A Estrada Lincoln

Amor Towles

Resenhas - A Estrada Lincoln

Juju 06/08/2022

A Estrada Lincoln
E a lição que com esse livro foi: se não está mesmo gostando da leitura ou na está conseguindo se conectar à ela, desista do livro.

Em vez de você ter uma boa surpresa no final, poderá se frustrar com o término.?

*Si* 03/08/2022

Pra ler e amar
Que livro fantástico! Uma narrativa super bem construída, dando voz a diversos personagens, numa leitura dinâmica e envolvente.
O start da trama acontece com o retorno de Emmet para sua cidade natal depois de uma temporada em um reformatório agrícola. Com a morte do pai, a casa é devolvida ao banco para quitar a hipoteca. Seu irmão Billy traça um plano, seguir a estrada Lincoln até a Califórnia para reencontrar a mãe que abandonou a família. O inesperado é que no carro do tutor que trouxe Emmet para casa dois amigos de reformatório vêm como fugitivos dentro da mala.
A partir daí alternando o foco narrativo a cada capítulo acompanhamos um intrincado quebra-cabeça sobre os acontecimentos do ponto de vista de vários personagens.
Uma escrita de tirar o fôlego, cheia de sacadas geniais que mexem com as nossas emoções, culminando em um final que põe à prova nossa insistente mania de julgamento.
Um livro de quase 600 páginas que acaba e deixa um gostinho bom de quero mais. Adorei!!!

DaniloVeronezzi 03/08/2022

Personagens cativantes!
O livro é muito bom! Uma road trip muito gostosa de ler.
O desenvolvimento de cada personagem é muito bem feito, de forma que torna a leitura muito fluida.
Certamente você vai se apaixonar pelos personagens. No final de cada capítulo você vai ficar com um gostinho de quero mais. Super recomendo a leitura do livro!

Rosângela Martins 02/08/2022

Uma história longa.
Dos personagens, só o Billy me cativou.
Pensei que iria mostrar o encontro deles com a genitora.
O final foi esquisito (se assim posso dizer).

Raquel.Euphrasio 02/08/2022

Eu não leio sinopse, mas já no inicio da leitura o livro promete uma coisa, mas na real ele entrega outra. Algumas partes foram muito arrastadas e o final deixou muitas coisas confusas. Não os destinos nnos protagonistas, mas tudo que os levou até aquele momento.

Leticia2513 01/08/2022

Passagens de A Estrada Lincoln
1°) "Ao longo de nossa vida, dissera ela, podemos fazer mal a outros e outros podem nos fazer mal, criando as correntes mencionadas. Mas uma outra maneira de expressar a mesma ideia era que, por conta de nossos malfeitos, ficamos em dívida com outras pessoas, exatamente como, por conta dos malfeitos que nos fazem, elas ficam em dívida conosco. E como são essas dívidas - as que fizemos e as que fizeram conosco - que nos mantêm acordados de madrugada, a única forma de conseguir ter uma boa noite de sono é equilibrar as contas."

2°) "Do ponto de vista de um homem, a única coisa necessária é que você se sente a seus pés e ouça p que ele tem a dizer, não importa quanto tempo ele demore a dizer ou quantas vezes já o tenha dito. Na cabeça dele, você tem tempo bastante para se sentar e ouvir porque cada comida se faz sozinha. O maná cai do céu e, com um estalar de dedos, a água se transforma em vinho. Qualquer mulher que se tenha dado o trabalho de assar uma torta de maçã pode dizer que é assim que um homem vê o mundo."

3°) "Eu me dou esse trabalho porque ele leva um dia inteiro.
Quem foi que disse que algo que valha a pena não deve ser demorado? Tempo é o que Deus usa para separar os ociosos dos diligentes. Porque o tempo é uma montanha, e, ao verem a sua inclinação íngreme, os ociosos se deitarão entre os lírios do campo à espera de alguém que apareça com uma jarra de limonada. O que a diligência digna requer é planejamento, esforço, atenção e disposição para a limpeza."

4°) "E me dou esse trabalho porque é algo que eu não precisava fazer. Sim, porque o que é gentileza se não a prática de uma ação que, ao mesmo tempo, beneficia alguém e não é solicitada? Não existe gentileza em pagar uma conta. Não existe gentileza em acordar ao raiar da aurora para alimentar os porcos, ou ordenhar as vacas, ou recolher os ovos do galinheiro. Da mesma forma, não existe gentileza em fazer o jantar ou limpar a cozinha depois que o pai sobe para o quarto sem dizer um obrigado sequer. Não existe gentileza em trancar as portas e apagar as luzes ou em recolher as roupas do chão do banheiro e botá-las no cesto de roupa suja. Não existe gentileza em cuidar da casa porque a sua única irmã teve o bom senso de se casar e se mudar. Não mesmo, pensei enquanto me deitava na cama e apagava a luz, não existe gentileza em nada disso. Porque a gentileza começa onde acaba a necessidade."

