Reino de intrigas

Reino de intrigas Tahereh Mafi

Resenhas - Reino de intrigas

Bruna 14/05/2024

De fato, um Reino de Intrigas
Eu tinha prometido pra mim mesma que só ia ler essa trilogia da Tahereh quando tivesse terminado Estilhaça-me. Mas, ainda não terminei a série Estilhaça-me (o que me dói muito porque fiquei um pouco entediada com a série, embora seja uma das minhas preferidas da vida). E então, tentando fugir do tédio, ressaca literária e sinceramente um MONTE de leituras ruins esse ano, decidi começar "O Reino de Intrigas".

Assim que ela anunciou o lançamento desse livro, na mesma hora me interessei e quis ler, mas de novo, presa na outra série dela tentei ao máximo não ceder pra essa. O que foi uma pena, porque demorar tanto pra ler esse livro me pareceu uma perda de tempo desnecessária. E confesso que só fui ler porque uma pessoa me recomendou por conta dos protagonistas masculinos (kkkkk), cedi e tive meu momento de "fui mlk"

Agora, sobre o livro: A Tahereh cria um mundo de fantasia completamente novo e, por mais que eu tentasse muito durante a leitura, foi difícil não comparar essa obra com a outra série mais famosa dela "Estilhaça-me". Embora o intuito dela tenha sido criar um livro de fantasias, eu me senti lendo um conto de fadas, não com os fru-frus e a parte da felicidade, mas sabe quando não é TÃO fantasia assim pra ser considerada fantasia?

Com príncipes, reinos, bailes, me senti lendo um conto de fadas com uma pegada de fantasia com magia, dragões e superpoderes.

Acho que a Tahereh fez um bom trabalho, mas durante a leitura, tinha várias vezes a impressão de que a escrita dela, comparada com Estilhaça-me, era totalmente diferente, parecia até outra escritora. O que não é ruim, na verdade, mostra que ela tem repertório pra mudar e se reinventar.

Aqui temos a Alizeh que é uma Jiins, até agora não entendi muito bem a explicação sobre esse ser, acredito até que a Tahereh se baseou em mitologia árabe, afinal a autora é filha de iranianos. Achei bem legal e algo novo no mundo das fantasias, pelo menos pra mim, pois nunca tinha lido nada assim.

Enfim, os Jinns tem certos poderes diferentes de um ser humano e com as guerras, eles acabaram sendo alvo de preconceitos e tratamento desigual, viraram minoria e passaram a viver escondidos. A Alizeh, por exemplo, é a única Jinns que aparece de fato no livro.

Ela trabalha como criada (snoda) e, meu deus, ler os trechos em que ela era humilhada e sobrecarregada com a limpeza foram de dar ódio. Às vezes, lendo trechos nos livros que me impactam eu chego a sentir dor física, não sei se vocês também passam por isso, mas quando algo de muito bom ou muito ruim no livro acontece meu corpo vibra por dentro kkkk.

É quando Alizeh sofre uma tentativa de assalto e é observada pelo príncipe Kamran que tudo muda. O início do livro é meio lento e confuso (como a maioria das fantasias).

A Alizeh é uma personagem muito interessante, de verdade uma pessoa de coração bom e puro, que sofreu tanto na vida e facilmente teria todos os motivos pra ser a vilã do século, porque passado de vilã ela tem. Confesso que gostei um pouco mais dela do que da outra personagem icônica da Tahereh, a Juliette.

Sobre o Kamran, achei ele um charme. Não sei se vai ser meu personagem masculino preferido na série, mas achei ele interessante. Um pouco indeciso demais e meio frouxo, mas acho que pode ter uma boa evolução.

Somos apresentados a outro personagem, o Cyrus, que ok me prendeu a atenção, mas ele apareceu tão pouco que mal consegui desvendar ele e como me sinto sobre ele.

Na verdade, os dois personagens são incógnitas pra mim, ainda não consigo dizer como me sinto sobre eles e qual prefiro. A Alizeh, entretanto, gostei muito e acho que ela também só tende a melhorar.

" Ela o ouviu expirar.
- Não tenho a menor ideia do que estamos fazendo - disse ele suavemente. - Mas, se você pretende me sequestrar, é só pedir.
Eu irei de boa vontade."

