Romance Real

Romance Real Clara Alves

Resenhas - Romance real

Let 03/06/2022

O conto de fadas que toda sáfica merece!
ESSE LIVRO ENTREGOU TUDO! Protagonista bissexual, negra e gorda? Temos! Representatividade pansexual? Também! Conto de fadas moderno com direito a final feliz? Temos! Assuntos sérios e importantes como gordofobia, luto e abandono parental sendo tratados com responsabilidade? Sim!

Romance real foi tudo que a Letícia adolescente queria ter lido. Tanto tempo vendo filmes/lendo livros sobre realeza sem nunca me ver ali, sabe? Pensando que contos de fadas e felizes para sempre não eram para garotas como eu, que se apaixonavam por outras garotas. E esse livro foi o abraço que eu precisava.

Clara se superou mais uma vez! É um romance perfeito pra quem gostou de VBSA com todas aqueles furos sobre a família real; e Sua Alteza Real, com as grandes demonstrações de amor e princesas sáficas.

Me apaixonei pelas personagens, amei a evolução da Day, CHOREI HORRORES com as cenas da mãe dela e VIBREI de felicidade com o final. Devorei esse livro de tão fluída que é a escrita. O que mais dizer? LEIAM!
brenninho 12/07/2022minha estante
que resenha fofa

Maria 12/12/2022minha estante
Qual é a classificação indicativa do livro ?

Maria 12/12/2022minha estante
Qual é a classificação indicativa do livro ?

Anabelly 27/12/2022minha estante
Maria, se eu não me engano é 12 :)

olivia.quartim 04/02/2023minha estante
GENTEEEEEEEEE q livro incrivel mds, eu chorei, eu ri, eu surtei, serio, e maravilhoso, super representativo e fofo, recomendo super

Ryan 21/05/2023minha estante
Livro muito bom e alguns dos primeiros livros que li a leitura e super fluida e muito boa a história

anvenus7 04/08/2023minha estante
criei muitas expectativas pra esse e graças a nossa querida Clara Alves, todas foram atendidas.

TainA339 01/09/2023minha estante
Ainda bem que eu comprei, tava com medo de ser um livro ruim

Montanheiro 26/09/2023minha estante
O livro é perfeito mesmo, eu senti mesmo o prazer de estar lendo, e acho q foi o primeiro livro que tive coragem pra fazer marcações, pq tem tanta coisa fofa e reflexiva

julia4327 16/04/2024minha estante
Serio deu vontade de comprar o livro só pela sua resenha mdsssssss

camii 26/06/2022

"Eu era a garota mais sortuda do mundo."
Eu tava esperando um livro clichê entre uma menina que doi abandonada pelo pai e uma princesa, mas o que eu recebi foi MUITO MAIS QUE ISSO!!

Esse livro trata sobre assuntos tão necessários e importantes que foi muito bom ler. Ele mostra a importância da afetividade entre as famílias mesmo com todos os personagens tendo uma realidade e passado super diferentes, a autora mostra as dificuldades que todos passam, fazendo com que o leitor entenda e sinta os sentimentos dos personagens e suas reais intenções, tanto que ao decorrer do livro fui mudando minha opinião de cada personagem várias vezes KSKSJSBSHS

O jeito que a autora apresenta a comunidade lgbtqia+ nos seus livros é incrível, o carinho e o cuidado que ela teve para escrever cada detalhe da história e principalmente do casal é notável :))?

Os sentimentos dos personagens são muito fortes, pela escrita eu consegui ver a raiva e a frustração de cada vivência dos personagens. O livro tem muitas reviravoltas inesperadas (de vdd), muita emoção e brigas ??

(faz tempo q eu fiz a minha última resenha ent dsclp se está ruim) ???????
eelis 26/06/2022minha estante
TÁ MT BOMMMM MANO, AMEI A RESENHA??

eelis 26/06/2022minha estante
ok eu preciso ler esse livro

camii 26/06/2022minha estante
OBGG LISS????
precisa ler msmmm

cecília 27/06/2022minha estante
sdd das suas resenhas!! ficou perfeitaaa ?

camii 27/06/2022minha estante
@Cecília MT OBG AMGG!!??
Eu tô lendo mt pouco livro ? e quando eu leio eu fico sem vontade de fzr resenha sabe? Mas vou tentar fzr maiss ??

Cleiber 04/10/2023

Deus
Tem muita coisa pra falar sobre esse livro, então prepare a pipoca.
QUE PERSONAGENS CHATOS!!!! Sério, nunca vi pessoas tão irritantes e bobas na minha vida igual esses personagens, meu Deus! Tudo bem que eles estão passando por vários problemas familiares e sociais, mas o jeito como eles se comportam e a forma como agem perante a qualquer coisinha é muito desagradável! As personalidades deles não me agradaram em nada, e o desenvolvimento pessoal deles é péssimo. Toda vez que termino um livro, fico pensando: "como vou viver sem esse personagem?, como vou viver sem aquele personagem?". Mas isso não aconteceu nesse livro. Eu vou viver muito bem sem eles, pois não me apeguei nem um pouco.
Falando em desenvolvimento, eu acho a história forçada e esquisita. O casal principal se conheceu de uma forma muito aleatória, ok. Mas acontece que nem pra fazer perguntas lógicas a protagonista foi capaz de fazer, e depois de uma fuga super louca elas do nada vão pra uma cafeteria?????????????? Sério, qual é o sentido? Eu também não gosto do jeito que é tratado o relacionamento das duas, porque elas nem se conhecem direito e já acham que vão viver juntas e felizes para sempre. E então tem aquelas cenas delas que, meu Deus. É IR-RI-TAN-TE!
Eu reconheço que a autora se esforçou muito pra abordar temas importantes na história, porém a construção de alguns temas me incomodaram muito. E parece que, em muitos momentos, a autora não quis se aprofundar muito nesses temas, o que é decepcionante.
Os diálogos são péssimos, o enredo é corrido e estranho; quase tudo me incomoda nesse livro. Acredito que a única parte boa é a escrita da autora (é impressionantemente boa).
Lembrando que essa é a MINHA opinião. Não quero ofender ninguém com esse texto, além disso, eu acho que tenho um mau gosto incrível, pois realmente poderia ter sido uma leitura fenomenal. Tá tudo bem se você gostar ou não, o importante é o respeito.
manu 12/10/2023minha estante
concordo muito com você!! tô no meio do livro e já não aguento mais. Pensando sinceramente em desistir de tanta raiva que eu tô passando principalmente por causa da Dayana. Parece que ela acha que tem razão e todos tem que aguentar as bravezas dela por ter um passado ?difícil?

Cleiber 15/10/2023minha estante
Sim!!

h4gatha 27/10/2023minha estante
concordo com tudo menos com a parte da "escrita impressionantemente boa", porque muitas vezes me senti lendo uma fanfic escrita por uma menina de 12 anos no wattpad

Cleiber 28/10/2023minha estante
Kkkkkk

gabi 07/11/2023minha estante
falou tudo!!!!!!!!!

Cláudia 02/08/2022

Segundo livro da Clara Alves que eu leio, e tenho que começar dizendo que amo quando uma personagem tem o meu nome, e aqui temos a Diana, interesse romântico da nossa protagonista Dayana.
O casal é fofissimo cheio de química e bem desenvolvido, apesar disso senti que o livro não foca no romance, aqui ele vem mais como um brinde, a cereja do bolo para uma história incrível, com uma carga emocional enorme focada em dramas familiares e na jornada de superação ao luto da protagonista, o que chocando um total de 0 pessoas arrancou várias lágrimas da manteiga derretida aqui.
O livro é repleto de representatividade e referências a cultura pop (alô directioners de plantão esse livro é um prato cheio pra vocês), com escrita fluída e capítulos do tamanho perfeito, essas 260 páginas são uma ótima indicação para curar aquela ressaca literária que não quer ir embora.
motosserra666 02/08/2022minha estante
me conquistou na parte do directioners, me deu mais vontade de ler

Cláudia 02/08/2022minha estante
E se eu te disser que no início de cada capítulo tem o trecho de uma música do grupo?! ?

motosserra666 02/08/2022minha estante
MENTIRA!?? começaria a ler agora se eu tivesse ele em físico, que tudo! ansiosa dms

Cláudia 02/08/2022minha estante
A espera vai valer a pena, espero que goste da leitura ??

teentitans 20/05/2022

decepção real
eu gostei tão pouco desse livro que não sei por onde ajeitar meus pensamentos e começar as reclamações.

na verdade, eu não gostei do livro. nada. nadinha. nem as referências a one direction me fizeram esboçar qualquer tipo de reação.

mais uma vez caí no conto da capa bonitinha e sinopse interessante e me dei muito mal. se eu tivesse lido essa história, sei lá, em 2012, talvez eu gostasse, mas é bem provável que nem a maria de 13 anos curtisse.

normalmente eu bato na tecla de que comparar livros com fanfics não é ruim e pejorativo, mas, nesse caso, eu só consigo comparar romance real com aquelas fics ruins com força, cheias de clichês bobos e personagens sem educação que justificam a grosseria dizendo que é a personalidade ou algum trauma que ninguém tem a obrigação de conhecer.

a personagem principal é insuportável do início ao fim - extremamente grossa (sem justificativa por mais que ela tenha um passado tristinho e etc que não adianta nada pq é explorado de um jeito bem ruim), egoísta, puro suco daquelas meninas: o mundo me odeia então eu odeio o mundo.

o enredo não é grande coisa também, entregando uma bobeira super entediante que não me fez torcer pelos personagens. pelo contrário, eu comecei a desejar que todos se dessem muito mal e o livro acabasse assim.

eu amei a escrita da clara alves em conectadas, mas precisaria forçar muito pra dizer que romance real mantém o nível da obra de estreia da autora.

eu só não cancelei a minha compra do livro pq a amazon já enviou o exemplar.

péssimo. horrível. personagens rasos e, mais uma vez, bobos em todos os aspectos.
Larissa3491 20/05/2022minha estante
Adoraria discordar, mas concordo totalmente :( esperava bem mais desse livro também

Helena1004 26/05/2022minha estante
amg, escolhe com carinho as palavras que vai usar ??

teentitans 26/05/2022minha estante
@lenavign poxa amg eu nem falei nada demais

pedropdr 15/06/2022

autora me decepcionou
tendo lido conectadas eu esperava um pouco mais desse livro, achei fraquinho, a personagem principal me irritou, okay eu entendo tudo que ela ta passando e todos os problemas dela, mas me irritou, eu nao shippei o casal, nao boiolei, nao morri de amores, nao me conquistou sabe, mas nao vou mentir que o cenário londrino e a parte da realeza foram muito legais (foi a unica parte que eu gostei na real jkkkk) eu amo esses tipos de plot ent isso me conquistou
e eu tambem amei a construção da lauren e da georgia, amo bons relacionamentos com familias agregadas, isso foi bem fofo mas l nao eh um livro que eu recomendaria
joi 15/06/2022minha estante
pensei que só eu n tivesse gostado da dayana. que menina chatinha

Livros, Séries e Brigadeiro 25/06/2022minha estante
Eu fui comentar que não estava curtindo muito a Dayana e basicamente mandaram eu não julgar pq ?não sabia? o que ela estava passando. Não é fácil encarar o luto e a experiência traumática tende a nos deixar desagradáveis (lembro de Lendários, que aborda o luto muito bem), mas eu fico pensando se a Day estava insuportável por ser um pouco egocêntrica mesmo. E olhe que tô no início do livro, +/- em 10%

joi 26/06/2022minha estante
sim!! eu tentei entender por conta do luto, mas fica difícil quando ela não permite ser diferente

73 26/04/2023

Esperava mais!
Sinceramente, fiquei parcialmente decepcionada com este livro! Inicialmente, queria ler por conta das referências à One Direction, porém, no fim, está foi a única parte boa do livro?
A personagem principal, Dayana me estressou completamente durante toda a história, seu temperamento exaltado, explosivo e exagerado não me agradou. Ela gritava com todos como se estivesse sempre certa, mas não estava.
No fim, a história me prendeu, porém os plots eram muito previsíveis.
caio_hlb 27/04/2023minha estante
Ler na minha aula até tudo bem, agora ler livro ruim??? Que absurdo

laura 29/04/2023minha estante
tava com uma baita vontade de ler ?agora nem sei se vou mais

73 30/04/2023minha estante
não é ruim amg, só me irritei mt com a personagem principal, a história continua sendo linda

Lavignia 27/07/2022

Romance real
Eu amei esse livro, Juro. Não consegui parar de ler, é uma leitora bem gostosinha e fácil de fazer?

