Os abismos

Os abismos Pilar Quintana

Resenhas - Os Abismos

Sarah 13/02/2024

"aos poucos o apartamento foi se enchendo de plantas até se transformar em uma selva. sempre pensei que a selva eram os mortos da minha mãe. seus mortos renascidos"

amo livros pela perspectiva de crianças, principalmente quando se trata da perda da inocencia, Cláudia tinha só oito anos, era tagarela, super inteligente, perguntava sobre tudo, respondia além do que a perguntavam, era muito carinhosa, embora os pais dificilmente demonstrassem reciprocidade nesse carinho, tinha medo do monstro que habitava o interior do seu pai, tinha medo que sua mãe se jogasse do precipício e afundasse no abismo, mas mesmo assim, era uma criança como tantas.

esse livro é excelente para quem está com ressaca literária, a forma de escrita flui muito bem, não é arrastado, você se prende facilmente na trama e, embora traga temas intensos como a morte, ser narrado por uma criança passa-se uma perspectiva menos "horrível", embora o final tenha sim sido horrível, li as últimas páginas três vezes pensando que perdi algo, mas a autora simplesmente cansou de escrever e terminou a obra, uma infelicidade... mas com certeza leria outros da mesma

helololo 13/02/2024

Cheiro de cigarro e balas de hortelã
Comprado na seção de 10 reais da intrinseca na bienal de 2023
lido parcialmente durante a gravação de um curta chique, num apartamento do bairro que morei brevemente na facul. lá as pessoas eram em si chiques (categoria inalcançáveis ce ve), com grade de tinta a oleo ou aquarela e muita arte envolvida.
gostei do livro, ele sempre vai ter essa memoria cmg, além de ser bem base de fofocas e familia
helololo 13/02/2024minha estante
primeira leitura de 2024!!!

amandocao 12/02/2024

Apesar da minha mãe, virou uma festa.
Ao longo desse livro eu me deparei com inúmeras partes profundas. De todas elas, as explicações cruas acerca da morte foram as que mais me chocaram.
Eu ainda me pergunto, como que a Cláudia teve a coragem de falar sobre algo tão profundo e complexo para a filha de apenas 8 anos de idade? Tenho certeza que muitas dessas conversas vão ressoar na mente dessa criança.

GiArgia.Gschwendtner 11/02/2024

Como uma criança enxerga a vida
O que mais gostei neste livro é o fato de ser narrado pela perspectiva de uma criança. Que percebe várias nuances da vida familiar com uma grande sensibilidade e vive seus abismos sem espaço para muita partilha.

Uma grande reflexão que nos faz embarcar e revisitar também nossas infâncias. Além de revelar uma Colombia em suas percepções urbanas. Algo que pode ser tão distante as nossas vivências.

Thais645 09/02/2024

Uma vida de abismos
Que livro magnifico para refletir, quantos abismos cabem em nos, fala sobre família, depressão, problemas da vida, um livro denso e assustador, em muitos pontos me coloquei no lugar da Claudia, o sentimento de rejeição tanto pelo pai e principalmente pela mãe. Um livro lindo e triste.
"O Cheiro da minha mãe, para que eu nunca esquecesse. acariciei sua testa e depois seus cabelos, desembaracei os fios com os dedos até deixa-los lisos e brilhantes, dei um beijo na sua testa e me deitei ao seu lado. Segurei minha mãe pelo pulso, com força, para que não pudesse ir embora."

Aninha 07/02/2024

Esses dias li um post que falava sobre as meninas/mulheres que acreditavam que salvariam suas mães de si próprias. Quintana trás para além disso, a imagem de uma mulher exposta por suas vaidades, mas ainda protegida por quem a admira que é sua filha. Um enredo incrível sobre maternidade/ sobre quem não quer ser mãe/ sobre a responsabilidade de ser mãe.

debs 06/02/2024

Começou com uma leitura rápida mas depois ficou arrastada. Deu pra entender o abismo das relações entre a família, triste de ler a distância que há entre eles e o quanto a criança é atingida por isso, pela depressão da mãe e do silêncio do pai. Apesar de compreender a situação da mãe, Senti muita raiva da forma que ela e o pai tratam a filha. Uma surpresa foi o trecho em que a mãe fala que não quer ser igual a sua própria mas, mas nem nota que está sendo. não gostei muito da leitura em si, achei um pouco esquisita e desconexa, apesar de trazer um assunto importante.

