O pacto da branquitude

O pacto da branquitude Cida Bento




Resenhas - O pacto da branquitude


278 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Lorena1148 06/02/2024

Excelente reflexão
Adorei o livro!
Já sabia do que se tratava o conceito abordado aqui, mas poder ver todo o desdobramento do pensamento fez com que eu aprendesse ainda mais.

A leitura promoveu reflexão e aprendizado, tudo isso sem ser enfadonho nem arrastado. É nítido o conhecimento da autora e admiro a forma como ela conseguiu expressar esse saber de forma tão clara.

Acredito que é uma leitura necessária para todas as pessoas, para refletirmos e entendermos aspectos da nossa sociedade e possamos mudá-la.
comentários(0)comente



Bia 05/02/2024

Que livro potente e didático, e de extrema importância que se entenda o pacto da branquitude, o pacto que nós brancos fazemos muitas vezes, esse pacto só é possível entender quando pensamos nos privilégios brancos em nossa sociedade. Que composta para que pessoas negras não acessem locais de poder em empresas mesmo tendo a mesma ou até mais instruções e conhecimentos.
Como a autora diz: não se reúnem brancos em reuniões para excluir os negros, porém é como o fizesse.
Em um país onde a maioria é negra e parda, verificar locais onde apenas brancos acessam é revoltante.
Sabemos que, essa história escravagista, incrustada em nossa sociedade, ainda necessida de muita luta para que seja revertida.
Porém hoje temos acessos a livros brilhantes como esse, capaz de nos fazer enxergarmos e nos aliarmos nessa luta anti-racista.
comentários(0)comente



mariarsp 05/02/2024

"por fim, vale ressaltar que trabalhar com equidade exige um posicionamento sistêmico, significa reconhecer e enfrentar o racismo entranhado nas diferentes instâncias sociais (...)", pág 128.
Um dos melhores livros sobre esse tema, com uma linguagem simples e de fácil entendimento! essa leitura foi uma recomendação de uma professora e eu amei, o "Pacto da Branquitude" me fez refletir muito sobre a questão do racismo e preconceito racial, além de outras temáticas que a permeiam.

durante a obra, até lembrei do livro da Chimamanda ("O perigo de uma história única"), que fala sobre a importância de mostrar as diversas formas de contar a história, tendo em vista que, geralmente, aprendemos na escola o ponto de vista eurocêntrico, o que invisibiliza os demais povos, infelizmente. por isso, devemos sempre buscar narrativas plurais e diversas!

com certeza, uma leitura que deveria ser obrigatória para todos! todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez na vida.

- "por fim, vale ressaltar que trabalhar com equidade exige um posicionamento sistêmico, significa reconhecer e enfrentar o racismo entranhado nas diferentes instâncias sociais, seja no interior das organizações, seja no campo em que ela atua enquanto parte de um coletivo de organizações que compõe a sociedade.", pág 128.
comentários(0)comente



Isabella 05/02/2024

Esclrecedor
A autora, exemplifíca, põe em palavras e frases tudo aquilo que eu guardo no pensamento e coração. Traz embasamento teórico para a discussão e de erta forma me trouxe um pertencimento até então esquecido. Livro incrível.
comentários(0)comente



Ana Barbalho 04/02/2024

Leitura essencial.
Cida Bento traz de forma clara e fundamentada os pactos narcísicos realizados pela branquitude à fim de invalidar a igualdade e equidade, reforçando o racismo em nosso país. O livro tem maior foco no mercado de trabalho e como a população negra tem tantos obstáculos para conseguir uma vaga, mesmo quando tem igual ou maior qualificação que um candidato branco.
comentários(0)comente



ingridgomes 04/02/2024

Nesta obra essencial, a autora nos leva a refletir sobre privilégios estruturais imperceptíveis que, despropositadamente, são protegidos pelos brancos, numa tentativa de manter suas posições de poder e homogeneidade, esquivando-se do compromisso histórico e moral que poderiam exercer com mudanças visando a equidade.

Esse livro é com toda certeza um acontecimento, o texto apesar de ser muito educativo e informativo, é bastante acessível e assim que comecei não consegui parar de ler.
comentários(0)comente



Felipe1503 02/02/2024

Um acordo tácito
O livro trata o pacto sa branquitude como um acordo tácito entre as pessoas brancas.
Foi excelente para o desenvolvimento profissional e com certeza irei utilizar muito os conceitos.
comentários(0)comente



Marina 02/02/2024

Sobre a ignorância deliberada dos brancos
Negação, medo e raiva são formas que os brancos usam para lidar com a herança escravocrata e com a condição implícita de preservá-la e multiplicá-la.

Esse livro é muito bom, li de uma vez só. Recomendo demais para quem reflete sobre o tema e estuda formas de reduzir os efeitos do racismo institucional, ampliando a diversidade e inclusão em diversos espaços, públicos ou privados.
comentários(0)comente



Ingrid 01/02/2024

Pensei muito sobre o que poderia dizer sobre esse livro e só posso dizer: Leiam! Se acreditam que já tenham todas as informações sobre o tema, pode acreditar que não sabem! Seja sobre o que é, seja sobre como combater, tem mais, muito mais! Quase 1 ano depois que fiz a leitura sigo impactada com todas as informações que esse livro me trouxe, e o quanto me fez, e faz, pensar sobre os privilégios, e quanto eles foram herdados.

comentários(0)comente



iris lendo 31/01/2024

Uma aula
É muito legal, e de uma leitura acessível e de fácil entendimento
passa por várias vertentes, conceitos e histórico importantes. É bem introdutório, no sentindo que, se você conhece pouco sobre o pacto da branquitude, da estrutura do racismo no Brasil esse é o livro pra você.
que abre os olhos quanto a um racismo estrutural, institucional, político e social.
Deu vontade de buscar outras leituras como essa, e ela tbm passa por um conceito que quero mt ler sobre que é a necropolitica.
comentários(0)comente



Patty Lima 30/01/2024

Cada obra sobre questões raciais que leio me deixam mais angustiada. São tantas pendências da sociedade escravocrata, mesmo depois de séculos da abolição. O pacto da branquitude soou com um alerta na luta antirracista. Desfazer esse pacto é mais difícil do que pregam por aí...
comentários(0)comente



Emmanuel.Rocha 30/01/2024

Um importante livro que nos dá um tapa na cara
Esse não é um livro de ficção, infelizmente. Mas é uma obra oriunda da tese de doutorado da autora. Formada em psicologia ela se especializou em recursos humanos e em sua tese de doutorado (pactos narcísicos no racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público) ela investigou a diferença de tratamento entre candidatos brancos e negros no mercado de trabalho. Então aqui é um livro que tem caráter científico, na qual a autora nos trará evidências e dados sobre como o racismo estrutural está presente não só nas relações de trabalho como nas relações sociais (e como uma afeta a outra).
Mais do que falar sobre os horrores do racismo ela abre nossos olhos para a normalização da sociedade perante a privilégios da branquitude. Como por exemplo quando falamos da escravidão no Brasil, na qual falamos frequentemente nos horrores e como políticas públicas devem ser feitas para “pagar” uma dívida histórica para com aquele povo que foi escravizado, e ótimo, é isso mesmo, mas ela vai além e nos choca mostrando que enquanto alguns querem discutir a necessidade de cotas (que obviamente são importantes) a sociedade ainda não discutiu os privilégios daqueles que escravizaram. Aqueles que cometeram os crimes nunca pagaram e até hoje usufruem de privilégios políticos e sociais mesmo tendo sido responsáveis por uma das coisas mais abomináveis que já existiram. Concordam que é triste e horroroso o que aconteceu com os povos que foram escravizados? E o que você acha das pessoas que escravizaram que até hoje famílias usufruem dessas riquezas geradas na base da mãe de obra escrava?

A autora em 129 páginas escreve de forma objetiva e mostra que é possível fazer ciência e divulgar seus resultados para o público geral. Um livro com uma escrita fluída que nem parece oriundo de um trabalho acadêmico.
Baita leitura. Rápido e muito bom. 
E você já leu?
EsterBell 30/01/2024minha estante
Anotado pra minha lista de "quero ler"


Emmanuel.Rocha 30/01/2024minha estante
Ester, você vai amar. Depois me conta.




Adriana Naves 27/01/2024

Cida Bento arrasa
"...desfazer sistemas que, durante séculos, promoveram o conforto e a segurança de um grupo de pessoas em detrimento de outro não é uma tarefa para realizar da noite para o dia, nem é uma proposição sem dor, pois envolverá trabalho intenso e duradouro."

Muitas vezes quando falamos da escravidão e do racismo tratamos isso como um problema que afetou profundamente a vivência de pessoas pretas, mas não consideramos como estes acontecimentos também marcaram profundamente a vida de pessoas brancas também. Pois enquanto o primeiro grupo teve sua experiência impactada negativamente o outro foi impactado de forma positiva e nesse livro Cida Bento traz esses e outros pensamentos, que nos faz refletir sobre as estruturas de poder que mantém o mundo atual tal qual o observamos.
A autora comunica-se de forma objetiva e muito didática, a acredito que mesmo quem está começando a ler sobre o tema não encontrará dificuldades nesta leitura. Ao final temos as referências bibliográficas que foram citadas ao longo do livro. Vou buscar ler outras obras da autora.
comentários(0)comente



@Estantedelivrosdamylla 25/01/2024

Importantíssima!
O assunto "racismo" tem me chamado muita atenção recentemente seja na ficção quanto na não ficção, e isso decorre do fato de que vivemos em uma sociedade racista sob uma falácia de "democracia racial".

Essa obra é uma daquelas que eu acredito que deveria ser estudada nas escolas para que fosse possível instigar a visão crítica das pessoas desde logo cedo, mas como nunca é tarde para aprender e nunca é tarde para tentarmos ser melhores pessoas, acredito que esse livro pode e deve ser lido por todos, independente de idade ou sexo.

Cida Bento aborda o sistema racista em que estamos inseridos, em que os brancos possuem seus privilégios e não estão dispostos a abrir mão deles. Onde uma teia de interesses se forma e pessoas brancas compactuam para continuarem em posição de poder, consequentemente discriminando os negros.

No primeiro contato admito que fiquei um pouco abismada e até assustada com o que a autora afirmava, e diante desse processo de "tomar a pílula", pude abrir meus olhos para uma realidade que eu não imaginava que pudesse ser tão ruim e tão infeliz. Após alguns relatos que a Cida Bento colocou no livro, eu fiquei ainda mais chocada que nosso país pudesse ser tão racista e tão opressor.

Por fim, esse livro é capaz de fazer com que saiamos da zona de conforto, e consigamos ver o mundo com outros olhos e nos questionarmos sobre a nossa realidade. Se descontruir é um processo, e é constante a transformação.

Super Recomendo.

site: https://www.instagram.com/estantedelivrosdamylla/
comentários(0)comente



Maria.Jose 23/01/2024

Livro essencial para pessoas brancas ain-racistas. É bem didático, embora a autora perca um tempo falando das questões de RH, afinal é a especialidade dela.
comentários(0)comente



278 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR