A Estrada Lincoln

A Estrada Lincoln Amor Towles
Amor Towles

Resenhas - A Estrada Lincoln

Maísa 17/11/2022

Leitura arrastada e com muitos detalhes que tiram a atenção da história principal. Não consegui me conectar com o livro nem seus personagens. Várias coisas que são citadas ao longo da leitura ficaram sem desfecho, e o que Emmet fez no final não condiz com o personagem que é retratado no livro.

Karol.Braz 02/11/2022

Um dia diferente de todo dia
De início não gostei do livro, achei o final decepcionante, cheio de histórias não concluídas. Mas, depois de alguns debates e conversas sobre o livro eu entendi o sentido dele: no fim, vale demais tudo que foi vivido durante a caminhada em busca do seu sonho. Nem sempre o que você planeja é o ideal ou o melhor para você.
Apesar de ser um livro enorme, não é cansativo. Os personagens tem características únicas, que ganham o leitor na sua individualidade, todos são incríveis.
Leria demais um spin off com a Sally como personagem principal.

Débora Castro Alves 15/10/2022

Uma road trip incrível, apresenta um romance de formação que se desenrola em 10 dias corridos num cenário dos Estados Unidos de 1954, através de 8 narrativas diferentes ?

A riqueza de detalhes não é um empecilho para a fluidez. Ao contrário, preenche o contexto necessário à nossa experiência.

Os desafios que se apresentam a cada etapa da viagem será recebido e abordado de forma diferente por cada personagem que, de acordo com sua criação e valores, irá reagir de maneira positiva ou intempestiva para alcança seus objetivos.

"Um ato impensado com consequências irreversíveis" pode mudar toda uma história de vida de várias vidas.

Meri 12/10/2022

A ESTRADA LINCOLN
Emmet Watson é um adolescente que cumpre internação corrigional por ter agredido um outro garoto e este ter vindo a óbito após um tempo internado! É certo que praticamente ninguém da cidade gostava do garoto que era folgado e se comportava inadequadamente, mas isso não alivia nada na condenação de Emmet!
Após o pai falecer Emmet foi liberado de Salina 6 meses antes do previsto para poder cuidar do irmão Billy!
Agora eram apenas eles no mundo já que a mãe os abandonou quando Billy ainda era muito pequeno!
Os 2 então saem para uma aventura atrás de um recomeço e se metem nas mais diversas aventuras e enrascadas quando tentam percorrer a Estrada Lincoln afim de encontrar a mãe?

O livro é extremamente extenso, cansativo em certos momentos já que é contado capítulo a capítulo por personagens diferentes!
Levei 4 meses lendo para no final descobrir que não tem exatamente um final? enfim, não é um livro que recomendo pois deixa muito a desejar em seu fechamento!

Cafe_Fili 04/10/2022

Surpreendente
Gostei muito desse livro a muito tempo que não via um final tão surpreendente, daqueles que você precisa ir atrás de outros comentários.

Jóice 03/10/2022

O livro dá a sensação que vai nos levar por um determinado caminho, mas acaba sendo outro totalmente diferente. algumas partes foram confusas e arrastadas, deram muitas voltas. Mas é fácil se interessar pelos personagens e querer saber o que vai acontecer.

Sandro 01/10/2022

A Estrada Lincoln é um apanhado de personagens extraordinários - Homens, mulheres, jovens, velhos, pretos, brancos, ricos e pobres, seguindo em frente em meio a truques e acertos de contas, é dinâmico, ainda que sombras pairem sobre os capítulos finais. Foram 10 dias repletos de possibilidades, grandiosas e definitivas. Narrado de diferentes perspectivas e estilos, esse é um livro que, logo de início, mostra a versatilidade do autor. Primeiro por apresentar uma história tão dinâmica e profunda, mas com uma narrativa que flui de maneira gostosa, conquistando o leitor. Existe um bom equilíbrio entre os diálogos e a narração, o que ajuda no desenvolvimento da leitura. No fim é uma histórias de dois protagonistas: Emmett e Duchess. Em momentos diferentes, eles são antagonistas, se não de terceiros, de si mesmos. Mas o fato é que a obra acaba se tornando uma jornada de Emmett em busca de Duchess. E com isso conseguimos conhecer mais sobre ambos, como eles são parecidos e distintos ao mesmo tempo. Enfim, esse é um livro intenso e uma jornada incrível. Gostei de conhecer Emmett, Billy, Woolly e Duchess. Cada um com suas virtudes e defeitos, cada qual com sua história. Juntos, formam um grupo de pessoas que buscam algo para si, um futuro, um ideal. Uma escapatória para seus passados ou mesmo os seus presentes. Sem dúvida, uma história emocionante e que vale a pena a leitura.

Bruno 06/09/2022

Uma bela jornada
História que tinha tudo para ser envolvente, pelo menos para o meu gosto, se essa obra fosse repaginada, retirada todos os detalhes, que no fundo, não teve o contexto para construir os personagens, deve cair pela metade o número de páginas.
Mas veja bem, foi uma bela jornada, onde teve amadurecimento dos personagens, e alguns ciclos não fechados, e deixados para a imaginação do leitor.

Mas o último capítulo, o de esperamos que tudo se desenrole, onde em alguns pontos desejamos que as coisas tenham mais velocidade, a forma de narrativa atrapalha um pouco, e deixa a desejar.

Essa narrativa é peculiar, pois a história pode ser contada de diversas frentes, mas em nenhum momento do livro, essas histórias eram diferentes, para justificar serem relatadas mais uma vez, e isso deixou o livro mais lento e cansativo.

Parece que a sensação é a de um suspiro profundo, UFA
cheguei ao fim!

duartesamanda 06/09/2022

Um livro do clube que recebi e não fiquei muito animada para ler, tanto pela sinopse que veio na revista que contava um estilo de história que não faz tanto meu estilo quanto o tamanho do livro que tem quase 600 páginas, então quando comecei a leitura já sabia que provavelmente demoraria para terminar a leitura e não estava errada.

A história vai nos contar a vida de Emmet e como ele precisa viajar com seu irmão para longe de sua cidade natal para recomeçar, ou assim imaginamos no começo, mas logo percebemos que essa história na verdade abrange muito mais gente e todos igualmente importantes para essa viagem.

O livro teve um começo lento para mim, não consegui me conectar por inteiro com os personagens logo no começo apesar dos capítulos por visões diferentes ter me captado o interesse, mas depois de cerca de 60% o livro se tornou quase impossível de largar e realmente queria saber como a aventura dos irmãos e seus amigos terminaria.

O final me deixou um tanto surpresa e decepcionada ao mesmo tempo, aquela sensação que poderia ter terminado um pouquinho mais elaborada e com tudo dando certo de uma forma que não costuma acontecer na vida real e o livro já vinha mostrando que pretendia mostrar exatamente esses percalços da vida real, mas sinto que perdeu a mão no final. Ainda sim é um ótimo livro sobre aventura, recomeço, amizade e família.

fernandaugusta 03/09/2022

A Estrada Lincoln - @sabe.aquele.livro
A Estrada Lincoln não é a história de uma viagem. É bem mais que isso. O que Amor Towles nos traz é uma história toda focada em seus personagens, com uma mensagem de esperança, justiça e recomeço.

Começamos no dia 12 de junho de 1954, com Emmet Watson sendo levado pra casa após cumprir pena no reformatório de Salina. Emmet foi liberado antes, pois seu pai faleceu, e a hipoteca da fazenda da família será executada. Ele então vai pegar uns poucos pertences e seu irmão, Billy. Tem a ideia de ir de carro para o Texas e recomeçar trabalhando como construtor.

Billy é uma criança idealista e muito inteligente, que adora histórias. Após a morte do pai, ele descobriu uma série de cartões postais enviados pela mãe quando foi embora, então Billy encasqueta que em vez de ir para o Texas, quer ir para São Francisco encontrá-la. E que quer viajar pela Estrada Lincoln, a primeira via a cruzar os Estados Unidos de costa a costa, começando em Manhattan e terminando na Califórnia.

Não bastassem os planos alternativos de Billy, Emmet logo descobre que eles tem "visitas". Duchess e Wooly, que estavam em Salina com Billy saíram de lá escondidos no porta-malas do carro do tutor e não tem planos de voltar para lá. Pior ainda, querem ir até a casa de fazenda da família de Wooly, arrombar um cofre que - segundo ele - tem milhares de dólares de um fundo que pertence a ele por herança.

Essa companhia inesperada faz com que a viagem tome um rumo diferente do inicial, com algumas paradas e um bocado de confusão. O importante neste livro não é o trajeto e sim, os personagens, primorosamente apresentados e desenvolvidos (Billy e Wooly são incríveis!). Os capítulos expõem e constróem a personalidade de cada um de maneira gradativa: Billy, Emmet, Duchess e Wooly - principalmente. Suas vidas vão sendo colocadas como se fossem uma grande estrada: o que está atrás tão importante quanto o que está a frente nos 10 dias em que ficam juntos.

