O pacto da branquitude

O pacto da branquitude Cida Bento

Resenhas - O pacto da branquitude

val 08/03/2024

"A herança branca contém marcas da apropriação de bens materiais e imateriais, originárias da condição de descendente de escravocratas e colonizadores e é uma herança frequentemente tratada como mérito para legitimar a supremacia econômica, política e social."

Iara 05/03/2024

Ótimo livro pra destrinchar as raízes e mecanismos do racismo estrutural no Brasil, o que acontece através desse pacto narcísico da branquitude. A autora pegou pontos chaves da discussão sobre o racismo e desenvolveu um a um, trazendo um conceito essencial para a conscientização do privilégio branco, apontando caminhos para mudarmos o rumo da história e combater séculos de desigualdade social.

Rebeca 03/03/2024

Uma leitura fácil para acessibilidade de todos tanto para acadêmicos e não acadêmicos. É um pequeno manual para entender as estruturas de poder e como funciona a segregação. Acho que deveria ser leitura obrigatória em colégios.
Alê | @alexandrejjr 25/03/2024minha estante
Principalmente colégios particulares...

Ka 01/03/2024

Um livro de linguagem clara, fácil entendimento e que traz um tema tão importante e necessário nos dias atuais, com uma abordagem até então desconhecida por muitos (inclusive por mim) que é a branquitude. Uma ótima leitura/aprendizado, que abre os olhos para que busquemos uma maneira de evoluir e tornar verdadeiramente igualitária as nossas relações, desconstruindo assim, o racismo estrutural que nos segue.

Izabella.BaldoAno 29/02/2024

"fala-se muito na herança da escravidão e nos seus impactos negativos para as populações negras, mas quase nunca se fala na herança escravocrata e nos seus impactos positivos para as pessoas brancas."

através de O pacto da branquitude, Cida Bento consegue nos fazer pensar sobre diversas nuances de um tema indigesto de maneira bastante atrativa e didática, sobretudo lançando foco pras implicações da supremacia branca e da branquitude pra as relações raciais no Brasil.

a princípio, fiquei com receio por ter escolhido essa pra ser minha leitura de fim de semana, já que sabia que não seria nada leve... mas o incômodo, às vezes, é necessário. quando se trata de racismo, que há tantos anos segue sendo a base que estrutura as relações sociais do nosso país, eu engulo o receio e vou, na esperança de me fortalecer e poder fortalecer outras pessoas.

recomendo a leitura principalmente para pessoas brancas que trilham o caminho da consciência racial e ainda se questionam sobre o seu papel diante dos moldes sociais vigentes, mas recomendo também para aquelas pessoas que, como eu, estão se descobrindo enquanto pessoas negras. afinal, as violências que nos consitituem enquanto seres racializados residem não só nas macro, mas também nas micro violências que sofremos ? ou que praticamos ? diariamente e que estão encrustadas feito limo nas nossas paredes sociais.

racializemos as pessoas brancas. vistas através da mesma perspectiva da raça na qual enquadram aqueles a quem chamam de "outros", talvez tenham cada vez menos poder para se considerar e ser consideradas o modelo humano universal, a norma, o ideal e cada vez tenham menos poder de definir quem é esse "outro" e de selar seu destino.

Sanva 28/02/2024

Impactante
Esse livro me foi indicado na faculdade, no último semestre do ano passado. O tema estava em alta, várias citações referentes ao mesmo, tive que ler. Você entende lendo, e está escrito e comprovado por dados aquilo que muitos pensam.

mimperatriz 20/02/2024

O pacto da branquitude
Livro super importante que estava na minha lista há tempos!

Cida Bento mostra, de diversas formas, como há um pacto silencioso de manutenção de privilégios entre as pessoas brancas.

Ainda que de forma subconsciente, esse pacto está lá, e conseguimos identificá-lo em várias ocasiões que vivemos diariamente.

A frase que estampa a contracapa do livro define o espírito do livro: ?É evidente que os brancos não promovem reuniões secretas às cinco da manhã para definir como manter seus privilégios e excluir os negros. Mas é como se assim fosse.?.

Um livro necessário!

Enio.Stanzani 19/02/2024

Uma leitura bastante necessária, que promove reflexões sobre racismo e equidade em diferentes contextos e a partir diferentes perspectivas!

