Viúva de Ferro

Viúva de Ferro Xiran Jay Zhao

Resenhas - Viúva de Ferro

Raynara 28/03/2023

QUEM AÍ É FÃ DE ANIME? Segura que isso vai ser grande.
"Não haverá redenção para mim. Não sou eu que estou errada. São todas as outras pessoas." Wu Zetian

Já faz alguns dias que terminei esse livro, mas só estou escrevendo uma resenha agora, porque eu precisava organizar todos os sentimentos que ele me fez sentir, mas ainda assim está um pouco difícil escrever isso.... Então,
Quem aí é fã de anime? Mais precisamente, quem gosta de mecha?
Pra mim, Viúva de ferro foi um anime mecha com uma mulher foda como heroína; já que a autora tem origem asiática não me surpreende em nada que tenha usado os elementos culturais na história, e eu que sou fã amei cada detalhe e pirava quando imaginava algumas cenas ~ quero muito vê o pássaro carmim em uma animação ??~ Xiran Jay Zhao tem uma narrativa maravilhosa, você não quer largar o livro em momento algum, as descrições são o suficiente e por mais que as batalhas sejam um pouco difíceis de imaginar quando você se concentra, é um novo mundo que se abre. ~só queria que tivesse mais ?~
Eu amo o fato de que este livro é uma quebra de regras, quem disse que mulher não pode ser uma anti heroína?, quem disse que ela tem que escolher um entre dois?, quem disse que ela tem que perdoar a família só por que ela é a "mocinha"?......
E eu amo que a Xiran usa exatamente o fato da Zetian ser está quebradora de regras pra fazer o livro ser fora da caixa de livros do gênero de fantasias protagonizados por mulheres.
Inicialmente eu queria muito começar falando da nossa protagonista, mas eu tinha que citar os animes ? e já que estamos aqui.....
Entre tantas partes que eu marquei eu escolhi está citação, porque acho que dá uma idéia boa de como ela é. Como acompanhamos pelo narrativa dela eu já esperava que fosse mais do mesmo ~sabe, aquela personalidade da mocinha dos livros salvadora da pátria~ mas aos invés de falar que Zetian é a heroína talvez seja mais apropriado falar que ela é uma anti heroina..?!, *SPOILER* (ela matou e torturou homens ?).
Ela começou com um sentimento, com um propósito e uma convicção, e mesmo que tenha se apaixonado, quebrado algumas idéias que tinha e conquistado uma família, ela não abandonou o seu sentimento inicial, foi concisa até o fim, fiel com ela mesma e com o enredo.
Ao meu vê Zetian é a consequência do meio, talvez se o mundo fosse mais igual ela não seria tão revoltada, e o jeito dela extravasar sua raiva é buscar vingança; uma vingança do mundo.
Mas não quero falar muito sobre a nossa vilã, porque talvez eu possa me estender demais.
Sim, ela é o centro, é maravilhosa, perfeita e minha favorita, mas os outros personagens também não ficam atrás, você ama eles por iguais ~ mentira, meu favorito é o Shimin ?~ E como já diz a Srat. Wu "o triângulo é o mais forte".
Eles são tão diferentes, mas igualmente insubstituíveis para a estória, e eu adoro o contraste que existe dos dois, um prisioneiro e um estudioso trabalhando juntos e falling in love #"Meu rapaz assassino e meu rapaz dócil".
Pra resumir, o livro é uma jornada que começa unicamente por vingança mas que termina com a descoberta do amor e da confiança, também.
Obs: não se engane a vingança ainda tá lá.

"O amor verdadeiro vem da sinergia e da confiança, não apenas da química."

Recomendo muito, o final explode tua cabeça e é meu primeiro 5 estrelas do ano.
lio 28/03/2023minha estante
aah, só uma coisa: xiran não usa pronomes femininos, só neutro!

K.G | @kennedy guedes 02/04/2022

QUANDO The Handmaid's Tale ENCONTRA Hunger games EM UM SCI-FI
VOCE PRECISA LER ESSE LIVRO

SIMPLESMENTE PRECISAAAAAAAAAA LER

E isso e tudo que eu consigo pensar em dizer agora, no exato momento em que terminei de le-lê. Mas vou tentar te dar alguns motivos pra confiar em mim.

