Tomorrow, and Tomorrow, and Tomorrow

Tomorrow, and Tomorrow, and Tomorrow Gabrielle Zevin




Resenhas - Tomorrow, and Tomorrow, and Tomorrow


70 encontrados | exibindo 61 a 70
1 | 2 | 3 | 4 | 5


akasaori 15/01/2023

Eu adorei acompanhar Sadie e Sam nesse livro. Eles ficam amigos na infância e após um tempo separados se reencontram, desencadeando um novo nível na amizade deles pois começam a trabalhar juntos como desenvolvedores de jogos. Eu fiquei feliz de ver uma história com protagonistas do sexo oposto que são amigos pra variar, e além disso os personagens são muito reais e da aquela sensação de que existem mesmo. Aliás, o jogo deles também, todo o furor em volta disso e das promoções do jogo são muito realistas principalmente porque em vários momentos eles fazem referência a jogos reais. Não é um livro difícil de ser lido e se você não conhece os jogos não vai se sentir perdido em momento algum, mas recomendo sim ler com carinho porque lendo só pelo audiobook senti que demorei um pouco a me conectar com os personagens.
comentários(0)comente



Luiza Helena (@balaiodebabados) 09/01/2023

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
Tomorrow, and Tomorrow, and Tomorrow foi um livro que eu sabia que ia gostar, mas não sabia o tanto que ele ia me pegar, se tornando uma das melhores leituras de 2022. E por isso eu digo que não é a toa a sua coração como melhor livro do ano.

Aqui, Gabrielle Zevin nos conduz ao longo de trinta anos na vida de Sadie e Sam, dois amigos que alcançaram o sucesso ao desenvolver um jogo eletrônico. São trinta anos de amizade, companheirismo, ambição, decepção, brigas... Você acompanha tanto dos personagens que sentem eles como sendo reais e no final fica aquele sentimento de vazio por se despedir.

De primeira, a premissa parece algo simples e sem muita emoção. Realmente a história não tem reviravoltas, nem vilões, nem heróis; é só a história de duas pessoas que decidiram lançar um jogo juntos, mas que a partir daí muita coisa se desenrola.

Sadie e Sam são de personalidades bem parecidas e por isso eles vivem entrando em conflito, porém sua amizade é mais forte. Por mais que briguem e passem muito tempo sem conversar, eles acabam voltando para a vida um do outro. Vamos ver os dois navegando pelos altos e baixos da fama e sucesso, assim como estando presentes e apoiando um ao outro nos momentos difíceis, mesmo de forma indireta e à distância.

Lado a lado, temos o foco no ramo dos jogos eletrônicos e mulheres na tecnologia. Como alguém da área, super me identifiquei com Sadie e seus momentos onde ela ficava triste, revoltada, com raiva de como sempre diminuiam sua participação na criação dos jogos. Como uma criança dos anos 90, também gostei das referências da época. A autora também trata de outros assuntos importantes, como depressão e saúde mental. Assim como temos uma baita representatividade de várias nuances.

Sobre os secundários, eu destaco demais Marx, que de início é amigo de Sam e depois vira empresário dos dois. Ele era o equilíbrio entre Sam e Sadie, praticamente sendo a voz da razão entre os dois. Sua participação é intrínseca na vida dos protagonistas, que eu o considero como um terceiro de tão grande que ele foi na história.

Tomorrow, and Tomorrow, and Tomorrow foi um livro que fechou meu 2022 em grande estilo. É aquele tipo de leitura que você começa não dando nada e acaba sendo levado pela onda de sentimentos que é a história e no final só fica o vazio e a saudade dos personagens.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2023/01/resenha-865-tomorrow-and-tomorrow-and-tomorrow.html
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Fabiana.Ayumi 07/01/2023minha estante
vou ter q comprar esse socorro!




Lucas.Godoi 06/01/2023

Ainda nem sei ao certo o que falar dessa história
Amanhã, amanhã e ainda outro amanhã foi um livro que me trouxe muitos sentimentos conflitantes, nos primeiros 40% do livro, estava extremamente empolgado com a trama da criação de jogos, além de descobrir como essa amizade foi rompida e depois reconstruída.

Todos os temas abordados e que a autora trouxe para desenvolver, na minha opinião, foram bem abordados, ela consegue pegar temas bem pesados e mostrar a densidade certa deles, sem banalizar ou pesar demais a mão.

Mas depois da metade até cerca de 80% comecei a ficar incomodado com algumas decisões e por pensar que talvez essa história poderia se resolver com uma conversa entre os personagens (além de achar alguns acontecimentos desnecessários), e já estava pensando em dar uma nota baixa para o livro,

Nessa parte desgostosa da história, pensei que o final também seria negativo mas me vi nos últimos 20% preso em como me importei com os personagens dessa história e que só queria que desse tudo certo porque eu realmente estava cativado por tudo que eles passaram, acho que foi uma experiência muito diferente de outras histórias contemporâneas que li recentemente, então penso que meu saldo foi positivo e que ainda vou muito parar para pensar nessa história.
comentários(0)comente



Caio 04/01/2023

Jogos, mas apenas fora do relacionamento
Esse livro realmente foi uma surpresa. Não esperava que iria gostar e desgostar tanto dos personagens. Enquanto eu amei eles, as decisões tomadas e os rumos que suas vidas seguiram me deram ódio.
No entanto, isso também é o que me fez sentir como se fossem pessoas reais. Tomorrow, Tomorrow and Tomorrow é um livro sobre jogos, mas acima de tudo, sobre relacionamentos e como alguns relacionamentos são incrivelmente raros de se achar. A vida dos personagens são repletas de tragédias, ao mesmo tempo que cheia de alegrias e sucessos.
Ainda assim, devo comentar que não foi uma leitura tão fácil, muito do linguajar foi mais formal e algumas descrições utilizam termos de outras línguas, as quais tive que pesquisar. Ainda assim, um ótimo livro que eu recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dora 26/12/2022

A voz dela, através de um jogo, através do tempo e espaço.
Sam looked at Sadie and thought "This is what time travel is". It's looking at a person and seeing them in the present and the past, concurrently.

Que livrasso. 5 espetaculares estrelas. Eu acho que não conseguirei reunir palavras que expressem suficientemente bem o que foi essa leitura, mas algo que ficou muito na minha mente agora que faço essa resenha é a frase icônica do filme Moulin Rouge: "Uma história sobre uma época, uma história sobre um lugar, uma história sobre as pessoas. Mas acima de tudo, uma história sobre amor. Um amor que viverá para sempre."

Esse livro vai ficar comigo por um bom tempo, e eu espero fazer releituras dele no futuro. A narrativa é densa, mas a prosa da Gabrielle Zevin e o modo como constrói seu universo e desenvolve os personagens é DIVINA. Eu não tinha muita vontade de ler o livro pela capa, que me parece boba, mas minha missão aqui é fazer com que ninguém cometa o meu erro de julgá-lo pela superfície pois pois por trás dela tem um mundo que me deixou uma impressão duradoura.

Se tem algo que gosto de fazer quando acabo livros é refletir o que ele me ensinou. No caso de "Tomorrow, Tomorrow and Tomorrow" eu li três décadas de amizade, amor, existencialismo, raça e jogos. Esse é o tipo de livro que você não tem realmente uma maneira exata de contar sobre o que é quando te perguntam. É uma história sobre amigos que produzem jogos juntos. Mas é mesmo? Esse livro encapsulou tanto da experiência humana de uma maneira corajosa mas sútil, que me pegou desprevenida e me deixou completamente abalada com a leitura. Nenhuma resenha do mundo o fará justiça, o melhor jeito de entender esse livro é experienciando ele. "O que mais o tocou foi o som da voz de Sadie, intocada e clara, falando com ele através de um jogo, através do tempo e espaço."

Eu poderia passar decadas colocando frases marcantes desse livro aqui para convencer alguém de lê-lo, mas na minha opinião isso seria impróprio quando existe o trecho de uma peça de Shakespeare -que inclusive inspirou o nome da obra- que simplifica exatamente o real significado do livro. Esse trecho começa assim:

"Amanhã, e amanhã, e ainda outro amanhã
Arrastam-se nessa passada trivial do dia para a noite, da noite para o dia,
Até a última sílaba do registro dos tempos.
E todos os nossos ontens não fizeram mais
Que iluminar para os tolos o caminho que leva ao pó da morte.
Apaga-te, apaga-te, chama breve!
A vida não passa de uma sombra que caminha, um pobre ator que se pavoneia e se aflige sobre o palco -
Faz isso por uma hora e, depois, não se escuta mais sua voz.
É uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria e vazia de significado."
comentários(0)comente



Rodolfo_Domingos 01/10/2022

A obra-prima da autora
Gabrielle Zevin entregou sua obra-prima. Uma história com escala, com drama, com dor, e com plots que são verdadeiras observações sobre a América na virada do milênio.
Bruno.Ferreira 07/10/2022minha estante
É YA?


Rodolfo_Domingos 07/10/2022minha estante
Nem um pouco YA. Inclusive, não recomendo para menores de 16.




Marina 28/08/2022

?I would have shown up in the game of your life either way.?

Simplesmente fantástico. Esse livro aborda tantos temas legais e importantes, de uma forma tão sincera e bonita, eu ficava sem fôlego lendo.
A escrita é muito boa, te prende de uma forma que você não consegue parar de ler. Apesar dele ser um pouco grande kkkkkk
Amei os personagens, seus relacionamentos! Fiquei com vontade de jogar cada um dos jogos feitos pela Sadie e o Sam.
comentários(0)comente



lena 11/08/2022

old friends play free in the donkey kong machine
acredito que tomorrow and tomorrow and tomorrow é o livro mais realista que eu li.
a autora decide contar a história da sadie e do sam, amigos de infância e mentes geniais, de uma forma em que mostre que a vida pode lhe trazer coisas inimagináveis, fama, sucesso e realizações mas também pode te destruir em pedaços quando você menos espera. ensina também que o amor romântico não é o único que existe e comparando com o crescimento dos personagens, ele é uma pequena parcela da longa jornada que a vida é. também mostra que recomeços são válidos e necessários, como a vida de um personagem de vídeo game.

?That's a game character's life, too?, Sam said. ?The world of infinite restarts?. Start again at the beginning, this time you might win.

o livro é bom, a escrita é boa mas acredito que faltou o boom (ou talvez eu demorei mto pra ler e cansei, sei la)
comentários(0)comente



70 encontrados | exibindo 61 a 70
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR