Os abismos

Os abismos Pilar Quintana

Resenhas - Os Abismos

Patty 20/01/2024

Boa leitura
Estou gostando muito das leituras do clube Intrínsecos, eles apresentaram obras de autores com nacionalidades mais variadas, assim foi possível conhecer um pouco mais sobre várias culturas.

Nesta obra, que se passa na Colômbia, podemos acompanhar como acontecem os pensamentos de uma menina de 8 anos, assim como tudo que seus pais pensam que ela não percebe, mas que ela acaba percebendo e entendendo muito melhor do que qualquer pessoa imaginaria.

Apesar de ser uma obra que eu considero sem um começo específico e sem um final fechado, visto que conta somente um pequeno período da vida da menina, foi muito interessante acompanhar todas as emoções pela qual ela passa.

É uma ótima leitura para quem tem filhos, é possível compreender até que ponto simples comentários podem influenciar a vida de uma criança.

gabriella.malta 19/01/2024

Impactante
Amei essa leitura! Depois de uns 30% fica impossível de largar. A narradora criança é daquelas que você quer abraçar até tudo ficar bem e já vou dar um spoiler, não vai ficar tudo bem por que essa é a vida, feita de ciclos bons e ruins, mas você tem que ler para entender a grandiosidade disso.

Raul 18/01/2024

MONÓTONO, E CHATO
Esse livro foi talvez um dos piores que já li, sinceramente!
não acontece nada, não tem nada, nem graça kkkkk.
Mari_wah 24/01/2024minha estante
Amg, entendo que essa é sua opinião e que é seu ponto de vista e tals, entendo mesmo.
Mas você não acha que talvez você não seja o público alvo? E que isso não torna o livro horrível como você tá dizendo?
Eu por exemplo não gosto de música sertaneja, mas tem gente que adora, assim como eu amo kpop e tem gente que odeia, isso não torna nenhum desses gêneros ruins, só não fazem parte do meu gosto e não tem foco no público que eu faço parte.

Frazão 18/01/2024

Me decepcionei com esse livro da Pilar, fui com alta expectativa por ter lido ?A Cachorra? ano passado, por ter lido ótimas resenhas, por ser premiado e pelo o começo que pra mim parecia um prato cheio de fofoca familiar. Adoro.

Mas durante o meio e o fim fiquei entediado, parece um livro-diário, no qual não há acontecimentos surpreendentes que marca o fim ou desenvolvimento da história.

É um livro em suma triste, narra um relacionamento conflituoso entre uma mãe depressiva e uma filha que tenta entender toda a situação, apesar de nova, ela consegue e reage. Um contexto como esse faz da criança se amadurecer mais rápido, agir como adulta com 10 anos de idade. E o mais interessante do livro é notar isso.

ArturDamas 16/01/2024

Um livro bom, com a leitura fluída, diálogos pequenos que preenchem algumas páginas. Apesar de conseguir me conectar com a história, eu não sei bem onde ela quis me levar, senti que ficou sempre estacionada num meio termo.

Carlos531 16/01/2024

Um livro incrível. A maneira como a autora relata as angústias de uma criança de 8 anos é sensacional, me fez lembrar da minha infância. Gostei especialmente quando estavam na Quinta da amiga e a filha sacrifica sua boneca, entendendo que alguém deveria ser sacrificado, e ela não queria que fosse sua mãe.

Milena | @aspaceforbooks 15/01/2024

Mais rápido de ler e menos intenso do que esperava. O livro trás as vivências cotidianas, sem grandes acontecimentos, no olhar de uma criança de 8 anos (que em vezes parece ser mais velha), sobre sua família, principalmente sua relação com mãe e a depressão dela

einalien 14/01/2024

Pesado
O livro trata de uma infância observando os adultos. A infância de Claudia dá muito mais sabor à vidas das pessoas ao seu redor do que elas de fato vivem. A criança narra com seriedade os temas que lhe são marcantes e que influenciam a sua vida sem que seus pais percebam.

