Os abismos

Os abismos Pilar Quintana




Resenhas - Os Abismos


523 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Wanessa Braga 24/03/2024

Os abismos
Eu já sei que adoro romances escritos a partir do olhar de uma criança e depois que li a sinopse desse livro, sabia que seria o próximo.
aqui, a narrativa é contada por Claudia de 8 anos, quando ela começa a perceber as nuances da crise conjugal dos seus pais, da depressão e pensamentos suicidas da mãe, da ?ausência presente? do pai e da solidão pra qual ela é empurrada.
que negócio complexo esse de educar uma criança pro mundo. me tirou muitas reflexões.
comentários(0)comente



Ju 21/03/2024

Eu esperava mais...
Quando vi o tema do livro, mesmo forte e cheio de gatilhos, imaginei que dava pra explorar... E deu até certo ponto. O final é decepcionante.
comentários(0)comente



Rodrigo 16/03/2024

Mulheres e suas escolhas
Um livro sobre mulheres, sonhos e verdades.
Cláudia é uma criança que mora com os pais e sente a vida de uma maneira diferente.
A partir das escolhas das mulheres da sua vida percebemos o quanto é difícil ser mulher e ter seus desejos e vontades atendidas.
Um livro revelador.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cadu Costa 14/03/2024

Bom, mas não me pegou
Minha primeira leitura da Pilar Quintana, então li sem saber muito sobre o que ela escrevia e do que se tratava o livro. Entretanto, foi uma boa surpresa.
É o tipo de livro "monótono", sem grandes plots e narrativas, mas ainda assim, que prende a atenção do leitor e cativa.
Temos, aqui, uma história narrada pela perspectiva de uma criança em seus 8/9 anos, desde cedo instigada por abismos, que começa a perder sua visão de mundo infantil e passa a ver e entender problemas da sua família que atingiam ela de alguma maneira.
Não vou falar muito mais com medo de dar spoiler, mas quem for ler, saiba que não é uma leitura agitada, muito pelo contrário.
A Pilar narra neste livro, alguns tópicos sobre a vivência feminina e tem alguns gatilhos como suicidio.

Não dei mais estrelas porque não foi um livro que me impactou muito, mas ainda assim, não deixa de ser uma leitura boa.
comentários(0)comente



Jessie Sioux 10/03/2024

É pesado, é real. Muitas vezes eu tentei me colocar no lugar da mãe, ainda mais por compreender o que ela está passando. Ainda assim, não deixei de sentir raiva.
E ainda mais raiva pelo pai da criança. Mas essa é a realidade. É tudo isso o que acontece. Por isso não há um fim na história.

Mas não sei... Faltou alguma coisa para que o livro fosse mais.
comentários(0)comente



fev 09/03/2024

Segundo livro que leio de Pilar Quintana e pela segunda vez acho que falta algo que me conquiste. Talvez algo mais trabalhado. Não é ruim, só a narrativa que não me conquista. É tudo muito breve.
comentários(0)comente



tacizera 09/03/2024

Os abismos
Acho que um soco na cara teria doído menos do que ler esse livro sendo filha de uma mãe depressiva, assim como a protagonista.
A escrita desse livro é descritiva de um jeito tão imersivo, extremamente íntimo nos pensamentos da nossa protagonista e em como ela enxerga o mundo, e isso ainda é potencializado por ser um livro latino, com algumas coisas tão especificamente latinas que é uma leitura encantadora, mesmo que gurutal no tema.
Acabei achando o livro meio lento demais em alguns momentos, mas o final pra mim foi uma obra de arte.
comentários(0)comente



DebyCCruz 07/03/2024

Um livro tenso, denso e intenso.
Comecei a ler sem saber muito sobre o que se tratava e confesso que me identifiquei com partes tão dolorosas.
Um livro fácil na escrita mas tão difícil de engolir.
A narrativa de Claudia e a história da sua mãe e seus recortes em volta são profundos demais.
comentários(0)comente



Virginia.Laurindo 04/03/2024

Pilar Quintana consegue criar uma personagem infantil e profunda.
O fato de conhecermos a história pelo olhar da menina Cláudia é inusitado, porque o que sabemos é a partir do que os adultos dizem a ela.
"Os abismos" é uma leitura simples, mas que desperta muitos sentimentos que nos tiram da zona de conforto.
comentários(0)comente



Marih 29/02/2024

Ameeii mto esse livro, achei a escrita dele de uma sensibilidade tão única e me envolver de uma forma que eu não conseguia parar de ler.
comentários(0)comente



Izabella.BaldoAno 29/02/2024

Claudia é uma criança cercada por abismos ? físicos e simbólicos. aqui, há sempre no entorno penhascos, despenhadeiros, longas escadas e pessoas emocionalmente feridas, com buracos internos impreenchíveis, abismos permanentes.

assim é também para a mãe de Claudia, a Claudia primeira. a promessa de Claudia para a filha, a quem deu seu próprio nome na esperança de quebrar um ciclo de abismos familiares, era de estar sempre presente, diferente do que sua mãe costumava fazer. mas para além dos abismos que a cercam, Claudia tem que aprender a lidar, na criação da filha, com os seus próprios abismos. afinal, abismo que não se cura, se transmite como herança familiar.

tenho gostado muito de livros que abordam a infância ou que, como este, são contados a partir da perspectiva da própria criança. é interessante ver aqui como temáticas tão pesadas são narradas pelo olhar infantil de Claudia, a atenção dela para detalhes que passam batidos para os adultos, suas descobertas em torno das complexidades do que sente e do que sentem e fazem as pessoas que a cercam. a maneira como os abismos se apresentam para Claudia parece torna-los ainda mais densos, insalubres e doloridos. acredito que sua delicadeza diante deles seria impossível de ser captada pelo olhar de quem acha que já viu de tudo.

na narrativa de Claudia, há sempre abismos misteriosos na iminência do porvir. passei toda a leitura dessa história me sentindo suspensa, aguardando a queda, me deixando devorar pelas bordas.
comentários(0)comente



Leonardo Bezerra 22/02/2024

Tudo nesse livro é extremamente empolgante e te dá vontade de devorar tudo em um dia, apesar de seu tom introspectivo. Foi maravilhoso acompanhar o sentimento de fim da infância da protagonista e a escrita da autora me fez sentir como se fosse a própria personagem. É sobre um sentimento que todos nós já tivemos.
comentários(0)comente



Carol 18/02/2024

Abismos
Falar sobre depressão é muito importante, contar pela visão de uma criança e como ela vê isso é para poucos. O livro não é de todo ruim, mas senti falta de algo mais.
Talvez esse algo mais seja os abismos de nossas vidas...
comentários(0)comente



Tuyl 17/02/2024

Muito bom! Dolorido, pesado, até arrastado muitas vezes, mas tudo propositalmente e maravilhosamente executado pela autora.
comentários(0)comente



523 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR