Tomorrow, and Tomorrow, and Tomorrow

Tomorrow, and Tomorrow, and Tomorrow Gabrielle Zevin

Resenhas - Tomorrow, and Tomorrow, and Tomorrow

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marina 13/09/2023

Muito bem escrito!
Este livro é incrível. A quantidade de esforço que Gabrielle dedicou a ele é impressionante.
Os personagens estão tão bem construídos e são tão reais; eles cometem erros, têm suas falhas, traumas e qualidades... Você acaba conhecendo todos eles, e ao final do livro, parecia que eles eram meus amigos de verdade.
A descrição dos jogos e de todo o processo de criação foi fantástica! Eu pude visualizar completamente todos os jogos e desejo sinceramente poder jogá-los, especialmente o Emily Blaster.

francis31 07/09/2023

A escrita é incrível e extremamente imersiva. personagem principal, o sam, me lembra do jude st. francis, de um dos meus livros favoritos e a relação me fez ter um apego emocional imediato pela história. além disso, todos parecem criações reais e, mesmo que eu não seja a maior (nem de longe) gamer de todos os tempos, me senti impulsinada por eles e pelos jogos. indico muito, muito.

Roger.Rayner 18/08/2023

Um livro mamão com açúcar...
Se vc procura um livro com uma amizade complicada mas bonita. Amigos que se preocupam demais um com o outro mas com zero habilidade de comunicação. Ou se vc curte muito games, esse livro é pra vc.
Uma leitura que não me fez divagar muito ou que ficará muito tempo na kinha memória mas uma leitura gostosa.

kvtmc 04/08/2023

Darei replay repetidamente nesse livro
Chorei? sim.

acho que uma forma de colocar esse livro é: belamente trágico.

a forma como a autora brinca com o passado e o presente (e bom, o futuro), muda as perspectivas da história e dos personagens, como ela faz personagens ao mesmo tempo tão egoístas e empáticos. como a gente carrega amizades pra vida toda (e como elas podem desaparecer de uma hora para outra, sem aviso prévio).

as referências (não apenas dos jogos, mas do próprio livro em si) foram fantásticas e muito bem colocadas.

amei muito mesmo e minha vida nunca será a mesma depois desse livro.

ps. a edição que eu li não é essa, mas não achei aqui ?.

Olga 01/08/2023

Não é sobre amor
Mais do que amor, é amizade, trabalho, vídeo games e parceria. Me interessei pelo livro quando ele foi indicado por ninguém mais ninguém menos que John Green e ele não mentiu quando disse que foi um dos melhores livros que já leu. Eu simplesmente me apaixonei pelos personagens e a primeira metade do livro me prendeu até o final. Foi difícil passar pela segunda metade mas é essencial para entender a mensagem que o livro me deixou: tem pessoas que estão destinadas a se encontrar e se perder, a se amarem mas não serem um casal e sim aproveitar do amor da forma mais complicada, como companheiros de trabalho, voluntários no hospital e amigos da vida toda. Sam teve na sua vida o amor da Sadie e do Marx e isso valeu mais do que qualquer romance. Apenas leiam

Rachiri 25/07/2023

Prometeu tudo e só me entregou raiva
Esse livro era (NO MÍNIMO) 4 estrelas até se jogar se um penhasco e acabar com tudo. Sei determinar o momento exato que tudo deu errado, exatamente na hora que Sadie toma uma decisão, e como tudo que essa personagem faz na vida, é a pior decisão da vida. E por qual motivo? Vozes da cabeça desequilibrada dela.
E aí perceber quão inteligentona a autora queria parecer na forma de escrever e usando palavras super estranhas e descrições sem noção. Admito que na hora que li a parte que a menina blabla o Sam achei hilária a forma totalmente estranha dela fazer a cena, pensei que ela queria ser engraçada mas de tanto ver os outros reclamando da mesma parte vi que na verdade Zevin fez aquilo para a escrita parecer esperta. O que ficou mais ridículo ainda! Sem falar toda a lista de palavras desconhecidas e não só pq meu inglês não é fluente e sim pq de propósito ela enfiou um tanto de palavras que ninguém usa.
Anyway, esse livro começou com todo o potencial do mundo e foi me perdendo ao longo de sua história e me irritando profundamente. Pensei que ia ser incrível, mas veio tanta lenga lenga e caiu e caiu e caiu e no final despencou de uma vez por todas pro fundo do poço de tão sem noção que foi. Ainda bem que ele é de alguma forma meio viciante de ler, mesmo que nas últimas 100 pgs parecia que tava multiplicando em vez de diminuir. NUNCA CHEGAVA AO FIM. O ÚLTIMO CAPÍTULO PARECIA QUE VAI SER INFINITO! Socorro, que decepção.

