Viúva de Ferro

Viúva de Ferro Xiran Jay Zhao

Resenhas - Viúva de Ferro

Jessica829 13/06/2022

Leitura coletiva Mundos Fantásticos.
5/5 ?

"E, afinal, não é isso a dignidade? Os limites e os valores que você decide por você mesma?E, afinal, não é isso a dignidade? Os limites e os valores que você decide por você mesma?"

A começar pela experiência da leitura coletiva que me tirou totalmente da minha zona de conforto, e eu amei ! ?

Ficção científica não é muito minha "praia", mas depois desse livro vou me aventurar mais, com toda certeza. ?

A história trás um mundo invadido por alienígenas, com mitos de deuses que vai além da imaginação. ?

Em um lugar onde a maior honra concedida a uma mulher é ser escolhida para concumbina, ajudando a pilotar crisálidas em batalhas contra os hundus, Zentian trás para os leitores uma mulher de personalidade forte, a frente do que se acredita ser os valores dessa cultura.
Após a morte da irmã mais velha de Wu, ela decide se candidatar a piloto concubina com o intuito de matar o piloto que tirou sua vida, mas seu destino tem um rumo diferente do que ela esperava. De uma forma um tanto brutal, ela recebe o título de viuva de ferro, como um meio de minar suas habilidades ela é destinada a outro piloto, o que o exército não esperava é a conexão que eles desenvolveriam.
Uma história de luta, amor, amizade e vingança, que vai te prender do início ao fim! ?

Estou ansiosa pela continuação ..

Carol @ouicarol 04/07/2022

"Você é o milagre pelo qual estive esperando todo esse tempo."
"Wu Zetian, você me inspira. Sempre que perco a esperança que o mundo possa mudar, eu me lembro de você. Lembro como você luta pelo que quer, sem se importar com o que os outros dizem, sem se importar com os obstáculos no caminho. Você é minha Estrela Polar."

De tantas marcações, essa é a que ganhou meu coração. O verdadeiro sabor da fantasia e ficção, o plot no final não é um dos melhores mas foi o suficiente pra alugar um triplex na minha cabeça. Só não virou favorito porque tem triangulo amoroso, de resto, um espetáculo. Aguardando ansiosamente a continuação. Xiran Jay Zhao, obrigada por quase 500 páginas de poder feminino.

Allie 30/06/2022

??s?ó??? ???????? ? ?????????s?? s???? ?????
Precisa de um livro com elementos da cultura chinesa, protagonista tão forte que humilha os homens, trisal, e muitas outras coisas? É ESSE!

Sério eu amei de mais o livro. A escrita, a história, a ambientação, os personagens, TUDO é incrível.

Tem um sistema super machista, em que homens, para derrotar aliens chamados hunduns, pilotam um tipo de nave em formato de animais chamada crisálida, e usam mulheres como um tipo de bateria de qi, e na maioria das vezes, elas acabam morrendo em batalha.

A irmã mais velha da nossa protagonista Wu Zetian, acabou morrendo em uma dessas batalhas, e para se vingar, Zetian queria matar o homem que fez isso com a irmã.

E MEU DEUS, que mulher! Sério a protagonista é super forte! Não há nenhum homem que pode impedir ela.

Nesse livro também temos o "triângulo de ferro", que não é o foco da história, mas é incrível. Eu amo demais os três.

No início eu tava meio perdida no sistema de qi e crisálidas, mas depois consegui entender melhor. Acho que esse é o único problema mesmo. A gente se perde no mundo que passa, e os sistemas das coisas e sei lá o que, por uma falta de descrição.

Também chei o desfecho meio corrido, o que acabou embolando um pouco minha mente, mas tirando isso o livro é SENSACIONAL!

Lembre de checar os gatilhos antes de ler. Há um aviso de gatilhos logo no início do livro.

Classificação indicativa: +15 ( não está proibido ler antes da idade, eu mesma li um pouco antes, porém é o mais indicado por conta dos gatilhos e etc )

booksbringme 12/04/2022

Como Viúva de Ferro virou um dos meus livros favoritos da vida?
A própria história da autore revela muito sobre o que essa história representa, e quando nos agradecimentos, elu diz: “…que me apoiou durante todo o tempo em que eu me transformava de uma estatística a uma sobrevivente forte o bastante para escrever esta história.” Forte, né?

O que eu gostei:

Cenas de luta, representatividade (tanto autoral, quanto dos personagens), construção da história embasada na cultura, história e mitologia chinesa, ambientação distópica em lugares reais/atuais e uso dos elementos da natureza e do taoismo para desenvolvimento não apenas das lutas, mas também para a evolução da percepção da personagem principal.

