Viúva de Ferro

Viúva de Ferro Xiran Jay Zhao

Resenhas - Viúva de Ferro

Tonytedra 21/02/2022

tudo para ser perfeito.
então, até uns 30% do livro tava perfeito, mas assim veio com um triângulo amoroso, um final que parece que a personagem vai acordar depois, de tanto espírito fanfiqueiro tem nessas páginas e epílogo sem desfecho e explicação. tinha tudo para ser favoritado.

Stf 29/09/2022

U-a-u
Que livro, senhores! A jornada toda do livro foi incrível, cada capítulo, a estrutura da narrativa, tudo.
Mal posso esperar pelo livro 2!

Vinícius 26/01/2023

"Viúva de Ferro" é uma combinação de elementos irresistíveis demais para não serem lidos: uma fantasia/sci-fi feminista que une elementos da China Imperial com robôs gigantes e invasões alienígenas. Também é o primeiro livro que leio escrito por uma pessoa não-binária, e embora Xiran Jay Zhao não discuta diretamente a não-binariedade em sua história, ela se faz presente, bem como outros aspectos de sua identidade e vivências.

Talvez por isso - por ser algo distante da minha realidade enquanto um homem cis -, tive muitas dificuldades pra me conectar à protagonista Wu Zetian. Embora seja notório que ela tenha a coragem e ousadia de fazer coisas que outros protagonistas de obras do tipo se recusam devido à sua moralidade, em diversos momentos senti que ela era muito unidimensional, movida única e exclusivamente por sua raiva ao patriarcado e nada mais. Há relances de mais nuances à sua personalidade, mas me peguei me afeiçoando mais ao seu parceiro Li Shimin - esse sim repleto de nuances e complexidades bem-trabalhadas que o tornaram um oposto perfeito à Zetian.

Onde ê autore realmente acerta é na construção do triângulo amoroso principal, tomando uma decisão que soa lógica aqui justamente pelo seu cuidado em conduzir cada um dos vértices desse triângulo. A mitologia desse mundo futurista é bem intrigante e cheia de potencial, mas às vezes senti que foi menos abordada do que deveria, o que se justifica devido ao plot twist final (do qual eu já desconfiava). Xiran Jay Zhao também consegue imprimir um ótimo ritmo à obra, ainda que eu tenha sentido falta de um maior desenvolvimento e respiro em algumas partes, especialmente nas 30 páginas finais.

Apesar desses problemas com a narrativa - em especial a construção da protagonista, embora admita que ela não foi feita pra me agradar tampouco não tinha seus motivos -, "Viúva de Ferro" é uma sólida introdução a um universo que bebe de fontes ricas e pelas quais sou apaixonado, saindo do cânone (e do moralismo) ocidental pra entregar uma obra dura e envolvente, ainda que imperfeita.

lairah 03/04/2023

Tinha potencial para ser um livro incrível
Eu realmente achei que iria amar esse livro... os capítulos introdutórios são muito bons e me deixaram ansiosa para saber mais sobre esse universo e principalmente como a Zetian ia fazer essa vingança acontecer, mas a medida que avançava na leitura eu acumulava mais perguntas do que respostas. Isso por si só não é algo negativo, ou não deveria ser, mas nessa história aqui é.

A narrativa é muito corrida, a autora escolhe saídas fáceis demais pra protagonista que é uma mulher num sistema completamente dominado por homens, que vivia num pequeno vilarejo e mal tinha acesso a informação, tornando assim difícil de engolir algumas resoluções. Pra além disso, o fato da narrativa ser corrida tornou, para mim, as relações entre os demais personagens superficiais. Tive a impressão que os sentimentos dos personagens mudavam do dia pra noite. Enfim... vai ter uma continuação e espero genuinamente que o próximo seja melhor construido e responda algumas questões.

Antonia.Rainara 15/07/2022

Uma tentativa de narrativa feminista que não funcionou.
(Desculpem o textão. Muita frustração envolvida)

Eu queria tanto ter gostado desse livro, e talvez seja isso o que tenha atrapalhado. A questão é que não foi uma leitura agradável. Senti mais raiva que qualquer outra coisa.

A construção do universo em si é confusa, o romance não passa tanta emoção e os personagens são quase todos (pra não dizer todos) detestáveis. Você não vai encontrar pessoas com um pingo de humanidade por aqui.

Eu entendo que no contexto em que eles estão, onde mulheres não são mais que objetos, é "normal" que os personagens se comportem de maneira misógina, mas isso não muda em momento nenhum! Parecia que a história nunca ia pra frente. Falavam de como as mulheres eram usadas e injustiçadas, mas ninguém parecia pensar diferente ou querer fazer alguma coisa que mudasse isso de fato.

A própria protagonista faz coisas horríveis com outras mulheres e, se você for observar, quase nenhuma outra mulher tem destaque além da Wu, que muitas vezes se vê dependente dos personagens masculinos do livro.

Tudo o que você vê aqui é rivalidade feminina e a falsa ideia de que uma mulher forte tem que ser egoísta, sensual e que não precisa de uma família, fazendo a história falhar em seu objetivo principal.

Mas não posso dizer que o livro não tenha pontos fortes. A representação da cultura chinesa é incrível, fazendo suas lendas se entrelaçarem com a história, e conhecer tudo isso foi a melhor parte, com certeza.

E admito que me prendi muito em algumas partes e até me emocionei.

Ainda assim, a leitura não funcionou pra mim. Demorei meses para terminar por conta de algumas partes da história serem muito pesadas, chegando a ser nojentas e repulsivas. Não sei se recomendo para qualquer pessoa, a não ser que você já esteja familiarizado com livros assim.

Imagino que pelo final que teve o livro terá uma continuação, e espero que se desenvolva para melhor, porque a história tem potencial, só precisa parar de lacrar e lutar por uma causa da maneira certa.
Vitor 15/07/2022minha estante
Incrível como descreveu o que senti, só minha leitura que foi mais rápida

Nana_tsur 17/07/2022minha estante
Minha experiência com esse livro foi semelhante a sua

Thatyanne1 23/03/2022

VAMOS GALERA, MULHERES. GIRL POWER P*RR*
Eu ainda estou absorvendo esse final. Realmente não esperava e nem suspeitava, estou totalmente de boca aberta com esse plot. Me deixou com tantas perguntas que estou me matando de ansiedade e já quero a sequência! ?

helenaslodk 04/09/2022minha estante
devia ter copiado e colado tua resenha no meu perfil

Nanna 04/09/2022minha estante
KKKKK

The_Sad_Escapist 01/10/2022minha estante
Mano que eu sabia que a autora tinha se inspirado em Darling on The Franxxx (anime de robôs MUITO ruim) eu sabia, mas não sabia que tinha rolado um ctrl-c ctrl-v daquele final tosco KKKKKKKKK

É aquilo: se eu for ler essa bomba vai ser só pra macetar ela na resenha ?

Bianca 07/06/2023

Recomendo
Achei o livro muito bom, dei 3.5 por que alguns momentos são muito confusos, a escrita da autora é boa, mas alguns conceitos da história me deixaram meio perdida.

É um livro bem diferente e trás alguns questionamentos muito legais, além do protagonismo feminino que eu amo.

Confesso que achei o final muito corrido em relação ao restante do livro, mas pelo que entendi terá uma continuação (??)

Eu sabia que tinha um triângulo amoroso entre os personagens principais, mas foi totalmente diferente do que eu tinha imaginado, eu amei kk

Enfim, é uma boa leitura, recomendo.

Dheyvison Jr. 03/05/2023

Expectativa alta, mas só encontrei uma bagunça.
Eu tinha altas expectativas com essa história porque tem duas das minhas coisas favoritas: robôs gigantes e monstros gigantes. Ela é vendida como um O Círculo de Ferro encontra O Conto da Aia. E sim, eu sei que essas chamadas costumam enganar. Mas a parte dos robôs gigantes vs monstros gigantes realmente bate com O Círculo de Fogo, e aí residia minha esperança.

Quebrei a cara.

Viúva de Ferro tinha muito potencial, mas foi uma bagunça. Eu só consigo definir assim. Não parece ter uma estrutura bem definida, tanto em narrativa quanto construção de mundo. Nem mesmo seus personagens.
Eu gosto de explicações que me façam entender o que está acontecendo na história. Especialmente quando lidamos com ficção científica. Esse é um mundo novo, com mechas gigantescos sendo pilotados por humanos. Monstros terríveis atacando cidades, sistemas políticos diferentes e tudo mais. Eu recebi essas explicações? Não.

O mundo de Viúva de Ferro é muito confuso. Eu não conseguia me situar politicamente, não conseguia entender as motivações da sociedade. O máximo do máximo que deu pra pescar porque era o mais comentado tinha a ver com o patriarcado terrível. e o quanto as mulheres eram subjugadas a papéis domésticos ou sacrificadas nos embates entre robôs e monstros. Mas só isso.

