O misterioso caso de Styles

Agatha Christie

Resenhas - O Misterioso Caso de Styles

Biahhy 27/07/2017

Projeto Lendo Agatha Christie
Primeiro livro da autora e primeiro livro lido do projeto Lendo Agatha Christie que estou realizando, li este livro mais rápido do que eu esperava mas também e um dos menores da autora com 160 paginas e um dos primeiros também, eu já li outros 4 livros da Autora e confesso que este é legal e bom, é melhor que o de contos que já li dela como o Sócios no Crime e Aventura do pudim de natal mas ainda não é o melhor.
Tem muito Agatha Christie ainda pela frente para mim ler, este o Misterioso caso de Styles temos o Poirot aqui investigando esse caso, e também o primeiro livro de Poirot este detetive Belga que é chamado ate a a casa de campo de Styles quando Emily Inglethorp a dona da casa e da propriedade chega a falecer depois de acordar a noite tendo um ataque cardíaco e convulsões, fica na mão de Poirot e depois mais a frente dos detetives descobrir o que foi que aconteceu e se esse envenenamento e realmente verdade e quem foi o culpado de todos os moradores de Styles. Poirot e Hastings que narra o livro então começam essa investigação para la de complexa mas ao mesmo tempo simples para descobrir a verdadeira verdade por de trás de todo esse misterioso caso.
As pistas são aparecidas para a gente e descritas e mesmo assim muitas vezes quando esta obvio a pessoa que cometeu o crime, o envenenamento e mesmo assim a gente não descobre que foi no meu caso tive suspeitas mas no final não descobri, uma leitura rápida, os capítulos rápidos também no qual as pistas vão sendo colocadas, novas descobertas feitas e no final uma grande revelação de quem foi, o que aconteceu e como!

site: https://biahhysilva.wordpress.com/2017/08/01/lendo-agatha-christie-o-misterioso-caso-de-styles/

RafaelBagre 19/10/2017

Morra Hastings. Morraaaaa!!!!!!!!!!!!
**Sem spoilers**

É inevitável que comparemos livros do mesmo gênero quando estamos lidando com a temática 'detetive'. Sherlock Holmes, Sherlock Holmes, Sherlock Holmes. A sombra dessa grande série de livros me acompanhou antes, durante e depois da leitura de 'O Misterioso Caso de Styles'.

O caso que o livro trata é do estilo crime de quarto fechado. Uma senhora morre misteriosamente no seu quarto, na mansão onde morava com seus enteados e suas noras, seus empregados, uma "sobrinha de consideração quase empregada" (ufa!) e também seu marido, um aparente malandro que só tem interesse na fortuna da presunta. O amigo de um de seus enteados está passando uns dias na mansão de Styles (que coincidência) quando o crime é cometido. Por coincidência (olha ela ai de novo!) ele é aprendiz de detetive e seu "mestre" é um dos maiores detetives da história da Bélgica, o famoso Mr. Hércule Poirot (que ninguém lembra por causa de um tal Sr. Holmes). Coincidentemente (eeeeeeiiiitaaaaa...) ele encontra com Mr. Poirot vadiando numa cidade escondida da Inglaterra justamente na ocasião do crime....são tantas coincidências que até torci para que Poirot fosse o assassino. Obviamente não vou contar a estória do livro e seu desenrolar. Mentira, um spoiler só...Poirot não é o assassino!!!!!!!

Fora uma série de coincidências e deduções dirigidas, o livro de fato não é ruim. A seu favor destaco os personagens (com exceção de um :/ ) e o clima que Christie consegue dar a estória. A seu desfavor está a "espetacular" figura do Sr. Hastings. Quem é Hastings? Eu respondo, Hastings é o "Watson retardado" de Poirot. Dentro do universo de Sherlock Holmes, Watson funciona como os olhos leigos (afinal, ele é médico e não detetive) dos leitores. O Sr. Hastings, ao contrario de Watson, é um detetive amador que durante vários trechos do livro se gaba de sua inteligência, ao mesmo tempo que duvida das atuais capacidade de Poirot, por começar a considerá-lo velho e ultrapassado. Esta premissa poderia ser interessante se fosse bem explorada, mas infelizmente Christie preferiu retratar esse projeto de Watson a um mero retardado convencido. Não vou entrar muito no desenvolvimento de Hastings porque não quero arrebentar meu teclado de raiva.

O livro tem boa ambientação e até chega a ser envolvente na parte final, entretanto peca ao não te dar muitas condições para desvendar o crime junto com a mente de Poirot, e ao colocar um ajudante (me recuso a pronunciar o nome desse senhor novamente) que não saberia desvendar a diferença entre um picolé de morango e a minha vó vestido de vermelho.

Acredito que o monstro da expectativa por iniciar a obra de Agatha Christie pode ter me pegado de jeito (ui) e, talvez, por isso o livro não tenha conseguido me envolver da maneira que outros conseguiram. Já tenho 'O Assassinato no Campo de Golf' na lista para leitura ( e lerei eventualmente) mas creio que prefiro jogar paciência ou jogar Candy Crush na conta roubada da minha esposa antes de começar outro livro de Christie.

Nalí 07/11/2017

O misterioso caso de Styles - Agatha Christie
Resolvi ler todos os livros da Agatha Christie e nada melhor q começar pelo começo.
O misterioso caso de Styles publicado em 1920 é o primeiro livro da Agatha Christie, onde somos apresentados ao detetive Belga que é um "homenzinho extraordinário" Hércules Poirot e seu amigo capitão Arthur Hastings. Narrado em primeira pessoa por Hastings e ambientada em uma enorme casa de campo onde ele fica hospedado. Após sermos apresentados a todos os personagens centrais da trama ocorre um misterioso crime e Hastings sugere que chamem Poirot para investigar.
A Complexidade do enredo é grande e a cada capítulo somos levados a suspeitar de algum personagem, até que no último capítulo temos o mistério desvendado pelo brilhante detetive Poirot. Para um livro de estreia ele é muito bom, apesar da leitura ficar massante e arrastada da metade para o final, ainda assim o final é surpreendente valendo muito a leitura.

site: https://www.instagram.com/livros_sonhos_livres

Marcela.Ribeiro 19/01/2018

Sensacional
Um livro de investigação criminal genial. Recomendo fortemente.

Luciana 20/01/2018

Só Agatha Christie mesmo!
Daqueles livros que você não quer para de ler até descobrir o culpado...Uma trava bem montada, com um enredo rápido e bem feito!!
Vale a leitura!

@ALeituradeHoje 22/01/2018

O Começo de Tudo
O Misterioso Caso de Styles conta com a primeira aparição do famoso detetive Hercule Poirot, criado por Agatha Christie e participante de mais de 30 livros da autora. As características marcantes dele, como o compulsão por ordem, já estão presentes no livro, mas com base nos outros, percebe-se que Christie foi aperfeiçoando Poirot com o passar dos livros.
Assim como o detetive, a autora também nos apresenta seu amigo Hastings, que igualmente aparece em inúmeros romances e acompanha Poirot em suas investigações. Nesta história, que se passa durante a segunda guerra mundial, o detetive está com alguns amigos refugiados da Bélgica, em uma cidadezinha da Inglaterra e é chamado para investigar a morte de uma senhora rica.
O enredo, como nos demais livros de Agatha Christie, trata de um assassinato que é um mistério e precisa de investigação. O ?problema? de ler muitos livros dela é que nos acostumamos com a questão: aquela pessoa que parece ser a culpada, a gente já sabe que não é. Mas mesmo achando que ?sabemos? ela vai e nos surpreende. É justamente essa a grande qualidade da escritora. Fazer-nos achar que sabemos e no fim, não sabíamos de nada. Sim, os mistérios podem ser semelhantes, mas ela consegue nos envolver na história e fazer no nosso cérebro a sequência: a certeza de um determinado personagem ser o culpado; um final inesperado com um encaixar de peças simples; você se perguntando como não percebeu antes;
Enfim, sou suspeita pois sou fã declarada de A.C há muitos anos. Os livros dela me despertam um prazer maravilhoso ao lê-los, e esta primeira aparição de Poirot, me encantou como sempre.