Se você achou o livro um pouco paradão, com certeza acordou com tudo no final. Acho que essa foi a intenção da autora, preparar terreno, mostrar o mundo que ela criou, um pouquinho dos personagens e jogar a bomba no final. Aquele gostinho de quero mais, que não teve nada de gostinho, virou necessidade.

E será minha próxima leitura, sem dúvidas.

Por isso, 4.5 estrelas.

Beijos
B
MysSilva 14/05/2024minha estante
me deixou querendo ler agora pronto

Bruna 14/05/2024minha estante
Kkkkkk leia!!! A sua leitura atual também é mt boa ?

triz44 21/07/2023

Kamran, ily <3
Tahere Mafi é uma das minhas escritoras favoritas, então minhas expectativas estavam altíssimas para essa leitura, mas? eu queria ter gostado mais.

Há um mês atrás comecei a ler esse livro. 80% foi lido em uma semana, depois eu deixei de lado e voltei a ler só hoje. Com isso, eu quero dizer que quanto retomei a leitura minha concepção sobre esse mundo não estava fresca, sendo sincera, o final pra mim foi só um embolado de palavras, por isso tenho vontade de reler esse livro em uma sentada, talvez assim eu não ache a história tão confusa. Mas fiquei curiosa com o final, e com certeza vou dar uma chance pra continuação.

Susannah.Fincannon 25/10/2023

Mais do mesmo. Eu não aguento mais livros de fantasia.
Fiquei acordada até 2:40 da manhã pra terminar um livro mequetrefe desses.

na capa o livro é vendido como "uma trama de reviravoltas e traições" e adivinhem só, não tem reviravolta muito menos traições. Para ser justa, tem UMA reviravolta mas que é tão mal explicada que perde o brilho logo. O único ponto alto do livro é escrita, que mesmo sendo mais do mesmo, bem genérica nesse nicho de fantasis teen, é rebuscada e bonita de um jeito que eu gosto. Só isso. Os personagens não convencem. A história é sem graça e sem um pingo de criatividade. Princesa perdida que ninguém sabe que é princesa... SÉRIO ISSO? Ainda esse plot? É um livro bobo para o público adulto, pelo menos eu achei, e com certeza não indico.

forbrekker 08/05/2024

Primeiramente: MEU DEUS O QUE DIABOS FOI AQUELE FINAL????????

Em segundo lugar: livro muito bem escrito, o texto é incrível, os personagens são muito cativantes e a trama é toda amarradinha. Chega deu até gosto de ler.

bruhmdrv 13/01/2024

O final salvou
Não vou mentir, no início me deu um pouco de sono e tédio, muitos detalhes, muitas especificações, o que me atrapalhou muitas vezes na leitura, massss quando chegou no meio, foi aí que explodiu, foi plot atrás de plot e devo dizer que o final salvou MUITO, não acho que entraria para as minhas fav, mas foi muito chocante a narrativa, enfim, recomendo se você gosta de mitologia persa, dragões e finais totalmente engraçados e irônicos

Colapso literário 31/10/2022

Incrível
Coooomo assim dessa forma??
Estou passando mal com esse final, meu Deus como a autora faz isso gente?

Mais uma fantasia para a conta. Novo livro da musa Tahereh veio arrebatador, levando tudo pela frente e sempre deixando o leitor com gostinho de cadê o próximo?

Uma rainha esquecida, impérios em conflito, um príncipe que deseja governar seu povo diferente dos outros governantes e um romance proibido, misture tudo isso e tenha uma leitura emocionante que te prende do início ao fim.

Mais uma vez a autora nos leva a conhecer novas culturas, desta vez vamos embarcar na cultura Persa, e já vou logo dizendo que é incrível!

A escrita da autora é sempre muito fluida, é incrível como ela consegue construir histórias ricas em detalhes, inserir novas culturas e deixar tudo muito incrível.

Alizeh é uma moça forte, foi criada para reinar e acabou perdendo seu povo e seu reino. Para se salvar ela acaba se tornando empregada em algumas casas e precisa esconder seus poderes. Com suas tiradas sarcásticas, ela já me ganhou de cara.

