O Bebê de Rosemary

O Bebê de Rosemary Ira Levin

Resenhas - O Bebê de Rosemary

Gustavo616 24/12/2023

Clássico do Terror Psicológico
Um clássico do terror que marcou gerações, um livro que precisa estar na estante de todo amante do terror, uma obra que vai mexer com sua mente. Todo elogio para O Bebê de Rosemary é pouco perto da grandiosidade dessa obra.

A história gira em torno de Rosemary, ela e o marido possuem o sonho de encontrar o lar perfeito, e esse sonho acaba por se tornar realidade, mas nem tudo parece terminar tão perfeito quanto ela queria.

Pouco tempo após começarem a viver em um apartamento do tão disputado edifício Bramford, Rosemary descobre que está a espera de seu primeiro filho, mas em meio a essa felicidade, coisas estranhas começam a acontecer ao redor dela, tudo isso enquanto ela descobre cada vez mais sobre o passado do edifício Bramford.

A escrita e a construção da história é impecável, e isso é extremamente necessário para construção da atmosfera de suspense e para causar o sentimento de angustia ao leitor. A cada página, a inquietação em nós aumenta, o terror pelo sentimento de dúvida do que os outros personagens são e do que eles são capazes de fazer, além também do ambientação do edifício Bramford que vai criando um clima claustrofóbico enquanto vamos descobrindo mais a respeito de todos os mistérios que o envolvem.

Os personagens são muito bem construidos, tanto a Rosemary e seu marido quanto as pessoas que vivem ao redor deles, e novamente, a sensação de dúvida, desconfiança e medo se arrasta para alguns dos personagens, e isso ficou muito bem feito aqui.

O Bebê de Rosemary é uma leitura obrigatória à todos os fãs de terror.
Leslie.Eduin 24/12/2023minha estante
Me tira uma dúvida. A escrita é boa, ou é muito detalhista?
O filme é fiel ao livro, ou o livro é melhor? Eu só vi o filme, e aquele bem antigo, lembro só de ter tido pesadelo, mas eu também tinha uns 13 anos.. kk

Aline MSS 24/12/2023minha estante
Mto boa sua resenha, eu já assisti uma minissérie sobre esse clássico e me interessei em aprofundar com a leitura. ????

Gustavo616 24/12/2023minha estante
Poxa Leslie, confesso que coloquei o filme na minha lista desde quanto terminei esse livro, mas não tive a oportunidade de assisti-lo. O pessoal sempre elogia muito a adaptação, dizem ser algo no nível de Psicose, mas vou ficar lhe devendo essa informação.

Eu até assistiria hoje, mas acho que seria meio que blasfêmia. Vou realmente ficar lhe devendo essa resposta.

Gustavo616 24/12/2023minha estante
Aline, me arrependo de não ter feito essa resenha logo quando terminei a leitura, acho que ela teria saído bem melhor. Infelizmente tive muita vontade de fazer todas as resenhas que não fiz antes do ano terminar, então acho que algumas vão sair meio que estranhas, mas fico feliz que tenha gostado dessa.

Eu queria muito assistir ao filme, mas não sabia que também existe uma minissérie. Vou dar uma olhada nela também se eu o encontrar.

Aline MSS 24/12/2023minha estante
Suas resenhas são ótimas, tirando as de terror extremo. ? Sobre esse livro tem uma minissérie mais atual com 2 episódios, não achei q dá tanto medo por isso me gerou curiosidade ler o livro.??

Mary Baratela 22/04/2024

"Deus está morto?"
Um clássico do terror que vem surpreendendo há muitos anos.
Um livro que me prendeu do início ao fim. É incrível ver como a história vai se desenrolando e como as coisas podem dar muito errado depois de vários pequenos acontecimentos que, isolados parecem insignificantes.
Eu fiquei surpresa com a fluidez da escrita que nem sempre acontece em livros mais antigos. As teorias vão surgindo ao longo da trama e as pontas vão se conectando aos poucos.
Eu até esperava por aquele desfecho ao mesmo tempo que não.
Um livro recomendadíssimo pra quem curte terror e não abre mão de um belo clássico!
aulusferreira 22/04/2024minha estante
Desculpa a ignorância. Mas o livro inspirou o filme ou o inverso?

Mary Baratela 22/04/2024minha estante
Sim Aulus, o livro inspirou o filme ?
Vc já assistiu? Ou leu livro?

Rafael Oliveira 22/04/2024minha estante
Me deu interesse em ler ?

aulusferreira 22/04/2024minha estante
Assisti o filme, Mary, e tenho medo só de lembrar.... Rsrs vou colocar na lista pra ler. Obrigado.

Mary Baratela 23/04/2024minha estante
Aulus eu ainda não assisti o filme, mas dps do seu comentário fiquei empolgada pra ver kkkk
Coloca na lista sim, vale a pena ?

Mary Baratela 23/04/2024minha estante
Rafa, acho que vc vai gostar. Pode colocar na sua lista ?

Mila.Maluka 20/07/2023

Eita livro ruim!
Totalmente previsível, cheio de enrolação. Quando faltavam umas 30 páginas pra acabar começou a me empolgar. E toda a vingança que eu esperava, foi pro brejo. Tudo ficou por isso mesmo. Como pode isso aqui ter ido pro cinema?

Bruno 17/10/2022

O bebê de rosemary
Sobre a história do livro não há o que falar, excelente! O acabamento desta edição pela Darkside também é fantástico, dando o tratamento que a obra merece.
Dhay Mesquita 17/10/2022minha estante
Estou lendo esse também

Mssamuca 29/03/2023

As vezes julgue um livro pela capa
Comprei esse livro pela edição belíssima da Darkside, e acabei deixando na estante por bastante tempo; Sim, já havia visto o filme e gostado bastante, mas não me lembrava de todos os detalhes.
Eis que chega o momento que resolvo lê-lo por ser um livro curto e me surpreendo já no primeiro capítulo. O livro já te cativa ali na primeira página e vai te conduzindo por uma história envolvente, que tem a destreza de fazer com que até o leitor duvide do que ele acredita ser real ali dentro.

Obs: Tudo isso sem mencionar o final eletrizante da segunda parte para não dar muitos spoilers.

Maria15267 17/01/2023

Esse é um clássico do gênero do horror, basicamente é a história de um casal que vai se mudar para um prédio bem sinistro. sinceramente eu fiquei com mais medo das pessoas do que o plot do final. Tem diversas críticas sociais em relação ao papel da mulher na sociedade, eu fiquei incomodada em umas partes bem racistas e homofóbico.

Ps: tem gatilho para abuso sexual, violência obstétrica.

srlucast 30/03/2024

Hail Satan, é ainda melhor que o filme
Não dá pra dizer que "O Bebê de Rosemary" é um livro que prende o leitor desde as primeiras páginas, porque não prende, o autor é muito detalhista nas suas descrições e na primeira parte do livro eu tive a impressão de estar lendo uma pág de imobiliária na internet, ou assistindo esses programas do Discovery de reforma, mas o livro surpreende cozinhando a gente numa banheira de aquecimento gradual, aos poucos a gente vai se vendo preso em um suspense psicológico de tirar o fôlego e que fica cada vez mais quente. Os personagens são bem escritos e complexos, alguns bem irritantes, o livro explora temas profundos como paranoia, manipulação e o lado obscuro da maternidade, abusos e o poder da mulher sobre seu corpo. Essa história vai ficar na minha cabeça e no meu coração por mais tempo do que eu gostaria, após o término dessa leitura, foi uma boa experiência, fiquei sabendo que Ira Levin escreveu um segundo volume e já joguei pro Kindle.

Suéllen 12/05/2022

O bebê de Rosemary
Eu fiquei bem curiosa para ler esse livro por causa do filme que eu ainda não assisti, a escrita do livro é impecável e a desenvoltura da história também só o final que deixou a desejar.

Layza 01/10/2023

Um clássico do terror
Me interessei em ler o livro após assistir o filme, pois tinha adorado obra cinematográfica. ?O Bebê de Rosemary? é um clássico do terror que tem uma escrita instigante e nem um pouco maçante. O leitor, ao decorrer da história, fica cada vez mais intrigado em entender o porquê de tantas coisas estranhas estarem acontecendo com Rosemary, e principalmente em querer saber qual vai ser o desfecho disso.
Ter lido o livro já sabendo como era a história não tirou o brilho e a magnitude dele. A obra tem muito mais detalhes e o final me surpreendeu muito, pois no filme ele fica ?em aberto?. É um livro que faz você se envolver com a personagem principal e te deixa confuso e curioso do início ao fim. Em vários momentos me vi completamente apreensiva e em choque diante das revelações que são feitas ao longo do enredo.
É uma obra de terror atemporal e vale a pena ser lida.
T.N.T.Rock 01/10/2023minha estante
Bela resenha. Pra atiçar ainda mais a curiosidade sobre essa obra, vários fatos mórbidos cercaram a realização do filme. ?

Layza 01/10/2023minha estante
Não sabia disso!! Indo pesquisar agora ?

T.N.T.Rock 01/10/2023minha estante
A esposa do Roman Polansky foi assassinada um ano após as gravações do filme, por sinal ela estava grávida, John Lennon foi assassinado na portaria do prédio onde foi rodado o filme, além de vários outros fatos incomuns menores. ?

Layza 01/10/2023minha estante
Meu Deus!!?

Rayssa 18/03/2023

Brilhante
Rosemary e o marido se mudam para um novo apartamento em um edifício de luxo de NY. Lá eles conhecem um casal de vizinhos um tanto quanto, excêntricos. Quando Rosemary realiza o sonho de engravidar, coisas estranhas começam a acontecer.

Com essa premissa instigante, o livro entrega uma história maravilhosa. Com uma prosa muito fluida e consistente, o livro me prendeu do começo ao fim. A atmosfera é muito bem construída, com um suspense sutil e intrigante, mas nada descarado ou apelativo.

Os personagens são icônicos. Com profundidade e personalidades bem delineadas, sobretudo Rosemary. Indo além de um livro de terror comum, o autor coloca questões muito pertinentes na leitura. Rosemary representa a falta de autonomia com o corpo feminino. O quanto ela é facilmente manipulável traduz a visão de fraqueza que os outros têm sobre ela.

Há ainda, a discussão sobre a questão patrimonial e as consequências machistas que isso traz. A sensação de poder que o marido acha que tem sobre a esposa, cujo ápice se encontra em um abuso sexual, dissimulado pela própria personagem em razão de seu sentimento de inferioridade e solidão.

Além disso, a personagem vê no bebê que carrega a possibilidade de libertação e auto afirmação. Tanto que, ao final, apesar de tudo, ela não abre mão de seu papel de mãe. A sequência de atos estranhos que permeiam toda a gravidez ao final acabam se tornando uma normalidade. Quando ela vê a verdadeira identidade do bebê, o choque cai sobre ela com força. Mas será mesmo? Pra mim ela já sabia de tudo, ainda que de forma inconsciente, mas nada a fez se separar daquela única esperança de independência que a gravidez lhe proporciona.

Um livro brilhante, que eu classificaria mais como um suspense dramático do que terror em si.
B.norte 23/03/2023minha estante
Sua resenha desperteu meu interesse pela leitura do livro.

T.N.T.Rock 24/08/2022

O retrato da melancolia e conflitos de uma época.

O assassinato de um presidente, uma politica que cerceva a cada momento direitos a liberdade em uma nação que tem como bandeira a democracia, tudo isso emoldurado por uma guerra polemica seguida de uma revolução de pensamento e sexual que trazia os conflitos a porta de cada cidadão americano, foi nesse clima melancolico e traumatico que Ira Levin concebeu seu grande clássico O Bebê de Rosemary.
As incertezas e conflitos vividos durante esse periodo conturbado criaram uma ambiguidade entre o livre pensamento e o patritismo radical, indo do sagrado ao profano, algo que Levin soube sintetizar muito bem em seu livro , nesse periodo tambem é marcante o surgimento de grupos e seitas das mais malucas e violentas possiveis, trágicamente uma das vitmas de um desses grupos foi a atriz Sharon Tate esposa do diretor Roman Polanski que alguns anos antes tinha filmado o longa baseado nesse livro, esse caso bem como o assassinato de John Lenon na entrada do Edificio Dakota, onde o filme de Polanski tinha sido rodado tornou o livro ainda mais conhecido e envolto por um aura maligna, fazendo com que criticos esquecessem do poder narrativo e do potencial da obra.
O Bebê de Rosemary antes de mais nada soube nos passar toda essa melancolia e loucuras vividas nesse período tão difícil para os americanos, a cada parágrafo nos espantamos quando somos enganados pela elite mesquinha que vive nos corredores do Edifício Bramford, criando estratagemas para o corrompimento de Rosemary, finalmente toda essa associação narcisista elitista é responsável pela fecundação e surgimento do mal.

pedr.santos 02/09/2022

Foi um choque e tanto, este livro.
Não era o que eu estava esperando. E na verdade, não sei o que estava realmente esperando kkkkk. Achei a sinopse bem ampla e sem nexo com qualquer acontecimento se não o nascimento do bebê. Levin nos surpreendeu com toda essa história e caos, mistério e enredo do livro. Imagino como deve ser algo fora do comum o filme. A forma que tudo se liga no final do livro, como não vimos isso ao longo? Ele nos faz pensar que “tal coisa está acontecendo, mas calma, será que é isso mesmo?” Entende? Foi muito boa a jogada para a construção de uma história assim e que sem dúvidas foi o motivo de ela estar aqui até hoje, após tanto tempo, para nos mostrar mais sobre a literatura deste autor. Leia!

Caroline.Bazoli 10/08/2023

Foi uma leitura muito fluida.
O livro realmente me prendeu, e me deixou agoniada em certos pontos.
Mas, por medo das pessoas mesmo e não dos mortos, como pensei que seria.
Só não gostei do final...pensei que Rosemary pudesse ter um futuro diferente.

Mari.andreto 07/03/2023

Gostei muito da leitura, o que foi uma surpresa pois não tinha muita expectativa. Fiquei muito intrigada com as personagens e com a historia em em si. Queria até que o livro fosse bem mais detalhado. A única ressalva é que achei o final meio corrido. Recomendo!