Observações sobre um planeta nervoso

Observações sobre um planeta nervoso Matt Haig

Resenhas - Observações sobre um planeta nervoso

Karine.Maco 15/08/2021

Simplesmente me impactou
É um livro de capítulo curtos e escrita simples e objetiva. Quem disse que apenas o que é complexo e difícil de se entender, é importante? Esse livro me fez dar mais um mergulho no autoconhecimento e rever muitos hábitos cotidianos que faziam parte de minha rotina, passado porque vou tratar de mudar isso. Terminei a leitura abraçada a este livro e com vontade de chorar. É emocionante quando uma leitura te leva a autocompreensão e você acaba concluíndo que não precisa ter o controle de tudo porque o problema não é você.
Ricarda Caiafa 15/08/2021minha estante
Fiquei com muita vontade de ler!!!

Karine.Maco 19/08/2021minha estante
Vc vai gostar... ele é incrível ?

Paulo.Diniz 19/01/2022

Não gostei muito
Comecei a ler o livro com bastante expectativa, mas achei a leitura cansativa, repetitiva e arrastada. Ao final do livro, parece que não me acrescentou em nada. Apesar disso, o livro traz algumas informações que são aproveitáveis em certos aspectos. Acho que o livro cumpriu o objetivo do autor, mas não me prendeu.
Relâmpago Marquinhos 19/01/2022minha estante
nota 0 amei kkkkkkk

Laura Brand 06/07/2020

Nostalgia Cinza
Em meio à pandemia, a literatura tem se mostrado uma ferramenta poderosa de ajuda e refúgio. Muitos leitores têm buscado na não-ficção respostas para algumas aflições pungentes. Matt Haig, mesmo autor de Razões para continuar vivo, traz em seu novo livro colocações que não poderiam ser mais atuais. Saiba mais na resenha de Observações sobre um planeta nervoso!
Em Razões Para Continuar Vivo, Matt Haig faz uma contribuição literária importantíssima ao falar abertamente sobre transtornos mentais e mostrar da forma mais pessoal e íntima possível o que se passa na mente de alguém que sofre com depressão, ansiedade, ataques de pânico, dentre outros. Além de ser um livro essencial para leitores com vivências semelhantes, Razões Para Continuar Vivo é uma referência importante para aqueles que precisam e querem ajudar os outros.
Já em Observações sobre um planeta nervoso Matt Haig discute sobre como a sociedade como um todo precisa aprender a viver em um mundo cada vez mais rápido, caótico e frenético. Em seu novo livro, Matt expande seus conflitos internos e pessoais de forma a analisar o mundo e tentar oferecer saídas para que todos possamos viver com um pouco mais de leveza, sanidade e empatia.
O livro mantém a mestra estrutura que Razões para continuar vivo, com capítulos extremamente cursos, que mesclam devaneios, listas, dicas, dados e relatos pessoais do autor. Ele traz várias pílulas de sabedoria ao longo do livro, na forma de reflexões íntimas e profundas sobre a existência em geral e a forma como existimos nesse mundo.
Ao longo de toda a leitura, não pude deixar de pensar que Observações sobre um planeta nervoso é um livro extremamente necessário não apenas para a sociedade contemporânea, mas para o momento que estamos vivendo. Matt Haig questiona exatamente alguns comportamentos e hábitos que levaram a humanidade ao ponto em que estamos e, meio a quarentenas e isolamentos, é um bálsamo ter em mãos um conteúdo tão certeiro.
Um dos pontos levantados pelo autor é o de que grande parte da nossa ansiedade não é acusada pela nossa situação atual, mas pelo medo de que as coisas possam ficar pior do que estão, mesmo que não estejam ruins de fato. Isso, de novo, conversa bastante com diversas aflições que estamos vivenciando em momento de incerteza extrema.
Alguns livros nos encontram nos momentos certos e Observações sobre um planeta nervoso chega ao público em meio a um momento de isolamento e incertezas. O que já parecia gritante antes de vivermos uma pandemia, agora merece ainda mais carinho, cuidado e atenção. Observações sobre um planeta nervoso oferece algumas ferramentas bem interessantes para passarmos por esse momento com um pouco mais de consciência e autocuidado. Matt Haig faz um convite para olharmos para dentro, para nossos processos e vivências, e para fora, para a maneira como estamos nos relacionando com o mundo e ocupando esse espaço. Um belo acréscimo para as discussões propostas para o momento.
O autor traz um livro com um estilo único. Ao mesmo tempo em que ele leva o leitor por um caminho linear de compartilhamento de experiências e histórias pessoais, ele vai “temperando” o livro com algumas quebras bem interessantes, da mesma forma como foi feito em Razões Para Continuar Vivo. Uma forma de trazer humor em meio à seriedade dos assuntos abordados é trazer capítulos como: “cinco razões para estar feliz com o fato de ser humano e não um robô senciente”, “como ter um celular e continuar funcionando como um ser humano”, “como viver no século XXI e não ter um ataque de pânico” etc.
Como o próprio autor fala em determinado momento do texto, “o problema não é que o mundo seja uma confusão, mas que esperamos que ele não o seja. Incutiram-nos a ideia de que controlamos tudo. Que podemos ir a qualquer parte e ser qualquer coisa. Que, graças ao livre-arbítrio em um mundo de escolhas, somos capazes de escolher não apenas o que visitar na internet, a que assistir pela TV ou azul receita seguir entre bilhões de receitas que encontramos on-line, mas também o que sentir. Então, quando não sentimos o que queremos ou o que esperamos sentir, as coisas tornam-se confusas ou desabonadoras.” Quem nunca se sentiu mal por não conseguir ser feliz em meio a tantas escolhas e ofertas? Quem nunca se sentiu triste, preocupado em momentos que esses sentimentos não deveriam estar presentes?
É um pouco deseserador pensar a respeito de diversas questões levantadas por Haig ao longo do livro, entretanto, é um alívio perceber que existem formas de sair de um ciclo vicioso e, aos poucos, repensar hábitos e mudar comportamentos que estão se tornando cada vez mais nocivos.
Observações sobre um planeta nervoso pode não trazer as respostas para todas as nossas mazelas, mas com certeza ajuda a tornar mais tolerável o dia a dia, seja qual for o momento, e oferece ferramentas práticas e reflexivas extremamente úteis.

site: https://www.nostalgiacinza.com.br/2020/07/resenha-observacoes-sobre-um-planeta.html

Bia Jiacomine 06/07/2020

Meio caótico, mas muito interessante
O autor tem uma maneira bem peculiar de escrita, mas aborda um tema muito importante que é a relação entre o avanço da tecnologia e as doenças mentais como TAG, Depressão e Síndrome do a pânico. Muitas pessoas que sofrem desses transtornos vão se identificar. É muito interessante o ponto de vista dele, talvez repensar nosso consumo de redes sociais e até mesmo da própria tecnologia em si.

Roberta 12/07/2020

É muito menos do que eu esperava que fosse e mais do que alguns dizem ser. Esperava mais abordagens sobre como lidar com as tecnologias, mas acabou sendo muito raso em relação ao assunto. Aprendi algumas curiosidades e marquei algumas sentenças, ainda que não fossem novidades ou originais. Serviu apenas como reforço de que não perdi nada saindo do Facebook. Não é um livro genial, tampouco essencial. Trata-se mais da experiência pessoal do autor, mas, para um estilo auto ajuda, tem seus highlights e pode ajudar a estabelecer um paralelo com a sua própria vida e ansiedade, com algumas ressalvas e senso crítico.

Elizabeth.Lopes 16/08/2020

Uns dos melhores que já li
Ótimo para refletir sobre a vida!
Dêem uma olhada na minha resenha feita no Blog Beco Literário ??

@kthaysa.vieira 27/08/2020

Inspirador
Que livro maravilhoso. Os relatos da vida do autor, como ele lidou com a ansiedade, a depressão e o pânico é incrível. E como o mundo vem nos robotizando, como a internet manipula nos pensamentos, como queremos ser perfeitos ou ter a vida perfeita. Super indico nessa fase de internet e o mundo vivendo um isolamento social.

Raquell 29/08/2020

Livro maravilhoso e descontraído
Um livro que todo mundo deveria ler para saber como relaxar nesse mundo nervoso.

@kthaysavieira 08/09/2020

Maravilhoso
Os relatos da vida do autor enquirecem totalmente o livro. Como ele lidou com a ansiedade, a depressão e o pânico é incrível. E melhor como o mundo vem nos robotizando, como a internet nos manipula a ter vir as perfeitas como vimos no Instagram.
Super indico, principalmente nessa fase de internet e o mundo vivendo esse grande isolamento social.