Todos os elementos que compõe o livro são muito bem amarrados dentro do contexto da história, e tem alguns “easter eggs” históricos muito legais no desenrolar, como: o nome da personagem principal, Wu Zetian, é o nome da Imperatriz Wu, que foi a única mulher na história da China que ocupou o trono imperial. Ao fazer essa leitura, pesquise muito sobre todas as criaturas e lugares, como os hunduns (criaturas mitologicas) ou dinastia Tang (pertencente à dinastia que havia reunificado a China entre 581 e 618). Até mesmo o nome que se dá ao país no livro, Huaxia era um termo usado na literatura chinesa histórica e muitas vezes usado para representar a China e a sua civilização.

Tudo sobre esse livro é incrível, mostra um conhecimento, aprofundamento e amarração de desenvolvimento e contexto maravilhoso por parte de @xiranjayzhao. Inclusive, elu já confirmou que terá continuação e escreveu no Goodreads: “Be careful what you wish for because you just might get it in the worst way possible“, especula-se que o nome (em inglês) será Heavenly Tyrant.

O que não gostei:

Não acredito que seja algo que onere na história ou atrapalhe o desenvolvimento, que inclusive até pode ser um ponto sobre tradução ou ser explicado na continuação. Porém, alguns momentos pareceram que foram desconectados da história e não situaram direito o porquê dos personagens estarem indo para determinado lugar, a cena já corta eles no lugar. Mas pensando em tudo que citei acima, não tem como tirar absolutamente NADA dessa história, queria poder dar mais estrelas.

IMPORTANTE: Se a sua expectativa é ler romance, você não encontrará isso aqui. O relacionamento dos personagens é tratado de forma superficial e somente para entonar o emponderamento da personagem. Não se deixe enganar por fanarts ou resenhas que vendem um triângulo amoroso ou trisal. O foco da história é na luta pela libertação como ser humano e para sermos e nos relacionarmos como quisermos, visto que o patriarcado nos colocou em estruturas e de relações que favorecem os homens no domínio da família, como o pai/marido mantendo a autoridade sobre as mulheres e as crianças.

“Não é meu dono. Ninguém é. Podem achar que são, mas não importa o quanto me xinguem, me ameacem ou me espanquem, jamais vão conseguir controlar o que se passa na minha cabeça, e acho que isso lhes causa uma frustração sem fim.”

site: https://booksbringme.com/2022/04/12/como-viuva-de-ferro-virou-um-dos-meus-livros-favoritos-da-vida/

Larissa.Azevedo 24/02/2023

Com certeza, top 5 do ano
Esse livro com certeza vai estar no meu top 5 do ano, ou no top 3, ou pode até alcançar o primeiro lugar, o livro é perfeito, retrata a cultura chinesa, é um sci-fi de respeito, ele fala muito sobre o machismo e em como nós mulheres temos que fazer o triplo do que os homens para sermos reconhecidas, e as vezes, isso não acontece, o livro é maravilhoso, a escrita é perfeita, acho q nós primeiros 10% eu tava achando chato, mas eu sempre sou assim com os livros, e terminei muito emocionada e amando o livro, não vejo a hora de lançar o dois, mal posso esperar para saber o que vai acontecer com os nossos protagonistas, só leiam, é incrível.

Jhon 10/07/2022

Grandioso!
Gente, que livro, que história, que protagonista!

Simplesmente não prometendo nada e entregando tudo, a autora traz uma grande protagonista, Wu Zetian. Forte, destemida, inteligente, determinada e nem um pouco misericordiosa.

A história desse livro é muito envolvente e traz um plot MUITO bom que absolutamente ninguém esperava.

Ansioso para o ler o próximo, pq com certeza terá continuação, já que ficaram muitas interrogações à respeito de várias coisas nesta história.

MAS EM GERAL PERFEITA!
Jhon 10/07/2022minha estante
Esqueci de comentar sobre o trisal, gente, que sabor DELICIOSO! KKKKK

Liv 31/07/2022

Esse livro é simplesmente incrível. Desde os primeiros capítulos eu já me vi fascinada e viciada pela história. A escrita da autora é muito boa e os assuntos tratados no livro são necessários. Porém da metade do livro pra cá eu fiquei um pouco confusa com os acontecimentos mas valeu a pena ler. É um livro incrível.

Lara 03/09/2022

Prometeu tudo e entregou quase tudo
Viúva de Ferro começa muito bom, mas o gráfico crescente se torna estável logo depois do primeiro arco, quando Zetian alcança seu primeiro objetivo de forma mais rápida do que o leitor espera. Depois disso, apesar do constante lembrete de seu sofrimento, ela não demora muito pra conseguir tudo o que se propõe a fazer e mais. Me broxou um pouco porque você já sabe que a protagonista vai conseguir sem muitas dificuldades, então os plot twists não surpreendem tanto.

