Viúva de Ferro

Viúva de Ferro Xiran Jay Zhao

Resenhas - Viúva de Ferro

natasha133 08/05/2022

então...
esse livro tem uma premissa absurda de boa, tratando da questão do machismo estrutural na sociedade de uma maneira muito interessante. mas, quando se trata da criação de conceitos, ambientação e exploração da ficção científica, fica muito, muito, fraco. eu fiquei muito envolvida, porque a estória em si é boa, mas as partes com batalhas e as crisálidas... difícil. fora que não consegui me importar com nenhum personagem ali. isso, para mim, é o pior que tem numa leitura. fiquei meio triste, pois esperei muito esse livro ser lançado no brasil :( enfim, vale a pena a leitura, mas não funcionou pra mim se pensar no conjunto da obra.

Naomi.Takeshi 22/01/2023

Comecei o livro com altas expectativas e bem, me decepcionei....
É bom? É, mas não aquele booooom
Tipo li uma vez e ok, não vou chegar a reler eles e bem provável a vou esquecer dele
Tatynobre.Almeida 22/01/2023minha estante
Minha pior leitura de 2022

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 14/05/2023

Uma bagunça de narrativa, de motivações, tinha tudo pra ser um livro legal mas se perde com tantos elementos simplesmente jogados na história, a personagem tem motivações duvidosas e por muitas vezes parece que nem a própria sabe onde quer chegar, admiro a tentativa de tentar trazer o feminismo para a história mas nossa, muito mal elaborado, infelizmente não foi uma leitura prazerosa.

Anieli. 27/02/2023

Por onde começar essa resenha? Não vou mentir, no início achei que estava lendo uma versão chinesa e feminista de "Darling in the Franxx", mas o livro me surpreendeu positivamente. A história mostrou personalidade, foi um livro bem fluido, e o caminho que a protagonista tomou foi muito interessante, despertando muita curiosidade sobre o que ela faria a seguir. Mas o livro não é perfeito, o romance foi meio mal desenvolvido e raso, eu não conseguia entender o que fazia com que eles se amassem tanto, principalmente em relação ao Yizhi, talvez se o livro tivesse outros pontos de vista isso seria corrigido. Outro ponto que achei meio fraco foram as descrições confusas das batalhas e das crisálidas, as vezes eu simplesmente não conseguia imaginar uma cena inteira e pensava em um Megazord genérico para as crisálidas kkkkk
Bom, o livro foi bem divertido, entregou o que propôs e me deixou ansiosa por uma continuação.

Onira.Oliveira 11/04/2022

História de vingança com MUITO plot twist
Este livro ganhou meu coração. De todas as formas. Ele tem plot twist em praticamente todos os capítulos. Reviravolta atrás de reviravolta. Surpresa atrás de surpresa. Eu simplesmente estava querendo muito ler, porém com relutância. Tem algumas coisas que realmente te deixam triste, chocada, mas é cultural.
Personagens bem explicados e lineados.
Zetian virou minha super heroína.
A formulação do amor em determinadas formas. Carinho. Tive sentimentos reais por esses personagens. Foi triste pra mim acabar com esse livro. Li ele não querendo acabar.
Leitura fluída. Escrita maravilhosa. Narrativa excepcional.

@caixas_e_livros 23/04/2023

Uma história totalmente diferente de tudo o que já li, uma mistura de fantasia, ficção científica e elementos da história chinesa se tornando uma lufada de ar fresco em meio a tantas histórias tão parecidas lançadas ultimamente, é incrível a sensação de não saber o que vem a seguir e desbravar esse universo novo criado por Xiran.

Resenha completa no IG @entrecaixas_e_livros

zoni 18/02/2022

Não funcionou muito para mim
Este é um livro com grande potencial, mas com um desenvolvimento impensado.

