Romance Real

Romance Real Clara Alves

Resenhas - Romance real

anna.juliax 27/04/2024

Sempre quis ler tanto esse livro mas me decepcionei

Achei a protagonista muito chata, só batia na tecla sobre o pai, não pensava sobre suas atitudes e achava que o mundo girava em torno dela.

Tive vontade de largar o livro em muitos momentos, mas enfim a história é boa porém não me prendeu muito, acho que poderia ser melhor.

palomamyo 27/04/2024

Com quase 30, quase surtei
O livro é muito bem escrito, todo bonitinho, e por mais que seja clichê e repita muita coisa que a gente já viu, a narrativa se esforça para incluir elementos originais. O problema é que depois dos 25 a gente não lida muito bem com adolescente.

Dayana, mulher, tem algum dia que você tá bem? Dayana me arrancou todo e qualquer resquício de felicidade, e mesmo quando eu deveria sentir empatia por seu luto, tudo o que consegui sentir foi raiva! Todo mundo lidando com vários problemas ao seu redor, porém lá estava ela pronta para fazer com que tudo sempre fosse sobre ela! Cheia de atitudes egoístas e impulsivas que aos 17 anos não dá mais! Tudo bem agir assim quando se tem 12 ou 13 anos, mas 17?? Não sei se o problema sou eu, talvez até seja, que aos 17 anos vivia uma realidade que não me deixava ter tempo para pensar em mim mesma.

Dayana, sabe o que é pior que perder a mãe? Perder a filha! E quando foi que você pensou no que seus avós sentiam? Nascemos preparados para perder nossas mães um dia, mas é absurdo pensar em perder um filho, ninguém se prepara para isso! Mas não, tudo tem que ser sobre você!

Bem, espero não irritar ninguém com minha opinião, só precisava desabafar sobre o quanto Dayana me deixou de cabelo em pé com seu comportamento.

isabelawords 24/04/2024

Essa é uma história que a Isabela adolescente adoraria ter lido. Mas realmente me deixou com o coração quentinho. Clara escreve sobre luto, abandono parental, gordofobia, saída do armário de uma forma muito peculiar e sensível. Em alguns momentos me identifiquei na história com o sentimento da protagonista, em outros momentos tive vontade de gritar com ela e mostrar o que era o certo a se fazer,
. Mas, é fato que a arte imita a vida, e o que seria de Day e Diana se não fizessem umas besteiras adolescentes??? Nem sempre a gente faz a coisa certa e é sempre bom ver personagens imperfeitos. Amei cada segundo dessa leitura. Estou bem feliz por ter finalizado.

Luna309 23/04/2024

Romance Real foi meu primeiro contato com a escrita da Clara e posso dizer que eu gostei bastante, a leitura do livro foi bem tranquila e rapidinha que nem vi o tempo passar.
Inicialmente, achei que a proximidade da Dayana e da Diana aconteceu meio rápido pela forma que elas se conheceram, e achei que acabou tendo mais foco em outras questões do que no romance delas em si, mas ainda sim eu gostei bastante de ler elas juntas e achei super fofo.
Não vou mentir que a Dayana me irritou em alguns momentos, achei algumas atitudes dela meio.... imaturas (?), ainda mais em relação a Lauren e a Georgia que não tinham culpa nenhuma pelas ações do Roberto. Posso entender que as pessoas reagem de formas diferentes a situações delicadas como a dela e essa foi a maneira que ela lidou, mas realmente me frustrou um pouco a forma que ela tava agindo no começo. PORÉM, achei que ela amadureceu bastante, o que me agradou. Além disso, a forma que o luto da Day foi abordado mexeu muito comigo. Eu não esperava chorar, mas chorei bastante e depois que comecei, não conseguia mais parar.
Quero dizer também que a Lauren foi a minha personagem favorita do livro!! Achei ela super divertida e soltei umas risadinhas sempre que ela aparecia.

"Eu só queria dizer... que sou apenas uma garota, parada na frente de outra garota, pedindo a ela que a ame."

templodamah 22/04/2024

A Clara é uma ótima escritora, amo as histórias dela...
Nada melhor do que um romance lésbico misturando a família real.

Tayná 22/04/2024

Simplesmente prefeito!! A parte ruim e nao poder ler como se fosse a primeira vez novamente.

O tanto que esse livro me fez sentir é inexplicável.
Me apaixonei na história, pelas personagens e inclusive na escrita da Clara Alves!

Chorei bastante ao longo da leitura por me identificar muito com a nossa queria Dayana, mas creio que seja algo pessoal.

Recomendo muito, todos deveriam passar por essa experiência!.

cafeteria_ 21/04/2024

Chorei horrores
Romance real conta a historia de Dayana, uma menina que sempre foi apaixonada por Londres, viciada em One Direction e ela e sua mãe eram apaixonadas em acompanhar tudo da vida real.
O livro é simplesmente perfeito! Surtei praticamente a cada pagina que virava. Serio, apenas leiam!

Elly 20/04/2024

Uma pequena sáfica
Um romance sáfico escrito por uma autora nacional era tudo que eu precisava para ser mais feliz. As pequenas referências ao Brasil, coisas e expressões que não podem ser traduzidas, traz um quentinho para o peito??.

