Uma Questão de Química

Uma Questão de Química Bonnie Garmus
Bonnie Garmus

Resenhas - Uma questão de química

Paulo.Ratz 04/12/2022

Por essa eu não esperava!!
QUE LIVRAÇO!!

Tudo sobre essa história é foda! Cada escolha da autora, até o cachorro que faz reflexões sobre os humanos é tudo!

Me apresentou a uma personagem foda, me ensinou mais sobre mulheres em ambientes de trabalho dominado por homens e me deixou pensativo sobre cachorros que pensam.
Manuelle.Brandine 05/12/2022minha estante
Tbm dei 5 estrelas e favoritei, que livrão!

Lais 12/12/2022minha estante
Eu tô vendo o vídeo sobre esse livro. Te adoro

Brunna144 12/12/2022minha estante
Tbm achei essa história foda, um dos melhores do ano pra mim ???

MJGalvão26 12/01/2023minha estante
E o cara?! Largou ela? Por isso ela cria a filha sozinha?

MJGalvão26 12/01/2023minha estante
Já quero rs

Cristal.ber 29/03/2023minha estante
Tô lendo pq vc falou um monte, e meu Deus estou chocada! Livro muito bom.

Ray Delfino 10/05/2023minha estante
Li por sua causa!! É um dos meus favoritos! Perfeito esse livroo

Beatricets 02/06/2023minha estante
muito bom mesmo!!!!

MaAsa12 09/06/2023minha estante
Cara que livro foda! Simplesmente perfeito super recomendo, principalmente para as mulheres.

Guacira.GonAalves 17/07/2023minha estante
Também adorei!

Viviane.Ribeiro 21/07/2023minha estante
Estou lendo por sua indicação e pelo clube de leitura que participo, estou amando!

Débora 20/08/2023minha estante
Li por indicação sua e amei, esse livro é incrível, depois indica mais nesse estilo no seu canal

Liceli 21/09/2023minha estante
Livro SENSACIONAL! Queria apagar da memória pra ler novamente kkkk

Talititinha 26/09/2023minha estante
Está na minha lista de leitura, quero ler antes de sair a serie.

missbex 02/12/2023minha estante
Entrou fácil para meus livros da vida!!

Meire 12/04/2024minha estante
É maravilhoso! Soube que virou série na AppleTv.

Veridianne 17/04/2024minha estante
Que livro maravilhoso! ??????

@livresenhas 31/01/2023

Evelyn Hugo + Georgia Miller porém cientista
O livro conta a história de uma cientista que acaba sendo uma estrela de um programa culinário. É um livro com diversos pontos apaixonantes, jamais esperava que esse livro teria tantas camadas ;

Um livro sobre maternidade, sobre um relacionamento intenso entre cachorros e seus donos, sobre infância, sobre trauma, sobre abuso, sobre fé, sobre química, sobre ser mulher e sobre pessoas.

Que leitura mágica! Leiam!!!
Julya 31/01/2023minha estante
quando a liv da cinco estrelas para um livro é pq ele é realmente muito bomm

evermore 06/02/2023minha estante
PRIMEIRA VEZ Q VEJO UMA COISA DESSAS ACONTECER

anaethesix 09/02/2023minha estante
se a liv deu 5 estrelas pode ter certeza que é bom

Rosangela Max 22/12/2023

Adorei a história, mesmo tendo alguns pontos duvidosos.
Os questionamentos e as reflexões levantadas pela autora são importantíssimas, mas o que me desapontou é que a autora relacionou isso a uma protagonista com um perfil um tanto intransigente.
Não sei se a intenção da autora fosse fazer uma provocação em pró do feminismo, mas o feminismo já é visito de forma deturpada por um grande número de pessoas e apresentar uma protagonista que tem dificuldade em encarar certos aspectos da vida sem evitar imputar algumas ?neuras? (ao meu ver), acaba tornando-a uma personagem caricata.
Tirando isso, achei divertido em alguns momentos, me emocionou em outros. Também me encantei com a garotinha Madeline e com toda a sua inteligência e ingenuidade, tentando entender o conceito de família e como isto se encaixava na vida dela. Aliás, ela , o Calvin, a Harriet e o Seis e Meia foram que tornaram essa história boa pra mim. Eles ?roubaram? os holofotes.
Gostei muito da leitura e a recomendo.
Bianca 23/12/2023minha estante
eu amo esse!!