Eu vou começar com um resumo rápido sobre a história, para tentar situar possíveis leitores dessa minha opinião. Em Huaxia, a maior honra concedida a uma garota é ser escolhida para se tornar uma piloto-concubina, que são servas conectadas a pilotos homens, para juntos fornecerem energia vital às crisálidas, umas máquinas de guerra gigantescas que protegem a humanidade dos alienígenas além da Grande Muralha. Mas, o problema é que essa conexão mental é tão poderosa entre o piloto e a concubina, que na maior parte do tempo leva as jovens à morte, garantindo à família delas uma recompensa financeira do Estado, ou seja, já da pra perceber por aqui, que os pais dessas garotas na maior parte do tempo vendem suas filhas. Wu Zetian, a protagonista, se alista como concubina com apenas um objetivo em mente: vingança. Ela deseja se vingar do homem que matou sua irmã mais velha e depois aceitar sua morte, mas os seus planos vão por água abaixo quando Zetian recebe um título assustador: Viúva de Ferro, uma mulher que, ao contrário do esperado, suga a energia dos homens nas crisálidas e os leva à morte. E é claro que lendo isso, nós ficamos interessados, eu fiquei, muito, e qualquer pessoa que conversou comigo no período em que eu estava no início de Viúva de Ferro, sabe que eu me tornei um verdadeiro obcecado pela trama e pelos personagens, porém, quanto mais eu avançava, menos eu gostava do livro, e eu vou dizer a razão.

Na maior parte da trama, o conflito entre humanos e os alienígenas não é realmente explicado, nós sequer ficamos sabendo quem são eles de fato ou que eles querem, até o epílogo. A tecnologia, usada para combatê-los, também faz pouco sentido e as explicações que a autora nos dá, mais torna tudo confuso, do que traz luz. As cenas de ação são tão robóticas (sem piadinha) que não dá pra entender do que tudo aquilo se trata, inclusive, em alguns momentos, achei que tudo não passaria de uma simulação. O tema liberdade feminina é constante, tanto que a história se inicia com a protagonista fugindo de um casamento e depois matando um homem que iria matá-la por ela simplesmente ser uma mulher, mas... o desenvolvimento dos personagens são rasos o livro inteiro. E apesar de ter uma narrativa que se beneficia de ser rápida e dinâmica, e principalmente, muito bem escrita, as personagens parecem engessadas em qualquer decisão que tomam, o que torna tudo meio vazio.

Quando a gente lê uma fantasia distópica e com governos totalitaristas, esperamos revoltas, guerras e lutas. Mas nesse livro, eu não percebi dificuldades para a protagonista. Não tinha aquela jornada do herói disposto a morrer para salvar o seu mundo. As coisas só foram se resolvendo rapidamente e sem consequências nenhuma. E quando a trama parte da ideia de que temos um governo machista e que mata mulheres deliberadamente, mas esse governo cai facilmente, a gente não acredita que aquela protagonista estava em um perigo real.

Agora, eu chego em um tópico complicado, mas clichê (e que contém spoilers, então, se você não quiser pegar spoiler, pule esse parágrafo)... As fantasias, distopias, ficções científicas, sempre têm aquele romance feito para a gente acreditar, para nos fazer temer pela vida deles, sabe, eles não podem morrer. A gente chora e torce muito porque eles precisam ficar juntos, já que estão apaixonados e vão mudar o mundo lado a lado. Bom, aqui, você não encontra isso. Encontrei um romance muito rápido que logo parece que está prestes a virar um triângulo amoroso, mas, que na verdade, se torna um trisal. Eles três vivem uma relação poliamorosa pouco desenvolvida, e principalmente, completamente fora de tom. Não dá pra comprar muito a ideia, eu, particularmente, não comprei.

O final do livro, que vocês já devem ter percebido, pelo que venho falando desde o começo, é previsível. Se era para ter algum plot twist, com certeza não existiu. Só veio mesmo uma explicação, que a gente deveria ter descoberto no começo. Explicação essa, que daria uma ótima motivação para as a protagonista as personagens secundárias. Comecei gostando muito, passei por um período de confusão e cheguei em um final decepcionante. Viúva de Ferro tinha tudo para ser um dos meus livros favoritos do ano, mas vai encabeçar em outro ranking, provavelmente.
Mia Fernandes 21/02/2022minha estante
Que resenha maravilhosa

zoni 03/03/2022minha estante
Ah, que bom que você gostou, Mia.

