Viúva de Ferro

Viúva de Ferro Xiran Jay Zhao

Resenhas - Viúva de Ferro

Dan 23/12/2022

Militância vs História
A princípio me empolguei muito. Por ser especialista em Medicina Chinesa e Acupunturista Clínico, me deparei com muitos temas que me são comuns. Embora discorde da autora quanto ao Movimento Água, quando ela diz ser o mais Yin dos elementos. De acordo com o I Ching, o metal é o mais Yin dos elementos. Medicina Chinesa a parte, vamos falar do livro.

A militância a favor da comunidade LGBTQIAP+ é sempre bem vinda. Mas, quando isso é feito de forma tão superficial e escancarada, é quase um Off Topic em relação a história principal. O tema é abordado em diversas obras de forma fluida, o que acaba contribuindo com a trama. Mas nesse livro parecia só uma pessoa que ao invés de fazer terapia, resolveu escrever um livro.

Não vou nem falar do final que é uma B@#+*

Opal 12/01/2023

O suposto pináculo da existência feminina
Delicado, deformado e forte, do jeito que só uma mulher oprimida pode ser quando decide se levantar.
A melhor leitura do ano até agora, e vai ser muito difícil de superar. É lindo, horroroso, e humano de forma que não nos permiti desviar o olhar das atrocidades cometidas em nome dos objetivos dos personagens.
Quero colar esse livro na testa pra que todos possam conhecer essa obra.
Fernanda 12/01/2023minha estante
Mds amg, vc descreveu com tanta emoção que agora esse livro vai ser o próximo que vou ler

Opal 12/01/2023minha estante
@Fernanda você não vai se arrepender, é meio denso mas acontece tanta coisa que você não consegue parar de ler

Lucia | @lucia_esta_lendo 14/05/2022

Um pouco confuso, tinha potencial
A sinopse me atraiu bastante. Mas achei a dinâmica do mundo do livro um pouco confusa.

O lance do triângulo amoroso para mim também não funcionou muito bem.

O livro tinha um potencial absurdo, mas a autora ficou tanto na sede de vingança da protagonista que achei que muitos atos dela foram só reativos, sem ela pensar nas consequências. Acabei gostando mais dos meninos do que da menina, ela acabou sendo tão egoísta que não consegui simpatizar com ela.

Há temas pesados sendo tratados no livro que acho que poderiam ser mais explorados. Vamos ver se eles serão melhor desenvolvidos no próximo livro.

biiaaa_nunesss 24/11/2022

"Eu vou ser o pesadelo deles"
Simplesmente um dos melhores livros que li este ano e uma das melhores ficções da vida
Protagonista feminina forte, representatividade bissexual, trisal, aliens, poderes, luta contra o patriarcado.
Gosto que o livro tenha capítulos curtos e não enrole tanto.
A evolução de Zetian é perfeita e fico impressionada que, não importa o que aconteça, ela não muda de ideia sobre a vingança.
Confesso que tive dificuldade em entender as cenas de luta. Achei a descrição vaga, mas não me impediu de sentir a emoção da batalha.
Fiquei uns 5 minutos pensando no final, porque eu não tinha pensado naquilo.
Aguardo ansiosamente pela continuação.

Thânia Deak 20/05/2022

Viúva de Ferro
Em Huaxia, a maior honra concedida a uma garota é sua escolha para a função de piloto-concubina, servas conectadas a pilotos homens para juntos fornecerem energia vital às crisálidas ? máquinas de guerra gigantes que protegem a humanidade dos alienígenas além da Grande Muralha. Essa conexão mental tão intensa e poderosa entre piloto e concubina com frequência leva as jovens à morte, garantindo à família delas uma recompensa financeira do Estado. Aos dezoito anos, Wu Zetian se alista como concubina com apenas um objetivo em mente: vingança.

Seu plano é matar o piloto que tirou a vida de sua irmã, mas a situação toma um rumo brutal e inesperado, e Zetian recebe um título muito temido: Viúva de Ferro, uma mulher que, ao contrário do esperado, suga a energia dos homens nas crisálidas e os leva à morte.

Numa tentativa de minar suas habilidades mentais extremamente poderosas, o exército a pareia com Li Shimin, o piloto mais forte e controverso de Huaxia, um guerreiro que nunca erra seu alvo. Mas agora que Zetian sabe do que é capaz, não vai recuar tão facilmente, usando todas as suas armas para sobreviver e destruir de uma vez por todas um sistema que despreza a vida de meninas e mulheres.
Surrender_Nih 21/05/2022minha estante
Esse livro parece ser sensacional, sou doida para ler!

Thânia Deak 21/05/2022minha estante
É maravilhoso mesmo ?

soutatyrs 04/07/2022

Um livro q conta a história de Zetian num mundo em que mulheres são vendidas como concubinas para pilotos usarem seu qi nas batalhas contra os hundus.
Zetian desafia todas as probabilidades e o próprio sistema daquela sociedade!
Um livro para se pensar? gostei bastante e provavelmente vai ter uma sequência!!

Amendoins 15/04/2023

Uma Distopia Majestosa
O primeiro aviso que darei sobre Viuva de Ferro,é uma duologia e o próximo livro só sai em 2024,então se for mesmo embarcar nessa aventura(que é incrível por sinal)saiba que terá que esperar bastante
Aviso dado,bora resenha

Okay,u sou extremamente suspeita pra falar sobre fantasia,é simplesmente meu gênero literário favorito,é extremamente fácil alguma fantasia me prender,mas Viúva de ferro tem que sim seus pontos para que ela possa me deixar imersa em seu mundo.
O desenvolvimento da protagonista é simplesmente fantástico,você percebe a evolução dela ao longo do livro,como seus sonhos e planos mudam,até mesmo suas ambições,A representatividade da cultura chinesa é maravilhosa e super bem escrita,Todo o sistema de como a sociedade é machista e extremamente opressora é bem trabalho e lembra muito bem tempos nem tão antigos(Tristeza profunda)
O romance também tem sim seus momentos,mesmo tendo 0 desenvolvimento(pois não é o foco do livro!),o único defeitinho do livro é que achei algumas cenas de descrição de cenários/objetos bem confusa(mas acho que foi mais incompetência da minha imaginação do que má escrita do livro)

Finalizando,se você está procurando uma fantasia,com uma protagonista feminina forte,distopia com cultura chinesa e cenas torturantes de tão agoniantes
Leiam,Viúva de Ferro senhoras e senhores

"-Vida Longa à Viúva de Ferro"

Italo Bernardo | @wesleyliterario 22/04/2022

Épico
#WesResenha

"Vergonha. Essa era a arma favorita deles. Uma arma para me corroer por dentro até que eu acreditasse que só podia acatar o destino que jogassem aos meus pés amarrados. Não funcionou.
Apesar de todo o esforço que fizeram, sei que mereço ser feliz."

Há muito tempo Huaxia foi invadido por alienígenas que tentam tomar o planeta, provocando uma guerra sem fim. Nesse mundo, a maior honra para as mulheres é dar sua energia para alimentar as crisálidas, enormes máquinas tecnológicas que protegem os humanos dos ataques hundus. Inconformada com esse sistema e com a morte da irmã, Wu Zetian se alista para ser concubina, até que sua vida toma outro rumo quando ela se torna a Viúva de Ferro: uma mulher que suga a energia do pitolo matando-o. Agora, designada a ser parceira de Li Shimin, Wu Zetian sabe de sua capacidade e vai fazer de tudo para destruir esse sistema que mata uma mulher atrás da outra.

Um livro que foi além do que eu imaginava. Já esperava uma história criativa e que iria abordar discussões de gênero importantíssimas, mas para além disso, Xiran criou um universo intenso, recheado de tramas políticas, personagens determinados, segredos, e com plots twists que deixam o enredo cada vez mais intrigante.

Essa é uma narrativa futurista, que mescla sci-fi e fantasia de uma maneira ousada, singular e bem executada. De início fiquei confuso com o funcionamento tanto do próprio mundo quanto das crisálidas e hundus, as coisas vão se esclarecendo ao longo da leitura, e quando percebemos já estamos imersos nesse universo.

Wu Zetian é nos inspira e mostra a importância de lutarmos pelo que acreditamos, mesmo quando tudo está ao contrário nos motivando a desistir e vencer parece improvável. Em tempos como o nosso, ser resistência em uma sistema social que inferioriza, menospreza, descarta pessoas por não seguirem seus modelos de pensar e de vida pré-determinados e arcaicos, é uma necessidade.