Alice 09/04/2024

Eu amei muito, é desconfortável ler tudo que ela precisou passar só por querer seguir o sonho dela sendo mulher, sobre todos os homens que se acharam no direito de abusar dela de muitas maneiras, mas ainda assim tudo foi narrado com uma certa leveza. Ótima escrita, personagens bem construídos. Seis e meia é o melhor de todos ????

Nelci 22/10/2023

Sabe aquele livro que você começa achando que é um romancinho e no final acaba chorando rios de tão lindo e profundo?? É esse
Jaqueline.Xavier 22/10/2023minha estante
Perfeito

Julia 22/10/2023minha estante
Tem hott?

Nelci 22/10/2023minha estante
Não tem hot só muito drama

Flavia_Lo 01/08/2023

Fui dormir muda e acordei calada
Eu fiquei meia hora sem dizer palavra. Fui dormir muda e acordei calada de tanto choque, tanta admiração e tanto assombro

Físicamente falando, nada nesse livro me chama atenção o suficiente para querer ler por livre e espontânea vontade, a capa (tanto essa quanto a do ebook) com ilustrações em cores chamativas e o título me remetendo a uma matéria que eu não entendia na época da escola.

Mas que surpresa maravilhosa, acompanhei várias resenhas positivas, mas nenhuma conseguiu traduzir 100% o que eu senti nesse livro, foi um misto tão grande de sentimentos que se alteravam de um parágrafo para o outro.

Me identifiquei, fiquei triste, fiquei feliz e odiei homens e a sociedade. Logo no começo parecia que a Elizabeth era uma amiga minha e que eu sentia todas as dores dela.

Fiquei feliz pelas atuais leis trabalhistas, me senti desesperançosa por não saber se ela falava de 1950 ou de 2023.

Esse me trás um apoio emocional, tem algo que nos une, as dezenas de situações que surgiram na nossa vida para nos diminuir, para nos sexualizar, para nos sentirmos menores e menos fortes.

Sou grata por todas vocês, que vieram antes de mim, que tinham que se provar diariamente, esperar sempre o pior e nunca serem minimamente reconhecidas.

A todas vocês que trabalham em ambientes corporativos, dominados por homens, em que não existe nenhuma perspectiva de crescer profissionalmente. A todas vocês que trabalham ou estudam em áreas de exatas e biológicas, vocês são fod@s de mais.

Enfim, essa foi uma leitura demorada, porque me fez refletir muito, me surpreendeu muito as reviravoltas. Beth e Mad são incrivelmente nerds e maravilhosas.

Obs. Nossa Evelyn Hugo da TV não desaponta em nada.
Alida.Ventura 04/08/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler depois da tua resenha. Ja deixei salvo. s2
Adoro livro que faz refletir, mesmo que demore um pouco mais, mas são os melhores.

Flavia_Lo 04/08/2023minha estante
Eu amei muito, que leitura gostosa e fluida

Maíra Marques 16/08/2022

É uma leitura leve e divertida, que aborda aspectos relacionados ao feminismo, à ciência (reconhecimento das cientistas, ciência como algo coletivo e individual) e ao divórcio. Tudo datado na metade do século passado, mas atual em muitos aspectos.
Lembrei da Mileva, mulher do Einstein, que o ajudou a elaborar as teorias e não teve o reconhecimento merecido. Lembrei de vários momentos em que fui (ou vi alguém sendo) silenciada, pelo fato de ser mulher.
Recomendo. O seis e meia é, até o momento, o melhor personagem do ano.???

