O Homem do Terno Marrom

Agatha Christie

Resenhas - O Homem do Terno Marrom

Fernanda 10/04/2020

Difícil de achar
Quando comecei a ler, só tinha a opção da biblioteca. Era raro eu conseguir achar livros da Agatha, mas esse livro.
Esse foi um dos poucos que achei lá.
Gente, esse também me deixou de queixo caído, nas minhas lembranças foi maravilhoso, tem sonhos não realizados da Agatha, talvez....tantas coisas me vem a mente....só sei que é bom.
Eu amo ela.

Flávia 31/12/2020

Uma personagem de um livro só...
Seguindo o propósito de ler todas as obras de Agatha em ordem de publicação encontro Anne, uma caça-aventuras que deu as costas para uma vida morna e partiu em busca de suas realizações.
?O Homem do Terno Marrom? viaja o mundo para contar uma trama de mistérios envolvendo assassinato, ação, romance e conspiração. É a própria Anne quem conta a história, mesclando a narrativa com partes do diário de outro personagem (uma forma interessante de apresentar outros pontos de vista).
Achei o livro um pouquinho cansativo. Particularmente acredito que Agatha faria mais com menos, no entanto, quem sou eu para contestar a rainha?
Vale a leitura mas, com certeza, não é sua melhor obra.

Paula.Graziela 26/12/2020

Primeiro livro que li da Agatha Christie e gostei muito. Livro de fácil leitura

Luiza Machado 18/12/2009

Perfeito, com destaque para as viagens feitas e a parte romântica que eu não cansava de reler. Recomendadíssimo, fascinante!
Tiago 15/01/2010minha estante
Tbm achei ótimo Luiza, um livro com bastante ação :D Adoro livros da Agatha assim, tal como "Por que não pediram a Evans?" esse é outro que tem muita ação (L)

Luciane 28/02/2011minha estante
Luíza, adorei também a parte romântica, foi o primeiro livro que li da Agatha Christie com romance... Perfeito mesmo!

Inhazinha 15/08/2021

surpreendente
Eu amei a estrutura da narrativa desse livro, pois ela é diferente de tudo o que eu já li da Agatha Christie. A personagem principal é aquela com a qual eu me relaciono profundamente - uma menina que cresceu ouvindo sobre aventuras e, quando teve a oportunidade, foi à procura da sua. O crime e como as descobertas foram feitas também são aspectos muito bons. Fiquei surpresa com o romance presente nesse livro também, e achei graça no fato da autora ter escrito sem querer um enemies to lovers em 1924. Em uma análise mais profunda, a estrutura desse livro segue a estrutura dos antigos filmes de aventura protagonizados por mulheres, e, tendo em vista que Anne era grande fã desses programas, a narrativa seguiu esse estilo propositalmente, a fim de mostrar que o sonho da menina de viver uma aventura dessas estava se realizando. Recomendo muito a leitura!

Leobueno 06/04/2021

Acredito que minhas expectativas estavam altas para esse livro, achei algumas partes muito surreais, fantasiosas, e por isso não gostei tanto. O romance foi muito forçado. Mas o livro é bem escrito e tem um bom suspense, no geral algumas passagens preconceituosas me incomodaram. O final não é muito previsível, gostei, além disso, gosto de como todas as partes da história se encaixam, é um bom livro.

Bia - Resenha de Unicórnio 12/05/2020

Nesse livro que pode ser um vislumbre de quem a Agatha gostaria de ter sido na vida, eu fiquei de queixo caído. Realmente fui tapeada e esse foi o meu primeiro contato com a Anne e gostei demais.
Minhas ressalvas são só que as vezes a narrativa ficou bem lenta e ficou meio chato, mas sempre teve um momento que eu fiquei vidrada e isso fez valer a pena.

Mária 28/02/2023

Esse livro conta sobre Anne, uma mulher que queria viver uma vida de aventuras mas acaba encontrando mais problemas do que imaginava.

Sinceramente, não gostei muito, achei o romance muito forçado, ELA LITERALMENTE VIU ELE UMA VEZ E DO NADA FICOU APAIXONADA.

O mistério em si é bom, me enganou até o final. Mas, em geral, é bem lento e essa forçação de barra no romance realmente pegou errado pra mim.

Enfim, foi uma experiência, com certeza.

Joi Coimbra 14/03/2021

Aqui temos uma trama mais romântica, diferentemente dos livros anteriores (citando em ordem de publicação).

Tive dificuldade em terminar esse. Achei um livro arrastado, em certos momentos fiquei perdida nos personagens e nas reviravoltas. Porém, o livro instiga a você querer saber o fim. Não foi de todo ruim, apenas não me pegou como os livros dela sempre pegam.