Tehani 04/02/2024

Um abismo entre mãe e filha
É o meu primeiro livro que eu li da Pilar Quintana. Uma história muito marcante que fala da relação mãe e filha, as duas tem o mesmo nome e se tratam por ?xará? no decorrer da história. Mostram o dia a dia da família, que tem uma boa situação financeira, mas a relação entre mãe e filha é em alguns momentos de dilacerar o coração. Até um simples ?bom dia? vira um ?abismo? entre as duas. Tem momentos que a Claudia filha deseja ter outra mãe e é impedida até de ter conversas com os empregados da residência. Tem momentos que a leitura fica um pouco arrastada, mas é uma leitura breve e fluida, mesmo com os abismos e atritos de Claudia & Claudia.

Pamela.Pugliano 03/02/2024

"Ela se jogou por conta própria."
Esse é um livro que mesmo fluido e fácil de acompanhar, da maneira dele, trata de temas muito densos. A forma como ele aborda isso, é sutil, frágil, revelando muitooo sem revelar nada. É uma escrita única, até poética, mas difícil mesmo assim.

Bom, a história é narrada pela perspectiva de Claudia, de 8 anos, uma criança que, sinceramente, muitas vezes nem parecia, com pensamentos e consciência de mulher adulta. É o tipo de personagem que diante dos acontecimentos do livro, acompanhamos seu desenvolvimento pessoal e intelectual. O livro em si não traz grandes aventuras e reviravoltas - ele é centrado no dia a dia dessa criança e de sua família - família essa com defeitos como todas as outras.

O ponto alto, para mim, é como em diversos momentos eu deixei passar situações bem problemáticas porque demorava pra entender sua gravidade, pelo simples fato de ser relatado por uma criança - por sua inocência principalmente. Isso é o que mais marca. Assuntos como depressão, traição, a própria questão dos abismos, muito presente em todaaaa a história de maneira literal ou não. Muito interessante.

Enfim, leiam. É uma leitura que vale a pena simplesmente pelo teor. É único. Um livro curto que consegue transbordar tanto. Leitura aprovada. Aproveitem.

regis 31/01/2024

Onde tem a segunda temporada desse livro?

Caramba... Já amei de cara a diagramação do livro, e a escrita é tão fluida que me sentia voando na leitura de tão boa.

Nina 25/01/2024

O abismo de cair do lugar seguro: a morte da infância
Tenho muita coisa para falar e para isso precisaria de mais tempo, mas gosto de escrever no calor da emoção segundos após terminar a leitura (e é isso que está acontecendo agora).

"Os abismos" é um romance sobre a morte da infância, o exato momento em que Cláudia perde o seu lugar seguro no mundo e o entende como este ambiente sempre cheio de precipícios, sempre nos levando à náusea ou prazer de cair.

Sua relação com a mãe, a maneira como suas dores são mais próximas do que elas duas se dão conta... seu apego aos símbolos, à sua boneca suicida, às plantas da floresta de sua casa, bem como às escadas que tornam-se representação do seu pequeno medo infantil de achar que consegue manter tudo como era antes...
São tantas coisas, tantas camadas e tanta beleza em sentir a angústia de se ver insegura no mundo (algo que acho que talvez seja o motivo principal de eu ter amado esse livro) que tudo me deu a mesma sensação que tive ao ler "verão no aquário" de Lygia Fagundes Telles (também um romance de formação, também um olhar sobre relação entre mãe e filha e a dor de crescer), que é meu livro favorito.

Por essa razão, já o considero como um dos preferidos da vida.

gablues 23/01/2024

Apesar dos temas e personagens densos, a narrativa flui muito rapidamente, a escrita da Pilar é gostosa demais e as cenas são muito breves. estranhei em alguns momentos essa mistura da infantilidade da narradora-personagem com a sua astúcia, suas ações não parecem refletir sua visão sobre as situações, o que causa uma certa dúvida sobre o tempo em que a narrativa se passa.
apesar de sermos conduzidos pela cláudia-filha durante a história, parecer haver uma camada inacessível para nós sobre a personagem; mais um dos tantos abismos aqui presentes. o amadurecimento, tanto dela quanto o da mãe, se dá de uma maneira muito natural e discreta. gosto disso nos livros de Pilar; quando você nota, os personagens do começo já não são os mesmos do final.

ANYWAYS também vale mencionar a delícia que é o mini terror psicológico que o livro se torna lá pra segunda metade.

Julia 23/01/2024

1° do ano ??
Acho que passei 2023 inteiro sem favoritar um livro e o primeiro que li em 2024 eh já favoritei
muitas coisas a dizer, mas ainda estou digerindo.