Gostei da leitura, é um livro que, se virasse filme, passaria na Sessão da Tarde. Tem um propósito bonito, passagens emocionantes e quotes lindos. A escrita do autor, embora um tanto prolixa, tem um humor refinado, muitas referências externas e é bem envolvente. São 576 páginas de uma história com poucas reviravoltas e de caráter bastante reflexivo, rememorativo. Este caráter arrastado pesa um pouco, e além disso temos um final que, a meu ver é bom, mas parece em parte inacabado e em outra, um tanto injusto com alguns personagens, no meu critério.

Mesmo assim, para quem gosta daquelas histórias bem americanas, com personagens marcantes e um enredo de aventura, vale sim arriscar A Estrada Lincoln.

Manu Boschetti 02/09/2022

Uma viagem cheia de reviravoltas
O livro narra a história de uma viagem emocionante pela estrada Lincoln, os capítulos são divididos conforme o ponto de vista dos personagens.
Emmett e o irmão Belly querem recomeçar suas vidas na Califórnia, e acabam ao longo do caminho dividindo a estrada com Duches e Wolly, ex colegas de reformatório de Emmett.
A história é cheia de reviravoltas e bem interessante, porém também é cheias de detalhes desnecessários que só trazem lentidão aos capítulos.
No geral o enredo é bom, mas o final poderia ser mais explorado, já que é um calhamaço.

Maisa @porqueleio 21/08/2022

Resenha / A Estrada Lincoln /@porqueleio
Tudo começa em junho de 1954, e dura exatamente dez dias. Emmett Watson se envolveu com problemas no passado, e por isso estava em um reformatório no Kansas. Na volta para casa, para cuidar de Billy, o irmão de 8 anos, dois amigos de Emmett pegam carona escondidos: Duchess e Woolly.

Emmett e Billy querem recomeçar a vida na Califórnia, mas os novos amigos têm outros planos: depois de descobrirem que Emmett tem um carro – único bem que não foi tomado pelo banco, em razão das dívidas do pai, Duchess e Woolly querem ir até Nova York, em busca de uma herança que o avô de Woolly aparentemente deixou para o neto.

Os quatro se envolvem em aventuras, confusões, reencontros com o passado, num caminho de amadurecimento e despedidas. Acima de tudo, é uma jornada sobre garotos se tornando homens.

Além de Emmett, Billy, Duchess e Wolly, A Estrada Lincoln apresenta muitos outros personagens, que vão desde escritores, atores, donas de casa, vendedores ambulantes, prostitutas, palhaços, ex soldado e até um pastor, numa das passagens mais sombrias e indigestas do livro.

O livro é um apanhado de personagens fabulosos – homens, mulheres, jovens, pretos, brancos, ricos, pobres, seguindo em frente em meio a truques de mágica e acerto de contas. Com quase 600 páginas, é dinâmico, ainda que sombras pairem sobre os capítulos finais. Foram 10 dias repletos de possibilidades, grandiosas e definitivas.

site: https://www.coisasdemineira.com/2022/07/a-estrada-lincoln-um-apanhado-de-personagens-fabulosos-amor-towles-resenha/?swcfpc=1

Taka 09/08/2022

Lincoln...
Livro grande, leitura boa, gostei dessa aventura do começo até o fim. Apesar de ter odiado um certo personagem, mas fazia parte do drama kkk

Patricia_Nobre 07/08/2022

Esperei mais...
Esperei muito mais dessa história. O livro traz muitas reflexões, tem um texto fluido, mas pra mim foi só. Eu achava que realmente leria uma história se passando pela estrada tão falada no livro. A viagem propriamente dita não aconteceu, o livro ficou cheio de pontas, o final foi muito fraco.
O objetivo de Billy não foi alcançado no livro e isso me deixou muito triste.
Esperei um livro mais dinâmico e me peguei lendo um livro muito parado e descritivo.
Tirando algumas cenas interessantes, não fiquei satisfeita com a leitura, não abandonei porque acreditava que as coisas iam acontecer e fiquei com uma tremenda ressaca literária.

Karol 07/08/2022

Não é um roadtrip (ou pelo menos não como a sinopse diz).
A história poderia ser melhor se contada por menos pontos de vista. O autor utiliza do recurso dos ganchos ao final dos capítulos em excesso e toda vez muda o foco para outro personagem, o que dispersa muito o ritmo da leitura e torna a experiência penosa em alguns momentos. É prolixo de forma desnecessária e isso também acaba por sacrificar o carisma que embute logo no início aos seus personagens. Há pontos bons, especialmente nos personagens Billy e Woolly, mas algumas reviravoltas são absurdas e inacreditáveis, bem como algumas coincidências, perturbadoras.
Uma pena, pois a dedicação a um calhamaço mereceria melhor recompensa.