O Homem do Terno Marrom

O Homem do Terno Marrom Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Homem do Terno Marrom

Thiago 31/12/2022

História famosa com algumas falhas que atrapalham
Um livro do início da carreira de Agatha Christie, esta obra tem muitas características dessa fase da autora e da época em si, tais como a presença de espionagem, serviço secreto e a Guerra recém terminada e seus efeitos.
A história não conta com um dos tradicionais detetives de Agatha Christie, mas com dois narradores que se revezam, a protagonista Anne Beddingfeld - muito carismática e de personalidade forte, lembrando Tuppence Beresford - e Sir Eustace Pedler - um rico membro do Parlamento e personagem muito engraçado.
Apesar do título, a trama não busca revelar a identidade do "Homem do Terno Marrom", que é descoberta antes da metade do livro, mas desvendar um esquema de corrupção, roubo e espionagem internacional ao descobrir a identidade do misterioso "Coronel". Contudo, o livro peca em alguns momentos de sua condução, havendo algumas coincidências e conveniências de roteiro, além de alguns pontos inexplicáveis após a história terminada (mais não posso falar para não dar spoilers).
Destaco somente um ponto que gera estranheza, especialmente num leitor atual: o romance conta com a presença do Coronel Race, um personagem recorrente da autora e que poderia ser classificado como o detetive da história (mesmo estando muito longe de ter uma presença marcante no desenrolar da trama). Em vários momentos, comenta-se que ele é um membro do Serviço Secreto Britânico num tom quase trivial; em que realidade (tirando num filme de James Bond, o agente secreto que só usa seu codinome entre seus colegas, revelando sua verdadeira identidade a qualquer pessoa) isso aconteceria? Não faz sentido algum...
Apesar de ser uma das obras mais famosas dessa autora tão celebrada, a sensação que fiquei é que não envelheceu bem, não sendo atemporal como tantas de suas histórias.
Aline.Fazio 31/12/2022minha estante
Apesar de ser uma história divertida com um dos narradores mais carismáticos que já vi, realmente não envelheceu bem.

Joi Coimbra 14/03/2021

Aqui temos uma trama mais romântica, diferentemente dos livros anteriores (citando em ordem de publicação).

Tive dificuldade em terminar esse. Achei um livro arrastado, em certos momentos fiquei perdida nos personagens e nas reviravoltas. Porém, o livro instiga a você querer saber o fim. Não foi de todo ruim, apenas não me pegou como os livros dela sempre pegam.

Claro, como costume da autora o plot é bom, mas não é aquele incrível, esperava mais do livro. Com certeza ele não entra na minha lista de favoritos dela.

E ahhh preciso dizer que senti falta do Poirot hahahaha.

Graziela 17/10/2022

Melhor livro que já li
Eu não possuía tantas expectativas em relação a esse livro pq não é tão falado e nunca tinha ouvido falar, mas de todos os 6 livros da Agatha Christie que já li, esse foi o melhor para mim. O plot é simplesmente incrível.

O livro possui romance de forma bem abrangente. Anne é uma jovem que parte em busca de aventuras e de um amor verdadeiro. E o melhor de tudo: ela consegue encontrar as duas coisas e sua realização pessoal.

É um livro que te prende do início ao fim, apesar do crime a ser investigado, é um livro que envolve humor, amizade, companheirismo, romance e desenvolvimento pessoal da personagem principal.
Um livro que faz você entrar na história e parecer que conhece Anne desde sempre. Além dela ser uma personagem super engraçada!

Sobre o vilão:
?Eu o admirava. Era um vilão completo, eu diria, mas era agradável. Nunca mais conheci alguém nem de longe tão divertido.? - Anne

Melhor descrição possível!

Impressionante como a Agatha Christie fez a gente gostar tanto e se envolver com um personagem super carismático que na verdade era o vilão da história. A gente não consegue sentir repulsa por ele, apesar dele ter cometido tantos crimes.

Nota: 1000??

Laura 06/01/2022

O Quinto Livro de Agatha Christie
Que livro diferente!!! Diferente de todos da autora que já li até hj. Acho que foi o que mais me arrancou risadas e vivi essa obra com todas as intensidades, deixando-me (de modo não proposital) ser "enganada" pela autora. Confesso que livros que saem da caixinha tendem a me agradar.
Como diferencial desse livro, temos que a narradora é a detetive e, em meados do livro, temos a presença do gênero do diário. Eu amei a narradora/personagem, ela é forte, teimosa e intensa... Acho que em alguns pontos me identifiquei muito com ela. Cheguei ao fim sem vontade que o livro acabasse e estou triste de não ter mais uma obra com essa narradora.

Enfim, a obra tem várias temáticas: tem a parte do mistério e do crime, a parte do romance, a parte do suspense, a parte cômica, a parte super-herói/super-vilão, a parte das emboscadas e das fugas... Apesar de ter muitas abordagens (devido às várias temáticas), foi tão gostoso de ler. Fui agradavelmente surpreendida!!!

Nessa 14/01/2023

Agatha sendo Agatha. Toda vez que eu achonque vou adivinhar todos os mistérios que acertamos a história, dou de cara com a parede. Minha suposição sobre o Coronel foi acertiva porém os outros mistérios do livro errei todos. Mas a graça é essa , o dia que eu acertar tudo , eu paro de lê-la.

Samantha 30/06/2022

O livro conta a história de Anne, que após a morte do pai, vai a Londres, em busca de aventura. Um dia enquanto está esperando um trem, ela presencia um acidente onde o homem do terno marrom aparece e para Anne é o início de sua aventura.

Dri F. @viagenscomlivros 05/02/2020

Anne é uma jovem que vive com o pai, no interior da Inglaterra. A mãe faleceu quando ela era pequena, e o pai dedicou sua vida a estudar antiguidades e a evolução do ser humano desde eras passadas. Obcecado com esse assunto, ele escreveu vários livros que embora bem conceituados no meio acadêmico, nunca renderam dinheiro suficiente para que eles vivessem com tranquilidade.
Na volta de uma viagem de trabalho, o pai de Anne acaba falecendo, deixando a jovem órfã e com bem poucos recursos. Ela recebe um convite de um amigo do pai para morar com ele em Londres até encontrar um trabalho, e rapidamente decide aceitar.
Anne se considera uma aventureira como as mocinhas dos filmes que ela assiste, e enquanto está em uma estação de metrô, um homem cai na linha e morre. Ela é a única testemunha desse acidente, mas logo percebe que há algo errado, quando um suposto médico que examina o homem tem um comportamento estranho, e um assassinato de uma mulher parece estar ligado a esse acidente.
Querendo muito viver uma aventura, ela embarca em uma jornada para tentar descobrir o que está por trás de todos esses fatos.

Eu gosto muito da narrativa e da escrita da autora. Já disse isso em outras resenhas e reafirmo que, para mim, Ágatha Christie continua sendo uma das melhores autoras que existe. A maneira como ela encaixa as informações na história, dando muitas pistas mas ao mesmo tempo não entregando o jogo, é incrível. Em todos os livros da autora que eu li, gosto de fazer um joguinho de dedução para ver se acerto quem é o criminoso no final, e posso dizer que errei novamente nessa história hehehe.
Essa foi a primeira história da autora que eu li que não é com algum dos seus protagonistas ?fixos? por assim dizer, já que os mais conhecidos são Poirot ou Miss Marple. Gostei de ver uma protagonista mulher na história, uma jovem destemida e que não ligava para as regras que limitavam as mulheres na época. Acho que esse foi o ponto que eu mais gostei.
A única coisa que não fez a história ser perfeita é que a narrativa se arrastou um pouco em alguns capítulos, mas nada que tirasse o interesse da história.
Super recomendo para quem gosta de romances policiais conhecer algo da autora. Dificilmente você não vai gostar!

Conheça meu Instagram literário @viajecomlivros

Carol 18/02/2020

Agatha Christie sempre consegue criar um ótimo clima pras suas histórias. Como uma leitora assídua dos seus livros, recomendaria O Homem do Terno Marrom, mas não é o meu favorito.

Carol Nery 20/02/2020

Espírito Aventureiro
Nossa protagonista é adorável e fácil de se criar empatia...
Adorei as reviravoltas e todas as tramóias afim de chegar ao verdadeiro culpado.
Amei esse finalzinho tão peculiar e igualmente adorável.

Aline 04/03/2020

Mais uma aventura num navio...
A história é bem interessante, logo na introdução é deixado subliminarmente o que vai acontecer e não é difícil descobrir a identidade do "coronel", se prestar atenção você percebe a trama toda....
Um bom livro pra se divertir

Vanessa.Carvalho 01/01/2023

Sempre Agatha
Lendo em ordem cronológica e até agora esse foi o livro mais difícil para mim. Mas não deixa de ser bom. Apenas estava acostumada a dinâmica Poirot rs. Além de mistério, o livro tem um toque de romance! Gostei

caroll 09/01/2022

normal
o livro foi interessante, mas chegou um momento no qual ele começou a ficar muito entediante e tive que me obrigar à lê-lo. o final foi um pouco inesperado, mas eu já achava que poderia ter sido ele. eu gostei de como o livro se desenvolveu e o início dele também, mas o final não foi bom. eu recomendaria mas avisaria que o final não é excelente.

