O azul daqui é mais azul

O azul daqui é mais azul Robbie Couch

Resenhas - O azul daqui é mais azul

avicka 23/01/2024

Bom para passar o tempo.
Me pegou completamente de surpresa; achei que o livro giraria em torno de um romance lgbtqia+ fofo, mas o alvo foi sentir orgulho e lutar por quem você é, ser forte, apesar das pessoas te enxergarem como fraco e diferente. Pega forte também na mensagem de amizades verdadeiras e preciosas e em como famílias biológicas nem sempre nos amam ou estão lá por nós.
Além de história boa, a escrita é fácil e gostosa de ser lida.
No entanto, por mais que eu tenha sido surpreendida de uma forma boa, queria que tivesse romance, pois o casal principal é fofo e mereciam um destaque a mais, já que não o deram atenção nenhuma. E, essa reclamação pode ser mais pessoal, mas fiquei enjoada de ler no final, torcendo para que acabasse na parte em que o Sky vai fazer a tatuagem no peito, mesmo que eu sabia que uma continuação depois desse capítulo foi necessário por conta do detalhe de dizerem a quem pertencia o anuário entregue à Sky, passei a achar chato.
Mas é um bom livro, se você não colocar expectativas tão altas e não querer ler algo romântico.

thi.silva 23/01/2024

Família não se limita a laços sanguíneos!
Um lindo arco de crescimento para nosso querido protagonista. Adorei a leitura.

Em resumo, a história do Sky foi linda de se ver. A maneira que ele foi acolhido pela família da melhor amiga ao ser expulso de casa pela mãe por causa da sexualidade nos mostra que família NEM SEMPRE são laços sanguíneos, mas sim, pessoas que nos acolhem, que nos amam por quem somos e sempre está do nosso lado.

A escrita é ótima, me deixou muito envolvido com a narrativa e fluiu muito bem. O autor soube construir os personagens de uma excelente forma, cada um com personalidades diferentes (e complementares, no caso do trio central), enfrentando suas lutas internas e conquistando espaço realmente impactante no enredo. Fui cativado por todos e, principalmente, pela amizade linda deles. (que em boa parte me fez lembrar de meus amigos)

Acompanhar a jornada de Sky foi muito reconfortante. Ele evolui muito durante a trama, se mostrando forte e entendendo diversos aspectos de sua vida. Adorei ver seu desenvolvimento, que foi estabelecido em muitas camadas bem exploradas pelo autor. Nenhuma ponta referida a ele ficou solta.

O final deixou possibilidades em aberto, alguns diálogos futuros que foram citados e que nós infelizmente nunca veremos, assim como os efeitos de alguns acontecimentos, mas isso não era essencialmente necessário. A obra cumpre o que promete e, mesmo que eu queira muito saber um pouco mais sobre como ficou a vida dos meus queridos personagens, finalizou tudo que verdadeiramente havia para ser finalizado.

O romance é muito bonitinho. Mesmo não sendo o foco da história, tem um desenvolvimento legal e traz um complemento interessante para o quadro geral do personagem, pois representa um ponto importante para sua narrativa individual (também apresenta um contraste/evolução em relação ao estado inicial dele). E volto para ressaltar: NÃO é o foco da história, outros cenários ocupam o espaço central do enredo e esse tópico fica como plano de fundo.

Desperta sentimentos como pertencimento, expectativa, surtos positivos e negativos, raiva, tristeza, euforia, etc, que fazem da leitura uma experiência incrível.

Enfim, recomendo MUITO para basicamente todo mundo, mas entendo que pode funcionar de formas diferentes para cada pessoa.

Sou gay por esse livro!

Ana Alice 22/01/2024

"O azul daqui é mais azul."
Um lindo arco de crescimento para nosso querido protagonista. Adorei a leitura.

A escrita é ótima, me deixou muito envolvida com a narrativa e fluiu muito bem. O autor soube construir os personagens de uma excelente forma, cada um com personalidades diferentes (e complementares, no caso do trio central), enfrentando suas lutas internas e conquistando espaço realmente impactante no enredo. Fui cativada por todos e, principalmente, pela amizade linda deles.

Andre350 19/01/2024

Uma bela surpresa
Esse livro estava na minha lista tinha um tempo, mas ficava com medo pois é uma história sobre adolescentes que se passa numa escola e eu nem sempre tenho paciência pra isso hahaha. Que tapa na cara do meu preconceito! Esse livro fala sim de crescer, de medos de adolescente, de dramas que pra adolescentes são um terror e nos adultos sabemos q são besteira?mas também fala de saber quem somos, de valorizar amizades, de família! E isso não tem idade! Além do mais, é muito bem escrito, tudo belissimamente amarrado! Recomendo demais!!

Bianca 19/01/2024

Eu sou muito gay pelo Teddy e pelo Marshall
O livro é muito bom pra ver de fora a perspectiva do crescimento pessoal do Sky.
Quem foi de alguém praticamente stalker por uma paixão, a alguém que se ama e se aceita tanto quando ao seu parceiro.
Mostra que laços sanguíneos não é o mesmo que família, que pessoas podem ser homofóbicas e racista somente por ser inseguro consigo mesmo: e mesmo com todas as mensagens que o autor passa nas poucas páginas no livro, é uma leitura muito fluida, que faz vc sentir oq o personagem tá sentindo
Teddy e Marshall melhores personagens, porém tirem suas próprias conclusões

Belle_belk 16/01/2024

EU SOU GAY POR ESSE LIVRO!!!
Mn, que livro amigos. A escrita fácil, os parágrafos pequenos, os surtos do sky, o desenvolvimento dos personagens e fora os surtos a cada capítulo, GENTE, SO LEIAM O AZUL DAQUI É MAIS AZUL
não tô brincando, EU VOU TATUAR ESSA FRASEEE SEM DÚVIDAS

Jonathan.Cortez 16/01/2024

A história é bem simples, diria que é um livro infanto-juvenil. De todo modo é uma leitura gostosa e vale a pena a leitura, principalmente se procura um livro pra ?desintoxicar? por ler livros com enredos mais elaborados.
No geral, é um livro bem divertido.

mari barrow 14/01/2024

Gay pelo sky!!!
Li esse rapidinho, me apaixonei e nem falei nada aqui... mas agora eu vou!
juro que livro mais AMORZINHO!!!!!! os personagens são maravilhosos, o desenvolvimento é bem legal e é de deixar o coração quentinho
me lembrou muito 'eu beijei s.w', acho que pelo modo como me deixou feliz e me fez sentir acolhida. achei tudo de bom, e sou gay pelo sky (e muitas outras coisas) !!!

Clley.Oliveira 13/01/2024

Família não se limita a laços sanguíneos!
Que livro lindo!
Eu vi ele na Amazon e simplesmente comprei pq estava muito barato, não tinha visto NINGUÉM falando sobre ele nem no Twitter ou até mesmo aqui.

Todos os personagens secundários são ótimos, a redenção do "vilão", o acolhimento de todos os amigos, a construção de relações...

Amei demais!!! E estou feliz que minha primeira leitura foi um livro que me senti "abraçado" ????

Estou trabalhando isso na terapia e é muito importante a forma que tudo foi representado com carinho. Foi o primeiro livro do Robbin Couch e ficarei de olho nos próximos trabalhos.

Maria.hesketh 13/01/2024

Sou gay pelo skay
Que livro incrivel!!! Te trás uma sensação de conforto e te tira da sua resseca literaria

Eu realmente amei o livro, mais acho que o autos deveria melhorar no ponto do desenvolvimento do casal, por mais que não seja um livro focado nisso eu acho que o autor poderia dar mais atenção pra eles

Mais tirando esse ponto e um livro incrivel e que todos devem ler!!?

11/01/2024

Nem tudo o que reluz é ouro
Uma história emocionante sobre o poder da amizade e a importância da autoceitação. Sky Baker não esconde de ninguém que é gay, mas, em sua pequena cidade às margens do Lago Michigan, garantir que você é invisível é muito mais fácil do que ser você mesmo.

reflexão pessoal:
para mim o personagem Sky deixou a história um pouco cansativa demais, devido as diversas reclamações porque seus amigos estavam conquistando coisas enquanto ele não. ou, porque algo estava acontecendo com os outros e ele achava que era com ele.
porém, ao desenrolar a história, muitas temáticas importantes foram sendo trazidas para reflexão como a racial, a transexualidade, a homossexualidade, o assédio moral entre diversas outras temáticas.

é uma leitura fácil de ser realizada sempre precisar de grandes esforços para que seja compreendido, e o desenrolar da história onde o Sky se apaixona por outro que de fato gostava dele, mas ele nem tinha noção, traz aquela pitada de "era isso que faltava".

alguns plots twist também fizeram as coisas ficarem mais legais de serem lidas, como a professora ter entregue o anuário, os amigos do pai do Sky, e toda essa relação que ele não pode viver devido a idade e o encerramento de ciclo do pai.