5°) " - Sim, Emmett. Um bom cristão mostra compaixão pelos que estão em dificuldades. E isso é uma parte importante do significado da parábola. Mas uma mensagem igualmente importante que Jesus quer passar é a de que nem sempre conseguimos escolher a quem devemos nos mostrar caridosos."

6°) "O que Emmett não contou ao irmão foi que o tutor Ackerly tinha duas regras simples com relação a infrações dolosas. A primeira era que você podia pagar por elas em semanas de sentença ou recebendo chic0tadas. Se você arrumasse briga no refeitório, eram três semanas a mais na sentença ou três chic0tadas no lombo. A segunda regra era que, como os rapazes negros tinham apenas a metade da faculdade de aprendizagem dos brancos, seus castigos eram duas vezes mais longos. Por isso, enquanto Duchess pegou quatro semanas a mais na sentença, Townhouse levou oito chic0tadas, bem na frente do refeitório, com tudo mundo em fila para assistir."

7°) "Mas Emmett tinha razão quanto ao saco de viagem. Um recomeço não envolve apenas ter um novo endereço nunca cidade nova. Não é uma questão de ter um novo emprego ou um novo número de telefone, nem mesmo um novo nome. Um recomeço exige zerar a balança. E isso significa pagar tudo que se deve e cobrar tudo que nos é devido. Ao abrir mão da fazenda e levar sua surr4 em praça pública, Emmett já acertara as contas. Se íamos juntos para a Califórnia, talvez fosse o momento de eu acertar as minhas."

8°) " - Na minha opinião, professor, tudo de valor nessa vida precisa ser conquistado. Porque aqueles que recebem algo de valor sem ter batalhado por isso estão fadados a desperdiçar essa coisa. Acredito que se deva batalhar para obter respeito. Que se deva batalhar para ganhar confiança. Que se deva batalhar pelo amor de uma mulher e pelo direito de chamar a si mesmo de homem. E que se deva batalhar pelo direito de se ter esperança. Houve um momento em que tive uma fonte de esperança - uma fonte pela qual eu não tinha batalhado. E, sem saber o seu valor, eu a desperdicei no dia em que deixei minha esposa e meu filho."

9°) " - Mas, se já confessei que vivi por meio de livros, devo ao menos informar que fiz isso com convicção. O que significa, sr. Ulysses, que li muito. Li milhares de livros, muitos deles mais de uma vez. Li histórias verídicas e romances, tratados científicos e livros de poesia. E uma coisa que aprendi de todas essas páginas e mais páginas foi que existe suficiente variedade de experiências humanas para que cada pessoa numa cidade do tamanho de Nova York saiba com segurança, que a sua experiência é ímpar. E isso é maravilhoso. Porque para almejar, amar com paixão, tropeçar e mesmo assim prosseguir na luta é preciso crer que aquilo pelo que passamos jamais foi vivenciado da forma como nós o vivenciamos."

10°) "Mas talvez, pensava enquanto passava de carro por cima do rio Hudson, quem sabe o desejo de não sair do lugar não brote das virtudes de um homem, mas dos seus vícios? Afinal, a gula, a preguiça e a ganância não têm tudo a ver com imobilidade? Por acaso não significam se acomodar numa cadeira na qual será possível comer mais, ser mais ocioso e almejar mais? De certa forma, orgulho e inveja também têm a ver com imobilidade. Porque, assim como o orgulho se fundamenta naquilo que o vizinho construiu do outro lado da rua. O lar de um homem pode ser o seu castelo, mas o fosso me parece servir tanto para impedir as pessoas de dentro de sair quanto para manter as demais do lado de fora."

11°) "Acredito piamente que o Senhor tenha uma missão para cada um de nós - uma missão que é indulgente com nossas fraquezas, adequada às nossas forças e planejada tão somente para nós. Mas talvez Ele não saia batendo à nossa porta e nos apresentando essa missão confeitada como se fosse um bolo. Talvez o que Ele exija de nós, o que Ele espere de nós e para nós seja que - como Seu único Filho - saiamos pelo mundo e descubramos por conta própria."

12°) "O engraçado sobre uma foto, pensou Woolly, o engraçado sobre uma foto é que, embora ela saiba tudo que aconteceu até o momento em que foi tirada, não sabe absolutivamente nada que vai acontecer depois. Ainda assim, depois que a foto é emoldurada e pendurada na parede, o que a gente vê quando examina de perto são todas as coisas que estão prestes a acontecer. As não coisas. As coisas imprevisíveis. E involuntárias. E irreversíveis.
Enxugando outra lágrima, Woolly retirou a própria foto da parede e pegou a mochila do chão."