Mr. Jonas 11/02/2018

O Misterioso Caso de Styles

O primeiro e um dos mais famosos mistérios solucionados por Hercule Poirot, o caso Styles começa quando uma aristocrata inglesa morre trancada em seu quarto, vítima de um aparente ataque cardíaco. A coisa ficaria por aí, não fosse a suspeita de envenenamento levantada pelo médico da família. E é nesse clima de tensão que o grande detetive Hercule Poirot começa o seu primeiro grande mistério. E seu fiel escudeiro Hatting ajuda ele a solucionar esse mistério. Uma intrigante obra da grande autora de romances policiais Agatha Christie.

Rique Viola 16/02/2018

O primeiro mergulho no mundo de Agatha Christie
É noite na mansão Styles, tudo indo relativamente bem quando a matriarca da família, referida na narrativa como mrs. Emily, é encontrada trancada e aos prantos em seu quarto, rumo a uma morte iminente. Este é o acontecimento chave em que o livro gira em torno, nos levando a alguns questionamentos, tais como: morte natural ou assassinato? Quem poderia vir a realizar tal ato? De que modo?
Eis que surge Hercule Poirot, protagonista da história e um grande detetive, esperto e inteligente (com algumas obsessões por ordem e métodos), que junto de seu fiel amigo capitão Arthur Hastings (personagem não muito carismático, deve-se mencionar), tentam solucionar o intrigante caso por meio de investigações envolvendo as mais diversas personalidades e possíveis pistas.
Um prato cheio para os apaixonados por Romance Policial, entretanto é interessante notar que a falta de um suspense do meio para o final da história a deixou um tanto arrastada e a desejar, visto que em alguns pontos ficava a impressão da famosa 'enrolação', mas que, exceto por estas observações, é fato que a leitura vale muito a pena.

O primeiro livro de Agatha Christie, rumo aos diversos outros!

Carla 21/02/2018

"A imaginação é boa criada, porém má conselheira. A explicação mais simples é sempre a mais provável."
Mrs Emily Inglethorp, herdou todos os bens do seu falecido marido, incluindo seus filhos John e Laurence Cavendish. Agora ela casou-se com um homem 20 anos mais novo do que ela, Alfred Inglethorp. E isso causa um total desconforto e desconfiança em sua família e amigos. Isso se agrava quando então mrs Emily é encontrada em seus últimos suspiros de vida em seu quarto e a sua última palavra antes de morrer é "Alfred".
Todo mundo está assustado. Qual seria a causa de sua morte? Morte por envenenamento ou morte natural? Quem teria motivações para matar Emily Inglethorpe? Mas parece que todo mundo virou suspeito. E eis que o nosso querido Hercule Poirot entra em cena para investigar esse caso.

"É sempre prudente suspeitar de todo mundo até que se possa provar com toda a lógica, até alcançar sua plena satisfação, que as pessoas são inocentes."

Sempre tive muita curiosidade para conhecer a escrita e as histórias de Agatha Christie. Sempre ouvi falar muito bem e sempre ouvi muitas referências sobre as histórias dela. Com um catálogo de títulos tão vasto, bateu aquela dúvida "por onde começo?" e foi aí que eu corri para o nosso sempre amigoYoutube hahaha e vi alguns vídeos de indicações de títulos dela para se iniciar. Foi então que alguém em algum desses vídeos citou o primeiro livro escrito por ela e onde o nosso protagonista Hercule Poirot apareceria pela primeira vez, que é esse "O misterioso caso de Styles". Minha decisão então foi tomada. Comecei a ler e não conseguia parar... li, li, li, porque eu precisava desvendar o mistério!