TÁ, imagine que The Handmaid's Tale, Encontre circulo de fogo, de uma voltinha com JOGOS VORAZES, E NO FINAL, UM Q DE GAME OF TRONES. Essas sao algumas das referencias que eu consegui captar durante a leitura dessa historia, que nao podemos esquecer, SE PASSA EM UM CHINA FUTURISTA REPLETA DE ALIENIGINAS GIGANTES. UFA, e muita coisa ne? mas a autora consegue dosar tudo de uma forma tao interessante, QUE EU NUNCA LI NADA IGUAL.

E no meio dessa " DISTOPIA sci-fi" Acho que vou classificar esse livro assim, temos um livro que trata de assuntos muito fortes relacionados ao PAPEL QUE A MULHER E COLOCADA NA SOCIEDADE ( principalmente chinesa) o que traz um tom de certa forma " FEMINISTA?" Não sei se essa serie a palavra correta. Mas temos aqui uma protagonista que questiona bastante o papel que a colocam devido ela ser uma mulher, e como ela nao se encaixa nele.

O livro NAO TEM A INTENÇÃO de ter PRECISAO HISTORIA mas toca em assuntos delicados da cultura chinesa como os " Pes de lotus" onde as mulheres ainda quando crianças tinham seus pés QUEBRADOS E MULTILADOS pra se encaixarem no padrao de beleza da epoca.

É UMA HISTORIA CONSTRUIDA DE FORMA ESPETACULAR! ACONTECE TANTA COISA NESSE LIVRO QUE VOCE NAO CONSEGUE LARGAR, ao mesmo tempo que a autora vai te apresentando esse universo tao rico, e te mostrando como ele funciona.

OS PERSONAGENS SAO TOTALMENTE IMPREVISIVEIS e interessantes. E TUDO MUITO VISUAL, você se sente ali nessa china futurista REFLETA DE ROBOS GIGANTES ( aqui chamadas de crisalidas) e alienígenas do tamanho de prédios.

É o primeiro livro da autora, e cara E SENSACIONAL, porem, NÃO E PERFEITO, principalmente nas cenas de batalhas que são bastantes confusas principalmente por se tratarem de algo tao diferente. Também achei a escrita um pouco floreada demais no começo, porem foi deixando de ser no decorrer das paginas.

Em viúva de ferro, encontramos um universo RICO, DIFERENTE, e que ao mesmo tempo tras aquela sensação gostosa de nostalgia, ja que pra mim TEM CLARA INFLUENCIA de sagas muito marcantes pra muitas pessoas, principalmente o Conto da aia e o filme circulo de fogo.

É um livro que nao tem enrolação, onde a protagonista percorre um longo caminho E EU TO ANSIOSO PRA SABER ONDE ELA VAI CHEGAR. Será uma duologia.

se voce chegou ate aqui, espero ter te convencido a dar uma chance pra essa historia, e que goste tanto quanto eu.

4,5 estrelas.

Bellaarsego 11/04/2022

VIÚVA DE FERRO
Que livro BOM, devorei essa obra perfeita de que 500 páginas. Não consigo explicar como foi a experiência de ler mas consigo recomendar para todos, LEIAM. Livro que acabou de ser lançado merece reconhecimento. ?

Maraia2 14/07/2023

"Bem-vindos ao seu pesadelo!"
Tenho sentimentos muito conflituantes sobre esse livro, no geral gostei e recomendo pra quem esteja procurando uma fantasia bem dinâmica com elementos da cultura chinesa.

O que mais me incomodou durante a leitura foi a falta de explicações sobre os elementos do livro, não tem um momento no qual Xiran pausa para explicar os termos, então demorei um pouco para acostumar com o universo apresentado. Depois que engatei na leitura, esse problema passou um pouco, porque o livro é cheio de acontecimentos e prende bastante.

