O Homem do Terno Marrom

Resenhas - O Homem do Terno Marrom

Paula.Graziela 26/12/2020

Primeiro livro que li da Agatha Christie e gostei muito. Livro de fácil leitura

Flávia 31/12/2020

Uma personagem de um livro só...
Seguindo o propósito de ler todas as obras de Agatha em ordem de publicação encontro Anne, uma caça-aventuras que deu as costas para uma vida morna e partiu em busca de suas realizações.
?O Homem do Terno Marrom? viaja o mundo para contar uma trama de mistérios envolvendo assassinato, ação, romance e conspiração. É a própria Anne quem conta a história, mesclando a narrativa com partes do diário de outro personagem (uma forma interessante de apresentar outros pontos de vista).
Achei o livro um pouquinho cansativo. Particularmente acredito que Agatha faria mais com menos, no entanto, quem sou eu para contestar a rainha?
Vale a leitura mas, com certeza, não é sua melhor obra.

Mônica Alves 31/12/2020

Primeiramente, fiquei completamente encantada com as personagens, principalmente com a Anne. Ela simplesmente decidiu que ia ter uma aventura, e uma aventura ela teve. Não sendo uma detetive nem tendo experiência nesse campo, tropeça muito nas suas ações, mas, por fim, consegue solucionar o mistério - que, por sinal, achei bem elaborado considerando que é apenas o quinto livro publicado pela autora.

Único problema foi o romance. Acho que fez desandar um pouco (talvez porque eu não seja fã de histórias de amor, também), mas continua uma excelente aventura, sem dúvidas.

Marília 12/01/2021

O livro é contato por dois narradores, sendo um deles a personagem principal e o outro se refere a anotações de um diário de Eustace Podler.

O livro não é o melhor da autora, não me prendeu muito à leitura. Mas ainda sim teve algumas reviravoltas durante a história.

Lari 15/01/2021

Enrolado
Um pouco enrolado e confuso, mas não foi ruim. São muitos personagens, muitas reviravoltas em que o leitor pode ficar confuso!

Gláucia 20/01/2021

O Homem do Terno marrom - Agatha Christie
Fazia tempo que não lia nada da autora; policial é o tipo de leitura reconfortante pra mim. Mas não gosto muito de seus livros que não sejam de seus detetives usuais, Poirot e Miss Marple. Ficam um pouco forçados e os personagens não tem atitudes que condizem com o papel que desempenham.

Camila 03/02/2021

Admito que sempre tive vontade de ler Agatha Christie, mas esse foi meu primeiro livro da autora.

A história é interessante e cheia de reviravoltas, mas esperava mais. Já estou ansiosa para ler outros e comprovar o motivo dela ser considerada a ?rainha do crime?.

Fabi.Filippo 07/02/2021

Gostei
Achei o livro bem diferente dos anteriores que eu li da autora. Tem crime e investigação mas o papel de detetive cabe a uma jovem sonhadora chamada Anne Beddingfield. O Coronel Race até aparece no livro mas com um papel secundário na minha opinião.

Após a morte de seu pai, um antropólogo bem famoso , Anne decide deixar para trás sua vida sem graça e se aventurar em Londres. Logo de cara testemunha um suposto acidente na estação do metrô, acha um bilhete que cai do bolso de um homem que ? socorre? o homem que sofreu o tal acidente.
Logo depois acontece um assassinato e Anne acredita que os dois acontecimentos estão interligados após juntar algumas peças.
Tentou em vão alertar a polícia mas não é levada a sério.

Em busca de aventura pega sua discreta herança e embarca num navio rumo à África do Sul, a fim de desvendar o mistério.

Dentro do navio conhece os outros personagens, muitos na minha opinião e vai montando o quebra cabeça.

O livro é narrado sob o ponto de vista de Anne e do Sr Padler , proprietário da casa onde se deu o crime.

Após a leitura quero destacar alguns pontos positivos na minha opinião : A mudança de cenário para a África do Sul , e a construção de uma personagem feminina tão para frente ( o livro foi escrito na década de 20, do último século).