Não é fácil manter seu anonimato e ela acaba sendo descoberta sem querer pelo princípe Kamhan, que nem faz ideia de quem seja ela, mas seu avô esconde algo e Alizeh é uma ameaça ao seu império.

José Vitor - @zetalendo 25/05/2023

Pessoal..... eu estou, simplesmente, em choque com esse livro. É MUITO BOM!!!!!!!!!!!
"Reino de Intrigas" conta a história de Alizeh, uma menina que vive de uma maneira muito pobre, pois perdeu seus pais muito jovem, e tanta seguir sua vida da forma mais anônima possível. Ela faz isso, pois é uma Jinn, uma raça de pessoas com habilidades especiais. Mas, no seu caso, ela tem algo ainda mais especial, pois existe uma profecia de que alguém como ela apareceria para governar o mundo.
Em contrapartida, temos o príncipe de um dos impérios mais importantes, Kamran. Seu avô, o rei, lhe contou sobre essa tal profecia, e quer fazer de tudo para que isso não se concretize.
E isso é apenas um pedaço da história, pois acontece tanta coisa que nem dá para explicar!

Esse é o meu primeiro contato com a Tahereh Mafi, e eu estou completamente apaixonado pelo estilo de escrita dela, é completamente cativante. Esse universo que ela criou é tão rico em detalhes, que faz a gente querer ler mais e mais, até descobrir tudo.

Adorei a construção de personagem. A autora consegue descrever eles de uma maneira que os tornam únicos e fácil de se importar. É possível ter empatia com o problema deles e sentir tudo o que eles estão sentindo no momento da história. A química entre os personagens também é muito boa, mesmo que o romance não seja tão foco assim da trama.

Eu AMO um livro de fantasia com foco principal em tretas politicas, principalmente quando envolve reinos em guerra. E aqui foi super bem construído, a autora serviu DEMAIS!

O sistema de magia, apesar de não ser tão explicado, não me deixou tão confuso. Sinto que a autora estava guardando revelações para a continuação do livro, pois o plot final envolve esse tema também.

E o que falar desse final......... QUE SURTO FOI ESSE!?!?!?!?!?!?!?!?!
Eu, realmente, não esperava por isso, foi uma surpresa muito boa. Parando para ver desde o começo e analisando o rumo que a história tomou, me fez ficar obcecado ainda mais pela Tahereh. Quero muito ler os outros livros dela.
Inclusive, já estou com a continuação desse e quero começar o quanto antes!

5 estrelas, favoritado e recomendadíssimo.

oilluan 09/07/2023

Eu to em completo choque, estasiado, é uma mistura da escrita de agatha cristie e fantasia, o livro é cheio de mistério e revelações e o final é incrível, o segundo volume já está entre nós e eu mal vejo a hora de ler.

Evellyn.Ramos 11/12/2022

Um livro muito bom, apesar de não ser uma coisa do tipo "NOSSA, QUE COISA MAIS DIFERENTE E INCRÍVEL" a história é boa e os personagens tbm. Nem preciso falar que a Tehereh mafi é minha autora favorita

Bruna.Layane 06/03/2023

O preferido do ano
É a primeira vez que leio algo dessa autora e gostei bastante, a história prende muito e tem muitos mini plots ao logo da história, o que não deixa a narrativa arrastada, as migalhas de romance são muito boas, a fantasia é muito bem escrita, a construção de mundo também, gostei que as descrições não ficaram excessivas nem faltando, só gostaria de ter conhecido um pouco mais da história dos jinns, fora isso, o livro é maravilhoso, ansiosa pro segundo da trilogia.

prologo 18/08/2022

[Resenha] Reino de intrigas
“Nunca ocorria à maioria das pessoas que a compaixão de Alizeh fosse forjada não com base em uma ingenuidade frágil, mas em uma dor feroz.”

Reino de intrigas é o mais novo livro da Tahereh Mafi que acabou de sair na maravilhosa @universodoslivros Confesso que quando terminei de ler a série Estilhaça-me, senti falta da fantasia poética que só Tahareh sabe fazer e comemorei muito a chegada desse livro e não me arrependi!