'Viúva de Ferro' é uma história de força, tocando em pautas importantes, discursivas, que levam o leitor a pensar em como podemos viver sem notar a opressão promovida pelo sistema a tantas pessoas. Um livro instigante, diversificado, com um mundo criativo baseado em lendas chinesas e um final surpreendente.

"Não é nada convencional, trata-se de mais uma regra implícita que estamos quebrando, mas quer saber? Funciona para a gente. E acho que estamos fartos de permitir que este mundo nos diga o que é adequado e o que não é."

Nathy 21/06/2022

Uma das melhores fantasias que já li NA MINHA VIDA! Viciante, instigante e com reviravoltas inesperadas que não te deixam soltar o livro!

Wu Zetian vive em Huaxia, um lugar em que as mulheres são consideradas úteis somente para o casamento ou para servirem de concubinas para os pilotos das crisálidas, grandes máquinas que lutam contra ameaças na Grande Muralha. As máquinas são alimentadas pela energia vital dos pilotos e das concubinas, muitas vezes sugando toda a energia da mulher, fazendo elas morrerem e serem descartáveis. A irmã mais velha de Zetian foi uma dessas concubinas mortas e tudo que ela quer agora é vingança. Então se voluntaria pra ser levada e bola seu plano de matar quem fez isso com sua irmã. Tudo vira de ponta cabeça quando descobrem que Zetian é extremamente poderosa e faz o processo contrário, roubando a energia do piloto. O exército decide então colocá-la junto com o piloto mais poderoso de todos, para ?dar um jeito nela?. Mas Wu Zetian sabe do que é capaz e vai usar de todas as suas forças pra sobreviver e acabar com esse sistema que usam garotas como se fossem baterias descartáveis.

Que livro INCRÍVEL! Tudo que se pode esperar de uma boa história e mais um pouco! Já que Xiran nos leva por caminhos diferentes e totalmente inesperados. Toda vez que eu achava que ia por um rumo, ia por outro que eu nem pensei.

Wu Zetian é daquelas personagens incríveis que não aceita o status quo e vai fazer de tudo para mudar o mundo. Sua força e inteligência me conquistaram de mais, mesmo com algumas decisões questionáveis, o crescimento dela é poderoso e leva até um ápice de cair o queixo.

Com fantasia e ficção científica misturados com elementos da cultura chinesa, a ambientação e construção de mundo é maravilhosa, nos prendendo de mais nos detalhes.

O romance é totalmente inesperado e vai se desenvolvendo aos poucos. Fiquei chocada quando vi para onde estava indo e ainda mais chocada quando foi. Não é nem de perto o ponto central da história, mas é um acréscimo importante.

Quando vi que era o primeiro livro que Xiran escreveu, fiquei ainda mais surtada! Se esse já foi assim, seguirei essê autore por onde elu for!!!!

?? 732892/5 ?? + ???

brunin 05/09/2022

ok, vamos lá: os pontos negativos e positivos desse livro fazem com que ele chegue a um bom equilíbrio.

de primeira, é uma ótima distopia. a construção de mundo, as referências a cultura chinesa, o sistema de poder são muito bons. tem uma escrita envolvente, bem detalhada. a premissa também é inovadora, misturando avatar com power rangers e tudo mais. gostei muito, fazia tempo que não lia algo nesse tipo. sem contar com a presença de poligamia de forma super natural e realista. gostei muito da forma como a sexualidade deles foi retratada. o slow burn é super gostoso de acompanhar, sempre nas entrelinhas da narrativa principal.

entretanto, os personagens são rasos e em vários momentos dá aquela sensação de que ê autore não conhece os próprios protagonistas. eles mal tem desenvolvimento, com exceção da zetian, e mesmo assim ela ainda me parece confusa e sem uma motivação forte (sendo que ela é vendida como esse tipo de personagem). o final foi um pouco corrido, meio embolado e mal explicado, mas a luta final compensa.

e eu não vou NUNCA perdoar o quão raso o yizhi foi. ele tinha um potencial enorme que foi desperdiçado, aquele ato final do foi completamente fora do personagem, toda a pouquíssima construção que ele teve foi cagada bem ali. e digo o mesmo sobre o shimin, só que pelo menos, o último ato dele fez muito mais sentido na trajetória do personagem.

ou seja, o livro é bom, vale a pena. apesar de todos os erros, os lados positivos fazem valer a pena. entrou pra lista das minhas leituras favoritas do ano e estou super ansioso pra saber o final da história. que venha logo o próximo volume!!

