Cleopatra and Frankenstein

Coco Mellors

Resenhas - Cleopatra and Frankenstein

patricia 25/09/2022

decepcionante
esperava muito mais. história arrastada, não flui de jeito nenhum. os personagens são chatos e rasos. a autora claramente se leva a sério demais, e acaba sendo muita pretensão pra pouco conteúdo, sabe?

tem uns diálogos que ela deve ter achado super quirky e witty, mas que são muito risíveis. em um momento a protagonista diz ?a really good friend wouldn?t feel the need to point out what a good friend he was being to her all the time? e foi exatamente esse o meu sentimento lendo as partes em que eles falavam sobre como eles eram traumatizados pelas famílias etc, porque nada sobre eles me passava que estavam realmente sentindo o que diziam estar sentindo, apesar de falarem o tempo todo sobre isso. enfim, ruim

vi umas pessoas comparando com a sally rooney, mas não tem absolutamente NADA a ver. chato y chato.
Margô 24/02/2023minha estante
Imagino como é este encontro...duas personagens bem controversas, ( o oposto!) .ha, ha, ha,

Julia Bretas 02/01/2023

?TEMP TO PERM?
Confesso que demorei pra entender a paixão que as pessoas tinham com esse livro. Principalmente, devido aos relatos sobre a similaridade com a escrita da Sally Rooney (que pra mim é uma entidade superior).

Cleopatra e Frankenstein é um livro profundo, devastador porque explora todas as nuances de um relacionamento. Além de debater temas sobre: suicídio, alcoolismo, depressão, negligência parental. Senti um misto de amor e ódio por todos os personagens.

Eu gostaria muito de ter achado a Eleanor tão brilhante quanto todos acharam. Mas pra mim, a Cleo foi de longe a minha preferida. Eu queria muito proteger ela. Me partiu o coração ver o quanto ela era sozinha, abandonada, negligenciada.

Senti falta de explorar alguns desfechos, da Zoe com o Jiro, o Anders, o Quentin.

Mas foi um livro muito importante pra mim, que me surpreendeu muito.

Cassia_kk 25/07/2023minha estante
Adorei sua resenha! Sentir s mesma coisa.

nana10 30/07/2023

Normalmente, eu não tenho nenhuma objeção em ler os Livros Sobre Pessoas e Problemas Reais?. Caso contrário, por que eu estaria na Psicologia? Mas esse livro em específico me causou um desgosto tão grande que eu não sei nem por onde começar.

A autora mira em uma descrição poética e psicanalítica do sofrimento dessas pessoas mas acaba acertando em uma escrita parecida com as dos adolescentes que estavam no Tumblr em 2014/15, ouvindo Lana Del Rey e escrevendo sobre usar drogas e se matar. Nem com essa tentativa de tornar o sofrimento belo e poético, eu consegui desenvolver simpatia por alguma dessas histórias. Todos, repito, todos são moralmente deturpados, agem deliberadamente como filhos da puta e tudo que acontece com eles são simplesmente consequências das escolhas e atos deles. Convenhamos, sofrimento mental retira a responsabilidade de lidar com as escolhas que tu faz na vida.

Além do fato de que todos as pessoas envolvidas na narrativa Cleo e Frank são pessoas terríveis, com a excessão de dois ou três, no máximo, nenhuma das narrativas é bem construída e desenvolvida o suficiente pra que seja possível desenvolver simpatia por algum deles, nem mesmo pela Cleo, que constantemente é vendida como a Maniac Pixie Dream Girl, a People Pleaser e todos as outras narrativas possíveis de ser atribuídas a uma mulher. A autora dedica capítulos longos pra contar a história de personagens secundários que não levam a lugar nenhum. No máximo, te fazem ter algumas reflexões rasas, mas nada além disso. O racismo, a transfobia e a gordofobia são retratados de forma tão rasa que se tornam insignificantes nesse livro. Parece que a autoria se apropriou dessas pautas pra deixar o livro mais impactante e chocante, mas não deu certo, assim como esse livro como um todo.