O livro é uma história fascinante, um mundo repleto de magia, perigos e prazeres. A autora conseguiu construir um universo único, em que os personagens estão derrotados pela vida e por suas obrigações, e explorou, de maneira delicada e tocante, a vida desses personagens e seus diferentes dilemas.

Alizeh, nossa protagonista, está em um mundo onde ter sabedoria e educação demais pode significar uma sentença de morte para um servo. Um lugar em que a bondade é vista com desconfiança e sobreviver é uma luta diária.

Ela é uma protagonista que vive uma dura realidade e é explorada, sem chances de ter uma vida melhor e tudo porque ela é uma jinn (gênios que possuem poderes extraordinários). Mais do que isso, ela sabe que existem pessoas tentando matá-la e Kamran pode muito bem ser uma dessas pessoas.

O contraste entre os dois não passa despercebido. Alizeh é uma criada que é desprezada por ser uma jinn e Kamran é o príncipe herdeiro de um grande reino e isso coloca os dois em situações complicada. Quando se encontram, a química é inegável, mas sabemos se tratar de um romance completamente proibido.

Amei o ritmo de leitura, o livro é todo em terceira pessoa e temos a visão dos dois personagens. Não é só um romance, temos uma intriga política perfeita, segredos, assassinatos, dilemas e isso sem contar no perigo que ronda a maioria dos personagens.

Gostei do mito de como os jinns surgiram e a história deles. Tenho absoluta certa de que todos os poderes vão ser melhor trabalhados no próximo livro que terminou com um plot que eu não esperava.

No geral, gostei muito da leitura e estou mega ansiosa pela continuação que já tem data de lançamento!

site: https://www.instagram.com/o.prologo/

júliana 09/07/2023minha estante
amo q eu nem preciso fazer resenha pq vc me representa em tudo

Lari 09/04/2023

Ultimamente, estou lendo esses livros mais levinhos de ficção porque só quero algo para distrair a mente. Peguei esse da Tahereh Mafi porque eu gosto de Estilhaça-me, série da mesma autora.
Gostei! Li em um dia.
É mais uma releitura viajada de Cinderela do que baseado na mitologia persa, mas gostei.

Annie60 04/06/2023

Maravilhoso
Simplesmente maravilhoso. Tahereh é uma das minhas autoras favoritas e esse livro definitivamente entrou para os favoritos!

Alizeh é herdeira de um império, porém vive a vida de uma snoda, a classe mais baixa entre os criados. Fugindo de um destino horrível, ela se esconde em trabalhos árduos e tenta amenizar a solidão que carrega depois de perder seus pais.
Ela é uma jinn, raça que habitava a Terra muito antes dos humanos. No entanto, um desses seres se rebelou, e uma raça inteira sofreu as consequências. Conhecido depois como diabo, Iblees atormenta Alizeh com suas profecias e maquinações.

Forte, destemida, dona de uma língua esperta e afiada, essa protagonista me interessou bastante e conquistou meu carinho. Da mesma forma que encontrei bondade e poder na Juliette ? outra personagem da autora ?, encontrei na Ali. Elas possuem suas diferenças, mas ambas me despertam sentimentos de curiosidade e apreciação.

O que falar do interesse romântico? Bom, acredito que aqui vamos encontrar uma situação parecida com Adam e Aaron, e eu tô completamente obcecada (até porquê já tenho meu favorito).

O livro possui várias cenas detalhadas, e às vezes eu dava uma pausa porque cansava um pouco. Não achei ruim, a leitura fluiu muito bem, apenas precisa que a mente esteja descansada se quiser absorver bem os detalhes.

Eu amei a mitologia, a apresentação desse mundo e dos seres. Os personagens são interessantes, todas as ações narradas em terceira pessoa e alternando o foco entre dois protagonistas.

Se você tiver tempo, provavelmente vai devorar o livro em uma noite.

E QUE FINAL FOI ESSE?!?!?!! PRECISO DO SEGUNDO LIVRO AGORA!!!

-~Clara~- 18/09/2023

Muito bom, um universo super diferente e fascinante!
Esse livro foi surpreendente, a personagem principal sendo muito profunda, escritório envolvente, aquele livro de fantasia que você esquece que está lendo, muito diferente o universo e como ela desenvolve a pitada de romance, o final do livro foi realmente muito empolgante e desenvolvido!