13°) " - Ando pensando no Exército.
- Exército? - perguntou Emmett, surpreso.
- Sim, Exército - confirmou Townhouse, quase como se estivesse testando o som da própria voz. - Por que não? Não estamos em gu3rra no momento, o salário é bastante bom e vitalício. E quem tem sorte é transferido para o exterior e conhece um pouco do mundo.
- Você vai viver num alojamento - observou Emmett.
- Não me incomodei muito com isso aí - disse Townhouse.
- Fazer fila... Cumprir ordens... Usar uniforme...
- Isso mesmo Emmett. Quando se é negro, quer se carregue um malote, opere um elevador, bote gasolina em carros ou esteja preso, o cara sempre vai usar uniforme. Por isso, é melhor escolher o mais conveniente. Imagino que se eu ficar de cabeça baixa e cumprir meus deveres, talvez suba na carreira. Vire oficial. Vire o sujeito para quem os outros batem continência.
- Já consigo imaginar - disse Emmett.
- Quer saber? - retorquiu Townhouse. - Eu também."

Gi Lisboa 31/07/2022

Leitura que amei e odiei
Logo de cara não tem como não se apaixonar pelo Billy, Woolly também é encantador, a história é boa, porém achei meio arrastado. Levei mais do que o esperado para finalizar porque na maioria das vezes pegava no sono. Considero o final trágico e esperava mais.

Fabiana 30/07/2022

Gostei bastante do livro, das histórias e perfis de cada personagens. Uma história muito bem desenvolvida que me prendeu bastante, mas fiquei um pouco decepcionada com uma atitude tomada no fim do livro.

Vivi 29/07/2022

Eu amei UM CAVALHEIRO EM MOSCOU! E estava com altas expectativas com esse livro. Achei que ia ser calhamaço histórico da estrada coisa e tals e foi muito mas muito, melhor que isso. Tive aventuras desses jovens e algumas pessoas que cruzaram a vida deles.
Personagens incríveis, grandes sonhos, esperanças, fé , medos e o melhor que podemos ganhar enquanto existimos... a família que a vida nos dá.
Situado no Kansas na década de 1950, esta é a história de Emmett Watson, de 18 anos, seu irmão Billy e alguns amigos e estranhos. Depois de ser liberado de uma instalação de trabalho onde estava cumprindo pena por homicídio involuntário, Emmett, que recentemente perdeu seu pai e também sua casa e fazenda, decide fazer uma viagem junto com seu irmão. No entanto, as coisas não saem como planejado, pois dois dos amigos de Emmett da instalação decidem "emprestar" seu Studebaker. Emmett é forçado a adiar seu plano de viagem e agora decide pegar um trem de carga em busca dos amigos para recuperar o carro.

?A Estrada Lincoln se passa em dez dias corridos de 1954, um ano que parece uma espécie de respiro, de sala de espera, antes que a história dos Estados Unidos (e a do que se convencionou chamar de Ocidente) virasse de cabeça para baixo. E, para acompanharmos a viagem sem perder nenhum dos seus "pontos turísticos", trazemos nesta edição algumas sugestões de roteiro.
Aventura

Vivian 25/07/2022

Demorei a ler, pois não faz meu tipo de gênero literário. A narrativa faz com que vc se envolva com os personagens e entenda o pq das suas atitudes. O final de dois personagens, na minha opinião, poderia ser diferente. Mas entendo o pq do rumo q tomou.

Marques60 24/07/2022

Não gostei muito do livro no início, achei um pouco entediante, mas depois ele fica muito interessante e fiquei muito curiosa pra saber o fim da jornada deles. Adorei as personagens e a história de vida de cada um deles e o final é surpreendente.

Bruna 19/07/2022

Pensei que seria diferente
Achei o início da história muito boa, com isso, acabei criando muitas expectativas. Porém ao longo da leitura, a história tomou um rumo completamente diferente daquele que eu imaginava. Inclusive, acredito que a "minha versão" da história que eu criei na minha cabeça seria muito melhor. O livro em si não é ruim, não é uma leitura cansativa... Porém achei o enredo bem fraco. Não recomendaria.

Dbra 19/07/2022

?Você sempre sabe onde uma jornada começa??
O livro é cheio de histórias contadas, com diálogos e reflexões marcantes.

Gostei muito dos personagens, Billy é uma criança incrível, Emmett é obstinado, Sally é protetora, Wolly tem a inocência de uma criança e Duchess, um cara cheio de questões mal resolvidas.

Gostei muitos do professor Abaccus e de Ulisses, por isso gostaria de saber mais sobre ele, e se ele conseguiu encontrar o que procurava.

Queria saber mais sobre o pai de Duchess e sobre a mãe dos meninos.

De forma geral eu gostei bastante.