O Último Desejo

O Último Desejo Andrzej Sapkowski

Resenhas - O Último Desejo

Sara :) 20/10/2023

Comecei a lei por recomendação e não sabia o que esperar. Mas esse livro é muito bom, engraçado, divertido e prende a atenção. Já quero mais ??

Ju 16/10/2023

Foi um começo muito promissor, espero que continue assim. Adorei os contos. Geralt é tudo que eu esperava e muito mais, ele tem muito mais facetas do que na série.

Tiago.Costa 16/10/2023

Ao ver a série me estimulou para ler os livros, até aqui no livro a história está boa e interessante. Vamos ver os próximos.

Diná 12/10/2023

Finalmente
Faz muito tempo desde que vi um livro da saga The Witcher a venda... Antes mesmo de ser lançada a série da Netflix. Fiquei curiosa com a história, mas não estava disposta a pagar o preço do livro físico (??).
O livro tem um formato de "contos", como os romances de quadro (igual Vidas Secas) cujas narrativas estão conectados.
A sequência é sempre um capítulo narrando um serviço do bruxo e um que se passa durante sua recuperação após um serviço (que se chama A Voz da Razão).
O universo é apresentado na medida certa, sem longas explicações - o famoso "mostre, não conte".
Quem gosta de fantasia, como eu, vai se sentir bem a vontade... Nesse universo existem elfos, monstros, humanos e outras criaturas que costumamos ver nesse tipo de narrativa.
Geralt de Rívia é um bruxo, ou seja, um humano modificado que opera magias e tem o trabalho de matar monstros em troca de dinheiro. Porém devido a sua condição ele mesmo é visto como um monstro pelos humanos - um dos conflitos dele é justamente sua dualidade... Almeja ser humano, mas não é visto como um igual pelos outros humanos.
A narrativa é rápida, divertida e traz alguns questionamentos maduros sem ser piegas.
Mal vejo a hora de seguir lendo a série.

Jorge Luiz da Silva 11/10/2023

Eu me enganei ou fui enganado
Uma personagem em especial passou por situações tristes e complicadas, mas ficou no meio do caminho. Eu imaginava que ela fosse ser destaque até o final. Me enganei ou fui enganado pelo autor.

Bi 08/10/2023

Gostei muito de conhecer o Geralt do livro, que é muito diferente do Geralt da série, mas não consigo escolher qual gosto mais ou menos.
A organização da narrativa é muito interessante, por mais que tenha me deixado confusa. É qualquer coisa menos cronológica, só consegui me localizar porque já tinha assistido a série, n que esta seja muito cronológica também.
No livro o Geralt tem muito mais personalidade e senso de humor, sem falar na relação dele com o Jeskier que parece bem mais saudável e recíproca. Uma coisa q me chamou MUITA atenção foram as referências a contos de fadas. Vários deles, em momentos aleatórios do livro, apareciam como exemplos, sem destaque nenhum, como se fosse easter eggs. Essa naturalidade faz parecer que todos eles fazem parte desse universo, por mais q nada seja dito com clareza. É uma leitura bem fácil, divertida e tranquila. Recomendo bastante.

Mileni.Andrioli 08/10/2023

The wicther I - O último desejo
Comecei essa leitura por ter me apaixonado por esse bruxão na série, e não tenho o que reclamar.
No começo achei difícil me localizar sobre o que estava acontecendo, não sei dizer se ter assistido a série antes mais me ajudou ou mais atrapalhou nesse quesito...
O livro é dividido em capítulos como se fossem episódios de uma série, e não fatos sequenciais, mas depois de alguns capítulos nos adaptamos a leitura e ela fica mais fluída.
Amei as descrições de combate e me senti literalmente como assistindo um filme na minha mente...
Ansiosa para o próximo

Izabella 05/10/2023

As proporções são convencionadas e as fronteiras imprecisas.
Estava procrastinando a leitura desse livro e agora nem imagino porquê disso, já que adorei e foi uma leitura fluida.

O livro não é cansativo e o tom sarcástico de Geralt contrasta muito bem com o tom mais sombrio da série. ?

Sempre adoro quando durante o livro vem uma passagem que explica/dá significado ao título do livro e com esse não foi diferente. Entender como o último desejo será importante para a condução da história foi ótimo.

Estava com uma preguicinha de ver a terceira temporada da série na Netflix, mas a leitura me deu ânimo para imergir nesse universo mais um vez, mesmo ciente das alterações.

Wagner Fernandes 20/09/2023

Típico "seriado" dos anos 90
Eu não conhecia o universo de The Witcher. Sei que há uma série na Netflix, mas não me interessei.
A história (ou as histórias) é razoável. Muito superficial, muito diálogo, pouco cenário (exceto o básico do RPG medieval: tavernas, florestas, pântanos, calabouços e palácios - com o mínimo de descrição, a propósito).
Me lembrou seriados do tipo "Hércules" e "Xena". Personagens sem rumo vagando pelo mundo de vilarejo em vilarejo e enfrentando a cada episódio um vilão diferente. Cenário e roteiro pobres.
Chega a ser um universo interessante e lembra "Once Upon A Time", com todas essas referências a contos de fadas e mitologia: Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Rapunzel, Cinderela, o Gênio da Lâmpada; vampiros, lobisomens, etc. Mesmo com toda essa bagagem, as histórias são rasas. A última até foi interessante. Apresentou a bruxa Yennefer e explicou sua relação com Geralt, que ele menciona desde o início do livro. Foi o melhor dentro da média geral.
Não é de todo ruim. Pretendo ler os seguintes, já que tenho até o volume 4.
O livro é um compilado de contos publicados numa revista polonesa. Talvez por isso a superficialidade da narrativa. Por outro lado, a curiosidade é alimentada e queremos saber mais sobre esses personagens misteriosos: quem é Geralt? De onde surgiu? Por que se tornou um caçador de monstros? E Yennefer? Qual o passado dela e o que a fez ser o que é?
Acho que ainda assim vale ler a sequência.
Mas para "O ÚLTIMO DESEJO" eu dou nota 3,0.

citraterranova 20/09/2023

Tava me sentindo orfã dos meus pais (geralt e yen) e o livro é ótimo! tem referências à contos, tipo a princesa e a ervilha, mas vindos de outra cultura e foi legal ler. algumas explicações demasiadamente detalhadas e irrelevantes (pra mim) me incomodou, assim como a divisão do livro, mas eu gostei muito dos personagens (geralt, jaskier, yen e nenneke) e das partes em que o geralt tava trabalhando.

Gisele 16/09/2023

O livro conta as aventuras de Gérard, assisti a série e neste livro foi esclarecedor o que se passou na série muito parecido e com mais detalhes. É UM CONTO BORA PRO 2° LIVRO.

Gabriel2295 12/09/2023

Maravilhoso
Livro extremamente imersivo e divertido, você não cansa e quer saber o que acontecerá a cada capítulo finalizado.

LuizHenrique_VF 08/09/2023

Sapkowski escreve incrível bem!! A série é muito semelhante ao livro. Cada parte é perfeita. Temos que ter atenção aos tempos do livro que - para mim - são menos cronológicos e mais psicológicos. Parece-me que são três linhas do tempo. Leitura fantástica, quero muito continuar com essa saga!

Gaby 08/09/2023

A lei da surpresa
Eu li o primeiro livro depois de ver a série, gostei de como eles fizeram a série e de como as histórias são contadas no livro, gostei dos contos, é muito divertido de ler. Adorei muitos personagens. Pretendo continuar os livros, só não sei quando irei finalizar tudo.