Vale ressaltar também que panfletam muito errado a história, o romance não é o foco principal do livro, o trisal só acontece no final e mesmo assim não achei bem desenvolvido, queria ter visto mais. Viúva de Ferro narra a história de Wu Zetian, uma garota que cresceu acreditando que as mulheres eram destinadas a se sacrificarem em uma guerra infinita contra hunduns para o triunfo de seus parceiros homens, sendo submetidas a inúmeras torturas. Após perder a Irmã mais velha, Zetian está pronta para buscar vingança.

Gosto da visão revolucionária da protagonista, de como busca melhorar a sua vida e a das mulheres no geral. Os personagens são complexos, mas faltou bastante diálogo, gritam bastante na hora da raiva e demoram a perceber coisas óbvias.

A história tem um ritmo corrido, talvez posso estar estranhando por ser meu primeiro contato com um livro que retrata a cultura chinesa, que não consumo tanto. As lutas são um ponto altíssimo na narrativa, Xiran tem uma escrita direta e leve, me vi empolgada como se estivesse assistindo ao vivo.

E por fim o epílogo me pegou de surpresa, não estava esperando as últimas informações, mas preciso de resposta, quero o próximo livro logo!!!

A.Paula.Sz 21/04/2022

MDS! Que plot é esse nos 45 do segundo tempo, minha gente?

Eu tava achando q a história estava se perdendo, ficando um pouco sem sentido, e vem uma revelação dessas pra me jogar no chão! !!! Carácoles, ainda tô em choque!

Esperando ansiosamente pela sequência...

Vou postar dois quotes q chamaram minha atenção (esse livro traz inúmeras reflexões sobre o sistema patriarcal e como o machismo é desumano e cruel), mas tem muitos outros, não dava pra postar todos aqui. ..

"Olhe pelo lado bom, digo a mim mesma. Depois disso, posso morrer. Finalmente. Estar viva foi doloroso, exaustivo e decepcionante."

"Sem pronunciar uma só palavra, meu pai a ensinava que ela devia fazer das tripas coração para priorizar as necessidades e os desejos dele" [...]

BM02 16/03/2022

Eu ameiiii
Fui influenciada pelo tiktok e por uma promoção na americanas
E deu tudo certo
Amei o livro
A protagonista é muito foda, e os detalhes culturais chineses são perfeitos, realmente é perceptível quando a pessoa que escreveu entende do assunto

Masss
Acho importante ressaltar alguns pontos para quem quer ler que podem influenciar na leitura

1) se vc não tem uma base na cultura chinesa, pode ficar um pouco perdido, pq u autore não foca em explicar muito esses detalhes. Como eu leio novels e assisto dramas chineses, não senti essa dificuldade

2) apesar do livro ser vendido como um romance, na minha opinião ele é muito mais distopia do que romance, se vc ler o livro esperando muitas cenas de romance pode acabar se frustando, o foco do livro são sobre as lutas na sociedade em que eles vivem

3) o estilo do livro é bem dinâmico, sem enrolação, se vc é uma pessoa que ama detalhes e longas cenas explicativas, talvez esse livro não seja para vc, os fatos acontecem bem rapido e se vc não prestar atenção pode acabar se perdendo

Esses três topicos não me incomodaram inclusive gostei do estilo dinamico

Eu gostei da escrita du autore, mas admito que pode melhorar, temos que levar em consideração que é o seu primeiro livro

Estou muito ansiosa para a continuação

FATO IMPORTANTE: u autore SÓ usa pronomes neutros, por favor respeite, a editora cometeu erros com o pronome no livro, mas na proxima edição ja vai vir corrigido, já estou cansada de ver quase todas as resenhas usando pronomes errados

