O Homem do Terno Marrom

Agatha Christie

Resenhas - O Homem do Terno Marrom

Brenda 15/03/2021

Uma leitura divertida
Bem diferente dos outros livros da Agatha, esse tom de narrador personagem da Anne me deixou suuuper apegada a ela, porque achei uma personagem feminina bem forte e inteligente, algo muito bom considerando a época em que fora escrito.
Aliás, achei super crível o romance estabelecido no enredo, até porque a própria Anne diz logo no início do livro que desejava um romance e uma aventura para viver e, no fim das contas, realmente conseguiu! O casal foi muito maravilhoso e torci bastante por eles.
Quanto à resolução do caso, fiquei bem satisfeita. Foi um livro bem envolvente, divertido e sarcástico na maneira Agatha Christie de ser.

Rafa 16/03/2021

Me surpreendi com esse livro, por ser da minha autora favorita e eu não ter gostado nenhum pouco!

Anne é uma jovem que após seu pai morrer fica sem saber o que fazer da vida, até que presencia um homem morrer bem na sua frente e resolve investigar por conta própria.

Estou lendo todos os livros da Ágatha por ordem cronológica de publicação, e cheguei na fase mais romântica da autora, e confesso que não gostei! Senti falta do Poirot e de como a história do crime se desenvolve rápido em suas histórias.

Em ?O Homem do Terno Marrom? temos uma história mais de amor do que de mistério, apesar dele estar ali presente. Me perdi nas viagens que a protagonista faz durante todo o livro e não gostei de como ela se apaixona de forma rápida e repentina. Apesar disso, gostei do final e de como tudo se encaixou.

Alininha 17/03/2021

Altos e baixos
Difícil escrever uma resenha sobre esse livro porque para mim foi uma experiência bem diferente das leituras da Ágatha Christie que costumo ler. Romance demais, desnecessário e sem sentido. A romantização da violência e machismo me fez questionar se esse livro realmente foi escrito pela Ágatha... Sempre a achei uma mulher a frente do seu tempo, mas nesse livro ela estava no período neolítico e bem apaixonada porquê pouca coisa fez sentido pra mim.
Eu costumo ignorar o preconceito racial considerado a época que o livro foi escrito, mas teve passagens que ne incomodou demais mesmo.
A narrativa teve muitos altos e baixos e a parte alta foi apenas o início, depois apenas ladeira abaixo... A história não conseguiu me prender e fiquei com preguiça de terminar, mas terminei porquê como todo livro da Ágatha a gente TEM quem saber o que acontece no final.
Não foi uma leitura péssima, como eu disse, teve os pontos altos baixos, mas não é uma das melhores obras da autora.

Cecis 05/04/2021

O homem do terno marrom pode ser definido pelo ditado: "quem procura acha". Quando o pai de Anne morre ela decide se aventurar pelo mundo com seu pouco dinheiro e se envolver em algo diferente e misterioso. Anne consegue o que deseja ao se hospedar, em outra cidade, na casa do advogado da família e presenciar uma morte na estação de trem. Quando a pessoa em questão cai nos trilhos, todos imaginam que foi suicidio, mas Anne viu o homem se assustar com alguém que estava atrás dela. Anne tenta seguir a pessoa que encostou no corpo do morto e que começa a ser chamado de o homem do terno marrom. A aventureira se junta à imprensa para investigar o que se torna uma trama internacional. É um livro com muitos personagens e alguns que possuem mais de um nome, por isso é preciso atenção aos detalhes ao realizar a leitura. Um livro para se surpreender a cada cena.

Leobueno 06/04/2021

Acredito que minhas expectativas estavam altas para esse livro, achei algumas partes muito surreais, fantasiosas, e por isso não gostei tanto. O romance foi muito forçado. Mas o livro é bem escrito e tem um bom suspense, no geral algumas passagens preconceituosas me incomodaram. O final não é muito previsível, gostei, além disso, gosto de como todas as partes da história se encaixam, é um bom livro.

Aleksandra UtriniC 12/04/2021

Pérola
Perfeito! Estou lendo os livros na ordem em que foram escritos, esse é o quinto escrito e o sétimo que leio, e MEU, lindo, me surpreendeu. Eu venho pegando a manha dos vilões da Agatha depois que levei um olé em o "Assassinato de Roger..." (o primeiro livro que li), e sempre descubro quem são, mas esse foi quase a mesma sensação do primeiro, fiquei pasma com quem era. Leiam, vale bastante.

Bia Lara 17/04/2021

No início do livro a Agatha deu a entender que a Anne era uma mulher a frente do seu tempo, mas durante todo a história a protagonista foi bem contraditória. Além de que brotou um relacionamento entre ela e o Harry DO NADA e sem sentido nenhum. Teve a amizade repentina dela com a Sra. Blair que para mim foi do nada também. O mais estranho foi que a Anne confiava muito fácil em certas pessoas.

A narrativa achei muito confusa de entender e extremamente arrastada, não fluía de forma alguma. O preconceito nessa história, racismo e machismo, estava muito pior do que nos outros e mesmo que eu ficasse repetindo "foi escrito em 1900 e bolinhas" não conseguia relevar a situação.

Martelletti Bragança Lucio 21/04/2021

O homem do terno marrom
Anne Beddingfield segue algumas pistas, embarca em seu espírito aventureiro e vai parar na África! O que inicialmente parecia uma simples aventura, torna-se um jogo perigoso...

EstefaneHelen 02/05/2021

Finalmente aconteceu...
Acertei quem era o tal coronel.

Esse livro tem uma pegada O Adversário Secreto. A Anne lembra muito a Tuppence, mas ainda assim são diferentes.

Tem momentos bem empolgantes na história e acaba que sabemos mais coisa que a personagem principal. Não necessariamente vamos descobrindo a história junto a ela.

Será que algum livro da Agatha terás meu 5 estrelas?

Ana 04/05/2021

Foi o pior livro da Agatha que li! Apesar de ser escrito em uma época em que certas coisas ainda eram socialmente aceitas (1924) não dá pra ignorar as falas problemáticas desse livro, me gerou muito incômodo.
A personagem principal é muito chata, e o plot que tinha tudo pra salvar o livro acabou ficando muito ruim também.
Foi o 5° livro da Agatha Christie, acho que a escrita ainda não estava tão madura, pois depois desse ela escreveu livros bem melhores!

Brunakelle 13/05/2021

Divertido, mas uma leitura com muitos incômodos. Não simpatizei com a mocinha, bastante chata! E o romance foi construído em um piscar de olhos... quanto ao desenvolvimento do mistério, esse não é o melhor da autora que li.

Beto | @beto_anderson 13/05/2021

Projeto Lendo Agatha Christie - Livro 5
Não é a melhor história, mas a ideia central é interessante. Gosto das personagens. O suspense sobre o homem do terno marrom é interessante, mas em algum momento é frustrante. Sei lá. Recomendo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Gio 21/05/2021

será que a gata triste não é pra mim?
A nossa narradora dessa história é uma personagem que eu nunca tinha ouvido falar antes, a Anne. E eu particularmente amo as protagonistas femininas da Agatha (Miss Marple e Tuppence, suas lindas!) mas essa personagem infelizmente não consegui gostar.

A Agatha sempre deixa bem claro e ressalta sempre a sociedade extremamente machista, como forma de crítica, imagino eu. E as personagens delas sempre são muito maduras e resilientes, o que senti falta nessa Anne.
Perdi as contas de vezes que ela mesma foi machista, chamava toda a hora as mulheres de burras, feias e só ela é a fodona esperta.

Sem contar que a autora colocou um romance chato no meio, a ponto de o mistério ter ficado um mês de lado pra isso se desenrolar. E no fim o mistério nem era tão bom assim, fica frenético nas cenas que ela fica em perigo já que ela atrapalha os planos de uma quadrilha, mas fora isso foi um tédio.

Maro 24/05/2021

Esse livro poderia ter uma nota maior. A história é extremamente envolvente, muito bem narrada, detalhes que deixam a gente aceso... O modo como ela escolheu narrar, de dois pontos de vista diferentes, sendo um deles um diário... Eu poderia falar por horas sobre.
Mas as relações entre homens e mulheres são muito problemáticas, o "romance" é meteórico demais, e o jeito que as pessoas africanas são mencionadas... Af. Revirei os olhos em vários momentos.
Tá rolando 3 estrelas porque a trama é de uma engenhosidade deliciosa de acompanhar, mas confesso que por esses momentos eu daria até menos. Tento dar o desconto de que foi escrito no início do século XX, mas sinceramente não consigo ignorar ou relevar com tanta facilidade.