Beeathriz 13/01/2023

Elizabeth Zott pq vc não existe de verdade?
Eu amei tanto esse livro que estou sem palavras. Peguei esse livro sem pretensão nenhuma e de repente eu me vi rindo, chorando e ficando indignada. Que história!
A Elizabeth é uma força tremenda! Eu amei, amei e amei.

fontbooks 02/02/2024

A BARBIE DA QUÍMICA ?
Nunca vou estar ao nível e nem ter palavras para me expressar sobre este livro e a série tbmm!! QUE OBRA
Elizabeth Zott mãe ??

chelsea | @chelseabarros 29/08/2023

UMA OBRA-PRIMA
Se você gostou de Evelyn Hugo vai amar a Elizabeth Zott.
Esse livro mostra a história de uma mulher forte e determinada a ser reconhecida por seu trabalho em uma época completamente machista. Além disso mostra os desafios da mulher na maternidade.
É uma história de uma mulher muito a frente do seu tempo, que não tinha quase nada a seu favor mas que se recusava a desistir e falhar.
É lindo ver como ela supera seus obstáculos e atinge seus objetivos, ao lado da sua filha, e do cachorro seis e meia. Ler esse livro foi como se eu estivesse torcendo para alguém da minha família, eu só queria ver ela sendo feliz!
Elizabeth, conte comigo pra tudo!!

Isabella658 29/04/2023

Um mix de sentimentos extremos e muito opostos!
Esse livro me deixou um pouco que sem palavras, apesar me fazer ter muitas reflexões sobre a vida. Mesmo que em algumas partes, mais ou menos no meio e um pouco pra frente, eu tenha ficado um pouco entediada com a leitura, esse livro está no meu top 10 livros favoritos desse ano. E olha que a concorrência está alta, esse ano devo ter dado mais 4,5/5 estrelas do que todos meus anos de skoob juntos.

É um pouco difícil de falar sobre esse livro porque trata de temas muito sensíveis, ainda mais pra mim que sou mulher. Tem várias cenas pesadas, que me deixaram extremamente triste e muitas vezes extremamente brava e indignada. A vida da Elisabeth é um desastre e uma mistura de tudo o que pode dar errado, juntando com a vida do Calvin que também teve uma infância difícil. Porém, quando eles se juntam, começa a ter um pouco mais de leveza, principalmente com a Madeline e Seis e meia em cena. Só que a história da Elisabeth prevalece e as dificuldades que ela enfrenta são muito semelhantes, se não iguais, às que enfrentamos ainda hoje como mulheres. Por isso, é extremamente relacionável. Ou esclarecedor, se você for um homem.
Não só as questões sociais, mas também religiosas são tratadas aqui e tem muita ciência envolvida, a clássica briga de ciência vs religião, mesmo que não sejam duas coisas opostas. Eu gostei muito porque é uma área que sempre me interessou e porque obtive muitas informações novas, principalmente sobre comidas e a química das refeições.
E é assim que, mesmo tratando de alguns gatilhos como est***o, su****io e o machismo em si, também tem momentos que são extremamente engraçados e muito reconfortantes. Acho que quase ri no mesmo nível que me estressei, e chorei no mesmo nível em que fiquei toda boba ou feliz com algumas cenas. É um equilíbrio perfeito de sentimentos, mas todos tão extremos, que demorei um pouco mais do que o normal pra ler. Isso porque a história em vários momentos te prende muito, é super difícil parar de ler, então daria pra ler muito rápido. Só que há alguns pequenos momentos mais tediosos e essas emoções extremas cansa um pouco a leitura.

Não achei algo ruim, pelo menos não o suficiente pra baixar minha nota 5, então facilmente o coloco como um dos meus favoritos. Super recomendo a leitura, ainda mais pelos personagens que são muito cativantes. Sou fã de personagens imperfeitos e todos eles são, todos eles têm alguma coisa ali que vai nos irritar em algum momento (menos a Madeline e o Seis e meia), mas isso é o que eu mais deixa eles reais, apesar da inocência da Elisabeth ser um pouco demais. Enfim, dê uma chance se já ficou interessado com a sinopse. E se não, eu te entendo, li só por recomendação e ainda assim valeu super a pena, mesmo não sendo uma sinopse que me atrairia. Então dê uma chance também.

Como a história é sobre a vida da Elisabeth, não acho legal contar muito do que acontece, mas vou deixar aqui algo que mais me convenceu a ler: o cachorro pensa e as reflexões sobre ele são as que mais me perturbaram!

Julia Manjko 16/11/2023

Um livro bem difícil de avaliar
Este livro é muito fluido , com uma escrita maravilhosa e uma história cativante. Impossível não amar a maioria dos personagens.

Mas na maior parte do tempo a protagonista beirou o insuportável. Como personagem ela é muito bem escrita , mas em certos momentos parece q só pegaram todos os tópicos lacração que existe e colocaram na personagem pra ela pagar de fodona. O que em um livro q se passa nos anos 60 é fácil, afinal ta todo mundo cansado de saber que era uma época difícil , ainda mais pras mulheres.

Achei o livro militante demais , de uma forma que para mim não agregou em nada. Em certos momentos eu só pensava: tá já entendi q nós mulheres só sofremos , cadê a história??. Ainda mais pq o livro não quer só militar com o feminismo , ele tbm quer ser militante sobre religião , família, ciências , local de trabalho , tudooooo.

Esse livro me fez pensar em como é importante conhecer a história e seus fatos, mas é bem mais produtivo focar no progresso do que ficar olhando o tempo todo pra situações que nos colocam em posição de vítimas.

Ser mulher não se resume a sofrer. ( Em certo sentido o livro mostrou isso , ponto positivo :) )

Apesar disso tudo, não foi uma leitura exatamente ruim kkkkkk Tirando esses fatos a história é bem escrita e divertida. Achei o plot bem ousado e deu muito movimento pra história, com certeza ajudou a despertar meu interesse.

Ra 09/10/2023

Simplesmente encantador
Meu Deus, como eu me apaixonei por esse livro. Se tornou um dos meus favoritos.
Eu devo dizer que achava que esse livro seria diferente, mais monotono e chatinho, mas ele é lindo demais.
Elizabeth Zott é uma cientista que lida com o machismo e preconceito na década de 1950 e 1960, ela é inteligente, linda, e sabe o que quer. Trabalha numa empresa e conhece Calvin Evans, um cientista famosinho, que é um destaque do escritório, os dois se encontram e passam a conversar, e surge um romance.
Após alguns anos, Elizabeth está criando sua filha e vive com um cachorro super especial, sério eu amei as partes do livro com os pensamentos do cachorrinho. A filha é muito inteligente, e elas passam a conhecer pessoas que fazem parte de sua família por amor.
Vamos acompanhando os dias delas e Elizabeth se torna uma apresentadora de culinária que ensina pela química.
O livro tem tantos ensinamentos, muito aprendizado, que nos tocam o coração e emocionam. Eu li várias resenhas, mas nada explica ou mostra o quanto eu amei essa história, eu recomendo esse livro a todos, mas principalmente as mulheres, para sabermos nossa força e o quanto somos capazes.
cachorro chupetão 09/10/2023minha estante
você me fez querer ler esse livro ?

Ra 09/10/2023minha estante
esse livro é lindo demais

helodoll 31/01/2024

Uma Questão de Química
Que surpresa maravilhosa! É um livro incrível que me cativou desde o primeiro capítulo. A autora tece uma trama envolvente, explorando temas complexos como machismo e preconceito, através da vida da cientista Elizabeth Zott na década de 1950 e 1960. A protagonista, à frente de seu tempo, enfrenta desafios no ambiente de trabalho dominado por homens. A história se desenrola de maneira surpreendente, proporcionando uma leitura repleta de reflexões sobre maternidade, relacionamentos intensos e a complexidade da vida feminina.

A narrativa oscila entre o presente e o passado, revelando camadas profundas e surpreendentes, enquanto personagens como o cachorro, que pensa e reflete sobre os humanos, acrescentam um toque especial à trama. Apesar de algumas cenas pesadas, o equilíbrio entre momentos tristes e engraçados faz da obra uma experiência emocionante. É mais do que um livro, é uma jornada que toca o coração, oferecendo aprendizados valiosos e destacando a força das mulheres. Leiam e se encantem com essa narrativa única e envolvente!