De resto, cenas de ação pareciam vazias porque eu não conseguia entender o que estava acontecendo nelas. Diálogos artificiais demais, discussões infantis e de tom birrento entre personagens que deveriam ter mais controle. Decisões abruptas de personagens a torto e a direito seguidas por arrependimentos que não condiziam com a certeza deles segundos atrás.

Num geral, uma bagunça
Vitória L 15/06/2023minha estante
A nota até que foi alta, concordo com os seus apontamentos!

Dheyvison Jr. 15/06/2023minha estante
Legal. Eu esperava mais dessa obra

Mariah 13/03/2023

Meu Deus que livro bom, a escrita te cativa do início ao fim, os 3 personagens principais são muito bem desenvolvidos, e a história é fascinante, além de tratar de assuntos pesados com responsabilidade e tato. Nota 10/10.

Bia.Rodb 16/05/2023minha estante
NOSSA SIM, finalmente alguém falando da semelhança entre o livro e o anime!!!!!

Anna 21/03/2022

os melhores ingredientes fizeram um bolo meio xumbrega
Esse livro foi um recebido que eu estava MUITO animada para ler! Já tinha tido contato com a obra pelas redes sociais de autore, principalmente na rede do relógio e achei toda a premissa muito promissora.
É relevante pontuar o fato de que a leitura vale por si só, uma vez que se trata de um livro com protagonismo amarelo e escrito por uma pessoa não binária.
Entretanto, eu diria que “Viúva de Ferro” é um bolo que foi feito com os ingredientes mais incríveis do mundo, mas a dosagem deles estragou um pouco a receita. Iremos por partes.
A cultura e história chinesa que é trazida na narrativa é ótima, fazendo alusões a figuras históricas e costumes típicos do país. Os próprios protagonistas são nomeados em homenagem a uma imperatriz e a pessoas que estavam à sua volta na época. Além disso, o universo criado pele autore é intrigante, com um sistema que mistura mitologia e ciência, combinados de forma a introduzir um sistema de governo ao mesmo tempo conservador e progressista. A nossa protagonista, Wu Zetian, é uma jovem sem escrúpulos que derrubará todo mundo na sua frente; geralmente em livros assim, o personagem principal sempre tem uma linha que não está disposto a cruzar, porém, Zetian não parece ter qualquer código ético e moral. Isso foi um ponto que eu gostei, personagens que estão pouco se lixando para aparência ou modos são interessantíssimos.
No entanto, alguns pontos me incomodaram bastante enquanto eu lia. O primeiro deles sendo o fato de que o universo, que eu disse mais acima que é genial, não é bem explorado e descrito para o leitor. Muitas coisas não fazem sentido e outras só começamos a entender bem ao final do livro e, ainda sim, não foi suficiente. Outro ponto é o fato de que Zetian luta pelo fim do patriarcado e pelo direito das mulheres dentro dessa sociedade, mas ela é incapaz de ser legal com UMA MULHER nesse livro, ela não consegue fazer uma amiga ao longo da história e isso é um pouco antitético vindo de uma personagem que luta tanto para acabar com a insignificância feminina. A jovem chega a verbalizar pensamentos bem misóginos contra outras garotas da sociedade e isso me cutucou de leve.Todo o plot de Zetian gravita ao redor dos homens do livro e como ela lida com eles. Por fim, minha última questão ainda se trata de personagens e de como eles não crescem, não evoluem ao longo do enredo. Do começo ao fim, eles são exatamente as mesmas pessoas, sem lições aprendidas, sem consequências para suas atitudes e isso só torna o livro menos verossímil e os personagens menos carismáticos.
Agora, queria deixar claro que esse livro é a primeira publicação de Xiran Jay Zhao e que eu vejo muito potencial nelu! Esses pontos negativos que foram supracitados são coisas simples que eu acredito que elu seja capaz de aprender e evoluir na sua escrita. Elu já demonstrou potencial na criação de mundo e de personagem e sou confiante de que vai conseguir aparar muitas pontas em seus próximos textos. E esse é o motivo que eu tenho para continuar acompanhando ê autore e suas publicações que ainda virão por aí!

leaoliterario 30/03/2022

?Não tenho fé no amor. O amor não pode me salvar. Escolho a vingança.? ?