Emiliaarnhold 05/01/2022

Decidi ler os livros da Agatha Christie em ordem de publicação. Esse é o quarto.
longe de entrar na lista de 10 melhores livros dela. Maaaaas...

A jovem e bela Anne Beddingfeld fica órfã após a morte de seu pai, um arqueólogo. Ao retornar de uma entrevista de emprego mal sucedida em Londres, na estação de trem Hyde Park Corner, testemunha um sujeito se desequilibrar e cair nos trilhos, morrendo eletrocutado. O veredito da Scotland Yard é de morte acidental. Mas Anne não está convencida. Afinal, quem era o homem do terno marrom que ela viu examinando o corpo, fingindo ser um médico? E por que ele saiu correndo, deixando atrás de si um papel com uma mensagem enigmática: "17.1 22 Kilmorden Castle"?
Para descobrir essa e outras respostas, Anne se envolve na maior aventura de sua vida, se tornando alvo de cruéis criminosos, liderados pelo perigoso "Coronel

Giih 21/08/2022

O pior que li
Agatha me decepcionou nesse livro.
Enredo fraco e confuso, personagens muito previsíveis, tempo cronológico horripilante.
O único personagem que eu realmente gostei foi o Eustace, que eu acho q foi o que ela mais trabalhou, sua genialidade de formar um homem gentil e duas faces foi boa; a protagonista ficou largada, apenas uma garota cujo pai morreu e decidiu que ia virar detetive, se apaixona pelo Zé cr4cud0 e acaba ficando rica, já li coisas melhores no wattpad.
Enfim, não gostei, e foi o primeiro livro dela que me aconteceu isso.

Thaisa 26/02/2021

Anne Beddingfeld é uma jovem que acabou de perder o pai, que era um grande arqueólogo. Agora, sozinha, ela se vê perdida e sem saber que rumo tomar. Mas ao buscar o seu destino, o destino a encontrará primeiro: enquanto espera o trem, Anne presencia um homem cair nos trilhos e morrer instantaneamente. Um médico, surgindo do nada, tenta socorrê-lo, mas vai embora ao perceber que é tarde demais. No entanto, ele deixa cair um bilhete, recuperado pela moça... Seguindo as pistas do papel, Anne se depara com um assassinato ligado ao estranho e com um misterioso rastro que a leva até uma viagem de navio rumo à África do Sul.
É neste navio que a protagonista se encontrará rodeada de suspeitos: a socialite Suzanne Blair; Sir Eustace Pedler, membro do Parlamento, junto de Guy Pagget, seu secretário, e seu novo empregado, Harry Rayburn; o reverendo Edward Chichester; e o Coronel Race, um detetive que aparecerá em outras obras da Rainha do Crime. Cabe a Anne embarcar nessa aventura e desvendar todo um mistério do qual, sem saber, ela passa a fazer parte.
Sendo este um thriller mais voltado para questões políticas de sua época, Agatha Christie cria um enredo cheio de potencial, mas que se perde no desenvolvimento tanto da trama quanto dos personagens.
O que começa sendo uma ótima e interessante premissa, com uma protagonista excelente, vai se desmanchando aos poucos - e os grandes enigmas aqui mostrados, mesmo surpreendendo vez ou outra, passam a depender muito mais de golpes de sorte do que de processos de dedução para serem resolvidos.
Além disso, é difícil não se incomodar com o racismo e o machismo que tomam conta da narrativa, já que a maioria dos personagens negros são apresentados através de adjetivos físicos e psicológicos muito pejorativos, e a protagonista, que passa boa parte da história afirmando sua independência, sua força, sua inteligência e coragem, acaba se deixando levar por um romance extremamente tóxico e problemático.
Enquanto o início desse livro pode instigar, a única coisa que fez com que eu continuasse a leitura foram personagens secundários carismáticos, como a sra. Blair e o sr. Pedler - o senso de humor característico de Christie é explorado através desses personagens, e tornou a experiência de leitura não tão árdua.
Mas, no fim, a verdade é que este foi o primeiro livro da autora que eu realmente não gostei, talvez por todo o preconceito externado aqui, ou mesmo pelo fato da narrativa ter me decepcionado bastante.

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

site: https://youtu.be/uwoOLGk-BOk