Marta Joane 09/02/2021

Pensa num livro que me surpreendeu do início ao fim! Eu também comecei como quem não quer nada e quando vi não conseguia parar de ler! Agora quero uma ilha!

Danilo 10/02/2021

Gostei
É um bom livro com um bom mistério, mas, se comparar com os outros livros da Agatha Christie, ele é só ok, o que não deixa de ser muito bom.
Apesar disso, eu adorei a história, com um final muito "ÃNH?"
Recomendo!

Viviane 24/02/2021

Mistério mistério
Mais uma livro da Aghata Christie em ordem cronológica. Este não vai entrar para a minha lista de preferidos , ma realidade foi o que menos me agradou de todos os que já li da Autora

Thaisa 26/02/2021

Anne Beddingfeld é uma jovem que acabou de perder o pai, que era um grande arqueólogo. Agora, sozinha, ela se vê perdida e sem saber que rumo tomar. Mas ao buscar o seu destino, o destino a encontrará primeiro: enquanto espera o trem, Anne presencia um homem cair nos trilhos e morrer instantaneamente. Um médico, surgindo do nada, tenta socorrê-lo, mas vai embora ao perceber que é tarde demais. No entanto, ele deixa cair um bilhete, recuperado pela moça... Seguindo as pistas do papel, Anne se depara com um assassinato ligado ao estranho e com um misterioso rastro que a leva até uma viagem de navio rumo à África do Sul.
É neste navio que a protagonista se encontrará rodeada de suspeitos: a socialite Suzanne Blair; Sir Eustace Pedler, membro do Parlamento, junto de Guy Pagget, seu secretário, e seu novo empregado, Harry Rayburn; o reverendo Edward Chichester; e o Coronel Race, um detetive que aparecerá em outras obras da Rainha do Crime. Cabe a Anne embarcar nessa aventura e desvendar todo um mistério do qual, sem saber, ela passa a fazer parte.
Sendo este um thriller mais voltado para questões políticas de sua época, Agatha Christie cria um enredo cheio de potencial, mas que se perde no desenvolvimento tanto da trama quanto dos personagens.
O que começa sendo uma ótima e interessante premissa, com uma protagonista excelente, vai se desmanchando aos poucos - e os grandes enigmas aqui mostrados, mesmo surpreendendo vez ou outra, passam a depender muito mais de golpes de sorte do que de processos de dedução para serem resolvidos.
Além disso, é difícil não se incomodar com o racismo e o machismo que tomam conta da narrativa, já que a maioria dos personagens negros são apresentados através de adjetivos físicos e psicológicos muito pejorativos, e a protagonista, que passa boa parte da história afirmando sua independência, sua força, sua inteligência e coragem, acaba se deixando levar por um romance extremamente tóxico e problemático.
Enquanto o início desse livro pode instigar, a única coisa que fez com que eu continuasse a leitura foram personagens secundários carismáticos, como a sra. Blair e o sr. Pedler - o senso de humor característico de Christie é explorado através desses personagens, e tornou a experiência de leitura não tão árdua.
Mas, no fim, a verdade é que este foi o primeiro livro da autora que eu realmente não gostei, talvez por todo o preconceito externado aqui, ou mesmo pelo fato da narrativa ter me decepcionado bastante.

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

site: https://youtu.be/uwoOLGk-BOk

Joi Coimbra 14/03/2021

Aqui temos uma trama mais romântica, diferentemente dos livros anteriores (citando em ordem de publicação).

Tive dificuldade em terminar esse. Achei um livro arrastado, em certos momentos fiquei perdida nos personagens e nas reviravoltas. Porém, o livro instiga a você querer saber o fim. Não foi de todo ruim, apenas não me pegou como os livros dela sempre pegam.

Claro, como costume da autora o plot é bom, mas não é aquele incrível, esperava mais do livro. Com certeza ele não entra na minha lista de favoritos dela.

E ahhh preciso dizer que senti falta do Poirot hahahaha.