Pedro P. R. 15/03/2022

maravilhoso
Viúva de Ferro, é o primeiro livro de Xiran Jay Zhao a chegar no Brasil pelas mãos da editora Intrínseca.

O livro é uma mistura de fantasia com ficção cientifica, mostrando um mundo futurista que simula a sociedade chinesa em um mundo ameaçado por criaturas gigantescas que parecem desejar o fim da humanidade.

No livro acompanhamos Wu Zetian em sua jornada de vingança. Somos apresentados a um mundo machista onde as garotas são pouco mais que sacríficos em uma guerra de maquinas gigantes e seres alienígenas. Tudo isso movido por uma sociedade que ressalta mais ainda a discrepância entre homens e mulheres.

Viúva de Ferro fala sobre vingança, sobre diferença social, sobre controle de informação na sociedade, sobre preconceito e sobre o machismo. É um livro que traz uma personagem forte, insatisfeita com a sociedade em que vive e que está disposta a sacrificar tudo para conseguir o que quer.

A historia é contata em primeira pessoa pelo ponto de Wu Zetian, por isso conseguimos sentir de uma forma mais visceral o quão podre é o mundo em que ela vive. Mas Zetian não é a única protagonista, tendo outros dois protagonistas masculinos muito cativantes no enredo e uma romance lgbtqia+ muito bem construído.

O livro possui um ritmo acelerado, com muitas coisas acontecendo em um espaço curto de tempo dentro da historia, mas com cada capitulo apresentando perfeitamente o que precisa ser apresentado, entregando ao leitor tudo o que precisa saber para aquele momento.

Existem vários plots no enredo que te aproximam cada vez mais dos personagens, com um final que vai te deixar ansioso pela continuação dessa historia.
HAXI 15/03/2022minha estante
Perdi a chance de comprar hj, quando vi que tava na promoção eu já tinha finalizado o pedido :(

PaTy_LiKa @patylika.libros 13/09/2023

Fantasia e ficçao cientifica
Um pouco da cultura chinesa, com um pouco de fantasia e ficção científica.
Uma protagonista forte, q desafia td q ja se conheceu.
Feminismo raiz. Um pouco violento, mas a personagem tem seus motivos.

Laura.Marise 21/01/2023

Um novo mundo
Um livro que te permite fugir da cultura ocidental, mergulhando na cultura tradicional chinesa. Uma aventura que te prende da primeira à última página. Já estou ansiosa pela parte 2

DominicSReynaldo 03/05/2022

O triângulo é a forma mais forte
Eu estava muito decepcionada com histórias de fantasia e nem me considerava mais fã desse gênero, mas ao ler esse livro, eu notei que não aguentava mais a fantasia eurocêntrica!
Não, sério, toda essa ambientação baseada na cultura chinesa mostra o quanto a literatura atual estava presa e desgastada as mesmas coisas. Esse livro trouxe uma sensação nostálgica de ficção especulativa, onde a ficção científica e a fantasia andavam juntas, é uma mistura de futurismo com época passadas, SIMPLESMENTE INCRÍVEL
O plot é muito voltado pra construção de mundo, o que explica bastante sobre a moral dúbia dos protagonistas, algo que me remete a Jogos Vorazes.
Zetian é uma mulher forte, que sabe que é mais forte que os homens que a cercam, e não se deixa intimidar, mesmo sendo constantemente podada. Ela é do tipo "se pra vencer eu tenho que ser tão ruim quanto, então serei", e ela realmente É! Se ela tem que matar, ela mata, se ela tem que atacar, ela ataca!
O foco da história não é o romance, mas a dose homeopáticas e o melhor, trás um amor fora dos padrões monogâmicos e de forma natural. Além de várias vezes temos discussões sobre o gênero e sociedade.
E o final me deu MUITO sobre o que pensar, sobre como a raça humana é uma praga.
Tem cenas de violência que eu sequer esperava, violência crua mesmo, então sugiro que busquem os gatilhos antes de ler.

