A canção de Aquiles

A canção de Aquiles Madeline Miller

Resenhas - A canção de Aquiles: Uma releitura da Ilíada, em que a glória de um semideus encontra o amor de um príncipe.

Arieli Santos 10/12/2023

Ainda bem que eu insisti na leitura...
No começo, eu estava achando chato e cansativo. Mas, ainda bem que não abandonei. Pois, foi um dos melhores livros que li esse ano.

Simplesmente, amei!

Manu 05/12/2023

A canção de Aquiles
A história é instigante e interessante de acompanhar, gostei das descrições das cenas de guerra, são bem fáceis de ser visualizadas. Tirei estrelas por causa dos personagens insuportáveis. Pátroclo, exceto pelo final, é fraco e covarde, não se impõe e sequer tem interesse em aprender a lutar, só ganha alguma personalidade quando aprende a tratar os feridos e na luta final dele. Aquiles não dá para aguentar, completamente egocêntrico e teimoso, chegam a ser irritantes as escolhas e atitudes dele, especialmente mais para o fim. E ainda assim Patroclo era apaixonado por ele, mesmo que a pessoa que ele foi não existisse mais, e ele sabia disso. Enfim, a história é legal, mas tem seus defeitos, além de ser excessivamente longo. Ou simplesmente não é pra mim.

Hannah 04/12/2023

Uma história de amor bem triste
O que falar desse livro?? Estou sem palavras para descrever sobre essa história, que é baseada na ilíada de Romero sobre o romance que realmente aconteceu entre Aquiles e Prátroclo... Durante minha leitura, fiquei com vontade de reassistir ao filme "Tróia" que é baseado na história de Aquiles e lá tem muita coisa diferente e fora do contexto, e fico feliz de ter lido esse livro e ter entendido melhor as coisas, principalmente que o Aquiles simplesmente não morreu cego de amor por uma mulher que ele nem conhecia, como é no filme, descobrir também que o Aquiles não estava no cavalo de Tróia, isso me pegou de surpresa porque minha vida toda conhecia essa história dessa forma, porém no livro não foi bem assim.... No filme não deixa muito claro o romance entre eles e que o Aquiles era pegador de mulheres, porém no livro ele só ficou com uma, por causa do amor por Prátroclo etc... A cena da morte de Heitor, confesso que senti mais emoção na obra cinematográfica do que a do livro, a cena do Heitor sendo arrasado etc... Gostei que no final eles finalmente tiveram paz pra poderem ficar juntos
"Duas sombras se aproximam em meio à treva densa e eterna. Suas mãos se encontram e a luz jorra num dilúvio como se fossem centenas de urnas entornadas do céu."

vsamia 25/11/2023

"Aquiles é metade de minha alma, como dizem os poetas."
Possível spoiler!

No dia que inicie a leitura, fiquei tão fascinada pela história que se tivesse tido tempo teria o terminado no mesmo dia, mas como isso não aconteceu depois de uns dias comecei a achar a história muito arrastada e acabei me decepcionado um pouco.
Uma coisa que me chamou muita minha atenção, foi o fato de muitas pessoas imaginavam que Aquiles e Pátroclo tinham um relacionamento e mesmo assim não se importavam, por se tratar daquela época imaginava que o preconceito seria muito maior, mas não foi o que aconteceu, não sei se porque o Aquiles era muito poderoso e um semideus ou porque aquele era o modo da sociedade mesmo.
Outra coisa que queria falar é sobre a Deidâmia, que só foi usada e abandonada, tanto que depois do seu isolamento, ela não tem mais nenhuma importância na história.
Odeie como o Aquiles agiu naquela situação, pois a culpa não era da Deidâmia e sim de sua própria mãe, e não entendi nada do porquê Pátroclo ter dormido com ela, não sei se foi uma vingança ou até por conta de seu ciúmes, mas depois da Briseida, por quem acredito que ela nutria sentimentos, prefiro acreditar que ele realmente queria aquilo e não apenas só usou ela.
Achei o relacionamento de Aquiles e Pátroclo meio complicado de se entender, mas achava eles muito fofos e amei o casal e não me conformo que os dois morreram. Ler sobre Aquiles descobrindo sobre a morte de Pátroclo e como ele lidou com aquilo foi muito triste, mas tudo foi muito bem escrito, só achava estranho o Pátroclo continuar narrando mesmo depois de morto, mas no fim até gostei disso.

LisaB 21/11/2023

Ele sempre fora melhor que eu com as palavras ...
Como eu estou feliz por ler esse livro dos melhores do ano com toda certeza.
Faz muito tempo que não leio puro amor igual aqui, sério eu não sei como a autora conseguiu se manter extremamente fiel a Ilíada e contar essa história que só existia nas nuances.

"Eu o reconheceria apenas pelo toque, pelo cheiro; eu o reconheceria cego, pelo modo como exalava o ar e como seus pés batiam na terra"

Ps. O FILHO DO AQUILES É UM 🤬 #$%!& !!

Ash 08/11/2023

Nenhum outro livro poderia ser tão tocante quanto esse! é quase como se autora tivesse rastejado até meu crânio e comido com as próprias mãos meu cérebro para escrever sobre minha mulher e eu. sinto me entregando um diário para milhares de pessoas.

neiljwsten 04/11/2023

AQUILES ? está escrito. E ao lado, PÁTROCLO.
A escrita é maravilhosa, prende bastante e foi o motivo de eu ter terminado a leitura em menos de 24 horas. O romance é bem desenvolvido, e há vários momentos fofos. Mas teve toda aquela narração da guerra e pra mim desandou.
Na quebra de tempo (dez anos) a história ficou totalmente arrastada e todos os personagens me irritavam, principalmente o Aquiles e seu orgulho IMENSO.
O final foi totalmente sem pé nem cabeça,
leitura ótima, mas desejava mais.
(Nunca imaginei que iria odiar uma criança de 12 anos, aquele "pirro", totalmente insuportável)

Bruno 04/11/2023

Suas mãos se encontram e a luz jorra num dilúvio
Merece todo o reconhecimento e hype sim! Que livro impecável, pela escrita, complexidade dos personagens e sentimentos que nos reflete ao longo da leitura. Recomendarei sem medo uma história tão complexa, completa e bem escrita que não me permitiu interromper a leitura por um minuto sequer. Toda fama à história de Aquiles e Pátroclo.

Jonatan Lopes 27/10/2023

Cruel. Triste. Poético
Há tantos adjetivos para a história desse livro. A autora me fez amar muitos personagens e, ao mesmo tempo, detestar outros tantos.
O enredo, no geral, é bem construído (embora te cozinhe em banho Maria no início), o que não faz perder o brilho e nem o encanto pela trajetória de Pátroclo e Aquiles, sim, pra mim Pátroclo é o herói grego que não será esquecido e ponto. Não darei 5 estrelas devido aos exageros na descrição ?divina? de Aquiles, aquilo me cansou e fez parar a leitura em diversos pontos, tirando isso, ficou tudo perfeito: os conflitos, a trama, as decisões erradas por causa da falha de caráter dos personagens, o clímax e o resultado após isso. Finalizo essa leitura com um aperto no peito.

floqitoz 23/10/2023

? Pátroclo. ? Pá-tro-clo.
Moço tenho pra mim que escolhi o pior momento pra ler esse livro (bem no meio de uma ressaca literária) demorei um monte pra terminar, mas mesmo assim foi uma ótima leitura. a escrita dessa autora é divina e muito poética (amooo), não é difícil nem muito densa, é simplesmente perfeita. eu adorei a história e os personagens e tudo, mas principalmente o pátroclo sério eu tô completamente apaixonada ele é a pessoa mais querida que eu já vi (no caso li) realmente um divo! ele entrou na minha lista de personagens que eu daria minha vida pra abraçar e chorar até não aguentar mais.
aliás, esse livro todo passa uma vibe hozier juro é surreal como as músicas se encaixam bem.

Lavinia.Maira 11/10/2023

Amei demais!!
Que final incrível, porém deveria ser nomeado de Game of thrones porque quase todo mundo morre no final kkkkkkk.
Mas eu gostei muito da parceria entre o Pátroclo e o Aquiles, que independente da reprovação de muitos inclusive da mãe do Aquiles e eles permaneceram juntos até o final.

It's not me 05/10/2023

Triste fim
Por vaaaaaarias vezes me irritei com esses meninos principalmente Patroclo (meninos e não homens, apesar do que dizem por ai); Aquiles foi sua ruina, e Pátroclo a promessa do fim de Aquiles. recomendo a leitura ????

Hugo287 05/10/2023

Livro da minha vida
Não tenho palavras para descrever minha experiência com essa obra de arte.
Foi o primeiro livro na minha vida que eu chorei - não foi muito, mas o suficiente.
A escrita de Madeline Miller é inacreditavelmente linda, bela e boa.
Quero guardar essa experiência para minha vida.
Eu me senti com Pátroclo e Aquiles a história inteira, foi uma experiência inacreditável, sei que já falei muito isso, mas é porque esse livro merece.
Por favor, leiam isso! Leiam essa obra de arte.
"Madeline Miller poderia ter escrito a Ilíada, mas Homero não poderia ter escrito A canção de Aquiles."