Sabis 20/04/2024

Romance Real
Eu normalmente não costumo ler romances sáficos, mas decidi dar uma chance para esse por ser muito bem falado pelas minhas amigas e eu NN ME ARREPENDO NADA, PQ O LIVRO É MUITO INCRIVEL

jguarino 19/04/2024

Esperava mais
Tinha uma certa expectativa por ter lido conectadas, mas esse livro eu achei bem chato. a temática da realeza não me pega muito e os temas abordados são não tem tanta profundidade

Rooh.Souza 15/04/2024

Paixão, descobertas, One Direction e relações familiares.
Eu sou muito suspeita em falar sobre a escrita da Clara Alves, sou genuinamente apaixonada na forma que ela escreve e em Romance Real não foi diferente.
Esse livro tem muitas camadas, principalmente relacionado a relações familiares, é um livro que vai sim prender a atenção e fazer você passar por muitos sentimentos referente a protagonista, a Dayana é uma querida, mas no ínicio achei ela bem chatinha pela forma como ela tava lidando com tudo na sua vida e como ela agia com as outras pessoas. Mas logo depois a gente vai conhecendo todas as sensibilidades dela e o momento delicado que ela está passando.
A culpa e a dor da perda mudam completamente a forma como Dayana enxergava o mundo, e um dos pontos que mais destacaria é a forma como a Clara fala sobre o luto, depois dos 70% do livro eu passei a chorar com grande frequência. Quando ela teve a OUSADIA de citar ?Two of us? do Louis ela foi muito pilantra, e como eu me odeio muito, li o capítulo todo com ela no repeat.
A relação com o pai, com os avós, a reconciliação com as amigas, a despedida da mãe e a compreensão do luto, a tentativa de perdão próprio e para com os outros, tudo isso foi lindo e sensível e me arrancou TANTAS lágrimas.
Eu esperava um romance arrebatador, cheio de declarações e plots bem construídos, e eu recebi muito isso (principalmente das declarações, a referência a ?Um lugar chamado Notting Hill? me fez querer GRITAR). mas, no fim sinto que o livro é muito mais sobre lidar com o luto e o sentimento de perder uma parte sua, sobre as relações familiares e a dor que elas podem causar, sobre a importância da amizade e do perdão. O relacionamento tá lá e é lindo e encantador, mas é muito mais que isso.

PS: Se vc é fã de 1D, VOCÊ VAI AMAR ESSE LIVRO!!

Dryele.Ferreira 14/04/2024

Li na época errada
Eu teria amado muito se tivesse lido com 14, 15 anos. Agora, perdeu um pouco a graça. Me senti meio vendo novela do SBT. A história é legal, as protagonistas também, a questão familiar é bem feita e a ambientação em Londres é maravilhosa
Nada de errado com o livro, só queria ter lido antes mesmo

Bedim 14/04/2024

Romance real
Nem muito ruim nem muito bom.
Eu n sei em que classificação posso encaixar essa história que n me conquistou mto bem por um único MTO importante. A personagem principal.
Desculpa, sei que ela está passando por um momento fodido na vida, mas a Dayana é mimada sim, e podemos ver isso nos próprios flashbacks que temos durante o livro. Sei que a personagem muda, mas eu passei o livro todo revirando os olhos com a chatice e com o jeito que ela leva TUDO no pior lado. Tudo nela me irritou, e no fim, quando ela decide virar gente, eu já estava com tanta raiva da narração dela e de certas atitudes que eu continuei com raiva.
Tirando isso, o plot n é surpreendente mas é legal, o romance desenvolvido é mto interessante e os personagens ao redor da Dayana fizeram esse livro valer a pena. Além de que, a escrita da Clara alves foi oq me fez terminar a obra, já que, é bem leve e fluida.
Espero que o próximo livro dela tenha uma narradora melhor

Matthew.Ingrid 13/04/2024

O LIVRO É LINDO.
Vamos falar o primeiro fato lindo e maravilhoso:
A Clara alves sabe o que tá fazendo.
Sou fã de carteirinha da Clara alves, já li conectadas e como presente de aniversário, pedi o livro "Romance real".
Protagonismo LGBT? Aqui temos!
Família com problemas? Temos também!
Mistérios e revira voltas que você não esperava junto com um romance sáfico fofinho? É literalmente o que o livro tem para te oferecer!

Eu acho incrível que o livro todo tem músicas do One Direction no início dos capítulos (inclusive, caso você tenha spotify, pesquise: "Uma música da 1D para cada capítulo de RR", além de ser uma playlist oficial da Clara alves, tem todas as músicas na ordem certinha!)
A capa do livro é linda, e todo o livro tem uma estética blogs de fofoca, já que aparece várias páginas para contextualizar o que tá acontecendo em geral na família real.
Tem alguns filmes que é citado no livro, mas não sei se eles são reais, então... se ver o título de um, se sinta a vontade pra procurar e ver depois

É uma história fofinha, parecendo mais um filme de novela da tarde, não tem homofobia, então não fez eu ficar muito mal lendo.
Os cenários brasileiros e londrinos são reconfortantes, os personagens são bem escritos e você se sente na pele da protagonista, Dayana, na maioria das vezes.
Recomendo muito que leiam!