Gostei muito dos personagens ( Georgia supremacy ??).

Enfim, virou uns dos meus livros favoritos
Gabriela Vianna 27/07/2022minha estante
Essa capa é muito linda

isabelle 27/07/2022minha estante
meu deus eu odeio a georgia, mesmo ela tendo pedido desculpas sei la mto inconveniente

Lorena.Geovanna 20/08/2022minha estante
realmente dava pra ter falado mais dessa volta, e mandar o heitor ir se fuder, mas é PERFEITO

camila 20/08/2022minha estante
janskwkwkwkwjwow sim

Suh 08/07/2022

Tem que entender ...
Vi muita gente criticando a protagonista pela sua personalidade, comportamento... eu só posso dizer que se tivesse 17 anos , perdido minha mãe, fosse obrigada a morar com um pai que abandonou a gente, a esposa dela (que é a outra ) , a enteada dele ( que ele sempre tratou como filha , em vez de cuidar da própria) , EU SERIA BEM PIOR , e foca no " bem pior".
A magoa não é algo facil de abrir mão.
bru.bookss 14/07/2022minha estante
EXATO!!!!!!!! O povo criticando o livro pelas atitudes da Day é o mesmo q acha q a vida é uma bolha onde tudo e todos são perfeitos

Suh 14/07/2022minha estante
Todo mundo quer que personagens de livros de romance sejam perfeitos, vey a vida não é assim.

Pudim.Frango 20/06/2022

Romance real
Há pouco tempo, seu maior sonho era visitar o país da One Direction, sua banda preferida, mas agora ela tem certeza de que está vivendo um pesadelo. Depois de dez anos sem encontrar o pai, ela se vê obrigada a morar com o homem que a abandonou, a mulher dele e sua filha ? a família perfeita que Dayana nunca teve.

Bom, o que dizer... Eu não sei muito bem como começar. Talvez, se precisasse descreve esse livro com uma palavra, seria: decepção.
Uma coisa que eu não posso negar é que a escrita é superfluida, mas de ponto positivo, acho que foi isso mesmo, infelizmente. Não consegui me conectar com nenhum dos personagens, nenhum mesmo, além de que:
A protagonista é INSUPORTÁVEL.
Por quê? Pra começar, ela é extremamente egocêntrica e egoísta, porque tudo que acontece é por causa dela, culpa dela ou para ela, não existem outras pessoas e todos tem que viver em função DELA. Além disso, ela é extremamente inconsequente e não mede NENHUMA das suas ações, e isso não foi só no começo, foi até as últimas páginas do livro. E, só pra fechar com "chave de ouro", ela não encara nenhum dos problemas dela, e pasmem, ela joga a culpa nos outros.
Mas parando de falar da Dayana, vamos pra outros pontos do livro.
O romance, pra mim, foi muito rápido e sem gosto. Foi só a Diana cair em cima da Day que já tava toda apaixonada, e depois disso não sabia mais do que falar: Diana ou OneDirection (o que volto pra falar mais tarde). E na boa, se alguém fugindo do FUCKING PALÁCIO caísse em cima de mim, eu definitivamente não ia atrás da pessoa, mas dessa criatura eu não duvido mais nada. Mas, voltando ao romance, foi algo que pra mim soou totalmente utópico e irreal, sem graça e sem sal.
As atitudes da Day é outro ponto que me incomodou muito. Ela agia sem pensar nas consequências, e quando as consequências surgiam, ela fugia ou botava a culpa em alguém. Acho que a resolução do conflito principalmente foi muito facilitada pro tamanho da bomba que ela armou. E sem contar todas as vezes que ela não deu oportunidade para as pessoas se expressarem, ouviu uma coisa, interpretou de um jeito totalmente diferente do que era e surtou. Sério.
E sobre o OneDirection: que menina INSUPORTÁVEL SENHOR, eu tenho medo de parecer assim falando das músicas que eu gosto. Parece propaganda da resso no tiktok, tá rolandi alguma coisa e do nada "ah, mas deixa eu abrir a minha playlist do 1D aqui", juro, eu tô o puro ódio.
Em resumo, estou decepcionado. Gostei muito do primeiro livro da Clara, e não tinha como criar expectativas sobre essa história, mas acho que criei demais (ou o livro é ruim mesmo), e agora cheguei a conclusão: esse livro pelo menos me tirou da ressaca, porque preciso urgentemente ler algo melhor do que isso ?
Não sei se darei chance para um próximo livro da autora, já que esse foi uma ?ogiva nuclear?
pitypooralfie 28/06/2022minha estante
TUDO o que eu pensei e mais um pouco lendo esse livro. A cada referência a 1D eu me contorcia de vergonha alheia.