Claro, como costume da autora o plot é bom, mas não é aquele incrível, esperava mais do livro. Com certeza ele não entra na minha lista de favoritos dela.

E ahhh preciso dizer que senti falta do Poirot hahahaha.

Andre 02/02/2022

Uma exceção
Apesar da linha narrativa típica dos romances da Agatha, essa escrita foge ao padrão que ela propôs, mesmo em livros de primeira pessoa. Se já não soubesse que foi Agatha quem escreveu, jamais associaria a obra à autora. Mas não deixa de ser uma bela leitura, cheia de referências bem elaboradas que só a Rainha do Crime era capaz de fazer.

Nágela 30/06/2020

Gracinha!
Devo começar admitindo que tive dificuldade com a leitura, não por não gostar dos personagens ou da história em si, não sei explicar, mas essa dificuldade foi recorrente ao longo da leitura.
Fiquei surpresa com o desfecho, até porque criei um carinho pelo personagem do vilão e não desconfiei de sua identidade em momento algum.
Anne também ganhou meu coração, acredito que nutri sentimentos positivos por todos os personagens e isso raramente acontece.
No geral, de todos os livros que já li até aqui de Ágatha, este vem a ser o com maior dose de romance, também não deixa a desejar em aventura e mistérios. Enfim, fui surpreendida com o desfecho.

Tisssia 02/09/2023

Eeehhh
Não foi o melhor mas também não foi o pior, o formato do livro é bem estranho mas você acaba se acostumando, a história é confusa e te faz está constantemente voltando pra constatar algo que ficou meio solto, muito bom e recomendo pra quem gosta da autora, quem só quer ler um livro bom não recomendo kkkkkkkk

Mr. Jonas 21/08/2023

Mistura de thriller e espionagem
Um romance de mistério que mistura thriller, espionagem e paisagens africanas.
Diferente da maioria obras de Agatha Christie, a história foge do padrão investigativo com detetives e mistura aventuras e suspense com um toque romântico. O livro é repleto de ação! Temos assassinatos, roubo de diamantes e muitas tramas que deixam aquele gostinho de mistério a ser desvendado.
Os personagens são enigmáticos, divertidos e carismáticos. Anne, a protagonista, é uma mulher forte, destemida e aventureira.
O livro acompanha a jovem Anne Beddingfeld, que após a morte do pai ? um renomado arqueólogo sem dinheiro ? decide ir para Londres, ter uma vida agitada, cosmopolita, cheia de aventuras, algo bem diferente do que ela tinha na pequena cidade onde morava e onde revisava e datilografava todo o material teórico do pai, adquirindo aí um bom conhecimento da área, algo que seria bem importante para ela em sua jornada futura.
Ótima narrativa! Ótimo Livro!
É uma leitura agradável e divertida. Recomendo!

Thiago 31/12/2022

História famosa com algumas falhas que atrapalham
Um livro do início da carreira de Agatha Christie, esta obra tem muitas características dessa fase da autora e da época em si, tais como a presença de espionagem, serviço secreto e a Guerra recém terminada e seus efeitos.
A história não conta com um dos tradicionais detetives de Agatha Christie, mas com dois narradores que se revezam, a protagonista Anne Beddingfeld - muito carismática e de personalidade forte, lembrando Tuppence Beresford - e Sir Eustace Pedler - um rico membro do Parlamento e personagem muito engraçado.
Apesar do título, a trama não busca revelar a identidade do "Homem do Terno Marrom", que é descoberta antes da metade do livro, mas desvendar um esquema de corrupção, roubo e espionagem internacional ao descobrir a identidade do misterioso "Coronel". Contudo, o livro peca em alguns momentos de sua condução, havendo algumas coincidências e conveniências de roteiro, além de alguns pontos inexplicáveis após a história terminada (mais não posso falar para não dar spoilers).
Destaco somente um ponto que gera estranheza, especialmente num leitor atual: o romance conta com a presença do Coronel Race, um personagem recorrente da autora e que poderia ser classificado como o detetive da história (mesmo estando muito longe de ter uma presença marcante no desenrolar da trama). Em vários momentos, comenta-se que ele é um membro do Serviço Secreto Britânico num tom quase trivial; em que realidade (tirando num filme de James Bond, o agente secreto que só usa seu codinome entre seus colegas, revelando sua verdadeira identidade a qualquer pessoa) isso aconteceria? Não faz sentido algum...
Apesar de ser uma das obras mais famosas dessa autora tão celebrada, a sensação que fiquei é que não envelheceu bem, não sendo atemporal como tantas de suas histórias.
Aline.Fazio 31/12/2022minha estante
Apesar de ser uma história divertida com um dos narradores mais carismáticos que já vi, realmente não envelheceu bem.