Rilla de Ingleside

Rilla de Ingleside L. M. Montgomery
L. M. Montgomery

Resenhas - Rilla de Ingleside (Anne de Green Gables #8)

Tati 02/04/2021

Conclusão da série Anne
Como não se apaixonar pela história?
A família de Ingleside passou por poucas e boas nessa conclusão da série
Quando o assunto é Guerra, nos sentimos emotivos, e um misto de sentimentos se sobressai
Mas apesar dos horrores inimagináveis para uma família, a autora nos garante nesse ínterim pequenos momentos de alegria, que nos fazem voltar a respirar e acreditar na vida
Anne e toda sua família ganhou meu coração

GAB 02/04/2021

Ótimo
Esse livro é simplesmente perfeito, gostei bastante. Eu não sabia muito sobre a primeira guerra mundial, agora sei algumas coisas por causa desse livro. Foi muito bom também ver o crescimento de Rilla ao longo da guerra. Os plots tbm foram ótimoe.

talittacruz 03/04/2021

Esse é, com certeza, o melhor livro de toda a coleção!

A história gira em torno de Rilla e da família Blythe com a eminência da Primeira Grande Guerra Mundial.

Rilla é a filha mais nova de Anne e Gilbert. Prestes a completar 15 anos, a jovem entra repleta de futilidades (mas com um grande coração) e sai como uma das mais sensatas e maduras personagens, seu desenvolvimento é tremendo.

A guerra deixa grandes marcas, e algumas delas são observadas com o passar dos capítulos.

O enredo é envolvente e intrigante, e a leitura te prende e te emociona.

Amanda Cabral 03/04/2021

Um livro sobre fé
Neste livro tivemos muitas demonstrações do poder da fé, o que foi muito bonito. Como sempre muitas referências bíblicas e aplicações em diversas situações.

Porém qual a necessidade de sempre atingir a Anne onde mais dói? Primeiro o Matthew, depois a Joyce, agora o Walter.

E ainda por cima, depois de suportar a Mary Vance no Vale do Arco-íris, ter que aguentar todo o mal agoro e pessimismo de Gertrude Oliver e a cobra da Irene Howard (mentirosa, falsa, intriguenta e o pior, saiu impune).

Enfim, esperava um pouco mais de romance para Rilla em meio a guerra, afinal, seu amado estava lá. Mas foram passagens muito rápidas e superficiais. Em compensação, foram capítulos e mais capítulos falando de guerra, estratégia de guerra, vitórias, derrotas, mortes, mortes, mortes, guerra e mais tristeza.

Natiele Soares 05/04/2021

Rilla-a-Marilla
Do mesmo universo de Anne de Green Gables, o livro Rilla de Ingleside conta a história de Bertha Marilla, a filha de caçula do amado casal Anne e Gilbert Blythe.
A estória se passa nos anos de 1914 há 1918, na casa de Ingleside, Glen St Mary. Ao conhecer Rilla vemos uma garota muito bonita, alegre e um pouco frívola e impulsiva, vivendo os seus maravilhosos 15 anos de idade, cheia de sonhos de como a vida será daqui para frente, e sem grandes ambições na vida ela deseja ser notada por sua beleza e o seu jeito cativante. Porém, um acontecimento terrível assola o Canáda, quando o país então apoia a Inglaterra, enviando soldados a Primeira Guerra Mundial, marcando assim a vida de todos em Ingleside.
Com os irmãos na guerra, os dias em Ingleside se passam de uma forma lenta, cada dia em função da espera de notícias.
Este livro fechou com chave de ouro o Universo de Anne, e eu confesso que de todos os 8 livros, esse foi a único que me fez chorar. Ao lê-lo o leitor sente todas as angústias que foram vividas e sentidas em Ingleside durante esse período turbulento.
O querido casal Anne (com 49 aos 53 anos) e Gilbert deixam de ser o ponto central da estória, sendo narrada por sua Rilla, podemos ver como foi sofrido para todos ver os amados filhos e irmãos irem lutar pelo país no estrangeiro. Ao longo do livro percebemos uma grande evolução da personagem Rilla, que apesar de ser um pouco impulsiva, se torna uma garota muito corajosa vencendo as batalhas que a vida lhe impôs e se tornando uma grande mulher. Também nos apaixonamos ainda mais pela devotada Susan que mesmo em meio a guerra, tem sempre uma palavra cheia de fé e otimismo para animar o povo de Ingleside.
Esta coleção é maravilhosa, mas eu reforço que ela deve ser lida por quem sabe compreender o momento histórico da obra, para apreciar as nuances e sutilezas dos eventos ocorridos.
Muito diferente da aclamada série Anne with an E da Netflix, que é muito inclusiva em temas hoje muito populares, o humor e a graça presente nos livros é de uma fineza que somente o leitor atento ao fato histórico poderá compreender. A coleção é maravilhosa e eu recomendo a todos sejam adultos ou crianças, a beleza está nos olhos de quem vê.

Obs: Fato curioso, o nome Marilla é de origem Irlandesa e significa Mar Brilhante.

Mai 08/04/2021

Meu favorito da série
Um dos motivos de eu gostar tanto dessa série é que ela aborda muitos assuntos necessários, mas o enredo desse livro falando sobre a primeira guerra mundial é muito importante até pra nós (que não estávamos presentes rsrs) entendermos como foi um movimento e os sentimentos daqueles que tiveram que ver seus entes se sacrificarem pela nação. Sem dúvidas é o meu favorito da série e, apesar de ser o 8° livro, fiquei vontade de continuação :(

Sarah 11/04/2021

Bem, posso dizer que amei esse livro! Toda a tensão da 1° guerra mundial me deixou presa às história. Amei ver as evoluções da Rilla e como ela mudou ao decorrer da história. Fiquei muito emotiva e triste algumas vezes, mas foi muito bom

Sophi 11/04/2021

É sem dúvida o meu livro favorita da autora. Tem amadurecimento de personagens, um excelente pano de fundo com a contextualização da Primeira Guerra Mundial, romance.
Esse livro me surpreendeu de muitas formas, lendo as outras obras da autora eu não esperava muito desse livro. Mas a história tem um enredo instigante, eu simplesmente não conseguia largar o livro. Eu me senti estranhamente ligada a história como se aquilo estivesse na verdade acontecendo comigo. Eu ri, chorei, me apaixonei e tive o coração partido.
É um livro que te dá a sensação de coração quentinho, com uma pitada de adeus.
É uma leitura que sem dúvidas vale apena.

13/04/2021

Eu amo demais a série da Anne. Quando terminei ela fiquei de luto por uns dias. Afinal é uma vida inteira narrada em alguns livros.

sofsofsofi 13/04/2021

rilla-a-marilla
Que livro! Virou o meu segundo favorito de toda a série da Anne.
Conta a história da Rilla, a caçula de Anne e Gilbert. O contexto histórico é a Primeira Guerra Mundial, onde ao longo do tempo os três filhos vão para as trincheiras no estrangeiro.
Conta sobre um romance que Rilla almeja e logo é correspondida, ela também ganha um "filho da guerra". Tudo isso ajuda ela num crescimento psicológico, emocional e físico.
Esse livro me fez chorar muito, mas também me fez rir com as falas de Susan Baker.
Para esse livro, fiz uma playlist com músicas da Taylor Swift que se assemelham muito a história, o link para quem quiser ouvir:

Amanda Fenali 14/04/2021

Confesso que não foi o meu p preferido da série, mas gostei. O final não foi realmente oq eu esperava, foi simples demais.

Fran 14/04/2021

Rilla-a-Marila
Rilla, uma jovem adolecente que de repente ver em sua volta um mundo em guerra. Diante das adversidades, forçosamente cresce, amadurece, mas sem perder o brilho e fulgor da juventude. História linda. Exemplo de Ética, Princípios, Valores Morais.