Tem uma dica do plot final no começo do livro, quando você suspeita que os vilões são os humanos e não os Huduns. Fácil.

Outra coisa que irrita um pouco é o discurso feminista pronto que Zetian tem na língua o tempo inteiro. Tudo bem, na vida real sabemos que o patriarcado também é nossa ruína e todos os problemas que eles implicam nas instituições sociais, tendo como única vítima as mulheres. Mas a autora reforça isso de um jeito que parece que veio direto do Quebrando Tabu kkkkkkk alguma coisas poderiam ter sido mostradas só com diálogos dos personagens, não é difícil concluir isso ja que o universo de Huaxia é tão descritivo.

Enfim, alguns elementos (muitos) claramente inspirados em Jogos Vorazes, mesmo que a tentativa de Zetian de se tornar o ?tordo? para as mulheres e meninas tenha sido em vão quando seu companheiro ?morreu?.

Mas uma coisa boa é que essa questão de abolir o binarismo é muito forte, assim como em Matrix Ressurections e todas as obras que oferecem uma alternativa que não yin e yang, 8 ou 80. Isso é mostrado desde o começo até quando a aliança meio poligâmica entre os 3 principais é formada.

Não sei se fiquei curiosa o suficiente pra ler uma sequência mas esse livro definitivamente seria uma adaptação pra cinema incrível. Nisso Xiran não decepciona, fiquei intrigada pra ver como tudo funcionária visualmente, e espero que isso aconteça!

jjumping 05/07/2022

simplesmente sem palavras
A mistura da cultura clássica chinesa com a tecnologia é GENIAL. Pra mim o livro entregou tudo o que prometeu e mais um pouco, os protagonistas e as cenas são incríveis, os detalhes no geral foram muito bem pensados pra construção da história. Isso sem falar no final pq esse eu ainda tô processando.
Com certeza virou um dos meus livros favoritos.

Ludbilla 22/03/2023

Vamo lá
Vamos ser sinceras, esse livro DEMOROU pra conquistar, ta. Eu não estava entendendo NADA da construção de mundo mas depois que eu me conectei a história fluiu.
Não fui a maior fã da parte da história mesmo assim n me convenceu muito não nenhum dos aconteceumentos
Porém eu gostei MUITO MUITO MESMO da construção das relações entre os personagens
No final e um livro bem médio
Até que bem equilibrada

clahzinha 04/09/2022

Gostei bastante
Como muitas fantasias comecei bem perdida e sem entender muito bem o que estava acontecendo, com isso demorei um pouco pra "pegar no tranco". Mas comecei a ficar interessada pela história e aí peguei um ritmo legal de leitura.
Nunca tinha lido nada dessa autora, gostei bastante da escrita dela e ela fez uma construção de mundo bem legal, fiquei um pouco perdida em alguns momentos mas é porque são muitas informações pra processar e nomes pra entender e alguns conceitos que eu não entendi direito.
O romance é muito bom, para uma romântica de carteirinha foi ótimo hahahahaha, mas achei muito legal que ela trouxe um pouco de romance sem pesar demais, ficou leve e eu ADOREI como ela abordou o romance no livro.
O final ali me deixou completamente perdida kkkkk, muita coisa acontecendo e muitas dúvidas que ficaram no ar. Não sei se vai ter continuação mas acho que foi deixado um gancho no final.
gabriella 05/09/2022minha estante
amiga estou triste kkkk

Nanna 03/09/2022minha estante
Seres celestiais, outro planeta... ESSE LIVRO É UMA BAGUNÇA!!!

ing 31/03/2022

mais ingrime que a ladeira do pelourinho
eis a verdade: o livro é perfeito, a historia é muito boa, bem desensolvida sobre isso, na há duvidas, serio teve coisas q eu dei risada, teves cenas q me chocaram e eu AMEI e teve muitas frases marcantes daquelas bem feministas que eu vou levar e agradeço muito ê mãe xiran por elas mas o final conseguiu estregar todo o erendo, serio, e tão decepcionante que eu chorei, de odio, eu tava esperando o plot twist marcante e ganhei aquilo ????? serio teve atitudes da zetian e do yizhi que eu fiquei é serio que eles fizeram isso?? e aquele epilogo PQP foi pra fechar a bomba com chave de ouro. me arrependi de ter comprado.

Anna 04/04/2022

SENSACIONAL!
Mas gente? Que incrível! Vocês precisam ler esse livro. Uma crítica maravilhosa, estratégica! A mente de vocês irão explodir!!!