Juliane 18/02/2024

Ler esse livro no momento em que ocorre a Operação Escudo, onde é possível ver claramente como a violência policial contra as juventudes negras tem crescido na Baixada Santista, foi realmente um soco no estômago.

Entender o chamado pacto da branquitude e como as instituições se beneficiam desse pacto, foi também um soco no estômago.

Cida Bento explica de forma clara como o racismo no Brasil cresce e como as pessoas não brancas são diariamente, o tempo inteiro, desde seu nascimento, violentadas.

Larissia.Bezerra 08/02/2024

É uma honra ler Cida Bento.
Esse é um livro para ler devagar, pensar a respeito, refletir e colocar em prática.
Enquanto lia , só conseguia pensar em como mulheres negras já estavam organizadas no enfrentamento da branquitude, antes de mesmo de eu nascer, e eu tenho 30+!
É uma honra ler essas mulheres.

le.se.caliope 07/02/2024

Uma pesquisa incrível, elaborada por uma mulher com uma luta muito inspiradora. O Pacto da Branquitude deveria ser leitura obrigatória pra galera se educar e parar de falar merda na internet.

Lorena1148 06/02/2024

Excelente reflexão
Adorei o livro!
Já sabia do que se tratava o conceito abordado aqui, mas poder ver todo o desdobramento do pensamento fez com que eu aprendesse ainda mais.

A leitura promoveu reflexão e aprendizado, tudo isso sem ser enfadonho nem arrastado. É nítido o conhecimento da autora e admiro a forma como ela conseguiu expressar esse saber de forma tão clara.

Acredito que é uma leitura necessária para todas as pessoas, para refletirmos e entendermos aspectos da nossa sociedade e possamos mudá-la.

Bia 05/02/2024

Que livro potente e didático, e de extrema importância que se entenda o pacto da branquitude, o pacto que nós brancos fazemos muitas vezes, esse pacto só é possível entender quando pensamos nos privilégios brancos em nossa sociedade. Que composta para que pessoas negras não acessem locais de poder em empresas mesmo tendo a mesma ou até mais instruções e conhecimentos.
Como a autora diz: não se reúnem brancos em reuniões para excluir os negros, porém é como o fizesse.
Em um país onde a maioria é negra e parda, verificar locais onde apenas brancos acessam é revoltante.
Sabemos que, essa história escravagista, incrustada em nossa sociedade, ainda necessida de muita luta para que seja revertida.
Porém hoje temos acessos a livros brilhantes como esse, capaz de nos fazer enxergarmos e nos aliarmos nessa luta anti-racista.

mariarsp 05/02/2024

"por fim, vale ressaltar que trabalhar com equidade exige um posicionamento sistêmico, significa reconhecer e enfrentar o racismo entranhado nas diferentes instâncias sociais (...)", pág 128.
Um dos melhores livros sobre esse tema, com uma linguagem simples e de fácil entendimento! essa leitura foi uma recomendação de uma professora e eu amei, o "Pacto da Branquitude" me fez refletir muito sobre a questão do racismo e preconceito racial, além de outras temáticas que a permeiam.

durante a obra, até lembrei do livro da Chimamanda ("O perigo de uma história única"), que fala sobre a importância de mostrar as diversas formas de contar a história, tendo em vista que, geralmente, aprendemos na escola o ponto de vista eurocêntrico, o que invisibiliza os demais povos, infelizmente. por isso, devemos sempre buscar narrativas plurais e diversas!

com certeza, uma leitura que deveria ser obrigatória para todos! todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez na vida.

- "por fim, vale ressaltar que trabalhar com equidade exige um posicionamento sistêmico, significa reconhecer e enfrentar o racismo entranhado nas diferentes instâncias sociais, seja no interior das organizações, seja no campo em que ela atua enquanto parte de um coletivo de organizações que compõe a sociedade.", pág 128.

Isabella 05/02/2024

Esclrecedor
A autora, exemplifíca, põe em palavras e frases tudo aquilo que eu guardo no pensamento e coração. Traz embasamento teórico para a discussão e de erta forma me trouxe um pertencimento até então esquecido. Livro incrível.