belle 05/07/2022

Os homens querem tanto nosso corpo, mas odeiam nossa mente.
Eu simplesmente amei. A escrita super fluida e que me prendeu desde o início mesmo sendo em primeira pessoa (o que eu não gosto muito). Por ser um livro meio distópico meio fantasia eu esperava não entender nada nas primeiras páginas como geralmente acontece MAS não foi isso que aconteceu, é tudo bem explicadinho do começo o que me ajudou muito a ficar envolvida com a história do início.
Amei a forma como esse mundo foi criado e gostei de como a ideologia machista que predomina nessa sociedade também age como uma crítica à sociedade atual e seus costumes, muitas vezes, maléficos. Zetian é uma protagonista forte, determinada e que vê o mundo de uma forma tão crua que acaba sendo dolorosamente bonita, acompanhar seu desenvolvimento através dessa história é simplesmente fantástico. Os personagens que a acompanham nessa narrativa, Yizhi e Li Shimin, são muito bem trabalhados e desenvolvidos. Como a história se passa em primeira pessoas é possível ver a perspectiva de Zetian mudar gradativamente em relação a eles e suas relações interpessoais. É um livro bom com um mundo bem construído e personagens complexos, só não dei 5 estrelas porque o plot twist não foi muito surpreendente (de acordo com o contexto do livro eles foi na verdade até esperado).

forbrekker 30/07/2023

O final !!!!!!!!!
Esse livro traz uma discussão e perspectiva de gênero extremamente interessantes, e o jeito que Wu Zetian se questiona sobre o que de fato ela é e como ela não se sente confortável com aqueles rótulos logo no começo me marcou bastante; como aquilo não a representa. Meus olhos lacrimejaram um pouco de felicidade por alguém finalmente entender e conseguir externalizar o que se passa na minha cabeça.

Indo além, o livro traz uma questão muito pertinente em relação a temas feministas e faz isso de um jeito incrível, o jeito que a personagem navega pelo mundo e como a história em momento algum esquece da raiva dela, inclusive ao decorrer só vai aumentando é fenomenal. Parece que tudo é uma orquestra, e nós estamos esperando o grand finale quando a melodia irá explodir. E não decepciona.

E é uma fantasia inovadora, uma coisa inédita, com elementos inéditos, trazendo um fundo da cultura chinesa a qual ê autore traz com maestria e faz tudo funcionar em uma fantasia com ficção científica e uma construção de mundo incríveis. Sério, palmas. Muitas palmas. A construção de Huaxia foi sensacional, antes de perceber eu já estava imerso nesse mundo.

Apesar dos apesares, esse livro só não é um cinco por uma única coisa. Em alguns momentos a história não parecia ter conexão com eventos prévios e os plot twists (alguns deles) pareciam ser meio do nada, o que tirou completamente a minha imersão em algumas vezes. Porém, grande livro. Leiam. Vocês não vão se arrepender.

Ramos 02/02/2023

A premissa da história é muito interessante, durante toda leitura você encontrará mensagens muito importantes referenciando a luta da mulher em um local de opressão e machismo.

naiarafernands 12/05/2022

Tudo o que uma garota pode querer: Robôs gigantes
Vai ser muito difícil falar desse livro sem soltar spoiler. Mas vamos lá, Wu Zethian é uma garota que cresceu em um ambiente extremamente controlador. Sua família a mutilou nos pés para que eles ficassem pequenos e delicados para sempre, enquanto sua irmã morreu no exército únicas opções de vida que Zethian possui era se alistar para ser co pilota, muito provavelmente morrendo, ou se casar e ter filhos, algo que ela não queria.

Para vingar a morte de sua irmã ela decide se alistar para servir o mesmo homem que a matou, e é aqui que as coisas ficam interessantes.

O livro é carregado de referências chinesas e é uma releitura da única imperatriz da história chinesa, trazendo altas críticas ao patriarcado, ao esquema de manipulação midiático, a falta de educação e etc.

O reino está sendo constantemente atacado por monstros gigantes chamados Hundus, e precisa ser defendido por robôs gigantes ou mechas. Temos muitas referências de animes como Evangelion, Darlin in the Franxx, Guren Lagan, attack on Titan, mas também filmes como Mulan, Pacific Rim, etc. Você ainda consegue entender a narrativa sem conhecer essas referências, mas se torna muito mais divertido de ler quando entende. Tem até de poderoso chefão e game of thrones!

A história é incrível e o final traz um gancho para uma sequência impecável, só não dei 5 estrelas porquê as cenas de batalha ficaram muito confusas para mim.

darksoul 08/04/2022

"Seja o pesadelo deles."
Esse livro é tudo de bom, maravilhoso, perfeito e mais um pouco. Não acho que existam palavras para defini-lo. A representatividade, a personagem feminina extremamente forte e batalhadora, os personagens são tão cativantes e o enredo é tão bem desenvolvido. Juro ninguém irá se arrepender de lê-lo.

O livro tem diversas críticas sociais perfeitamente aplicáveis a nossa realidade, é uma escrita muito madura, bem desenvolvida, o enredo inteiro se conecta, sem falar que essa protagonista é sensacional, né? Ela é corajosa, forte e inteligente.

O Yizhi é um personagem muito interessante e apaixonante pelo qual eu não esperava me apaixonar já que prefiro um romance mais enemies e tals, mas eles são perfeitos. Ele é perfeito.

Como não amar o Shimin? Meu absoluto novo crush literário/amor temporário da minha vida real. Ele é muito bem desenvolvido, os problemas com alcoolismo, os traumas. Um personagem complexo que evolui aos poucos pelo ponto de vista do leitor. E ele também é um charme.

E esse trisal? Minha nossa. Eu não curto muito trisais, mas eles me conquistaram totalmente. São simplesmente o triângulo perfeito. De fato, a forma geométrica mais precisa porque eles se complementam. Minha cena favorita: Zetian e Shimin voltando de um assassinato e o Yizhi fazendo bolinhos.

SPOILER MUITO ON:

Não posso aguentar a simples ideia de que o Shimin possa ter morrido. Eu espero que eles celestiais idiotas dêem um jeito de devolver meu menino no próximo livro ou eu vou fazer um protesto aqui ó

Vinícius 26/01/2023

"Viúva de Ferro" é uma combinação de elementos irresistíveis demais para não serem lidos: uma fantasia/sci-fi feminista que une elementos da China Imperial com robôs gigantes e invasões alienígenas. Também é o primeiro livro que leio escrito por uma pessoa não-binária, e embora Xiran Jay Zhao não discuta diretamente a não-binariedade em sua história, ela se faz presente, bem como outros aspectos de sua identidade e vivências.

Talvez por isso - por ser algo distante da minha realidade enquanto um homem cis -, tive muitas dificuldades pra me conectar à protagonista Wu Zetian. Embora seja notório que ela tenha a coragem e ousadia de fazer coisas que outros protagonistas de obras do tipo se recusam devido à sua moralidade, em diversos momentos senti que ela era muito unidimensional, movida única e exclusivamente por sua raiva ao patriarcado e nada mais. Há relances de mais nuances à sua personalidade, mas me peguei me afeiçoando mais ao seu parceiro Li Shimin - esse sim repleto de nuances e complexidades bem-trabalhadas que o tornaram um oposto perfeito à Zetian.

Onde ê autore realmente acerta é na construção do triângulo amoroso principal, tomando uma decisão que soa lógica aqui justamente pelo seu cuidado em conduzir cada um dos vértices desse triângulo. A mitologia desse mundo futurista é bem intrigante e cheia de potencial, mas às vezes senti que foi menos abordada do que deveria, o que se justifica devido ao plot twist final (do qual eu já desconfiava). Xiran Jay Zhao também consegue imprimir um ótimo ritmo à obra, ainda que eu tenha sentido falta de um maior desenvolvimento e respiro em algumas partes, especialmente nas 30 páginas finais.

Apesar desses problemas com a narrativa - em especial a construção da protagonista, embora admita que ela não foi feita pra me agradar tampouco não tinha seus motivos -, "Viúva de Ferro" é uma sólida introdução a um universo que bebe de fontes ricas e pelas quais sou apaixonado, saindo do cânone (e do moralismo) ocidental pra entregar uma obra dura e envolvente, ainda que imperfeita.

Nelson.Nogueira 09/04/2023

Leitura sensacional. Personagens cativantes, uma protagonista forte e um mundo interessante. Primeiro livro que leio com um trisal, achei sensacional. Recomendo muito!