Muitas coisas nesse livro faz com que ele seja diferente de tudo que a Sally Rooney já escreveu. Parece uma grande mistura de pautas que a Sally aborda nos livros dela:o relacionamento disfuncional entre o Connell e a Mariane junto com o age-gap entre o Nick e a Frances. Só que essa mistura aqui falhou muito.

alaskadinha 01/03/2024

Gostei muito da fluidez da leitura, me tirou de uma ressaca. Felizmente, essa glamourização de drogas não é minha praia e não me agrada muito ler sobre. Mas até que gostei.

Thamires.Jardim 20/08/2023

Que livro
Esse livro é bem diferente do que já li
Tem muitas camadas, além dos personagens principais, os demais são super importantes também
Muitos temas reais abordados.
5 estrelas com certeza

pollyana27 26/12/2022

Um sugar daddy vale sua saúde mental?
Cleopatra and Frankenstein foi mais um dos livros que vi diversas vezes sendo recomendado por alguns booktokers (gringos e brasileiros). Decidi dar uma chance para o debut da Coco Mellors, e devo admitir que apesar de considerar a obra como razoável, foi uma das melhores indicações do booktok que eu já li.
O livro acompanha a Cleo e o Frank, após ambos se conhecerem e se apaixonarem à primeira vista, ele nos seus 40 e ela nos seus 20. Os diálogos são, de certa forma, rasos, porém são interessantes o bastante para te fazer querer entender mais sobre a dinâmica dos personagens e como eles vão do luxo ao lixo. A dinâmica do relacionamento entre pessoas com grande diferença de idade acaba sendo abordado indiretamente, os traumas dos personagens também, mas acredito que a autora se perde um pouco a dar profundidade e muito espaço para alguns personagens que eu considero não tão importantes (como a Zoe e o Quentin).
Não considero o livro ruim, mesmo que em alguns momentos ele tenha parecido interminável! ?

rebecca 28/02/2023

Sinceramente? me decepcionei
Quando fui começar esse livro, achei que ele tinha poucas páginas pra tudo que o plot prometia, mas decidi confiar no processo... pois muito que bem. apesar de uma introdução magnífica, o desenvolvimento foi deprimente, principalmente o dos personagens secundários, uma coisa jogada sem qualquer explicação.

@emmzzzly 08/09/2023

Achei q era superestimado
Não comecei a ler esperando mt coisa pq já tinha me decepcionado antes com recomendações do tiktok (cof cof pessoas normais), mas tive uma surpresa positiva, esse aqui cumpre tudo que pessoas normais promete e ainda entrega mais!!!!

dani 14/02/2024

Relacionamentos não dão certo
Relacionamentos não dão certos por diversos fatores. Ler esse livro me mostrou isso. Nem todo mundo vai estar disposto a ceder. Nem todo mundo que a gente ama faz bem para a gente. E nem faz sentido abrir mão da sua vida para alguém só pelo amor.

Relacionamentos não dão certo por diversos fatores. Você pode amar tanto alguém e só conseguir machucá-la. Você pode aturar muita mágoa só porquê você ama, também. Mas qual é o limite? O quão baixo é o buraco?

Enfim. Fiquei feliz por ter realizado essa leitura. Mas não recomendo para todos. Definitivamente.

No mais, fiquei muito contente com o final. Fez totalmente sentido.

Bia 29/10/2023

Complicado
É um livro bom, não ótimo, nem maravilhoso mas bom. O livro fica bom la pelos 70%, onde da pra ver melhor a depressão da Cleo, o alcoolismo do Frank, enfim. Gostei do final, que eles encontraram um jeito de melhorar consigo mesmo. Achei que teve várias coisas necessárias no livro que não teve um desfecho, tipo o Quentin, além disso teve outras coisas que me incomodaram, mas enfim, não é um livro ruim apenas difícil, tem que abraçar muito pra conseguir continuar mas fiquei feliz que não larguei. Senti falta de uns avisos de gatilho que seriam importantes, mas tirando isso a escrita tá autora é incrível.

Carol2202 06/07/2023

Tentou ser sally rooney e não conseguiu
3,5??. Então eu sinto que esse livro tem um estilo Sally Rooney de querer falar sobre a vida, ter 20 poucos anos e não saber o que fazer com a vida. Só que no livro da sally rooney sl tem umas frases impactantes que te fazem refletir e esse sl tipo foi legal mas foi mais ou menos tb kkk. O que eu gostei foi que se passou em ny e teve vários lugares que eu já tinha ido e foi legal ?ver? esses lugares