Tomorrow, and Tomorrow, and Tomorrow

Tomorrow, and Tomorrow, and Tomorrow Gabrielle Zevin

Resenhas - Tomorrow, and Tomorrow, and Tomorrow

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Adélia 29/04/2024

Livro delícia! Sobre o amor em suas mais variadas formas, personagens complexos com várias qualidades e defeitos, mas que crescem no leitor e só deixam aquela sensação de "que pena que acabou". Queria poder acompanhar Sam e Sadie por muitos outros anos. Vale muito a pena.

correiaagabe 15/04/2024

Um tiro doeria menos, mas infelizmente a vida adulta em fez ler esse livro.
São muitos sentimentos, mas é muito bom estar vive e ter discernimento.

Isabela 31/03/2024

Amizade é amor.
Perto do final do livro, um dos personagens está analisando um game e ele diz: ?These images make me feel? I don?t know the word. I guess they make me feel.?

Me sinto assim ao acabar o livro. Senti uma vasta diversidade de sensações durante a leitura, e que lindo é isso, uma obra que te envolve tanto que te faz SENTIR na pele, no coração, no choro a vida, a dor, as delicias, as complexidades dos personagens e das relações.

O livro retrata linda e fielmente a máxima ?amizade é amor?. Mostra que somos todos imperfeitos e capazes de machucar quem mais amamos. Mas que, ao estarmos ligados por essa força tão forte, precisamos perdoar e ser perdoados. E talvez, se fosse outro alguém, isso não aconteceria. Mas existem pessoas pelas quais vale a pena passar por cima de tudo, apenas para voltarmos a tê-las conosco.

Também é uma obra que aborda bonita e sensivelmente o luto, a violência, o preconceito e as relações familiares. Senti um abraço lendo as interações mãe/filhos e netos/avós, e o acolhimento que os personagens mais velhos prestam aos mais novos. Todos os personagens são apaixonantes e interessantes a ponto de você concordar e torcer por um num momento, e discordar e detestar em outros ? a vida como ela é. O contexto de games pode parecer desanimador para quem não é da área/não se interessa, como eu, mas a historia é tão bonita e a escrita tão boa que você passa a gostar de tudo!

Em uma nota mais subjetiva, foi uma das leituras mais especiais que já fiz. Tão especial que me faz ultrapassar qualquer possivel critica que eu possa ter, mas acho válido deixar o registro: no início, os diálogos de Sam e Sadie crianças são quase espertos demais para pessoas de 8 anos, o que deu a eles um ar artificial incômodo. No mais, realmente me apaixonei por esse livro e me envolvi muito com ele. Daqueles que vai deixar saudade e que chama sempre pra uma segunda leitura.

brubs ð 12/02/2024

Tomorrow, and Tomorrow, and Tomorrow
Não tem como alguém ler esse livro e não se emocionar. Primeiro que ele não é um livro de história complexa, ele conta uma história do começo ao fim que não é difícil de acompanhar e é extremamente envolvente. Você muda sua opinião sobre os personagens a cada dois segundos e é exatamente isso que é maravilhoso, todos ali falham e fazem muita besteira, e é isso que os faz humanos.

Além disso, eu amei a forma como a pessoa que escreveu tratou a sexualidade do Sam ou a "falta de gênero" de Ichigo como qualquer outro tópico, sem der o ponto de marketing do livro. Isso é extremamente reconfortante e é impossível não ficar com isso na cabeça.

Perfeito. Simplesmente perfeito.

belpoppe 30/01/2024

Tomorrow. Tomorrow. and Tomorrow
Que livro maravilhoso!!!! Uma lição de vida, de amizade e de amor. Completamente apaixonada por esses personagens. Sam, Sadie e Marx roubaram meu coração. E o jeito que a Gabrielle escreve é incrível, ela consegue descrever os acontecimentos de um jeito único e MUITO criativo!!! A estética toda do livro na minha opinião é genial. A ideia de usar a metáfora de jogos com a vida é perfeita. Tem cada capítulo mais genial que o outro, sempre diferenciando a escrita e temática, o que faz o livro ser cada vez mais interessante. Recomendo demais!!!!!

Li_alves 24/01/2024

Maldita expetativa
Ouvi esse livro em audiobook em inglês, estava sem livros um dia e tinha esse audiobook no celular. Já tinha visto algumas pessoas recomendando e fui com muita sede ao pote.

O livro tem como pano de fundo jogos virtuais, mas é sobre relacionamentos. Amor, amizade, familia, luto. Achei bom, gostei de como trataram assuntos intensos e complexos sem medo.

É um livro bom, mas não achei maravilhoso.

clarinha 10/01/2024

Tomorrow, and tomorrow, and tomorrow
Gostei bastante do livro, mas foi um pouco difícil de me prender a leitura no início. é uma montanha russa de emoções e eu amei os personagens. tinha expectativas altas e é realmente um ótimo livro, talvez não muito meu estilo, mas foi uma boa leitura!

DAbora.Kornreich 03/01/2024

Incrível
Consegui entender todas as ações e emoções do livro, sendo bem difícil escolher um lado. Me surpreendeu muito, o livro é bem real. A autora me apresentou uma sensação que eu nunca tinha sentido em nenhum livro: eu senti quando chegou ao final. Não havia mais nada que precisava ser dito, a história ficou completa. Incrível.

leahterature 25/12/2023

Na literatura contemporânea, não é exatamente fácil encontrar livros extremamente profundos e bem construídos, mas de vez em quando encontramos obras de arte. esse é o caso de tomorrow, and tomorrow, and tomorrow da Gabrielle Zevin.

de todos os livros que li esse ano (e talvez dos últimos 3), esse foi o que me impactou mais (importante lembrar do dia em que eu passei a manhã inteira chorando lendo esse livro). a gabrielle criou uma história tão bem estruturada, tão sinestésica, tão detalhada que pra mim pareceu que eu estava vivendo tudo junto aos personagens. tomorrow and tomorrow and tomorrow é um livro sobre trabalho, como a gabrielle mesma disse, mas também é sobre amor e família.

me emocionei tanto na leitura desse livro, principalmente porque TODOS os personagens viraram pessoas reais para mim. eu sofri com cada perda, eu comemorei cada vitória, eu amei cada personagem, eu fiquei tão imersa na história como há muito tempo não ficava.

é tão bonito ver um trabalho tão embasado, tão bem feito. nas considerações finais, a autora colocou todas as fontes que ela utilizou pra escrever esse livro, e isso é sensacional pra mim.

eu como uma pessoa que raramente joga, que não sabe usar um joystick, que provavelmente nunca zerou um jogo, não me senti deslocada, não senti que não pertencia naquela história, pelo contrário!

só consigo elogiar tudo que a Gabrielle Zevin fez nesse livro. ainda não tinha lido nada da autoria dela, mas com certeza lerei seus outros livros.

definitivamente o melhor livro do ano!

1 | 2 | 3 | 4 | 5