Carta a minha filha

Carta a minha filha Maya Angelou

Resenhas - Carta a Minha Filha

Caroline.Rodrigues 11/03/2024

Maya ?
Bom eu amo Maya, eu amo a forma como ela conta o seu próprio mundo. No começo não engatei muito, pois algumas histórias compartilhadas eram as mesmas de Mamãe & Eu & Mamãe, livro que eu tinha lido semanas antes? mas depois aproveitei bastante, ela é de uma sabedoria ímpar, que te faz luz e te impacta diversas e diversas vezes no texto.

Larissia.Bezerra 14/03/2024

Esse livro é um abraço quentinho.
Eu amei cada página, cada frase, cada vírgula.
Maya é uma fonte de sensibilidade.
Muito a frente do seu tempo, ela escreve esse livro com cerca de 70 anos, e a gente consegue perceber como ela tem pensamentos inclusivos.
Foi um grande presente passar esses dias entre os pensamentos dessa mulher!

Leila267 14/03/2024

Uma obra acolhedora, fluida e envolvente!

Maya Angelou nos traz em “Carta a Minha Filha”, encorajamento, acolhimento e resistência.
É, apaixonante, principalmente para nós, mulheres negras. A leitura nos envolve com uma linguagem simples e cativante.

"Eu dei à luz uma criança, um filho, mas tenho milhares de filhas. [..] eu estou falando com todas vocês. [...] Eis a minha oferenda." Maya Angelou"

"Compreendi que nunca poderei me esquecer de onde venho. Minha alma sempre olhará para trás e se maravilhará com as montanhas que escalei, os rios que atravessei e os desafios que ainda me esperam pela estrada. Essa compreensão me fortalece."
Maya Angelou"

Vale muito a pena ler, é uma obra incrível e inspiradora, amei a leitura!

raíssa. 08/04/2024

Seria uma leitura muito mais valiosa se eu lesse quando mais jovem.. Sei lá, acho que envelhecer traz certas descrenças, ou pelo menos menos disposição. E isso acabou fazendo algumas passagens do livro não serem tão inspiradoras como eu acho que deveria ser. Mas não deixa de ser um livro muito bonito!

Flavia1098 09/04/2024

Carta a minha filha
Esse foi o primeiro livro que li de autoria de Maya Angelou. Através dessa leitura cheguei às seguintes conclusões: Maya, foi uma mulher corajosa, forte que decidiu cuidar sozinha do seu filho, pois, não queria viver um casamento somente porque nasceu uma criança de um breve envolvimento amoroso. Além de tudo isso, através desses contos Maya revelou ser uma mulher que sempre esteve pronta para se adaptar às mudanças e sobretudo sempre encarando o lado bom de todas as coisas. Assim ela dizia;
"Tente ser um arco-íris na nuvem de alguém. Não se queixe".

tai.mobi 05/05/2024

Apaixonada desde o prefácio
Maya não é uma autora que eu leio com frequência, aliás, esse é só o meu segundo livro dela.
Mas, assim como no primeiro, fui arrebatada com uma escrita potente (no sentido de forte) e paradoxalmente delicada, calma.
Mesmo não sendo uma mulher afro-americana estadunidense e passando bem longe da vontade de ser mãe, entendo perfeitamente o que Maya relata, pois sou um ser humano capaz de ser empático.
Qualquer pessoa com a mesma habilidade vai se apaixonar arrebatadoramente por esse livro ??

Obs: o prefácio da Dona Conceição Evaristo já deixa o tom do livro e, bom, só mais um ponto a favor da obra

Basilcalado 29/05/2024

Lindo.
Fazia muito tempo que eu não lia não-ficção, e esse livro me relembrou como esse é um gênero tocante e sensível.
A história da autora me fez chorar, assim como sua visão sobre os tópicos abordados, me interessei, especificamente, sobre suas reflexões sobre abuso sexual e físico.
Não concordei com todas as opiniões da autora, mas isso faz parte de qualquer leitura sensível, gostei muito.

Naira41 01/06/2024

Maya Angelou sendo Maya Angelou
Livro lindo, poético e profundo. Embora o título fale em cartas, são pequenas crônicas repletas de reflexões sobre as mais diferentes "áreas" da vida: preconceito, amor, família, relacionamentos, fé...
Recomendo a leitura prévia do romance autobiográfico "Eu sei por que o pássaro canta na gaiola" para aproveitar a leitura deste livro em sua plenitude, embora não seja pré-requisito.
Definitivamente é uma das minhas autoras (e pessoas) favoritas.

Wenddy 03/06/2024

Concelhos de uma mãe
Não sei bem explicar porque mas achei genial a ideia dela de escrever uma carta para uma filha hipotética, contando tudo pelo que passou, dando conselhos de vida, resumindo suas experiências e contando tudo como em um diário de bordo, foi interessante conhecer um pouco mais da Angelou, uma artista, escritora, pensadora, a ambiguidade entre seu jeito moderno e por vezes um pouco conservador me surpreendeu, e foram tantas coisas que rolaram que por vezes até esqueci que não era uma ficção e que foram situações que realmente aconteceram com ela. Uma ótima leitura de cabeceira. O livro fez me sentir uma filha lendo as cartas e conselhos da mãe.

Let Carvalho 03/06/2024

Muito bom acomapnhar a história da Maya de maneira mais próxima e pessoal. Em alguns momentos me senti em um livro de auto ajuda, mas é um bom livro.