Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

Bruna Gomes 29/11/2023

Dust bowl x amor materno
Nos piores momentos sabemos quem realmente está ao nosso lado!
Eu amei tanto esse livro por diversos motivos:
1) É didático em mostrar como o povo atingido pelas tempestades de areia, na década de 30, foram tratados pelo governo, empresários, e os próprios cidadãos;
2) Mostrou quão inabalável é amor da mãe por seus filhos, em tudo que a protagonista teve que se sujeitar pra manter ela e os filhos vivos;
3) Mostrou a luta de um povo que perdeu tudo e lutar pela sobrevivência era a única opção;
4) Que não adianta sonhar se não agir
Emilia.Reis 29/11/2023minha estante
agora quero ler

Pry 28/11/2023

Que livro forte, poderoso e emocionante, tenho certeza que Elsa ficará na minha memória por muito tempo.

MellNavarro 28/11/2023

"Seja corajosa"
Esse é o tipo de livro que você lê e pensa "só desgraça, 5 estrelas"!
Meu segundo livro da autora e minha primeira experiência com audiobook
O livro retrata o lado da população rural durante a Grande Depressão nos EUA e como para variar o capitalismo ferrou com a vida de todo mundo
Um livro sobre mulheres fortes, luta, aceitar que as vezes precisamos ser frágeis enquanto fortes, que não precisamos carregar tudo sozinhas

Reedo 24/11/2023

Eu só chorei
Um livro ontem direitistas passam mal.

Passei metade do livro indignada, e outra metade chorando
Me lembrou Jane Eyre, que foi citada também ao longo da leitura.
Me tocou a difícil maternidade, o casamento sem amor, a força tirada do abissal pra sobreviver, a frustração.
Eu chorei porque ela foi uma heroína. Não salvou a todos, nem era esse seu papel, mas salvou os seus.

"Seja corajosa, ou finja que é"

Isabelle 23/11/2023

Nas recomendações que vi desse livro sempre diziam que era um livro triste mas olha, não pensei q seria tanto , é o puro suco do sofrimento . Estava perto do final do livro e ele ainda não tinha me levado as lágrimas mas com o final eu me entreguei . Apesar de ser uma história triste vale muito a pena ser lida , a história de Elsa me fez refletir bastante .

Rafa 22/11/2023

A história narra a vida de Elsa, uma mulher forte e determinada que vive em uma fazenda no Texas. No entanto, a seca e a crise econômica devastam a fazenda e Elsa se vê forçada a tomar uma difícil decisão: deixar tudo para trás e partir com seus filhos para a Califórnia em busca de trabalho e uma vida melhor.

Durante a jornada, Elsa enfrenta muitos obstáculos, como a fome, a violência e a discriminação. Ela conhece outras pessoas em situação semelhante e juntos formam uma verdadeira família, apoiando-se mutuamente em momentos difíceis.

Kristin Hannah cria uma história emocionante e comovente, que retrata de forma realista a luta pela sobrevivência durante a Grande Depressão. Recomendo este livro para aqueles que gostam de histórias emocionantes e inspiradoras.

Karen 22/11/2023

Sentimentalismo ideológico nonsense
O pano de fundo, uma parte da história norte americana, é sensacional, pecado que foi explorado de maneira tão vergonhosamente boba.

O livro prometia, mas já começa duvidoso, piora, melhora, cai, melhora, cai novamente, melhora e se perde de vez.

Frases prontas de cliché bem ruins e descrição confusas e sem verdades como: em um mesmo parágrafo a heroina acorda com muito calor, descreve o tempo como abafado e quente, logo em seguida o mocinho é descrito usando casaco em uma reunião no subsolo de um hotel. Mas o clima não era de calor?! Ou, personagem desnutrida que engravida - uma mulher desnutrida sequer menstrua!

"(...) sou uma exploradora de novo, empoderada pelas vivicitudes e fortalecida pelas perdas...".
???

Laura.Kathleen 18/11/2023

Demorei mas cheguei!
O início da leitura foi bem difícil pra mim, eu não sei se é por que o tema é sensível ou se estava somente chato, mas demorei MUITO tempo mesmo pra finalizar, mas isso foi uma experiência somente minha.

Mas o livro em sí é muito tocante e forte, gira em torno do crescimento da filha (Loreda) e da mãe (Elsa) em torno das dificuldades causada pela Grande Depressão; é muito satisfatório ver as mudanças do comportamento da Loreda que passou de uma criança insuportável pra uma adolescente madura com uma forte personalidade. A história é muito boa e todos os laços que há nela.

Mas temos pontos negativos, que é o final...
eu senti que a autora colocou tanto problema que não conseguiu desenvolver no final, o problema que ela impõe é tão grande que me deixou muito curiosa com a conclusão, e isso foi imposto faltando uns 15% pro livro acabar. Mas talvez a autora tenha colocado esse final com finalidade de mostrar que nem tudo é da forma como esperamos ou queremos, mas ainda assim não gostei.

Cláudia 17/11/2023

Amor é o que permanece Inquebrantável
A trama gira em torno de Elsa Martinelli, uma mulher determinada e corajosa que se vê forçada a tomar decisões difíceis para proteger sua família da miséria e da fome que assolam a região do Meio-Oeste dos Estados Unidos na década de 1930. Kristin Hannah retrata de maneira vívida e realista o sofrimento e a luta desesperada dessas pessoas, que enfrentam não apenas a escassez de alimentos, mas também a fúria da natureza em forma de tempestades de poeira.

A autora constrói personagens cativantes e complexos, e Elsa é uma protagonista do extraordinária que luta incansavelmente para manter sua família unida e segura. A relação entre Elsa e seus filhos, especialmente sua filha Loreda, é um dos aspectos mais tocantes do livro, mostrando o poder do amor e da determinação em face da adversidade.

"A poeira tinha destruído tudo que eles eram e tudo que tinham sido, mas não podia destruir o amor que tinham um pelo outro. Era o tipo de amor que emergia quando as pessoas eram testadas até o limite, quando só restava uma coisa a fazer: lutar."

Os Quatro Ventos" é uma narrativa poderosa que oferece uma visão profunda dos efeitos devastadores da Grande Depressão e da Dust Bowl sobre as famílias americanas. É uma leitura recomendada para aqueles que apreciam romances históricos que exploram temas de sobrevivência, amor e esperança em meio à adversidade

Agatha419 16/11/2023

"Seja corajosa"
Essa história deixa um gosto amargo na boca do começo ao fim mas é impossível não se deixar envolver.
Uma história de amor, auto descoberta, coragem e perseverança.
É uma experiência que vou levar comigo por muito tempo. É preciso refletir sobre tudo que aprendi com Elsa.

Esse foi meu primeiro contato com a autora e gostei muito, vou pegar outras obras.

Dayane.Franca 16/11/2023

Livro impactante
A leitura me causou muitas emoções, por vezes senti raiva e por outras chorei muito. Um enredo sofrido, e o pior é saber que aconteceu mesmo. Senti que ficaram umas pontas soltas, mas não não retirou a grandiosidade dessa obra. Eu amei, apesar de tudo.

Mônica 15/11/2023

Ameeeei
Que livro maravilhoso! Adorei a escrita da autora, detalhando os lugares e os sentimentos com muita veracidade! Uma história sobre esperança, coragem e amor! Esperança de uma vida digna, com emprego, moradia e comida; coragem pra enfrentar abandonos, perdas e lutar pelos seus ideais e o AMOR... aaah esse amor tão forte e sem limites que é da natureza materna! Emocionada demais com essa leitura! "Coragem é o medo que a gente ignora"

Taís.Cristini 14/11/2023

Muito bom!
Achei que não fosse gostar do livro, pq o início dele foi bem chato e de uma leitura cansativa.
Já frisei aqui em outros comentários sobre esse tipo de narrativa, em que a autora descreve os sentimentos e o cenário de forma muitoooo minuciosa. Acho extremamente chato e pensei seriamente em desistir desse livro. Porém,ao decorrer da leitura a história foi se desenrolando de um jeito fantástico, foi ganhando vida e os personagens começaram a se destacar e mostrar sua força. Esse livro me fez passar raiva e chorar. E pra isso acontecer , o livro precisava ser muito bom.
E ele é! Uma história rica em detalhes, e a base historica dele me pegou. Eu amei!

Caryne0 13/11/2023

Uma história sobre força
Eu amo os livros da Kristin e com esse não foi diferente! É uma história triste e profunda, que retrata inúmeras dificuldades enfrentadas pela família e a força das mulheres.

Achei que algumas pontas ficaram meio soltas na história e também sofri demais com o final, por isso 4,5 ??

Recomendo a leitura!