Debyh 08/09/2020

Nos primeiros capítulos que temos mais da vida pessoal dele eu pensei seriamente se indicaria este livro para uma pessoa ansiosa, já que alguns relatos realmente foram bem agonizantes, mas o fluxo dos capítulos é como se você estivesse numa desintoxicação você começa bem mal e vai melhorando e no fim você acha que tudo pode melhorar sim. E tenho quase certeza que foi como se estivéssemos com o Matt que vinha melhorando a cada dia e percebendo o que realmente estava nos fazendo mal e nos livrando daquilo junto dele.
completo: http://euinsisto.com.br/observacoes-sobre-um-planeta-nervoso-matt-haig/

site: http://euinsisto.com.br/observacoes-sobre-um-planeta-nervoso-matt-haig/

Teran 08/04/2024

...
Adorei o livro
Eu acho que tudo o mundo deveria de ler, contém mensagens muito interessantes sobre a atualidade.

lalinha 05/10/2020

Extasiada
Existe um Eu de antes desse livro e um Depois.

?A comparação é o Ladrão de alegria?

Fábbio (@omeninoquele) 14/11/2020

Muito Necessário!
#OMeninoResenhando

"O paradoxo da vida moderna é: nunca estivemos mais conectados e nunca estivemos tão sozinhos."

Nossa mente é afetada pela modernidade. E essa dualidade entre vivermos conectados e logo sempre disponíveis, faz com que nossa mente adoeça cada vez mais por aquilo que em tese deveria facilitar nossa vida e a nossa convivência com o próximo.

Todos sabemos que a depressão e a ansiedade são as doenças do século e elas muito se dão por conta das inúmeras atribuições e cobranças externas e pessoais diárias consigo mesmo. E nesse livro, Matt Haig que enfrentou e ainda enfrenta essas doenças, dá dicas importantíssimas e valiosas sobre como aproveitar o que de melhor a vida pode lhe dar, sem pirar com à tecnologia que tanto nos adoece porque não sabemos a usar corretamente. Ele já havia escrito um livro sobre sua saúde mental, Razões pra continuar vivo, em que tratava dessa premissa de sua doença e o porquê de continuar, mas aqui, a pergunta que se faz é: Como viver num mundo louco sem enlouquecer?

É difícil saber lidar com esse mundo enlouquecedor, quando as coisas sempre são ágeis e estamos diariamente sendo bombardeados com novidades, e elas nos condicionam muito a tomar boa parte do nosso tempo, mas como saber lidar com elas aproveitar o tempo sem pirar, e ter mais felicidade quando se é levado a agir como uma máquina? São questões como essas que Matt debate com muita propriedade e de maneira muito eficaz, aprendendo a lidar com seus males e nos ajudando a refletir sobre nossa vida, inseridos nesse planeta nervoso.

Preciso dizer que esse livro muito me foi útil pra perceber o quanto sou dependente dessas tecnologias e o quanto elas estão causando um certo estrago em minha vida, às vezes tenho crises de ansiedade severas, e a gente só para pra refletir quando dá de cara com livros como esse que tratam da saúde mental.

Sinto que venho aprendendo cada dia mais, com livros desse tipo, a ser mais responsável quando uso a internet, e a saber lidar com toda a informação que recebo sem pirar. É muito bom tirar um tempo pra você, longe dela, pra fazer coisas que irá te dar a felicidade de que se precisa e que tanto estamos atrás. Valorizar sua família, os amigos e saber aproveitar o tempo off, muito tem haver com isso que tanto se fala nesses livros sobre psicologia de vida.

"Observações sobre um planeta nervoso" é um relato pessoal sobre como se sentir feliz em pleno século XXI e que nos coloca a pensar como lidar com esse mundo cheio de informação e cada vez mais automatizado em que vivemos. É um livro que muito nos tem a ensinar sobre vivermos um pouco mais livre de toda essa pressão que a sociedade nos impõe.

#ObservacoesSobreUmPlanetaNervoso #MattHaig #Intrínseca

site: https://www.instagram.com/p/CHi5adiDTaV/

Rittes 11/12/2020

Esperava mais, mas...
Leitura agradável, mas esperava bem mais.Até porque comprei achando se tratar de considerações filosóficas ou sociológicas sobre o impacto da tecnologia sobre a nossa vida e o livro descamba mais para a auto-ajuda/coaching em relação à ansiedade. Não éruim, mas também não é bom. Tente.