Pudim.Frango 11/07/2022minha estante
fernanda, nossa SIM, plmds

chavsmanu 02/07/2022

o livro que me tirou da ressaca!
O que falar sobre ele e quem o escreveu? não nego que a Clara é com certeza uma das minha autoras favoritas então isso tem sim uma leve influência no meu senso crítico mas tudo bem. É um livro leve, assim como conectadas, e agora acredito que esse seja sim o objetivo dela com seus livros/contos.
A história é bem movimentada, por mais que seja um livro curto, cada capítulo tem uma briga, algum acontecimento importante, personagens novos? Além de abordar assuntos importantes como gordofobia, abandono familiar, fibromialgia e outros, ele tem um romance muito envolvente e que prende nossa atenção por mais e mais delas duas.
Passei a gostar desse universo literário com ?Conectadas?, também da Clara e agora um outro livro dela mas que me tirou da ressaca. Clara eu te amo demais, saiba que meu dinheiro é todo seu!
eelis 02/07/2022minha estante
arrasou na resenha, TÁ MT BOM?
Clara alves>>

chavsmanu 04/07/2022minha estante
AI OBRIGADA (sim amo a clara!!

m.arih 13/10/2022

Cura de ressaca literária!
Uma leitura tão rápida, leve e gostosa! Só li livros nacionais quando eu era mais nova, e com esse livro me arrependo horrores por isso. A escrita da Clara é uma delícia, nem percebe o tempo passar! Dei muita risada e o momento da encrenca me deixou toda afobada! Tiro meio ponto por não ter uma afinidade com os personagens e por não ter uma descrição tão clara dos ambientes, mas com certeza esse livro tem todo meu coração!
borgatto 13/10/2022minha estante
Romance real não tem erro nenhum! Esse livro é incrível, oq fez você não dar 5 estrelas?

m.arih 24/11/2022minha estante
menina eu sou bem exigente com as descrições, aí eu não dei 5 por elas não serem tão claras, mas é uma leitura tão gostosa, amei tudo!!!

Suzi 10/09/2022

E temos personagem gorda sim!!!!
Não me canso de falar o quanto é NECESSÁRIO personagens femininas gordas na literatura. Eu como uma garota gorda, simplesmente amo me identificar com isso durante a leitura. E algo que me chamou muita atenção nesse livro, é o fato de a personagem se amar sim apesar de algumas questões que ela ainda enfrenta. Por exemplo, uma das minhas partes favoritas do livro é quando aborda a dificuldade de encontrar roupas adequadas pro nosso corpo. E que a personagem também já se sentiu mal com isso no passado, de não achar roupas bonitas que vestisse bem nela.

As vezes eu só quero ler sobre uma menina gorda que se ama!!! Apesar de ser importante também retratar a realidade que nem toda pessoa gorda se ama, eu quero ler sobre personagens que eu possa me inspirar e querer ser igual, assim como a Dayana.

O livro tem vários outros ótimos de representatividade pra serem destacados, mas quis falar especificamente sobre esse porque é algo que me identifico muito.

Foi uma leitura ótima, com final feliz, e super recomendo a leitura!

(Tirei meia estrela porque em alguns momentos achei a Day um pouco injusta com a família e amigos dela, mas super entendo também).
maria rita 10/09/2022minha estante
Deu vontade de ler kkkk