Isaure0 13/01/2024

Um livro espetacular! Li em um dia, porque não conseguia me separar de Cláudia, a protagonista e narradora, que tem 8 anos. Acho que isso é o que mais me prendeu ao livro, a narração parece mesmo ser feita por uma criança com muito medos, muitas descobertas ruins, muitas responsabilidades afetivas.
Passei a leitura toda apreensiva, à espera de que algo ruim acontecesse, muitas vezes emocionada, senti uma mistura de raiva e pena da mãe e queria muito abraçar a filha.
Uma linda narrativa sobre a criança que muitas de nós fomos.

Jhuxz_x 13/01/2024

?SOBRE O LIVRO?
Primeiro contato que tenho com a autora Pilar Quintana e me surpreendi positivamente com sua escrita.
O livro narra através da visão de Cláudia, uma garota que beira seus oito anos de idade, relações familiares disfuncionais, tendo em foco os abismos femininos em toda a trama.
A autora utiliza de diversas metáforas, desde as plantas até às reações climáticas e mitos locais para expressar o sentimento dessas mulheres abordadas. É um tom muito sensível e sutil.
O livro tem uma ótima diagramação e é bem fluido, porém tem seus altos e baixos. O início se desenrola a todo vapor, mas conforme avança na leitura vai se tornando algo morno. Indico que esteja ciente antes de iniciar que não é um livro de grandes reviravoltas mas sim de grandes reflexões.
Ansiosa para ler " A cachorra".

kauanesmallz 10/01/2024

Extraordinário!
Uma leitura que do começo ao fim te prende e te enreda nas relações malucas dentro dessa família. Pilar foi genial em colocar o ponto de vista centralizado no olhar infantil. Maravilhoso!

Dani 10/01/2024

Um livro sensível.
Eu gostei muito da escrita da Pilar, esse foi meu primeiro contato com a autora e me interessei muito em conhecer mais dela.
Esse é um livro muito sensível e bonito sobre maternidade e mulheres lidando com seus próprios abismos, uma reflexão sobre como as vezes nos esforçamos para não reproduzir os maus costumes dos nossos pais mas, no fim, alguns males se tornam geracionais. Sem dúvidas, um livro contemporâneo de muita relevância. Em contraponto, é um livro lento, sem grandes acontecimentos, que se desenrola aos poucos. Senti que ele foi amornando no decorrer e no fim, esfriou e deixou a desejar. Fiquei com a sensação de que faltou algo, queria mais.
Sei que é um livro que não vai funcionar pra todo mundo, mas à quem se interesse por essas pautas, vale muito a leitura!

Ana Clô 06/01/2024

Gostei bastante
Minha primeira leitura de Pilar Quintana e primeira de 2024.
Gostei muito da história colocada pela perspectiva de uma criança de 8 anos.
A solidão infantil me pegou diversas vezes porque me identifiquei em certa medida com a menina Claudia.
É interessante perceber a vivência infantil perpassada por uma maternidade conturbada e por um relacionamento destrutivo dentro de casa.
É um livro que se constrói a partir do cotidiano e se mescla às percepções de uma garota em crescimento.
Gostei bastante. Vale a pena ler!

onlyari 03/01/2024

Agradável surpresa
Primeiro contato com a escrita da Pilar Quintana e posso dizer que foi uma agradável surpresa. O livro, descrito sob a visão de Claudia, uma menina de 8 anos, enfatiza os abismos das relações familiares e, como esses entrelaços emocionais impactam na formação de um indivíduo. Claudia, com sua perspectiva inocente, é frequentemente atingida pelo peso das escolhas de sua mãe depressiva e igualmente tocada pelo mar de silêncio de seu pai absorto, o que contribui para uma recorrente atmosfera de insegurança. Apesar de ter gostado muito, entendo que é um livro que não agradará a todos, justamente por ser voltado para relações interpessoais e cotidianas.