Kaliton 20/07/2022

QUE FINAL FOI ESSE?
Nas últimas 80 páginas do livro me deparei ansioso para ler as próximas páginas e ver o desenrolar da história, foi uma mistura de emoções esse final raiva pelo universo controlador e machista contruído, triste e emocionado com algumas cenas que me pegaram de surpresa, principalmente as partes com nosso triângulo amoroso, acredite os três se dão bem nesse relacionamento o que eu achei interessante e bom que ninguém sofre kkkk, durante a batalha das crisálidas contra os hundus também, eu comemorei com o deseronlar da história e o que foi acontecendo da Wu Zetian sendo o terror deles e as partes místicas da história. E caraca que final foi esse, que revelação foi essa, fiquei boquiaberto e surpreso, mas tinhas minhas dúvidas mesmo e tava crianda várias teorias antes.
Enfim recomendo muito esse livro para quem quer ler uma aventura fantástica em um mundo distópico e machista com uma sociedade bem complexa e aspectos culturais e históricos interessantes. Me lembrou muito uma história de anime com pitadas de Jogos Vorazes - por ter uma protagonista feminina forte e seu mundo distópico - e Círculo de Fogo com as Crisálidas que logo imaginei robôs sendo controlados por humanos e um foque de Sci-fi ficção científica. Achei incrível o universo criado pele autore Xiran e quero ver como vai ser a continuação dessa história e o que vai ser aprontado para finalizar a trajetória de Wu Zetian que tenho que dizer gostei dela, percebi umas pitadas de imaturidade, mas eu entendo pela sua idade e pelo mundo cruel e super machista que ela foi criada, preparada para ser uma cuncubina e sendo sujeita a morte, os outros personagens achei interessantes e complexo, de mais se quiserem se adentrar mais da história leiam.

Ryanne2 16/06/2022

Como se Naruto e Power Rangers tivessem um bebê.
Caramba! Que aventura foi ler esse livro. Confesso que estava um pouco assustada, devido a algumas opiniões divergentes em relação a obra. Mas calma! A história é incrível. Acredito que muitas pessoas não gostaram, pois estavam esperando uma pura e bruta ficção científica, mas não é bem assim.

Se você é um fã de Sci-Fi e está esperando termos e teorias mirabolantes nessa estória, acho melhor largar o livro e interiorizar que, na verdade, é uma aventura ?distópica? com elementos científicos? depois disso volta com a leitura e surta comigo.

Esse é o livro de estreia de Xiran Jay Zhao, então me certifiquei de relevar certas coisas ao decorrer da leitura, embora precise expressar abertamente alguns desses meus descontentamentos. Mas antes, gostaria de deixar EXPLÍCITO o quanto eu fiquei imersa nessa história, o quanto eu fiquei viciada e o quanto eu fiquei abismada com a criatividade e originalidade? até que percebi que já tinha visto um pouco daquilo em outros lugares. :P

Como disse no título, a estória me lembra bastante outros conteúdos que já assisti, como o dito Qi, que me lembra bastante o sistema de Chakra de Naruto. Ou então, as Crisálidas e suas transformações que, juro, só vinha as Morfagens de Power Rangers na minha mente, mas depois acabei lendo os agradecimentos e percebi que a autora se inspirou no anime Darling in The Franxx para criar praticamente tudo (?) e fiquei um pouco decepcionada. KKKKKK

Minha outra insatisfação foi a forma frenética como tudo fora descrito. Faltou um desenvolvimento dos personagens e suas motivações, o por quê de pensarem daquela maneira, quando todos a sua volta ensinaram o contrário. Também senti falta de um aprofundamento na sociedade de Huaxia, na sua política, na sua organização? E esse ?trisal?! Gente, praticamente surgiu do nada! Não houve sequer um desenvolvimento mínimo para que chegasse a esse momento, achei superficial demais.

Tirando esses aspectos negativos, gostaria de dizer que vale super a pena engatar na leitura. É incrivelmente bom e a protagonista é perfeita com seu jeito vida loca, com uma sede de vingança implacável, mas ainda sim humanas e muitas vezes de coração mole. Sem contar que a trama é recheada de críticas sociais pesadas e importantes.

No fim, só me restou o questionamento: VAI TER CONTINUAÇÃO?????

Maisa @porqueleio 08/04/2022

Espetacular! Difícil vai ser esperar a continuação!
Num mundo em guerra contra os hunduns (matriz universal na cosmologia chinesa), grandes máquinas de guerra são construídas a partir dos cascos desses seres. Para pilotá-las, um casal se liga para fornecer a energia vital.

Eles sonham em pilotar essas crisálidas, e elas, com a honra em ser escolhidas – bom, na verdade, grande parte delas são vendidas por suas famílias, já que a conexão mental entre eles é tão intensa que pode matar as garotas - ou seja, só quem precisa de dinheiro.

A irmã mais velha de Wu Zetian foi morta por um piloto, e por isso ela decide se alistar. Ela não quer glória, só o ódio a move. Mas ela não morre durante sua primeira batalha, ao contrário do piloto que estava na nave – a Raposa de Nove Caudas, e recebe o nome de Viúva de Ferro.

O exército não vê com bons olhos tanto poder, e por isso a destinam ao piloto mais forte e, portanto, com maiores tendências de exaurir a parceira durante uma batalha: o assassino Li Shimin. Mas o garoto é muito mais do que suas algemas sugerem, levando Zetian a desafiar as regras do jogo usando todas as armas de que dispõe.

Uma trama que se inspira na história e na mitologia chinesa: a personagem de Zetian, por exemplo, é claramente inspirada na verdadeira Wu Zetian, única mulher na história da China a ocupar o trono imperial.

As crisálidas possuem categorias de acordo com as habilidades dos pilotos, que refletem a Teoria dos Cinco Elementos da Medicina Tradicional Chinesa: madeira, fogo, terra, metal e água determinam habilidades. Além disso, a dualidade do yin/yang é representada na ligação dos pilotos.

A obstinação de Zetian pode incomodar, mas ela não tem interesse em ser a heroína. Também pode destoar a assertividade dela, que cresceu em uma comunidade afastada, sem acesso a escola, num lugar tão remoto que ainda tem o costume de amarrar os pés das jovens a fim de modificar o formato, e que só vê o mundo através das conversas com o amigo Gao Yzhi.

E o final... que saudades daquele plot de explodir qualquer teoria que tive a inocência de criar. Perfeito!

site: https://www.instagram.com/p/Cbqlz1brFhm/

Patricia Salcides 19/06/2022

Um scifi que nos faz refletir sobre temas importantes
Wow! Esse livro é tão incrível e com tantos temas importantes que nem sei por onde começar.
Baseada na história da China e com personagens feitos a partir de personagens chineses reais (sou apaixonada pelo estrategista Sima Yi original), Viúva de Ferro, consegue misturar de forma hiper criativa a cultura chinesa a um universo scifi distópico que nos remete a Circulo de Fogo, com robôs gigantes e pilotos mentalmente conectados.
Mas em meio a esse universo se discutem temas importantíssimos como igualdade de gênero, liberdade sexual, governos tiranos, sociedade machista, feminicidio e muitos outros temas relevantes.
Adoro o triângulo amoroso absurdamente forte que consegue derrubar o sistema.
E o que falar do incrível plot twist do final?
Magnífico!
Uma ótima e riquíssima história infanto-juvenil!

souvIaki 20/03/2022

Longa vida à Viúva de Ferro!
MEU DEUS QUE OBRA-PRIMAAAAA XIRAN JAY ZHAO VENHA À MINHA CASA E COMA O UC DE TODA A MINHA FAMILIA!!!

ok. meu deus. não esperava que ia ser TUDO ISSO de bom. confesso que vim pelo hype mesmo e torcendo pra não me decepcionar ? principalmente depois da quantidade de críticas negativas à obra ? mas eu fui completamente surpreendida!

xiran conseguiu criar uma nova versão pra história da imperatriz wu zetian que, particularmente, não acho que vá ser superada tão cedo.

entre ficção história e científica, a obra se desenvolve de uma maneira um pouco confusa no começo e, infelizmente, acaba não sendo tão explicada quanto eu achei que seria (o motivo principal pela "perda" de ½?) mas isso não deixa a história ruim, longe disso.

partindo de questionamentos sobre o papel da mulher, a narrativa se desdobra de maneiras tão incríveis que muitas vezes eu me peguei prendendo a respiração a cada nova descoberta.

uma obra-prima completa.