura da narrativa desse livro, pois ela é diferente de tudo o que eu já li da Agatha Christie. A personagem principal é aquela com a qual eu me relaciono profundamente - uma menina que cresceu ouvindo sobre aventuras e, quando teve a oportunidade, foi à procura da sua. O crime e como as descobertas foram feitas também são aspectos muito bons. Fiquei surpresa com o romance presente nesse livro também, e achei graça no fato da autora ter escrito sem querer um enemies to lovers em 1924. Em uma análise mais profunda, a estrutura desse livro segue a estrutura dos antigos filmes de aventura protagonizados por mulheres, e, tendo em vista que Anne era grande fã desses programas, a narrativa seguiu esse estilo propositalmente, a fim de mostrar que o sonho da menina de viver uma aventura dessas estava se realizando. Recomendo muito a leitura!

Tamiris Durigan 09/08/2021

Depois de abandonar esse livro por um ano (pois achei ele chato e "romântico" demais pra um livro da Gata Triste) voltei a ler e fiquei feliz com o final (porque sim, sou uma cadela de casais).

Depois dos 60% o livro fica bem empolgante com gente correndo pra lá e pra cá e quis muito saber quem era o Coronel no final. Tive várias teorias e todas estavam erradas, adorei ser feita de trouxa.

Camila 20/07/2021

Quem diria que esse livro me arrancaria algumas gargalhadas... Os personagens são cativantes. Os capítulos divididos entre Anne e Sir Eustace foram uma grande jogada. Me diverti horrores lendo os trechos do diário de Sir Eustace. A autora realmente ama nos deixar confusos... É cada plot twist! Agora vou me preparar para os próximos livros da rainha do suspense!

sundays 18/07/2021

um ignorado que VALE A PENA!!
Inspirado na África do Sul (país maravilhoso que já visitei e adoro ❤), este com certeza não é um dos livros mais populares de Christie.

Talvez por não conter um de seus detetives estrelas, talvez pelo formato "atípico" que sinceramente muito pouco se assemelha às demais narrativas da autora (já que esta estória é mais uma aventura do que parte do gênero de detetive), o fato é que esse livro acaba "esquecido" por muitos.

Uma pena! Se você estiver disposto a se arriscar um pouquinho, aposto que vai adorar a protagonista Ann e passar horas bem agradáveis ao seu lado.

Recomendo!

Rose 08/07/2021

O homem de terno marrom
Não é dos melhores livros de Agatha Christie o destaque vai mesmo para o antagonista da história, ele é muito divertido kkkkk já a protagonista meio burrinha, cai em armadilhas muito facilmente ?? no mais o é livro razoável, o que não tira o brilho da rainha do crime.

Lorena.Padilha 05/07/2021

Previsível
Um bom romance policial, com muitos personagens suspeitos para confundir nossa cabeça, porém não foi surpresa pra mim, o final.
Confesso que tive dificuldade de lê-lo no Kindle, pq fica mais difícil marcar os suspeitos e acompanhar. Mas no final deu tudo certo. E ?a gata? nunca erra, talvez eu tenha ?lido errado?. heheh

Karol Alencar 12/06/2021

O homem do terno marrom
A protagonista daqui resolve encarnar o Bilbo Bolseiro e sair em uma aventura.

Anne Beddingfield quer aventuras! Seu pai, um conhecido estudioso morre, porém a herança da moça não é lá grande coisa. O bom senso manda que ela consiga um emprego respeitável, talvez como acompanhante de alguma senhora idosa ou algo do tipo. Porém, ao presenciar um homem morrer em uma estação de metrô e um outro homem que se diz médico agir de maneira estranha com o corpo do morto e depois, no mesmo dia, a descoberta da morte de uma artista famosa em uma casa vazia, Anne decide que quer mesmo é investigar os casos.

Anne é uma garota muito inteligente e independente, ela está decidida a sair em busca de aventuras e luta para conseguir seu objetivo que é o de desvendar os mistérios por trás dessas mortes e encontrar o tal homem do terno marrom. Para mim, ela confia fácil demais e só com muita sorte que ela conseguiu sair viva de toda essa história.
Infelizmente, alguma coisa aconteceu e a leitura não me cativou nenhum um pouco , acho que foi toda essa trama que no fim das contas não me atraiu. O livro também tem um romance que para mim surgiu do nada e me irritou por ser tão súbito. Vou ter que falar que sim, descobri quem era o tal Coronel; na verdade, não vi grandes reviravoltas nessa história, a maior parte das surpresas eu já havia antecipado. Imaginei muito mais do que realmente ocorreu.
O Homem do Terno Marrom? não está entre os principais sucessos da escritora e o que mais atrai aos leitores é justamente seu caráter atípico. Ele pouco se assemelha às demais narrativas da Rainha do Crime e com inúmeras surpresas e reviravoltas, o gênero policial cede espaço para o romance e a aventura.

Deus me ajude nesse meu projeto de ler os livros da Ágatha em ordem cronológica,pois os primeiros tem sido só ladeira abaixo kkkkk??
CPF1964 12/06/2021minha estante
A gata triste vai entrar em depressão por sua culpa...

Karol Alencar 12/06/2021minha estante
Eu que vou entrar por culpa dela ?

CPF1964 12/06/2021minha estante
Nem o Roberto Carlos que adora "marrom" daria 1,5 estrelas.... Seu coração está muito peludo....

?????????

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Karol Alencar 12/06/2021minha estante
Olha o Mundo em caos avaliei tbm ?

Karol Alencar 12/06/2021minha estante
Tá na publicação em baixo kkkk

CPF1964 12/06/2021minha estante
Ainda bem que Victor Hugo, Dosto, Tolstoi, Bronte, etc já morreram....

CPF1964 12/06/2021minha estante
Você é mais generosa que eu. 37 favoritados. Em 200 tenho somente 3.

Tá vendo só kkkk

Sou legal ?

CPF1964 12/06/2021minha estante
Realmente. O malvado sou eu. Preciso de terapia com urgência...

Exatamente ???