Assassinato na Casa do Pastor

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Assassinato na Casa do Pastor

Larissa Verena 20/08/2023

Mais uma oportunidade pra a querida Miss Marple mostrar seus talentos de fofoqueira profissional. Sempre "cuidando do jardim" ou "observando os pássaros" na hora certa.
A melhor!!

iamgeovana 20/08/2023

1+ pra conta
Eu demorei muito para ler esse livro porque eu simplesmente fiquei com a maior preguiça do mundo misturado com uma ressaca literária.
A sensação que eu tive quando eu estava lendo esse livro era ?meu Deus as coisas não acontecem, é muita investigação para NADA?, porque parecia que as coisas andavam mas não chegavam em lugar nenhum.
Uma das minhas teorias estava errada, mas eu achei que coloquei MUITA expectativa para um final ok.
Gostei, mas não é o melhor livro da Agatha.

xali 18/08/2023

Enganado novamente...
E mais uma vez feito de palhaço, trouxa, enganado... nada de novo com a velha safada. porém esse livro é uma fofoca pura! amo um futrico e uma boataria... hahahahah

Gabrieli50 18/08/2023

Assassinato na casa do Pastor
Mais um livro que eu leio da Agatha Christie e fico plenamente satisfeita. Como sempre um mistério perfeito. Um livro que a gente começa a ler e simplesmente não consegue parar até chegar a conclusão. Amei.

" Mas sendo a natureza humana como ela é... "

bruno.rauber 16/08/2023

Voltar pra Agatha Christie é sempre uma experiência agradável. Quem conhece, sabe o que esperar, mas a gente vai envelhecendo e enxergando outras nuances que nem esperava achar aqui, algumas críticas sociais que teriam passado desapercebidas quando mais jovem. Mas, além disso, ela sempre foi uma mestra fazendo romance policial, raramente sendo fonte de decepção. E em Assassinato Na Casa Do Pastor não é diferente. Uma narrativa fluída, personagens interessantes e com construções concisas, mas profunda o suficiente para o que a obra se propõe. Enfim, um Agatha em sua forma esperada.
Talvez o mais interessante para um fã antigo (li 41 livros ao longo dos últimos 15 anos) seja ver aqui a primeira aparição da Ms Marple, meu personagem menos querido da autora (mas ainda fascinante).

Madu 16/08/2023

Livrinho bom. Li o livro quase inteiro tentando adivinhar o suspeito, mas não fazia a mínima ideia (mesmo acompanhando e prestando atenção em todas as pistas). Realmente a resolução foi boa e me surpreendeu.

Peretti.is.reading 15/08/2023

Velhas fofoqueiras salvam o dia
O livro não pode ser caracterizado como aquele o qual a Aghata Christie escreveu o mistério mais desolador e surpreendente. O plot é bem indiferente, sendo um pouco frustrante. Contudo, o que ganhou minha simpatia foi a construção verossímil de se morar em uma cidade pequena. O humor imposto nos personagens é de dar boas risadas, se você já vivenciou ter uma vizinha fofoqueira. As senhoras e suas curiosidades incontroláveis, nesse livro, roubaram a cena com toda a certeza.

Gabi 12/08/2023

Nunca subestime uma velhinha fofoqueira com tempo de sobra.
Geralmente os livros da Agatha com a Miss Marple não me prendem tanto porque ela participa pouco, mas nesse achei a influência dela mais nítida. O assassinato parece inicialmente simples... Simples demais pra fazer sentido. Como de costume, a autora apresenta todos os fatos aos poucos até chegar ao ponto de acharmos que sabemos tudo, daí ela torce completamente a história e nos faz de idiotas. Admito que não é um dos finais mais surpreendentes dela, mas foi uma boa leitura e recomendo.

Jansen 06/08/2023

Nesta história gostei de Miss Marple, que normalmente não gosto. Ela resolve toda a encrenca, e que encrenca, com delicadeza e inteligência, deixando a polícia boquiaberta.
Há um assassinato de um juiz, que não era querido na comunidade, era mau e vingativo. O jovem que confessa o crime, um pintor, tinha um caso com o assassinado, aliás, com a esposa. Parece que as coisas serão resolvidos logo de cara com a confissão do assassino (?). Mas com a Rainha do Crime as coisas não são simplistas e começa então o seu show.

_Du_ 04/08/2023

Sensação de Dejavú
Fiquei com aquela sensação de já ter lido essa história... Terminei e a sensação não passou, mas no fim, acho que não li. Mas é um fechamento clássico... E eu adoro!

Liana 04/08/2023

Agatha Christie sendo Agatha Christie. Ou seja LEIA
Por meus amados neurônios, prions e memórias. Esse livro foi muito bom!!
Achei muito interessante que toda a narrativa se passa pelo ponto de vista do pastor Len, que assume um papel investigativo junto da nossa querida velha fofoqueira Miss Marple.
Como sempre, Agatha tira a nossa ideia inicial com todas as provas e coisas incontestáveis jogadas a nós, e no fim tudo vira ao contrário.
Uma das cenas que mais gostei foi a pregação do pastor na igreja. Foi uma cena e tanto! "Em verdade vos digo, buscarão a tua alma hoje!"
E eu em verdade vos digo, lerei todos os livros de Agatha Christie!
Fico feliz de ter acertado UMA das várias teorias do livro. Isso já me deixa feliz.
Em resumo, um belo livro. Quero mais livros e beijos

Fernanda631 31/07/2023

Assassinato na Casa do Pastor
Assassinato na Casa do Pastor foi escrito por Agatha Christie e foi publicado em outubro de 1930.
Um livro com a Miss Marple.
Esse é o livro em que conhecemos a nova personagem da Agatha Christie, uma velhinha solteirona, que mora numa vila pequena e com bastante tempo livre aka vizinha fofoqueira. A verdade é que Miss Marple é muito observadora e sabe ler muito bem as pessoas, por esse motivo ela acaba ficando “famosinha” na sua região por sua perspicácia.
Miss Marple, neste livro, assim como em Os Relógios, com Poirot, não se mostra como personagem principal. Está ali, como um dos personagens que interagem com o narrador, o próprio pastor, aparecendo vez ou outra ao longo da história, mas claro, sempre com participação fundamental para a elucidação dos fatos, sempre trazendo informações imprescindíveis ao leitor atento, e ganhando destaque ao final, por ser a verdadeira responsável pela solução do caso.
Miss Marple é uma senhora solteirona que vive na pequena aldeia (fictícia) de Saint Mary Mead. Sempre muito atenta, observadora e crítica do comportamento humano, de quem sempre espera o pior. Curiosamente, neste livro, “Assassinato na Casa do Pastor”, nos deparamos pela primeira com a aparição da aldeia de St. Mary Mead e também de Miss Marple num romance. Então, é sim uma leitura muito indicada para se iniciar um aprofundamento nos livros de Agatha Christie.
Nossa querida Miss Marple, morando em St. Mary Mead, vivendo sua vida pacata, fofoqueira e bastante observadora irá ajudar a solucionar um crime que acontece na casa do Pastor Clement, porém já vale ressaltar que Miss Marple - como em boa parte de seus livros - atua muito em segundo plano e quase não aparece.
Portanto em Assassinato na Casa do Pastor não espere ter muitas partes com nossa velhinha observadora, porque - se não estou enganada - ela aparece no máximo umas cinco vezes para dar algumas informações e colocar os detetives e o próprio pastor na "pista" certa.
No entanto, estou me antecipando muito, deixem-me explicar o contexto geral de Assassinato na Casa do Pastor, pois aqui temos uma história bem interessante, tendo em vista que acontece um assassinato na casa do Pastor e pega todo o vilarejo de St. Mary Mead de surpresa, muito embora o morto, o coronel Protheroe não seja uma das "pessoas" mais queridas do local, inclusive, sabe-se que muita gente já desejou a morte dele e entre essas pessoas está incluso o próprio Pastor!
O personagem assassinado era bem controverso, cheio de desafetos na cidade e só isso já eleva o número de suspeitos. Ele investigava uma possível fraude na igreja, era responsável por mandar pra cadeia várias das pessoas que cometiam crimes na vila e não era a mais gentil das pessoas.
Quando ele morre, assassinado no escritório do pastor, todos os indícios nos levam a lugar nenhum. Sério, do pastor Clement, sua esposa e sobrinho até a filha do falecido são suspeitos, e suas atitudes frente a morte deixa tudo mais nebuloso ainda.
Conforme a investigação toma corpo, os motivos levantados e todos os caminhos levando a lugar algum, Miss Marple surge como a observadora perspicaz e inteligente que esperamos que ela seja. Na contramão de tudo o que todos acreditavam e suspeitavam, ela vai colhendo todas as pistas e acha o caminho correto e o autor do assassinato.
Com todas essas minúcias é claro que o Pastor Clement vai se prontificar a ajudar a força policial, já que tem um certo receio de que pelo assassinato ter acontecido em sua casa ele possa ser considerado um dos suspeitos do crime.
Desse modo, toda a narrativa de Assassinato na Casa do Pastor é feita em primeira pessoa, pelo próprio pastor que vai tentando coletar pistas e que também tem informações privilegiadas dos investigadores, porém, sempre que ele quer ter certeza de algo ele vai até sua vizinha, Miss Marple, pois acredita nos "palpites" da senhora.
Sobre a resolução do caso, Agatha Christie não poderia ter sido mais genial, confesso que no princípio da leitura ela me fez ter as suspeitas direcionadas para uma personagem, porém no decorrer da narrativa e das pistas acabei mudado o suspeito e foi aí que quando o mistério de Assassinato na Casa do Pastor foi solucionado deparei-me que minhas suspeitas iniciais estavam corretas, mas a dama do crime conseguiu me enganar.
Pra finalizar esse veredito, preciso mencionar que amei a narrativa do pastor, esse livro me envolveu de tal maneira que quando tinha que parar de ler ficava pensando na história, realmente achei uma narrativa viciante e divertidíssima, principalmente porque o Pastor é muito ingênuo e ao passo que ele vai descortinando as pistas do assassinato ela vai descobrindo uma porção de coisas de seus paroquianos que o surpreende de tal maneira que é divertidíssimo acompanhar.

Apenas Evelim 30/07/2023

Assassino na casa do pastor
Fui pega de surpresa. Não conhecia a influência da Miss Marple. Não gostei muito de fazer dela, a detetive chave. Banaliza um pouco a história. Como uma amadora sabe mais que os policiais? Bom, agora conheço a personagem, é só aceitar e procurar outros livros no qual ela protagoniza para entender e familiarizar com ela.

Bia 29/07/2023

É sempre muito bom ler um livro com a Miss Marple, porque ela é essa personagem que naturalmente ajusta os acontecimentos, para que possamos entender. Não é a minha obra preferida da Agatha Christie, mas fiquei presa pela trama muito facilmente. Não me surpreendi, mas também fiquei bastante conectada aos detalhes.

Danuza3 27/07/2023

Então foi quem?
Que livro, hein?! Muito bom.
A escrita é instigante, os depoimentos e os diálogos em si são muito bons, o fato de todos serem uma opção é quase enfadonho. O livro é instigante a ponto de nos sentimos mais próximo do pobre pastor, coitado. Mas ele ainda é uma opção!
Um ótimo livro para lembrar que o mais simples também pode se tornar complexo, assim como considerado.