Rebecca 23/07/2023

Esse livro me tocou demais, depois da metade eu fui só choro.
Eu não sou uma jogadora, até jogos de celular eu paro de jogar rápido porque não gosto de sentir que estou viciando, quando eu não só perco o interesse mesmo.
Comecei o livro sem saber a história, como geralmente acontece, e me surpreendi em perceber que era sobre videogames, o livro fica bastante no tema, mas não me fez perder o interesse, mantive a mente aberta para o assunto e o interesse foi despertado.
Quanto a história em si, os personagens me cativaram de mais, eles se tornaram tão reais e palpáveis, sinto que eu poderia conhecê-los. A história deles parecem ter sido de uma vida toda (é a vida toda até aquele momento, mas parece ser se 50 anos ou mais) eles vivem tanta coisas, passam por tantas coisas e toda a sensação de insegurança e de crescer sem saber o que te aguarda.
A falta de sabedoria entre a relação de Sam e Sadie, é triste, tocante e esperançosa.
Eu consegui me identificar com os três personagens principais, tenho um pouco de cada, e é triste e tocante ver os desencontros emocionais! Nem sei compreender ainda porque fui tão tocada. Amei!

Maria8833 04/07/2023

Chorei
Esse livro me destruiu de formas que eu não sei explicar, gostei tanto dele valeu muito a pena especialmente sendo fã de jogos achei esse livro incrível

@estante.ju 30/06/2023

Frustada
Comecei esse livro completamente sem expectativas e sem ter ideia nenhuma da história, confiei que era um bom livro e decidi ler as cegas.

Infelizmente não foi uma boa escolha ?
Acredito que se eu soubesse desde do início que a história era fofoca nas relações pessoas dos personagens e sua forma triste e difícil de ver a vida eu teria gostado mais.
Fiquei esperando por um desenvolvimento e um crescimento mais dinâmico que não teve, não era essa a proposta aqui.

Não acho que o livro seja ruim, tanto que vejo diversas pessoas favoritando e fico triste que não fui uma delas. Tentei me conectar com os personagens, mas só senti frustração e tédio em diversos momentos.

Gostei bastante da partes que o foco era a construção dos jogos e a paixão deles por essa área, gostei dessas cenas.

Foi uma leitura bem arrastada e infelizmente não me emocionei ou vibrei pelos personagens :(

Nota: 3/5 ??
@estante.ju 18/07/2023minha estante
Focada*

Raquel 11/06/2023

O tanto de expectativa que eu tive pra ler esse livro nao tenho nem como expressar ele é pessimo, uma mistura de uma vida pequena com pessoas normais so que ruim, da vontade de abandonar o tempo todo terrivel nunca me frustrei tanto

Jessica692 31/05/2023

Logo nas primeiras páginas, esse livro me cativou e eu sabia que a autora precisaria errar muito para que, ao final, ele não fosse favoritado. E ela não errou. Não demorou muito também para que eu tivesse certeza que seria impossível pontuar todas as formas como o livro me tocou, como os personagens, os relacionamentos entre eles e com os jogos, as decisões certas e erradas e os assuntos abordados foram bem trabalhados e entrelaçados.
Eu amei e me frustrei com esses personagens. Me apeguei e torci, sofri e me aliviei com cada novo rumo da vida deles.
Que livro!

Adriana261 23/05/2023

Pretensioso
Nota mental: não ler outro livro da Gabrielle Zevin.
Até 2/3 do livro eu nem estava gostando ou desgostando, mas depois do plot-twist foi ladeira abaixo. Pretensioso, arrastado, os personagens são chatos. Enfim? Eu não li o The Storied Life of A. J Fikry, mas tentei ver o filme e achei péssimo. Só depois que comecei a ler Tomorrow, and Tomorrow, and Tomorrow foi que descobri que era da mesma autora. Enfim?

Beatriz 07/05/2023

Este livro é tantas coisas, é tantos sentimentos. Os protagonistas são tão humanos que assim como as pessoas reais conseguimos ter empatia profunda e raiva ao mesmo tempo.

Giovanna.Bozza 04/05/2023

Superestimado.
O livro é bastante demorado pra conseguir pegar o gancho e seguir com a leitura. Não tive sede de precisar ler ele e também não via a hora dele acabar.

A historia é bastante interessante, a escrita é de certo modo direta demais (está falando sobre um assunto e muda, do nada, sem explicação, para um avanço temporal de anos na frase seguinte).

Os personagens são bons, mas a relação entre eles é o que salva o livro.

A organização entre todos esses fatores, em minha opinião não faz chegar perto de ser um dos melhores de 2022.

1 | 2 | 3 | 4 | 5