Patty 08/03/2024

A premissa é muito boa, tinha tudo para dar certo, mas a protagonista é muito idiota em alguns momentos, os acontecimentos não têm lógica e, claro, ela sofre da sindrome da protagonista, quando tudo começa a dar certo, mesmo com todas as probabilidades contra.

Fiquei chateada com o final, foi muito corrido, a autora quis deixar um final aberto para o próximo livro, mas com certeza não vou continuar a leitura.

Raynara 28/03/2023

QUEM AÍ É FÃ DE ANIME? Segura que isso vai ser grande.
"Não haverá redenção para mim. Não sou eu que estou errada. São todas as outras pessoas." Wu Zetian

Já faz alguns dias que terminei esse livro, mas só estou escrevendo uma resenha agora, porque eu precisava organizar todos os sentimentos que ele me fez sentir, mas ainda assim está um pouco difícil escrever isso.... Então,
Quem aí é fã de anime? Mais precisamente, quem gosta de mecha?
Pra mim, Viúva de ferro foi um anime mecha com uma mulher foda como heroína; já que a autora tem origem asiática não me surpreende em nada que tenha usado os elementos culturais na história, e eu que sou fã amei cada detalhe e pirava quando imaginava algumas cenas ~ quero muito vê o pássaro carmim em uma animação ??~ Xiran Jay Zhao tem uma narrativa maravilhosa, você não quer largar o livro em momento algum, as descrições são o suficiente e por mais que as batalhas sejam um pouco difíceis de imaginar quando você se concentra, é um novo mundo que se abre. ~só queria que tivesse mais ?~
Eu amo o fato de que este livro é uma quebra de regras, quem disse que mulher não pode ser uma anti heroína?, quem disse que ela tem que escolher um entre dois?, quem disse que ela tem que perdoar a família só por que ela é a "mocinha"?......
E eu amo que a Xiran usa exatamente o fato da Zetian ser está quebradora de regras pra fazer o livro ser fora da caixa de livros do gênero de fantasias protagonizados por mulheres.
Inicialmente eu queria muito começar falando da nossa protagonista, mas eu tinha que citar os animes ? e já que estamos aqui.....
Entre tantas partes que eu marquei eu escolhi está citação, porque acho que dá uma idéia boa de como ela é. Como acompanhamos pelo narrativa dela eu já esperava que fosse mais do mesmo ~sabe, aquela personalidade da mocinha dos livros salvadora da pátria~ mas aos invés de falar que Zetian é a heroína talvez seja mais apropriado falar que ela é uma anti heroina..?!, *SPOILER* (ela matou e torturou homens ?).
Ela começou com um sentimento, com um propósito e uma convicção, e mesmo que tenha se apaixonado, quebrado algumas idéias que tinha e conquistado uma família, ela não abandonou o seu sentimento inicial, foi concisa até o fim, fiel com ela mesma e com o enredo.
Ao meu vê Zetian é a consequência do meio, talvez se o mundo fosse mais igual ela não seria tão revoltada, e o jeito dela extravasar sua raiva é buscar vingança; uma vingança do mundo.
Mas não quero falar muito sobre a nossa vilã, porque talvez eu possa me estender demais.
Sim, ela é o centro, é maravilhosa, perfeita e minha favorita, mas os outros personagens também não ficam atrás, você ama eles por iguais ~ mentira, meu favorito é o Shimin ?~ E como já diz a Srat. Wu "o triângulo é o mais forte".
Eles são tão diferentes, mas igualmente insubstituíveis para a estória, e eu adoro o contraste que existe dos dois, um prisioneiro e um estudioso trabalhando juntos e falling in love #"Meu rapaz assassino e meu rapaz dócil".
Pra resumir, o livro é uma jornada que começa unicamente por vingança mas que termina com a descoberta do amor e da confiança, também.
Obs: não se engane a vingança ainda tá lá.

"O amor verdadeiro vem da sinergia e da confiança, não apenas da química."

Recomendo muito, o final explode tua cabeça e é meu primeiro 5 estrelas do ano.
lio 28/03/2023minha estante
aah, só uma coisa: xiran não usa pronomes femininos, só neutro!