O pacto da branquitude

O pacto da branquitude Cida Bento

Resenhas - O pacto da branquitude

Pri 30/12/2023

Explicativo
Me pegou a parte em que ela fala que pessoas pretas precisam sempre se educar ainda mais sobre o racismo para poderem serem escutados,só na a nossa experiência não vale,além de tudo tem quem ser politizado pra ser levado a sério

Kamyla.Maciel 26/12/2023

Leitura obrigatória!
" É evidente que os brancos não promovem reuniões secretas às cinco da manhã para definir como vão manter seus privilégios e excluir os negros''.

Esse trecho me impactou, sabe aquele óbvio que precisa ser dito? pronto, foi o que senti nesse momento. É claro que nós, brancos, não nos reunimos e tramamos sobre a manutenção de privilégios (pelo menos, não na esfera social que vivo), mas Cida Bento deixa claro também que não podemos utilizar esse argumento como justificativa para o não enfrentamento dos problemas gerados pela escravidão, de forma ativa.

Esse livro traz uma perspectiva coletiva, de causa e efeito na sociedade, com muitos dados sobre o racismo, como, por exemplo, o racismo nas instituições privadas e públicas. Ele não tem meias palavras para dizer o que precisa ser dito, que se branco você for, não importa em qual proporção, mas, certamente, você já se beneficiou de algum privilégio que só a nós pertence.

Cida Bento nos ensina que quanto mais tratamos o racismo como um problema da população negra, menos iremos encontrar as soluções, precisa ser uma questão debatida entre brancos também, de forma ativa, possibilitando a mudança de narrativas históricas e de políticas públicas.

É claro que é um livro desconfortável para quem o lê com o intuito de realmente aprender e gerar ações, não é confortável saber que se temos privilégios, há alguém que, necessariamente, está sendo prejudicado nisso; de forma muito pior, não é confortável ser esse alguém nessa sociedade. Mas, apesar de gerar desconforto por jogar na nossa cara a realidade, é um livro MUITO bom para ler, para discutir com amigos, para presentear. Se mais pessoas tivessem acesso/interesse por esse tipo de livro, talvez a discussão sobre o racismo saísse das bolhas e chegasse na sociedade como um todo.

Outro trecho que gostei e que já tinha refletido sobre em algum filme (não me recordo qual agora) foi esse: "ser branco é viver sem se notar racialmente, numa estranha naturalidade. É o outro que é de cor [..]"

Enfim, maravilhoso! Recomendo muito, leitura super fácil.

Nai 25/12/2023

Um livro introdutório...
Leitura obviamente necessária, mas demorei muito mais do que eu imaginava que demoraria pra ler esse livro. Pelo tamanho achei que leria em no máximo dois dias, só que levei mais de um mês. Inicialmente achei que a demora era devido a temática por ser um assunto delicado, talvez tenha sido em parte, porém já li outros livros com a mesma discussão em muito menos tempo, então acredito que a abordagem puxada pro lado acadêmico somado a chuva de nomenclaturas de instituições (especialmente no final) acabaram deixando a leitura beeem mais arrastada pra mim. Acho que esse livro funciona bem como introdução para a discussão, senti falta de aprofundamento em algumas partes em que a autora só trazia dados, mas não desenvolvia os porquês. Em alguns momentos eu também ficava com a sensação de mais do mesmo, mas pode ser que tenha sido proposital, imagino que para alguém entrando em contato com a discussão pela primeira vez repetir o óbvio seja essencial para a mensagem não ser esquecida. Com tudo isso, ler sobre racismo no Brasil nunca é demais, então apesar de ter achado maçante foi uma leitura totalmente válida.

Bia 23/12/2023

Aprendizado
Esse livro foi uma oportunidade de crescimento e aprendizado, descobri que situações que já havia passado foram atos de racismo. Entendi mais de desigualdade e compreendi como mudar.
Cida Bento, trouxe um relato envolvente que nós inclui na situação vivida, ela trabalha com um conhecimento que pode mudar a vida de muitos jovens negros.

Rimylles.Silva 22/12/2023

#Nãoaoracismo
Quando leio obras sobre a temática do racismo em nossa sociedade, fico sempre revoltado com a cegueira dos brancos no que diz respeito aos seus privilégios, ao não reconhecimento do racismo estrutural que precariza a vida das pessoas negras e pobres desse país tão desigual.

pedro.cezar.142 19/12/2023

Profundidade e facilidade
Cida conseguiu transformar um assunto multidisciplinar em algo fácil e acessível para qualquer público. O chamado pacto da branquitude é algo que passa por todos os elementos da nossa vida em sociedade e, por diversos momentos, notei que já presenciei este comportamento velado. Tanto o esquecimento seletivo da atuação branca no passado escravocrata e genocida dos povos originários, como a falácia da democracia racial e meritocracia do capital, são questões centrais para compreensão do racismo estrutural em nossa sociedade. Triste por ter lido esse material somente agora, mas muito feliz por ter a oportunidade da reflexão. Recomendo!

joaovdutraaa 19/12/2023

O Pacto da Branquitude
Quais as consequências dos 350 anos de escravidão que a população branca usufrui até hoje?

Muito se fala (deveríamos falar mais) sobre a herança dos quase 400 anos de escravidão que recaíram sobre a população negra. Mas pouco se fala sobre a herança que a população branca herdou desse mesmo período, e Cida Bento escreve ?O Pacto da Branquitude? em cima dessa perspectiva.

O pacto da branquitude traz consigo uma discussão acerca das consequências de um racismo estrutural quase tão velho quanto o próprio Brasil e seus frutos, principalmente, nos ambientes de trabalho e no conceito de raça.

Tempo de Leitura: 2hrs e 33min
Jorge.Samuel 07/01/2024minha estante
?????

Lucas Leite 18/12/2023

Genial
Quando terminei a obra de Cida Bento me xinguei por não ter começado bem antes. Nos estudos da branquitude, esse livro se destaca como uma das principais referências. Que pesquisa magnífica, pretendo reler algumas vezes.

Gabriela.UchAna 16/12/2023

?[?] implica reconhecer ao mesmo tempo o outro e o que somos, aprender nossos lugares recíprocos, situar os nossos papéis, [?]. E seguir realizando as mudanças institucionais imprescindíveis.?

Van Jales 14/12/2023

Cara gente branca...
Livro excelente, cada parágrafo daria um debate. Várias lembranças de trabalho que era nítido o racismo. Uma tarefa muito árdua e difícil para mudar na sociedade brasileira, ainda mais nos tempos de hoje. Ótima leitura!

Seguins 05/12/2023

Pacto invisível
Se eu tivesse lido este livro antes teria entendido muitas coisas que aconteceram comigo em processos seletivos. Eu deveria ter lido ele antes até do livro da Djamila, sobre o "Manual anti rascista", pois ele te faz entender como o racismo está institucionalizado na nossa sociedade e é perpetuado como um pacto invisível criado por pessoas brancas para manterem suas posições de poder.

A Cida chama atenção para isso e nos faz perceber que movimentos sociais que buscam equidade de raça, reivindicando direitos dos negros estão mudando este cenário.

Este livro não é só para pessoas negras. Ele deve ser lido por todos para que tenhamos consciência de que se somos brancos devemos encarar o fato de termos sido privilegiados ao longo da história em detrimento de outras raças, e se somos negros devemos lutar cada vez mais por equidade e direitos.

Para quem se interessar, é uma ótima leitura!

Tabita.Cardozo 02/12/2023

Um verdadeiro tapa na cara! É uma leitura que nos levar de fato a entender o lugar do privilégio branco, que foi adquirido a muito suor e sangue dos povos escravizados. Se alguém não mudar seu olhar é entender o quão é urgente uma política efetiva de reparação, precisa nascer de novo e com uma pele preta. Obrigada Cida Bento por tanta sabedoria.

plautzble 28/11/2023

Leitura Importantíssima
Escolhi ler esse livro no mês da Consciência Negra e foi a melhor escolha que fiz. Uma leitura essencial para entendermos a realidade das pessoas negras em nosso país e entendermos os nossos privilégios enquanto pessoas brancas. Abriu meus olhos.

Ercio 28/11/2023

Reflexão imprescindível
Esta é uma leitura um pouco mais "chata", porque o livro é quase uma tese de doutorado, mas a reflexão sobre o tema deveria ser obrigatória nas universidades, principalmente de Administração e Psicologia Organizacional. Vale a pena ler, é uma leitura bem rápida.