"Poirot era um homenzinho de aparência extraordinária. Não tinha mais que um metro e cinquenta de altura, mas impunha-se com grande dignidade. Sua cabeça tinha exatamente o formato de um ovo e ele a trazia sempre ligeiramente inclinada para um lado. Seu bigode era hirto e de aspecto militar. A elegância de suas roupas eraquase inacreditável: creio que um traço de poeira causaria nele mais sofrimento que um ferimento a bala."

A escrita de Agatha me pegou de jeito. Ela é muito envolvente e fluida, de um jeito simples. Já li alguns livros de mistérios em que o autor fica dando voltas na história para confundir o leito e afastá-lo da conclusão do caso. Com Agatha senti diferente, senti que com simplicidade ela simplesmente confunde o leitor totalmente. Eu amei a forma como ela usa os personagens e situações para fazer você desconfiar simplesmente de TODO MUNDO da trama e enrolar sua cabeça, até você pirar! Juro que fiquei obcecada para terminar logo o livro e desvendar logo o mistério.

"Há situações em que você tem de confiar em si mesmo."

"O instinto é uma coisa maravilhosa. Não se pode explicá-lo nem ignorá-lo."

Com tal escrita maravilhosa, ela constrói muito bem seus personagens, ela dá voz a todos eles, personalidades e histórias individuais, fazendo com que você se apegue a eles e tentem montar o quebra cabeça da história. Ao longo da leitura talvez você desconfie cada hora de alguém, porque ela constrói situações para eles em que você simplesmente pensa "já sei, foi fulano" e não, não foi fulano, hahahhaah.

Hoje, mesmo tendo lido apenas esse livro, entendo porque ela é a rainha do mistério. Ela simplesmente te envolve na trama, você é um personagem da história dela. Se duvidar ela faz você achar até que foi você quem cometeu o crime hahahaha. Com certeza é um final muito bom e surpreendente. Em um certo momento da história levei em consideração esse suspeito, mas foi algo tão rápido porque logo em seguida ela me fez mudar de ideia durante a historia que para mim não foi decepcionante já ter pensado na possibilidade. Nossa, eu gostei muito! Foi uma experiencia espetacular. Já estou ansiosa para a minha próxima leitura de algo da autora. Aceito sugestões :)

"Todo assassino é provavelmente um velho amigo de alguém. Você não deve misturar sentimento e razão."

Se tratando de uma história de mistério, que qualquer mínimo detalhe é um spoiler, deixo nessa resenha os meus sentimentos durante a leitura e minhas conclusões quanto escrita e construção de história e personagens. Não quero ser responsável por uma experiencia ruim de alguém durante a leitura por ter recebido uma dica sobre o desvendamento do mistério. Apenas digo isso a você, querido leitor: Leia Agatha Christie.

"Também gosto muito de histórias de detetive — salientou miss Howard. — Apesar de haver muita bobagem. O criminoso é descoberto apenas no último capítulo. Todo mundo estarrecido. Um crime de verdade a gente descobre logo."

site: www.sharingbooks.com.br/ @sharingbooks2

Paulascrap 22/02/2018

Sempre uma excelente leitura.!..
O primeiro romance policial publicado pela autora, resultou de um desafio proposto por sua irmã. O crime ocorre dentro de uma antiga mansão inglesa no qual envolvem como suspeitos familiares, amigos e empregados, e como não poderia deixar de ser recaindo suspeitas sobre todos durante a leitura. Quando o Sr. Cavendish morreu, deixou uma mansão e seus dois filhos. Lawrence e John com uma viúva, inclusive mesmo sem ser seus filhos biológicos, ficando dependentes economicamente dela. Após torna-se viúva a Sra Emily casou-se com um homem bem mais novo chamado Alfred. A matriarca faleceu dentro de seu quarto, no entanto, a porta encontrava-se trancada por dentro, dificultando o acesso ao local. A princípio o marido torna-se o principal suspeito, mas teos que considerar também esposa de john, Mary, a governanta Evie, sua orfa protegida Cynthia e ainda temos o médico amigo da família Doutor Bawerstein. Após descobrir que não houve um ataque cardiaco, e de que o veneno ministrado poderia agir bem depois do seu uso, o curso da investigação e alterado, e todos os detalhes nao considerados na leitura ajudam a solucionar o caso. O capitão Hastings amigo de John e narrador da história conta com a ajuda de Poirot na investigação do homicídio, estreando esse em seu primeiro caso escrito pela rainha do crime. Uma história que parecia ter um suspeito óbvio , mas a investigação dá uma reviravolta e se encerra com dois criminosos, que haviam sido descartados da nossa lista, sem segmentos de leitura, mas segredos aparecem e os motivos também. Uma curiosidade deste livro, não nessa edição em é o final foi alterado quando da publicação que deixou de ser esclarecido no tribunal e foi esclarecido na mansão na presença de todos, se tornando uma marca registrada da autora desde então.

Marcelly.Cordeiro 07/03/2018

O misterioso caso de Styles
A rainha do crime não decepciona, esse livro é maravilhoso, quero só saber quando vou conseguir parar de me surpreender com as histórias dessa mulher.
Aqui temos a primeira aparição do nosso querido detetive, Hercule Poirot, o homenzinho belga mais querido de todos.
Agatha Christie nos leva por caminhos misteriosos, nos faz suspeitar de todos, menos do(a) verdadeiro(a) culpado(a).

Dri 18/03/2018

Narrada pelo capitão Arthur Hastings, a história se passa na mansão Styles, uma isolada casa de campo. Hastings aceita o convite de John Cavendish para passar uma temporada em Styles e em uma das noites a madrasta de Jonh, que detém o controle sobre o patrimônio da família é encontrada morta em sua cama. Inicialmente parece uma morte natural, mas o médico da família suspeita de envenenamento. A partir daqui o detetive Hercule Poroit entra em cena para desvendar a verdade a qualquer custo. Todos os hóspedes eram considerados suspeitos, pois tinham motivos para mata-la e não possuíam um álibi convincente.

O misterioso caso de Styles é o primeiro romance policial da Agatha Christie e mesmo assim a história é bem arquitetada e bastante envolvente, fiquei perdida com as afirmações de Poirot querendo muito saber quem era o assassino. É o primeiro livro que leio da autora e já esperava gostar bastante, optei por ler em ordem cronológica junto com um grupo. Estou achando ótimo, pois é meu gênero favorito e sempre quis ler Agatha, mas ainda não havia encontrado a oportunidade.

MariaeSM 22/04/2018

Uma início envolvente e intrigante
O livro começou de uma forma calma e quando o crime finalmente aconteceu e o Hercule Poirot entrou em cena, eu sabia que o caso seria desvendado da melhor forma possível... E tinha razão! Gostei de como a história me levou criar teorias e mais teorias a respeito de quem seria o culpado do crime e de ver que no final uma delas estava correta, embora que tivesse pedaços faltando. A Agatha sempre consegue me surpreender de alguma forma e é por isso que adoro as histórias que ela criou. Gostei tanto dessa quanto de Um Brinde de Cianureto e de Morte na Mesopotâmia. Histórias geniais!

Natália | @tracandolivros 26/06/2018

A Rainha já começa arrebentando
O Misterioso Caso de Styles conta a investigação da morte da Sra. Inglethorp.

Narrado por Hastings que está de licença e vai passar um tempo em Styles com seu velho amigo e sua família, até que um dia a Sra. Inglethorp morre e os médicos suspeitam de envenenamento. Assim Hastings chama um outro velho amigo, um belga, o detetive Hercule Poirot para investigar o caso.

Desde o começo do enredo é possível desconfiar de cada um dos moradores da casa, pois qualquer um poderia ter algum motivo para matar a Sra. Inglethorp. Durante a história a autora joga o leitor para todos os lados e ainda assim não deixa chance para criar uma teoria.

No final senti que um tapa foi dado na minha cara para que eu deixasse de ser trouxa, a história era muito mais do que eu esperava. Simplesmente genial, e não consigo crer que esse foi o primeiro livro dela.

site: https://www.instagram.com/p/BRQr2-rgwfj/?taken-by=tracandolivros