Cleopatra and Frankenstein

Cleopatra and Frankenstein Coco Mellors
Coco Mellors

Resenhas - Cleopatra and Frankenstein

Ana Beatriz 04/09/2023

Desde o primeiro momento que eu vi a capa e o título pela primeira vez no ano passado eu soube que ia amar essa história. Foi de cara.

E eu estava certa! Me liguei ao que estava sendo contando desde a primeira página, Cleo me encantou de cara, da mesma forma que ela faz com todos na história.

Uma coisa muito legal foi que eu basicamente odiava todos no começo da história, parecia tudo muito superficial e fora da minha realidade. Mas com o passar dos capítulos, principalmente naqueles focados nas personagens secundárias, as coisas mudaram.

Essas pessoas continuaram em sua maioria meio intragáveis, mas ter uma visão maior sobre as suas vidas deixou isso mais divertido e interessante. Eu provavelmente não sentiria isso caso não tivesse seus pontos de vista.

Mesmo o livro se chamando Cleópatra and Frankenstein a grande protagonista para mim sempre foi ela, é claro que ele teve um papel importantíssimo, mas eu tendo a me ligar mais as personagens femininas e colocar as suas histórias em primeiro lugar, até mesmo quando ela é dividida com outra pessoa.

De qualquer forma, foi um grande livro sobre pessoas que no fundo do coração não são ruins, mas que em vários momentos da vida vão cometer grandes deslizes. Ou seja, são como todos nós.

Ps: eu amo ficar olhando para a pintura da capa, o olhar me passa muitos sentimentos. É uma que eu colocaria de bom grado na parede da minha casa.

Flavia 29/03/2023

PERFEIÇÃO
Esse livro se tornou o meu favorito da vida eu juro pra vocês ele é simplesmente TUDO só de lembrar dele eu quero chorar de tão perfeito

tem gatilho de tudo? tem
deixa de ser simplesmente perfeito? não

Marina 31/07/2023

Me lembrou aqueles filmes do final dos anos 90, em que um grupo de amigos come o pão que o diabo amassou em New York City. Digo isso como algo bom? Não. Mas é essa a vibe.

Gente jovem tomando na cara, homem velho que deveria saber se comportar como gente, mas não consegue, umas discussões sem sentido. Enfim, um livro contemporâneo.

Eleanor, você sempre será famosa (a única personagem capaz de fazer você rir e dar uma choradinha em todo o livro).

lua 10/04/2023

Não sei o que sentir
Cuidado com os gatilhos!! ??

li umas resenhas aqui falando que as histórias secundárias eram mal desenvolvidas e realmente, são algumas páginas sobre personagens desprezíveis e depois não parece ter uma conclusão fechadinha, o que me da raiva porque eu tenho que ler sobre gente que eu não gostei pra nada rs
ainda, gostei da história principal. só demorei muito tempo pra ler e quentin e zoe me irritaram horrores. além disso, esse gênero de romance real é algo que to me acostumando, mas gostei ja muito mais desse do que da salley rooney.
só tenham cuidado, porque nesse livro parece que a autora se esforçou pra colocar todos os gatilhos possíveis que ela conseguisse (abuso de drogas, tentativa de suicidio, entre outros que já não lembro rs)
o livro tem alguns passes bonitos com umas visões pra fazer você pensar. só ainda to tendo problemas pra decidir o que achei do livro como um todo

Gabsreading_ 29/07/2023

Visceral
Esse livro foi extremamente pessoal e exatamente por este motivo não consigo escrever uma resenha para convencer ninguém a lê-lo. Seria como convencer um estranho a ler meus piores sentimentos. Então irei deixar aqui um compilado de frases que expressam o sentimento geral do livro.

"O buraco é a solidão"

"Todo mundo tem um coração faminto. O truque é entender quando você come para preencher o coração em vez do estômago."

"Eu percebi que é isso que a vida exige. Quando tudo fica confuso, difícil e sem glamour . Esse tipo de parceria."

"Nós quebramos. Nós nos montamos novamente. As rachaduras são a melhor parte. Você não precisa escondê-las."

Isabelly415 28/07/2023

Coco, você pisou no meu coração
"And you. That's five"
"Me?"
"You" said Frank. "Always you"

Gente, que livro! Me lembrou muito aquele filme História de um Casamento - e acho que resume bem o meu sentimento final: saí do livro sentindo que quem se divorciou fui eu.

Arrasada.

Sempre me surpreende quando os autores conseguem transmitir a intensidade, tristeza e caos dos personagens. Arrasou, Coco!

O que foi aquela briga na cabana? Entrou no meu ranking ~cenas mais tristes que já li. A chuvarada de merda que é uma briga de fim de relacionamento... quanta dor, raiva, como machucou.

Só não vou botar na minha pilha de favoritos porque me abalou demais haha mas sem dúvidas, um dos melhores livros do meu ano.

Ps.: eu sei que a vida é assim mesmo, mas me cortou o coração ver o Fran ficando com a E.

Amanda 24/03/2023

Vários trigger warnings para esse livro, em especial suicídio e tentativa de suícidio. O livro é muito bom, mas é bem no plot just vibes, o que pessoalmente eu gosto bastante, mas sei que não é todo mundo que gosta. Os personagens são bastante problemáticos, mas de maneira intencional e eu gostei do modo como a autora conduziu isso. O livro já foi comparado várias vezes ao "Conversas entre amigos" da Sally Rooney, e acho uma comparação bastante coerente, acho que quem leu Sally Rooney e só não gostou do estilo da escrita iria gostar bastante desse.

hazel 15/08/2023

Estou desolada pós essa leitura, Elenor melhor personagem desse livro sem sombra de dúvidas, é um livro sobre pessoas reais e relacionamento reais , perturbados e mostra como a criação de cada um nesse mundo atinge ela na vida adulta , esse livro é um livro realmente pra depois parar e ficar pensando na vida, coco mellors realmente disse ? 'Move over Sally Rooney: this is the hottest new book?

(O ep: seu trauma não te define do bom dia obvius da pra correlacionar bastante com o livro)

Joana 22/01/2024

Faça o que digo
Mas não faça o que eu faço. Dito isso: esses dois só precisavam de terapia.

Livro bem mais ou menos, que fica tentando ser pretensioso sem um profundidade real.

BrunaMenori 15/01/2024

A história é tão pesada que demorei meses pra terminar, pois precisava parar a cada capitulo. Senti que o livro fluiu muito mais na sua segunda metade.
Apesar de ter sido uma leitura lenta pra mim, se tornou um livro que gostei muito e não esquecerei tão cedo. Com uma escrita muito inteligente, a história mostra o lado de cada personagem e o quão mundano mas também essencial e verdadeiros eles são.
É um livro sobre a vida real, clichê em algumas partes e distante para alguns. Mas se você não se identifica com nenhum personagem, tenho certeza que achará algum que é exatamente como tal pessoa que você conhece.
é drama, romance, tragédia e arte!

Maria1691 10/01/2024

Cleopatra and Frankenstein e A Very Nice Girl
Acidentalmente li esses dois livros seguidos sem fazer ideia de que eles têm basicamente a mesma história.
uma menina de 20 anos começa a namorar um cara de 40. vai dar certo
eu quase abandonei A Very Nice Girl porque depois que ela conhece o cara, a história só volta a ficar interessante em 60% do livro. é irritantemente repetitiva a quantidade de descrição de interação do casal que, por seguir sempre o mesmo padrão, deixa o livro irritantemente massante. cheguei até a começar outra leitura, mas infelizmente estava curiosa pra saber se o final valia a pena (não valeu nada eu devia ter abandonado mesmo!!).
já Cleopatra and Frankenstein vira uma obra de arte comparada a A Very Nice Girl. o livro conta a história de vários personagens sem deixar ninguém de fora. quando a parte do casal fica bem pesada, o fato da autora intercalar as histórias faz o livro não ser muito pesado, uma ótima estratégia de imersão no enredo.
eu demorei pra terminar o livro porque, por mais que tenham outras histórias, é tudo muito triste muito complicado, então eu não tinha tanto interesse em pegar o livro pra ler sofrimento. dito isso, ambos os livros nunca seriam 5 estrelas pra mim, mas vale a pena ler se vc tiver na vibe de um drama.

Sophia1534 15/01/2024

Um livro sobre pessoas
Esse é um livro sobre pessoas complexas, com defeitos, problemas de comunicação e de drogas.

eu gosto muito de ver relacionamentos dos mais variados, e esse livro é um prato cheio disso. irmã-irmão, esposo-esposa, amigo-amiga, amigo-amigo, mãe-filha, pai-filha, por aí vai.

temos a perspectiva de alguns personagens, cada um com seus problemas, voz e diálogo interno únicos. me peguei querendo ler mais sobre alguns do que outros, o que era um pouco frustrante haha

no fundo, senti que o livro te dá tudo porque quer te prender. não sabe 100% o que é, então serve o cardápio todo. isso pode ser bom, mas não te permite saborear tudo com atenção.

o final achei agridoce, um personagem que eu desgostei teve um final feliz não tão merecido.
é uma experiência intensa, cheia de emoções e reflexões sobre as sutilezas da vida.

Beatriz 28/06/2022

eu não tenho muitas palavras exceto perfeito , mas eu entendo que não é um livro fácil de se gostar , não são personagens fáceis de se entender e de amar . Quem quiser ler vale a pena olhar os gatilhos , tem muita referência a drogas , abandono e negligência parental e menciona tentativa de suicídio .Pra quem gosta de conversations with friends , lembra bastante , a honestidade pungente da escrita e a personalidade/ações ambíguas ( logo humanas) dos personagens . O final lembra normal people mas só isso , o resto realmente é mais vibes conversations with friends . Eu só queria que eles tivessem desenvolvido mais a Zoe e o Anders. E eu sei que eu vou ficar agora perpetuamente obcecada com a ideia dos pássaros , ? Who are your five then , the ones you watch ? . Que coisa absurdamente linda meu deus venderia minha alma pra ler esse livro de novo pela primeira vez.