Viúva de Ferro

Viúva de Ferro Xiran Jay Zhao

Resenhas - Viúva de Ferro

Mariah 13/03/2023

Meu Deus que livro bom, a escrita te cativa do início ao fim, os 3 personagens principais são muito bem desenvolvidos, e a história é fascinante, além de tratar de assuntos pesados com responsabilidade e tato. Nota 10/10.

leaoliterario 30/03/2022

?Não tenho fé no amor. O amor não pode me salvar. Escolho a vingança.? ?

Jess 20/08/2022

Desde que eu conheci esse livro já me empolguei pela sua proposta. Com um enredo que contextualiza, infelizmente ainda, com a sociedade em que vivemos. Uma história que deixa bem explícito a desigualdade no papel de gêneros e nos mostra uma protagonista que despreza e questiona essa cultura em que ela vive. A narração vai bem além do que vimos na premissa principal, com plot twists que fazem inéditos.

Freire15 29/07/2022

Comecei a ler na tarde do dia 28/07 e terminei agr as 6h da manhã do dia seguinte por justamente não conseguir largar o livro e MEUSDEUSSS

bibi1985 18/07/2022

Eu não tenho palavras pra descrever
Comecei a ler esse livro porque a autora falou no seu tiktok de um certo trisal, o que realmente me interessou, e encontrei uma história maravilhosa que com certeza se encaixa como uma das favoritas do ano.
Mal consigo colocar decentemente em palavras o quanto esse livro é maravilhoso, praticamente não parei de ler do início ao fim e durante todo o tempo estive muito investida na leitura, honestamente uma das melhores coisas que já li.
Chorei as últimas cinquenta páginas, mal tava vendo os parágrafos e fazia algum tempo que um livro não me mantinha emocionada durante tanto tempo.

edifícioesplendor 31/12/2023

Última leitura do ano, fechei com chave de ouro
Coisas que amei no livro (em nenhuma ordem específica):
1. O universo é muito bem construído e diferente de tudo que já li. É uma mistura de fantasia com ficção científica, que trabalha muito bem a parte mais "física" do worldbuilding (em termos de como funcionam as crisálidas, os hunduns, o qi, etc) sem deixar de lado a construção da sociedade e da história que leva ao contexto da narrativa. E tem alienígenas não humanóides!!! Amooo
2. O livro é inspirado em elementos da cultura chinesa, e é muito bom ler uma obra de fantasia que não seja inspirada na Europa medieval ou mitologia grega, como a maioria das que eu tinha lido até então
3. Os personagens. Não há simplesmente heróis e vilões, todos os personagens são movidos por suas vontades próprias. A protagonista, Wu Zetian, é muito bem escrita, e às vezes toma umas decisões que acabam atrapalhando os próprios planos, mas é condizente com a situação na qual ela se encontra
4. As descrições dos ambientes. Achei tudo lindamente descrito, em termo de escolha das palavras. As descrições das crisálidas são boas, mas só fui conseguir entender e imaginar melhor na segunda metade do livro.
5. Os temas são muito bem abordados, desde a sociedade extremamente machista na qual Zetian vive e tenta mudar, o preconceito contra Li Shimin e Dugu Qieluo por serem rongdi, e muitos outros
6. O final inesperado!! Tinha minhas desconfianças, mas nunca que eu ia adivinhar as revelações finais.

Coisas que não gostei muito:
1. Achei que faltou um pouco de desenvolvimento de personagem e das relações entre eles, mas assiti um vídeo em que ê autore explicava que, devido ao limite de palavras no contrato, algumas cenas precisaram ser cor
tadas.
2. A descrição dos trajes vitais (acho que é assim que chama). Demorei muito pra entender como funciona.
3. Achei o trecho entre mais ou menos as páginas 150 e 300 levemente parado, acontece várias coisas, mas não consegui me envolver muito

Acabei falando muito mais do que queria, mas é porque o livro é denso e muito rico. Enfim, recomendo muito e quero ler a continuação logo!!
Sophia.Alkmim 07/01/2024minha estante
Concordo com tudo amg

Henrico 22/06/2022

O que foi esse livro? Que experiência foi essa? Meu primeiro contato com uma fantasia totalmente inspirada na cultura chinesa e eu simplesmente amei! Apesar de reconhecer os erros e as coisas subentendidas que a história possui, ainda assim, esse livro entrou pra lista de favoritos.
PRECISO DE UMA CONTINUAÇÃO AGORA!!!

pessoabiaah 05/03/2022

Eu amei conhecer mais sobre a cultura chinesa, sério, esse livro foi bom. Teve uns negócios que fiquei "tão se contradizendo mas ok", porém seu final deu aquele tom de coisa boa por vir. Espero que seu desenvolvimento seja bom, estou ansiosa para ler

Tiago.Guedes 08/04/2024

A menina elouqueceu
Ao ler “A viuva de ferro” da jovem escritora Xuran Jay Xhao, me senti mergulhado em um mundo da cultura chinesa, no qual mescla antigas tradições com tecnologia futurista e magia, tudo misturado de uma forma bem dosada e que se encaixa perfeitamente em todo o transcorrer da história.
Na história temos nossa protagonista Wu Zetian, uma jovem de uma provincia, no qual se vê presa em tradições que subjugam as mulheres, tornando elas apenas ferramentas, seja para casamentos arranjados ou como concubinas para os pilotos crisálidas, mas após a morte de sua irmã mais velha (morta por conta deste sistema), ela decide lutar contra este sistema opressor com sua próprias forças.
Bem, este é basicamente as premissas das história, mas ela vai muito alem disso, tanto de forma positiva, como de forma negativa para o que provavelmente sera uma saga. Devo comentar primeiro os fatores positivos do livro, que sem duvida é bem escrito, em momento algum me senti perdido na história e os temas que ela traz são bem atuais, principalmente para a China (alguns são para o resto do mundo também). Tudo traz uma mistura bem equilibrada e que deixa todo enredo bem mais profundo do que aparenta inicialmente, ainda mais com o final em aberto que foi deixado, neste ponto dou parabéns a autora.
Mas, como nem tudo são flores deixo aqui minha critica, a começar com nossa protagonista que infelizmente em momento algum me cativou, deixando ela muito mais como uma anti heroina ou mesmo uma antagonista em alguns momento. Zetian se mostra cruel, fria e com uma sede pelo poder que se desenvolve ao decorrer da historia. Compreendo sua vida sofrida, mas sua busca pela morte e até a tortura, não a torna melhor em nada, se comparada ao sábios que tanto despresa, assim como os pilotos homens. Fora que todo o enredo inclui tanta coisa, como triangulo amoroso (todo mundo pega todo mundo), alcolismo, mutilação, sexualidade, tradições, crenças e por ai vai, que a gente fica sem saber para onde a coisa está indo. Acho que a autora fez sua critica feminista e isso é valido, mas a protagonista foi um tiro que saiu pela culatra, pois no fim se mostra uma tirana igual aos sábios, matando para manter seus ideias.
De um modo geral, recomendo ler “A Viuva de ferro”, todo o ambiente criado é muito rico e pode ser melhor explorado em um segundo livro, só espero que nossa protagonista Kratos seja mais racional agora e não tente ela transformar os homens em sua ferramenta.

Maria 02/08/2022

Gostei bastante
Estava com o pé meio atrás e os primeiros capítulos não foram exatamente empolgantes, mas ficou bom. Gostei bastante da história com reviravoltas inesperadas e que me surpreenderam muito! Vale a pena, não desistam no início.

soutatyrs 04/07/2022

Um livro q conta a história de Zetian num mundo em que mulheres são vendidas como concubinas para pilotos usarem seu qi nas batalhas contra os hundus.
Zetian desafia todas as probabilidades e o próprio sistema daquela sociedade!
Um livro para se pensar? gostei bastante e provavelmente vai ter uma sequência!!

Amanda 17/08/2022

2,5/5
Este livro pra mim é um desabafo. É um livro carregado de ódio e raiva. Isso pra mim foi massante. Tem muitas cenas de ódio gratuito desnecessárias, na minha opinião, que poderiam ser feitas de outras formas para agregar valor à história da personagem principal.

A história não teve muito sentido pra mim. A personagem começa com um objetivo que é cumprido nos primeiros capítulos do livro e, desde então, não há uma motivação pra narrativa. Terminei o livro mas continuei com a sensação de "onde que ela quer chegar?".

Não consegui me conectar com algumas cenas de batalha. Foram muito difíceis de imaginar.

O final foi decepcionante. Sem comentários.
Elisa 17/08/2022minha estante
Cheguei em 50% do livro e tô achando a mesmo coisa q vc. Eu não queria abandonar, ansiei tanto em ler...

Nanna 05/09/2022minha estante
Esse livro foi decepcionante na minha opinião! ?

Maisa @porqueleio 08/04/2022

Espetacular! Difícil vai ser esperar a continuação!
Num mundo em guerra contra os hunduns (matriz universal na cosmologia chinesa), grandes máquinas de guerra são construídas a partir dos cascos desses seres. Para pilotá-las, um casal se liga para fornecer a energia vital.

Eles sonham em pilotar essas crisálidas, e elas, com a honra em ser escolhidas – bom, na verdade, grande parte delas são vendidas por suas famílias, já que a conexão mental entre eles é tão intensa que pode matar as garotas - ou seja, só quem precisa de dinheiro.

A irmã mais velha de Wu Zetian foi morta por um piloto, e por isso ela decide se alistar. Ela não quer glória, só o ódio a move. Mas ela não morre durante sua primeira batalha, ao contrário do piloto que estava na nave – a Raposa de Nove Caudas, e recebe o nome de Viúva de Ferro.

O exército não vê com bons olhos tanto poder, e por isso a destinam ao piloto mais forte e, portanto, com maiores tendências de exaurir a parceira durante uma batalha: o assassino Li Shimin. Mas o garoto é muito mais do que suas algemas sugerem, levando Zetian a desafiar as regras do jogo usando todas as armas de que dispõe.

Uma trama que se inspira na história e na mitologia chinesa: a personagem de Zetian, por exemplo, é claramente inspirada na verdadeira Wu Zetian, única mulher na história da China a ocupar o trono imperial.

As crisálidas possuem categorias de acordo com as habilidades dos pilotos, que refletem a Teoria dos Cinco Elementos da Medicina Tradicional Chinesa: madeira, fogo, terra, metal e água determinam habilidades. Além disso, a dualidade do yin/yang é representada na ligação dos pilotos.

A obstinação de Zetian pode incomodar, mas ela não tem interesse em ser a heroína. Também pode destoar a assertividade dela, que cresceu em uma comunidade afastada, sem acesso a escola, num lugar tão remoto que ainda tem o costume de amarrar os pés das jovens a fim de modificar o formato, e que só vê o mundo através das conversas com o amigo Gao Yzhi.

E o final... que saudades daquele plot de explodir qualquer teoria que tive a inocência de criar. Perfeito!

site: https://www.instagram.com/p/Cbqlz1brFhm/

Lara 17/03/2022minha estante
Nossa eu tbm fiquei muito perdida nessa parte de QI, crisalida, pressão vital... Pq parece ser uma coisa super elaborada e quem escreveu não explicou e nem detalhou

Lara 17/03/2022minha estante
Tbm n curti muito o trisal, achei forçado o Yizhi e o Shimin